Sabe, Euzébio, essa distinção entre "religião" e "religiosidade" é tão espírita... por acaso você se lembra se há algum trecho da Codificação que a descreva ou defina?
Não me lembro, mas posso pesquisar...
Eu não consigo deixar de pensar que essa é uma ficção um tanto perigosa.
Pensar é um direito inalienável! Ninguém vai te proibir de pensar isto ou aquilo, pode estar certo!
Que diferença faz se você chama suas crenças de religião ou de religiosidade?
Religião é a instituição fundamentada, que trabalha a religiosidade das pessoas. Para ser RELIGIOSO, é preciso seguir as regras, leis e dogmas de uma RELIGIÃO. Se não as seguir, deixará de sê-lo.
RELIGIOSIDADE é um sentimento que envolve a fé, a crença, mas não necessariamente segue um fundamento religioso.
Eu possuo uma grande religiosidade, mas não sigo religião alguma. Não considero os santos católicos superiores a mim, não acredito na sacralidade da Bíblia, não acredito que a salvação está na Palavra, nem na figura de Jesus. Não acredito no Deus abraâmico, que para mim é apenas uma raça de colonizadores extraterrestres. Do budismo, pouco sei, mas não me sinto atraído pelo senhor buda (prezo as minhas emoções). Desconheço Maomé, no entanto sua doutrina está repleta de rituais que me repelem, assim como o judaísmo. E por falar em rituais, as religiões afro estão repletas deles. Não gosto de rituais.
O Espiritismo me atrai sobremaneira, mas me parece uma grande simplificação de algo maior. Gosto de seu lado racional, mas há exageros.
No entanto, creio numa Força Maior, numa Mente Universal. Creio em alma e em reencarnação. Creio na Lei de Retorno, e na Lei de Causa e Efeito (com a espada que ferires, serás ferido). Isto é religiosidade.
Até onde posso ver, é só uma tentativa de rotular de "religião manipuladora" as crenças organizadas e de "religiosidade livre-pensadora" as próprias crenças individuais.
Sim, mas isto está errado?
O problema é que as distorções são tão ou mais frequentes sem um grupo de doutrina quanto com ele. Para não falar que a idéia subjacente de que "o grupo" é quem "distorce" tem um teor muito alto de misantropia e até mesmo paranóia.
Distorção do quê? Da realidade? E qual é a realidade?
Desculpe por dizer, mas certas coisas são TÃO tipicamente espíritas...
Não condene as idéias espíritas, afinal, quem é o dono da verdade?