Autor Tópico: Nova Acrópole  (Lida 26425 vezes)

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
Nova Acrópole
« Online: 23 de Dezembro de 2008, 16:06:31 »
Bom dia a todos,

eu sou novo nesse fórum e já o acompanho a pelo menos uns seis meses. Mas o que eu gostaria de saber se vocês conhecem a "Nova Acrópole", que se diz uma "escola de filosofia à maneira clássica". Eu conheço uma pessoa que freqüenta essa escola a anos e comecei a perceber uma atitude tipicamente religiosa da parte dele. Nada que seja perigoso, muito pelo contrário, normalmente são coisas bem ingênuas, mas na sua maioria parecem mais uma mistureba danada de um monte de crenças diferentes. Pesquisei na internet e acho que talvez eles ensinem teosofia. Alguém aqui do fórum sabe alguma coisa sobre essa escola?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Nova Acrópole
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2008, 16:11:06 »
Eu tive contato relativamente próximo com a Nova Acrópole.

São até bem inofensivos, e sim, um tanto ingênuos em suas crenças.  De certa forma lembram mesmo a Teosofia.  Como muitos outros movimentos esotéricos, a preocupação maior deles parece ser a de convencer a si próprios de que entendem a variedade de crenças e estão por assim dizer "sintonizados" com elas.

São reencarnacionistas também, o que no meu livro sempre inspira um certo cuidado.  Mas não centralizam tanto o seu ensinamento nesse dogma, o que reduz os danos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:32:09 »
Saí de lá em 2005, acabei terminando apenas o 1° módulo. Eles estudam bastante Helena Blavatsky. É uma Seicho da vida, simplesmente o que o Luis disse.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2008, 00:47:53 »
Seicho No Ie?  Eu não descreveria dessa forma... a Seicho No Ie é basicamente uma adaptação do Shinto para o ocidente.  Em muitos sentidos é o oposto da Teosofia e da Nova Acrópole.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2008, 02:35:44 »
Muito obrigado pelas respostas. Bom saber que essa seita não oferece perigo. Sabe como é, é sempre bom ser cauteloso com esse negócio de seitas. E agora acho que vou parar de discutir com ele, pois já não tenho mais paciência de discutir religião, embora ele jure ser "filósofo". E também já estou cansado de ouví-lo falar dessa tal de Blavatsky...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2008, 16:18:06 »
Não sei se existe algo tão ilógico e inofensivo a ponto de não poder ser instrumento de uma asneira maior.

Blavatsky acabou sendo usada inclusive pelo Nazismo, naquelas asneiras ocultistas que tanto eles gostavam.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2008, 16:42:37 »
Blavatsky em si não é nada inofensiva.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2008, 17:11:17 »
Blavatsky em si não é nada inofensiva.

Penso o mesmo.

Há alguns anos fui convidada a participar de estudos no núcleo da NA em Salvador... Depois das poucas conversas que tive com um amigo meu de lá, acabei desistindo... Sem contar com aquele ar de 'homens-deuses' que algumas pessoas de lá emanam...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2008, 19:31:23 »
Essa é uma das minhas principais preocupações: saber como eles usam esses ensinamentos lá na nova acrópole. Por enquanto parace ser inofensivo, mas é bom sempre ficar de olho.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:29:59 »
Interessante... Aqui bem perto da minha casa tem uma casa com uma placa indicando que é uma filial dessa Nova Acrópole. Mas até então eu não fazia a mínima idéia do quê isso significava.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:40:32 »
A Nova Acrópole talvez fosse nociva, se não fosse tão superficial. 

Há algumas confusões de certa gravidade dentro de seu ensinamento, mas eles simplesmente não levam isso suficientemente a sério para me preocupar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2008, 05:56:23 »
Seicho No Ie?  Eu não descreveria dessa forma... a Seicho No Ie é basicamente uma adaptação do Shinto para o ocidente.  Em muitos sentidos é o oposto da Teosofia e da Nova Acrópole.

Uma adaptação podre do shinto......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2008, 10:58:39 »
Desinformada, no mínimo, sim.  Mas os elementos básicos tem todos a assinatura do Shinto.

Por curiosidade, o que te desagrada mais na SNI?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2008, 05:32:03 »
Desinformada, no mínimo, sim.  Mas os elementos básicos tem todos a assinatura do Shinto.

SNI é uma mistureba doida de cristianismo, shintoismo e budismo, tentando pegar o melhor das tres e falhando em todas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2008, 05:58:59 »

SNI é uma mistureba doida de cristianismo, shintoismo e budismo, tentando pegar o melhor das tres e falhando em todas.
Sempre achei que a SNI fosse uma seita de auto-ajuda baseada em pensamento positivo ou algo do tipo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2008, 09:26:47 »
Não deixa de estar certo, Angelo.  Só que o foco está na dedicação a valores conservadores e papéis tradicionais.

Na prática é isso que ela se torna ao tentar seguir a receita que o Barata Tenno descreveu.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2008, 10:45:32 »
Perto da Mahikari, essas crenças japonesas (http://www.pucsp.br/rever/rv3_2004/p_tomita.pdf) são como água com açucar.

Tenho notado um forte crescimento da Mahikari nos últimos anos, alavancado por escândalos de desvio de dinheiro da Europa para o Japão e pela sua forte influência no maior partido político japonês.

