Autor Tópico: Sócrates  (Lida 9518 vezes)

Atheist

• Visitante
Sócrates
« Online: 04 de Julho de 2005, 18:23:24 »
Quais são as evidências da existência de Sócrates?

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: Sócrates
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2005, 19:53:02 »
ele ja'apareceu um monte de vezes na tv :P
desculpa não resisti :lol:

acho que somente os textos :?
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Sócrates
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2005, 19:56:21 »
Citação de: esperto
ele já'apareceu um monte de vezes na tv :P
desculpa não resisti :lol:

acho que somente os textos :?

Não há textos dele. Só os que Platão escreveu...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2005, 20:20:35 »
com o que temos hoje, não podemos concluir. mas é irrelevante. o que importa são as idéias.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Sócrates
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2005, 20:53:12 »
Citação de: Atheist

A menção feita a ele por seus contemporâneos em textos que chegaram até nós.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2005, 21:48:36 »
Citação de: raveiga

Sendo assim, Sócrates está no mesmo patamar que Joshua ben Yusef, Jesus de Nazaré.

Ambos nada escreveram. Ambos foram contra o estabelecido, e por isso foram mortos.

Ambos mudaram o pensamento de sua época e também da posteridade.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2005, 21:52:57 »
Mas só um dos dois é usado como justificativa para todo tipo de atitude irracional e preconceituosa...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2005, 23:56:25 »
Citação de: Euzébio

Sendo assim, Sócrates está no mesmo patamar que Joshua ben Yusef, Jesus de Nazaré.

Ambos nada escreveram. Ambos foram contra o estabelecido, e por isso foram mortos.

Interessante, não achas???

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2005, 00:11:34 »

e mais uma coisa... ambos (de acordo com a história) podiam mudar seus destinos e não mudaram...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2005, 00:14:51 »
O que já é forte evidência de que ambos podem ser personagens fictícios, criados para dar forma e nome à vontade de acreditar em pessoas mais "puras" do que as reais.

É uma forma tradicional e consagrada de inspirar pessoas a seguir idéias.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2005, 08:53:15 »
Citação de: Luis Dantas
Mas só um dos dois é usado como justificativa para todo tipo de atitude irracional e preconceituosa...

Pois é, caiu nas mãos das ideologias religiosas, bau-bau!...

O que já é forte evidência de que ambos podem ser personagens fictícios, criados para dar forma e nome à vontade de acreditar em pessoas mais "puras" do que as reais.

É uma forma tradicional e consagrada de inspirar pessoas a seguir idéias.

O que mais me impressiona é a grande sabedoria - muito superior ao comum de suas épocas - que ambas as figuras "fictícias" apresentavam.

Com tanta sabedoria assim, podiam inventar mais uma centena de Sócrates e Jesus...

:)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2005, 08:55:16 »

Interessante, não achas???

Sim, acho.

Se tivessem combinado, não teria sido tão perfeito. Dizem - no meio religioso - que Sócrates foi precursor de Jesus, preparando a Humanidade para a vinda do mesmo.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2005, 08:57:32 »
Citação de: bruno

e mais uma coisa... ambos (de acordo com a história) podiam mudar seus destinos e não mudaram...

Penso que se o tivessem feito, seus nomes dificilmente entrariam para a posteridade.

Ouvi dizer que William Shackespeare é um pseudônimo, e que ninguém sabe ao certo quem ele foi. Isto está correto?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2005, 09:00:11 »
Citação de: bruno

Penso que se o tivessem feito, seus nomes dificilmente entrariam para a posteridade.

Ouvi dizer que William Shackespeare é um pseudônimo, e que ninguém sabe ao certo quem ele foi. Isto está correto?

acho que sim, já ouvi falar em algo parecido. acho que era mais que algumas peças atribuídas a ele não eram dele, não lembro....

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2005, 09:03:55 »

Entre os filósofos contemporâneos e professores, existe um consenso de que o Sócrates existiu e era como o Platão descreveu: muito feio, de uma eloquência fatástica, pensador, etc... Agora, o que Platão ESCREVEU como sendo de Sócrates, é outra história e a grande maioria acredita que são palavras e idéias do próprio Platão.
Mas isso não importa muito para a Filosofia. O que importa são os diálogos que até hoje debruçamos em estudos e teses, de ensinamentos tão antigos e tão atuais.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2005, 09:51:15 »

Pois é, caiu nas mãos das ideologias religiosas, bau-bau!...

Sabe, Euzébio, essa distinção entre "religião" e "religiosidade" é tão espírita... por acaso você se lembra se há algum trecho da Codificação que a descreva ou defina?  Ligia Amorese também costuma fazer muito essa distinção lá no RV.

