Autor Tópico: Nova Acrópole  (Lida 26426 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Nova Acrópole
« Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:32:09 »
Espantalhos são espantalhos, Agnóstico...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:34:59 »
Sim... é um fato. Tanto quanto a alienação e o ruído que a religião causa na mente das pessoas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:45:10 »
O meu ponto é que não se deve confundir o defeito com a proposta em si.  Muito menos ignorar que a finalidade da religião não é alimentar a crendice ou a alienação.  Essas são distorções.  Sérias, sem dúvida, e por isso mesmo não devem ser confundidas com o artigo genuíno.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2008, 23:54:11 »
Não há religião que não seja alienante nem que não gere ruídos. A prática é essa. Se você acha que a religião deveria ser coisa distinta, deveria ser reinventada e nessa reinvenção, deixaria de ser religião.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2008, 00:31:42 »
Desculpe, Agnóstico, mas o que você está dizendo é simples caricatura.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2008, 00:42:52 »
Não Luis. Podemos voltar a falar sobre as groselhas do budismo por exemplo, ou as cristãs, ou judaicas, qualquer uma... e você iria continuar afirmando que o budismo ninguém segue as besteiras que estão escritas. Isso é caricatura

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2008, 00:55:01 »
Não, o que estou dizendo, Agnóstico, é que só por tolice ou má-fé se poderia pensar que religião implique necessariamente na busca da alienação ou da crendice.  O objetivo da religião é claramente outro, por maior que seja a frequência com que ela de fato cai nessa armadilha.

Existem religiosos crédulos, mas esses não são e jamais serão os melhores.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2008, 00:56:59 »
todo o religioso é crédulo em algum nível em relação a sua religião, se não não seria religioso.

A religião não busca a alienação. A alienação em maior ou menor grau é decorrência de se seguir qualquer religião.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2008, 01:20:46 »
Tá, se é para ficar falando abobrinha, tchau, Agnóstico.  Até outra hora.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #34 Online: 29 de Dezembro de 2008, 00:02:21 »
A finalidade do futebol seria a briga entre torcidas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 29 de Dezembro de 2008, 00:06:50 »
Não sei por que você está perguntando neste tópico, mas sim, ao que parece a principal finalidade da torcida de futebol é a expressão por canais sociais aceitos dos sentimentos mais agressivos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #36 Online: 29 de Dezembro de 2008, 01:47:16 »
A finalidade do futebol seria a briga entre torcidas?

Não.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #37 Online: 29 de Dezembro de 2008, 16:44:46 »
Exatamente, e o colega aí acima afirma que a finalidade das religiões é a alienação e a dominação sobre as pessoas. É tão absurdo quanto achar que a finalidade do futebol é a guerra entre torcidas.

Os desvios e abusos acontecem em qualquer campo da atividade humana, mas atribuir isso aos princípios da atividade é non sequitur.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 29 de Dezembro de 2008, 16:51:30 »
Exatamente, e o colega aí acima afirma que a finalidade das religiões é a alienação e a dominação sobre as pessoas. É tão absurdo quanto achar que a finalidade do futebol é a guerra entre torcidas.

Os desvios e abusos acontecem em qualquer campo da atividade humana, mas atribuir isso aos princípios da atividade é non sequitur.

Pra mim a finalidade da religião é dinheiro e poder.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #39 Online: 29 de Dezembro de 2008, 17:33:29 »
Luis, acho que você evitaria confusão se escrevesse "Religião", entre aspas, ao se referir ao seu
ideal platônico de religião (que, na minha opinião, não pode realmente ser classificado como religião,
da mesma forma que uma torta de chocolate não pode ser classificada como uma sopa).

Dúvida sincera: existe alguma religião (sem aspas) com um número significativo de seguidores que não tenha descambado em crendice e superstições?

Ah, e uma das finalidades do futebol é permitir extravasar o sentimento de competição, causando
assim uma espécie de catarse no torcedor. A diferença que separa essa catarse da violência física
é apenas de grau. Se todas as partidas, sem excessão, levassem a brigas de torcidas, tenho
certeza que a sociedade exigiria alguma forma de limitação desse esporte. Resumindo: de certo modo,
para uma boa parte dos torcedores a finalidade do futebol é sim a "guerra" de torcidas (notem
as aspas).

