Autor Tópico: Propaganda ateista em Barcelona  (Lida 7073 vezes)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Propaganda ateista em Barcelona
« Online: 03 de Janeiro de 2009, 23:15:19 »
Dois ônibus de Barcelona exibirão propaganda do ateísmo

03/01 - 20:24 - EFE

Barcelona - Dois ônibus de Barcelona exibirão a partir de segunda-feira e durante duas semanas uma propaganda a favor do ateísmo e que estimula os cidadãos a desfrutar da vida sem se preocupar com a existência de Deus.
O lema "Provavelmente, Deus não existe. Deixe de se preocupar e goze da vida" aparecerá nos lados de dois veículos entre segunda-feira 5 de janeiro, véspera do dia dos Reis Magos, e domingo, 18, explicou neste sábado a empresa que administra o transporte público em Barcelona.

Seus promotores, coletivos ateus espanhóis, explicam no site www.busateo.org que, com esta iniciativa, pretendem "divulgar o ateísmo", "encorajar o debate social" e "potencializar a confiança na inteligência do ser humano para criar um sistema moral e para organizar a sociedade com base na razão e na justiça, na cooperação e na solidariedade".

Diante desta campanha, que nasceu no Reino Unido, o arcebispado de Barcelona afirmou que a crença em Deus não é incompatível com o desfrute da vida.

"A fé na existência de Deus não é motivo de preocupação nem é também não um obstáculo para gozar honestamente da vida, mas um sólido fundamento para viver a vida com uma atitude de solidariedade, de paz e um sentido de transcendência", indica em comunicado.

Como é habitual, os ônibus poderão cobrir durante estas duas semanas distintas rotas, já que nem sempre o mesmo veículo faz a mesma linha, segundo os Transportes Metropolitanos de Barcelona.

A empresa municipal tem contratada uma agência que se encarrega das campanhas de publicidade tanto na rede de ônibus como no metrô.

A companhia se reserva o direito de veto para impedir campanhas que atinjam os princípios elementares previstos no Estado de Direito, o que não ocorre neste caso, segundo ela.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/03/dois+onibus+de+barcelona+exibirao+propaganda+do+ateismo+3234517.html

É a iniciativa inglesa fazendo escola :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Propaganda ateista em Barcelona
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2009, 23:50:40 »
Existe algum motivo para essa fixação ateísta por ônibus? :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2009, 08:06:49 »
Achei meio desnecessária :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2009, 08:21:11 »
Taí uma coisa que a ATEA pode promover ... se fazer visíveis é um passo importante.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2009, 09:28:55 »
Só não gostei do lema, "Provavelmente, Deus não existe. Deixe de se preocupar e goze da vida". Para mim, isso gera na hora a associação ateu → imoral.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2009, 10:41:37 »
Também acho que eles podiam ter escolhido um slogan mais original...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2009, 11:04:23 »
Só não gostei do lema, "Provavelmente, Deus não existe. Deixe de se preocupar e goze da vida". Para mim, isso gera na hora a associação ateu → imoral.

Acho que a frase em inglês e em espanhol não tem o sentido sensual que o verbo "gozar " tem em português. Mas gostei dela , poderia ser modificada para " viva a vida " ou "seja feliz".
Embora tenham optado por propaganda em ônibus , pelo seu apelo midiático , acho que uma propaganda mais difusa seria interessante para nós.
Se definissemos uma frase ela poderia ser usada no dia a dia ( em proteção de tela , bottons, bonés , camisetas , plásticos de carro...) para uma divulgação mais persistente.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2009, 11:08:15 »
Sim, 'gozar la vida' é disfrutar a vida e não tem uma connotação sexual. O que eu não gostei muito é o 'provavelmente Deus não existe', ficou meio fraco; não ser tão taxativo quanto a afirmar que Deus não existe, e acabou ficando 'com medinho' :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2009, 12:40:22 »
Em espanhol está desfrute que não tem essa mesma conotação sexual da palavra gozar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2009, 12:52:08 »
Eu não falei pensando no sentido sexual da palavra, mas para mim a frase soou como "Deus não existe, então podem fazer o que vocês quiserem".