Eu não consigo deixar de pensar que essa é uma ficção um tanto perigosa.  Que diferença faz se você chama suas crenças de religião ou de religiosidade?  Até onde posso ver, é só uma tentativa de rotular de "religião manipuladora" as crenças organizadas e de "religiosidade livre-pensadora" as próprias crenças individuais.

O problema é que as distorções são tão ou mais frequentes sem um grupo de doutrina quanto com ele.  Para não falar que a idéia subjacente de que "o grupo" é quem "distorce" tem um teor muito alto de misantropia e até mesmo paranóia.

Desculpe por dizer, mas certas coisas são TÃO tipicamente espíritas...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Julho de 2005, 10:17:46 »
Quais as evidencias de Shakspeare??
Por que diversas obras atribuidas a ele tinha grafia e assinatura diferente?  Shakspeare é considerado por muitos como diversos autores, apesar de também ser considerados por outros como um único autor. Será que ele existiu, ou será apenas um mito?

Sócrates pode ser apenas um mito, um personagem controverso, que servio de bode para as mudanças propostas depois de sua morte.....
Para que algo seja considerado de valor, dogmatico, é bom atribuir a um personagem como se tivesse dito algo....

:?
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #17 Online: 05 de Julho de 2005, 12:00:10 »
Sabe, Euzébio, essa distinção entre "religião" e "religiosidade" é tão espírita... por acaso você se lembra se há algum trecho da Codificação que a descreva ou defina?

Não me lembro, mas posso pesquisar...

Eu não consigo deixar de pensar que essa é uma ficção um tanto perigosa.

Pensar é um direito inalienável! Ninguém vai te proibir de pensar isto ou aquilo, pode estar certo!

Que diferença faz se você chama suas crenças de religião ou de religiosidade?

Religião é a instituição fundamentada, que trabalha a religiosidade das pessoas. Para ser RELIGIOSO, é preciso seguir as regras, leis e dogmas de uma RELIGIÃO. Se não as seguir, deixará de sê-lo.

RELIGIOSIDADE é um sentimento que envolve a fé, a crença, mas não necessariamente segue um fundamento religioso.

Eu possuo uma grande religiosidade, mas não sigo religião alguma. Não considero os santos católicos superiores a mim, não acredito na sacralidade da Bíblia, não acredito que a salvação está na Palavra, nem na figura de Jesus. Não acredito no Deus abraâmico, que para mim é apenas uma raça de colonizadores extraterrestres. Do budismo, pouco sei, mas não me sinto atraído pelo senhor buda (prezo as minhas emoções). Desconheço Maomé, no entanto sua doutrina está repleta de rituais que me repelem, assim como o judaísmo. E por falar em rituais, as religiões afro estão repletas deles. Não gosto de rituais.

O Espiritismo me atrai sobremaneira, mas me parece uma grande simplificação de algo maior. Gosto de seu lado racional, mas há exageros.

No entanto, creio numa Força Maior, numa Mente Universal. Creio em alma e em reencarnação. Creio na Lei de Retorno, e na Lei de Causa e Efeito (com a espada que ferires, serás ferido). Isto é religiosidade.

Até onde posso ver, é só uma tentativa de rotular de "religião manipuladora" as crenças organizadas e de "religiosidade livre-pensadora" as próprias crenças individuais.

Sim, mas isto está errado?

O problema é que as distorções são tão ou mais frequentes sem um grupo de doutrina quanto com ele.  Para não falar que a idéia subjacente de que "o grupo" é quem "distorce" tem um teor muito alto de misantropia e até mesmo paranóia.

Distorção do quê? Da realidade? E qual é a realidade?

Não condene as idéias espíritas, afinal, quem é o dono da verdade?

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 05 de Julho de 2005, 21:23:28 »

Sim, acho.

Se tivessem combinado, não teria sido tão perfeito. Dizem - no meio religioso - que Sócrates foi precursor de Jesus, preparando a Humanidade para a vinda do mesmo.

Tendo em vista tantas similaridades, não é mais fácil pensar que muitas idéias já existiam e que simplesmente de tempos em tempos se dá (ou dava, pois graças à internet, rádio e TV, gravadores e globalização isso não é mais possível) nome a alguém?

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #19 Online: 06 de Julho de 2005, 10:36:24 »
Tendo em vista tantas similaridades, não é mais fácil pensar que muitas idéias já existiam e que simplesmente de tempos em tempos se dá (ou dava, pois graças à internet, rádio e TV, gravadores e globalização isso não é mais possível) nome a alguém?