EDIT: Acrescentei: "com um número significativo de seguidores".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 29 de Dezembro de 2008, 19:42:55 »
Luis, acho que você evitaria confusão se escrevesse "Religião", entre aspas, ao se referir ao seu
ideal platônico de religião (que, na minha opinião, não pode realmente ser classificado como religião,
da mesma forma que uma torta de chocolate não pode ser classificada como uma sopa).

E por que eu faria isso, se a confusão não é minha? :)

Dúvida sincera: existe alguma religião (sem aspas) com um número significativo de seguidores que não tenha descambado em crendice e superstições?

Pessoas sem crendices não sei se existem.   Nem por isso é justo caricaturar a religião como um todo como se a finalidade dela fosse alimentá-las.  Isso é verdade para muitas (e mesmo nelas sempre há um ou outro mais perceptivo que transcende a doutrina), mas para muitas outras não.  A crendice é uma armadilha em que muito da prática religiosa cai, mas de forma alguma o propósito da mesma.

O exemplo mais puro talvez seja o Confucionismo.  Mas você provavelmente se surpreenderia em ver quantas cabeças lúcidas há nas religiões abraâmicas, e mais ainda nas dármicas.  Nem tudo é animismo, "entregar a Deus" e superstição... e os melhores religiosos que conheço não tem qualquer interesse em encorajar ou tolerar essa superstição.  Como, aliás, não poderia deixar de ser.  Crendice é atraso de vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Dezembro de 2008, 20:58:08 »
Não é questão de caricaturar a religião. É questão de não fechar os olhos e tentar explicar algo apenas porque você é religioso Luis.

Sua religião é exatamente iguais as outras, com textos alienantes, promessas vãs e rituais sem nexo. Você fala que sua religião é diferente das demais simplesmente porque é sua.

E eu não me surpreendo nem um pouco de que haja pessoas extremamente lúcidas em QUALQUER religião. Na maior parte das vezes, serão lúcidas apesar dela.

E repito essa pergunta do Dr.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:17:36 »
Crendice existe até dentro do movimento cético, infelizmente. Uma crendice às avessas não deixa de ser uma crendice.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:25:29 »
Eita teimosia... :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:50:54 »
Crendice existe até dentro do movimento cético, infelizmente. Uma crendice às avessas não deixa de ser uma crendice.

Concordo. Há crendices em todo lugar, inclusive entre céticos em religião, que as vezes não são céticos quanto a uma doutrina econômica
Mas não me diga que não ter crendice é uma crendice.

Editado o negrito estava religião
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2008, 23:03:54 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2008, 22:15:45 »
O que quis dizer é que muitas pessoas se dizem céticas, quando na verdade são só rabugentas. São as pessoas que confundem duvidar de uma alegação com acreditar que ela é necessariamente falsa, sem nem pensar das vezes. Não é a tôa que o nome do site do Kentaro Mori é "Ceticismo Aberto", nem que Sagan falasse no "casamento do ceticismo com a admiração" o ceticismo de qualidade é assim, é investigativo, questionador e curioso, não é dogmático e violento. Infelizmente, essa segunda modalidade de "ceticismo" é muito comum no movimento cético, aqui mesmo no CC, até.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Dezembro de 2008, 22:31:34 »
Você está misterioso hoje Uili.

Sua frase é muito vaga para alguém discordar. Se for algo que EU deveria saber do budismo, posso te passar o link de todos os tópicos que participei deste assunto e dos textos que lí (se bem que conhecendo você, se fosse uma referencia a mim você começaria com Agnóstico você...)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Dezembro de 2008, 22:35:55 »
Eu não estava me dirigindo diretamente a você quando falei que existia crendice até no ceticismo, estava respondendo à pergunta do Dr. Manhattan - não é só a religião que descamba para a crendice.

Offline Teodoro

• Nível 00
  • *
« Resposta #48 Online: 11 de Janeiro de 2009, 14:00:32 »
Só voltando para o assunto desse tópico, Nova Acrópole tem um histórico interessante na Europa. Tem um blog que está tentando disponibilizar informação em português, www.seitaacropole.blogspot.com   Acho que não sao exatamente tão inofensivos assim...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 11 de Janeiro de 2009, 14:57:48 »
Só voltando para o assunto desse tópico, Nova Acrópole tem um histórico interessante na Europa. Tem um blog que está tentando disponibilizar informação em português, www.seitaacropole.blogspot.com   Acho que não sao exatamente tão inofensivos assim...

Interessante. Obrigado pelo alerta.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!