Algumas pérolas Mahikari:

1. Deus é único. No entanto, paralelamente, existem outros diferentes deuses que zelariam pela humanidade.
2. A maior parte das doenças estaria justificada e explicada pela presença de espíritos e/ou pensamentos negativos podem infiltrar-se no corpo material ou permanecer perto, influenciando negativamente a vontade do homem.
3. Crêem na reencarnação após a morte. Quando uma pessoa morre, seu espirito, seu corpo espiritual e seu corpo astral vão para o chamado "mundo astral", composto de 7 níveis, com deus no último nível.
4. Acreditam na transmissão da "luz verdadeira" (Ma = Verdade; Hikari = Luz) através da palma das mãos ou da ponta dos dedos. Essa "energia cósmica e purificadora" eliminaria as essências tóxicas espiritual, mental e física.
5. Ensinam que os membros da mahikari seriam os verdadeiros levitas e que os judeus perderam as bênçãos de Deus quando "permitiram" que o Templo de Salomão fosse destruído.
6. Jeová (deus judeu cristão), seria na realidade um deus japonês chamado Kuniyorozu Tsukurinushisama e Alah seria a divindade japonesa Aramita. Além disso, todos os deuses e divindades das principais religiões como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo seriam de origem japonesa.
7. Ensinam que Jesus não morreu como é relatado, mas no Japão, com direito a túmulo mantido pela Mahikari.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahikari
http://members.ozemail.com.au/~skyaxe/tomb.htm

Aparentemente parece ingênua e inofensiva, mas é uma seita extremamente perigosa e está crescendo rapidamente no Brasil. Fiz uma pequena pesquisa e fiquei impressionado com as técnicas de manipulação que ela usa para manter seus adeptos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2008, 12:04:17 »
Me parece tendência entre as crenças de se fundirem ao longo da história. O cristianismo sempre foi amalgamado a tudo que encontrou pelo caminho.
Numa análise rápida, seria uma forma de se evitar as contradições da fé, arranjando uma explicação aparentemente lógica, séria, simples e completamente errada para se manter as crenças quando elas encontram o confronto com outras religiões.

Estamos vendo a teoria da evolução aplicada a um meme.

Confrontados com as contradições do meme, os céticos os extinguem em suas cabeças. Este povo o adapta para continuar a gerar um novo meme religioso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2008, 12:17:55 »
Concordo em parte.  Ao mesmo tempo que buscam respaldo geral, as crenças também buscam reforçar um senso de identidade própria e diferenciada.

O Movimento Mahikari tem todas essas crenças supersticiosas?  A literatura mais aberta do movimento parece bem mais sensata do que essa amostra sugere.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2008, 13:40:49 »
Concordo em parte.  Ao mesmo tempo que buscam respaldo geral, as crenças também buscam reforçar um senso de identidade própria e diferenciada.

O Movimento Mahikari tem todas essas crenças supersticiosas?  A literatura mais aberta do movimento parece bem mais sensata do que essa amostra sugere.

mas ainda assim, apesar da lógica aparente, é apenas uma maneira da religião se perpetuar em pessoas que buscam algum tipo de respaldo científico ( ou pseudo-científico ). É o meme se adaptando a um nicho evolutivo.

Assim, temos religiões se adaptando a vários níveis culturais e de conhecimento.

O fato de ser menos supersticioso não significa que não seja.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2008, 15:29:21 »
mas ainda assim, apesar da lógica aparente, é apenas uma maneira da religião se perpetuar em pessoas que buscam algum tipo de respaldo científico ( ou pseudo-científico ). É o meme se adaptando a um nicho evolutivo.

São duas questões distintas, não?  A curiosa busca por respaldo "científico" e a adaptação às mudanças da sociedade.   A primeira é um equívoco lamentável, a segunda eu vejo como positiva - se não fosse por ela o Cristianismo ainda defenderia a escravidão.

Assim, temos religiões se adaptando a vários níveis culturais e de conhecimento.

Que não seja o que?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2008, 17:13:30 »
Que não seja supersticiosa.

Sei lá... aprendi que toda religião, mesmo as mais "bonitinhas" trazem em si a marca da crença na verdade absoluta, que leva à intransigência baseada em superstições sem sentido.

O próprio cristianismo, como bem citou, surgiu como uma religião que levou o monoteísmo principalmente para os escravos e populacho romano. Era muito atraente, pela crença de que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai do Céu. Assim, nivelava a todos, mesmo se um fosse César e o outro um escravo.Mas isto levou ao aumento do poder do clero, aos bispos, cardeais, papas, reis divinos, etc e tal. Esta mesma religião levou à Inquisição e ao neopentecostalismo mercenário.

Não existem crenças menos ou mais inofensivas, porque sempre surgem dissidências mais radicais, como todo bom meme. Algumas se propagam mais sendo agressivas, o que tendem a gerar reações defensivas maiores num curto prazo. Memes mais "bonzinho" tendem a se proliferar lentamente, mas causam pouca reação na sociedade, o que a longo prazo pode levar a uma expansão maior.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2008, 17:16:12 por Zeichner »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2008, 18:40:26 »

São duas questões distintas, não?  A curiosa busca por respaldo "científico" e a adaptação às mudanças da sociedade.   A primeira é um equívoco lamentável, a segunda eu vejo como positiva - se não fosse por ela o Cristianismo ainda defenderia a escravidão.

Que não seja o que?

A melhor coisa que a religião tem que fazer para se adequar aos novos tempos é cometer suicídio
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:16:36 »
Sempre a velha questão do que exatamente seria religião... :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:22:53 »
cristianismo, judaismo, hinduismo, budismo, e todas as outras

Mas infelizmente a extinção das religiões ainda está muito longe de ocorrer :-(

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!