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2009, 14:17:32 »
O que eu não gostei muito é o 'provavelmente Deus não existe', ficou meio fraco; não ser tão taxativo quanto a afirmar que Deus não existe, e acabou ficando 'com medinho' :)

Ah, claro! Você queria uma frase de mais impacto, né?!

::)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2009, 15:49:11 »
Ou a famosa de Niet, Deus está morto. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2009, 15:53:17 »
Se definissemos uma frase ela poderia ser usada no dia a dia ( em proteção de tela , bottons, bonés , camisetas , plásticos de carro...) para uma divulgação mais persistente.

Sugestões?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2009, 20:53:20 »

Sugestões?
Tipo assim?

Deus não existe mas você sim.
Sua vida , sua responsabilidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2009, 20:59:16 »
Para um publicitário, você até que é um bom médico, Luiz :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2009, 21:09:46 »

Sugestões?
Tipo assim?

Deus não existe mas você sim.
Sua vida , sua responsabilidade.

Bancando o chato, e se um teísta-E (tipo Erivelton) perguntar : "Você pode provar que deus não existe?" e cair naquela velha questão de que não é possível provar uma negativa universal (não sei se esse é o termo correto) a respeito da existência de deuses, etc.

Eu gostei do slogan original, não acho que divulgar o ateísmo seja algo absolutamente necessário, soa proselitista demais, mas achei o slogan adequado.

Fico imaginando a reação que algo assim causaria no Brasil.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2009, 21:46:55 »
Eu preferiria algo que questionasse em vez de algo tão taxativo. Eu sei que este exemplo é bastante tosco, mas não fiquei muito tempo pensando em um: “Você está certo de que deus existe?”

Ah, acabou de me ocorrer uma idéia, igualmente tosca. Algo parodiando o show do milhão. Tem uma pergunta como “A reposta para tudo é” aí a alternativa 'deus' está assinalada. Embaixo, escrito: “você está certo disso?”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Janeiro de 2009, 22:08:56 »
Por isso mesmo que aquele "Provavelmente" do original é tão bom.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #18 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:15:06 »
Para um publicitário, você até que é um bom médico, Luiz :P

Eu sei . mas não custa tentar  :lol:

Agora acho muito válido uma frase tipo a da campanha inglesa e espanhola ( ainda que os olavões da vida digam que isto prova a conspiração ateísta-comunista mundial ::)) para ser usada no cotidiano.
Gerar dúvida quanto à existência de Deus talvez seja mais produtivo , embora menos provocativo , que uma afirmação da inexistência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:28:18 »
Uma coisa que eu achei interessante e muito verdadeira no livro "Deus, um delírio" de Richard Dawkins é que muitas vezes as pessoas não se dão conta de que existe a opção de a pessoa não acreditar em Deus. Eu lembro de quando eu era criança, da primeira vez em que eu ouvi falar a palavra "ateu" e perguntei o que era eu fiquei espantado, eu não imaginava como uma pesoa podia não acreditar em Deus... afinal, todo mundo acreditava, todo mundo falava nele como algo sobre o quê não havia a menor dúvida, era estranho existir pessoas que discordavam de uma "verdade tão óbvia". Acho que uma coisa valiosa de se transmitir em uma campanha como essas é a de que existe a opção de não acreditar em Deus, que ela é uma opção válida e que optar por ela não faz de você uma pessoa pior do que as outras.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:40:13 »
 Vao apedrejar o ônibus, a Espanha é carola ao extremo

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:55:38 »

Ia ser engraçado :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2009, 13:53:04 »

Ia ter senhora indo para a igreja dentro do busão...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2009, 14:04:06 »

Ia ter senhora indo para a igreja dentro do busão...

Ia ser engraçado e irônico :D

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2009, 08:34:02 »
Acho que podiam colocar trechos contraditórios da bíblia (ou outros livros 'sagrados') para despertar a crítica e a busca pela verdade. Muita gente as vezes se considera alguma coisa, mas nem chegou a saber do que se trata aquilo q ela mesma defende...
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!