Repetindo o que aconteceu na copa de 1950....quando o estádio gaucho foi o do Inter, na época os Eucaliptos....
"Estádio gaúcho para a Copa é o Beira-Rio", diz CBF
Guilherme Mergen
Direto de Porto Alegre
Reuters
Apesar de o Grêmio ter projetos para construção de um novo estádio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou neste sábado, durante visita da comitiva da Fifa ao Rio Grande do Sul, que somente o Beira-Rio deverá sediar jogos caso Porto Alegre se confirme como uma das cidades da Copa do Mundo de 2014.
Como o Grêmio corre contra o tempo para viabilizar a construção da Arena, na tentativa de também receber partidas do mundial, a informação surpreendeu os gaúchos. De acordo com a CBF, cada cidade-candidata pode indicar somente um estádio e a capital gaúcha escolheu o Beira-Rio.
Segundo a confederação, o novo estádio que o Grêmio pretende construir nos próximos anos somente poderá sediar partidas - no caso da confirmação de Porto Alegre - se o Internacional descumprir o cronograma de reformas e obras apresentadas.
"Se isso vier a ocorrer, antes de se cogitar a possibilidade de outro estádio, a Fifa define se mantém Porto Alegre como sede", explicou o assessor da CBF, Rodrigo Paiva, que acompanha, junto com o presidente Ricardo Teixeira, os três representares da Fifa durante a visita ao Brasil.
O prefeito de Porto Alegre em exercício, José Fortunati, confirmou a indicação da sede colorada à Fifa. De acordo com ele, mesmo com a previsão de reformas, o estádio é o único concreto neste momento.
"O Grêmio possui um projeto, que precisa ser construído inteiramente", afirmou. Na opinião dele, a capital do RS está entre as cinco cidades brasileiras com melhores condições de receber o mundial.
Na manhã deste sábado, a comitiva permaneceu no Beira-Rio durante quase uma hora. Um forte esquema de segurança foi montado ao longo do percurso entre o hotel onde os dirigentes estavam hospedados e a sede do Internacional.
Além de conhecer as obras propostas pela prefeitura de Porto Alegre, o grupo viu a maquete com as mudanças previstas no estádio. A equipe técnica da Fifa também sobrevoou a capital gaúcha por 30 minutos e vistoriou as instalações do aeroporto.
Único integrante da comitiva a conversar com a imprensa, o presidente Ricardo Teixeira evitou falar sobre as chances de Porto Alegre receber a Copa do Mundo. Segundo ele, essa decisão será exclusiva da Fifa.
"Após essa etapa de vistorias, essa equipe técnica apresentará um relatório ao comitê executivo, que tomará a decisão. Antes disso, não poderemos adiantar nada", disse.
A visita a Porto Alegre foi a última na capital gaúcha antes do anúncio oficial das cidades-sedes, previsto para acontecer nos dias 19 e 20 de março. Caso seja confirmada, a cidade pretende tentar sediar pelo menos uma partida importante, como a semifinal da chave do grupo do Brasil.
No início da tarde deste sábado, os dirigentes embarcariam para Florianópolis, terceira capital a ser inspecionada pela Fifa. Na sexta-feira, o grupo esteve no estádio do Morumbi, em São Paulo. A previsão é de que o comitê encerre as 17 visitas no dia 7 de fevereiro, em Fortaleza.
Especial para Terra