O que eu penso é que de tempos em tempos um iluminado é enviado ao meio humano, ou para mostrar o erro, ou para mostrar o caminho.

Sócrates mostrou o erro em que mergulháramos, Jesus mostrou o caminho a seguir.

:cristo:

Penso que já é hora de alguém nos mostrar o erro em que estamos atualmente...

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #20 Online: 06 de Julho de 2005, 13:03:46 »

Por que você acha que estamos errando atualmente? Você acha que já houve uma época em que os humanos não erravam? Quando?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Julho de 2005, 13:06:18 »
Citação de: Tiago

Por que você acha que estamos errando atualmente? Você acha que já houve uma época em que os humanos não erravam? Quando?

Antes de eva ter comido a maçã, ou melhor, antes de Adão ter comido a maçã de Eva.....  :D  :D  :D  :D  :D
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #22 Online: 06 de Julho de 2005, 13:22:37 »

Se houve uma época em que não erramos, eu realmente não sei. Só sei que hoje a coisa anda muito feia. Tanta pobreza, tanta miséria, tanta violência, algo deve estar muito errado.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #23 Online: 06 de Julho de 2005, 13:23:22 »
Citação de: expastorx

Antes de eva ter comido a maçã, ou melhor, antes de Adão ter comido a maçã de Eva.....  :D  :D  :D  :D  :D

É uma possibilidade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 06 de Julho de 2005, 13:43:02 »
Pensar é um direito inalienável! Ninguém vai te proibir de pensar isto ou aquilo, pode estar certo!

Lamento ter de discordar.  E acontece que um enorme percentual dos que tentam são espíritas.  Não por coincidência.

Que diferença faz se você chama suas crenças de religião ou de religiosidade?

Religião é a instituição fundamentada, que trabalha a religiosidade das pessoas. Para ser RELIGIOSO, é preciso seguir as regras, leis e dogmas de uma RELIGIÃO. Se não as seguir, deixará de sê-lo.

RELIGIOSIDADE é um sentimento que envolve a fé, a crença, mas não necessariamente segue um fundamento religioso.

Eu não reconheço essas definições como acuradas, tampouco como úteis.  Para mim são apenas uma tentativa de exaltar a expressão individual da religiosidade ao mesmo tempo que se denigre as organizações religiosas.

Não por acaso, a maioria das pessoas que insistem na importância dessa distinção tendem à sociopatia e à psicose.  Confundem o que é real com o que querem acreditar que seja real.

Eu possuo uma grande religiosidade, mas não sigo religião alguma. Não considero os santos católicos superiores a mim, não acredito na sacralidade da Bíblia, não acredito que a salvação está na Palavra, nem na figura de Jesus. Não acredito no Deus abraâmico, que para mim é apenas uma raça de colonizadores extraterrestres. Do budismo, pouco sei, mas não me sinto atraído pelo senhor buda (prezo as minhas emoções). Desconheço Maomé, no entanto sua doutrina está repleta de rituais que me repelem, assim como o judaísmo. E por falar em rituais, as religiões afro estão repletas deles. Não gosto de rituais.

Que coisa mais borderline - para não dizer mal-informada...  :roll:

O Espiritismo me atrai sobremaneira, mas me parece uma grande simplificação de algo maior. Gosto de seu lado racional, mas há exageros.

Sim, uns cinco ou seis volumes de exageros...  :wink: e uma simplificação que não apenas namora mas por vezes mergulha desavergonhadamente no campo do criminoso.

No entanto, creio numa Força Maior, numa Mente Universal. Creio em alma e em reencarnação. Creio na Lei de Retorno, e na Lei de Causa e Efeito (com a espada que ferires, serás ferido). Isto é religiosidade.

É uma forma específica de religiosidade.  Uma forma bastante egocêntrica, tosca e materialista, mas ainda assim religiosidade.  Eu poderia dizer também que é um dos fundamentos da sua religião pessoal.

Até onde posso ver, é só uma tentativa de rotular de "religião manipuladora" as crenças organizadas e de "religiosidade livre-pensadora" as próprias crenças individuais.

Sim, mas isto está errado?

Como expus acima, sim, está errado principalmente devido à intenção subjacente e às posturas desbalanceadas e desonestas que encoraja.

Distorção do quê? Da realidade? E qual é a realidade?

A realidade é que se você me dá um murro, dizer que você "sabe" que eu "tinha uma dívida cármica" e "quis resgatá-la" não é explicação; é uma desculpa conveniente e covarde.

Não condene as idéias espíritas, afinal, quem é o dono da verdade?

Allan Kardec e seus humildes seguidores narcisistas, é claro!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!