Autor Tópico: Sócrates  (Lida 9519 vezes)

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re.: Sócrates
« Resposta #25 Online: 06 de Julho de 2005, 14:00:59 »
Pra que que Eva ficou mostrando a maçã para Adão??!!!!!       :(  :)  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Julho de 2005, 14:02:46 »
Fisosofando - Então erravam antes de Adão comer a maça de Eva, aí o erro foi de Eva em mostrar a maça para Adão..... Sem machismo, mas então o erro não era dos homens, mas das mulheres, o homem só fraquejou de tanto olhar pra maçã.......   :hihi:  :hihi:  :hihi:  :hihi:  :hihi:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
Re: Sócrates
« Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2005, 16:50:01 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Tiago
Por que você acha que estamos errando atualmente? Você acha que já houve uma época em que os humanos não erravam? Quando?

Se houve uma época em que não erramos, eu realmente não sei. Só sei que hoje a coisa anda muito feia. Tanta pobreza, tanta miséria, tanta violência, algo deve estar muito errado.

então por que só vem alguém só de vez em quando, nos mostrar que estamos errados? e por que continuamos errando? não adiantou nada essas pessoas virem nos ajudar? por que adiantaria agora?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2005, 17:11:22 »
Por que você acha que estamos errando atualmente? Você acha que já houve uma época em que os humanos não erravam? Quando?

Se houve uma época em que não erramos, eu realmente não sei. Só sei que hoje a coisa anda muito feia. Tanta pobreza, tanta miséria, tanta violência, algo deve estar muito errado.

então por que só vem alguém só de vez em quando, nos mostrar que estamos errados? e por que continuamos errando? não adiantou nada essas pessoas virem nos ajudar? por que adiantaria agora?
só me diz um mísero ano em que não tivesse probreza, fome, guerra, traição ou mentiras....
já disse isso, essa impressão que temos de que o mundo piora é conseqüência da "disilusão pós-infância" onde saímos de um mundo com informção protegida e limitada pelos pais e caimos na realidade, inclusive colaborando com ela :?
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Julho de 2005, 12:33:18 »
Citação de: esperto

só me diz um mísero ano em que não tivesse probreza, fome, guerra, traição ou mentiras....
já disse isso, essa impressão que temos de que o mundo piora é conseqüência da "disilusão pós-infância" onde saímos de um mundo com informção protegida e limitada pelos pais e caimos na realidade, inclusive colaborando com ela :?

Esperto, o céu é um lugar perfeito, e não tem desgraça nenhuma e nem piora com o passar do tempo, e nem tem a 'desilusao pos-infancia'....

Lá não tem nada disso, nem gente..... :roll:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Sócrates
« Resposta #30 Online: 07 de Julho de 2005, 15:04:07 »
Citação de: Luis Dantas
Não por acaso, a maioria das pessoas que insistem na importância dessa distinção tendem à sociopatia e à psicose.  Confundem o que é real com o que querem acreditar que seja real.

Pois então, sou sociopata e psicótico. Algo mais?

Que coisa mais borderline - para não dizer mal-informada...  :roll:

Borderline: "Personalidades limítrofes. Por vezes confundidas (indevidamente) com personalidades bipolares, o quadro borderline se caracteriza por dificuldades em estabelecer relacionamentos sociais duradouros, mudanças de ânimo súbitas e extremas, e instabilidade de auto-imagem (inclusive identidade sexual). É um distúrbio sério, de difícil tratamento, que calcula-se atingir cerca de 2% da população (três de cada quatro casos são mulheres). Uma das melhores abordagens terapêuticas para o transtorno borderline é a Terapia comportamental dialética. Segundo Ken Wilber (em "Tranformações da Consciência), o quadro borderline é um distúrbio do Fulcro 2, próximo do distúrbio narcisista, e tratável por abordagens de formação de estrutura. Não se trata de desfazer impulsos reprimidos, porque o paciente borderline não chegou a formar estrutura de personalidade suficiente para estar reprimido."

Só não entendi o que vc quis dizer com isso...

?¿?
 :(

O Espiritismo me atrai sobremaneira, mas me parece uma grande simplificação de algo maior. Gosto de seu lado racional, mas há exageros.

Sim, uns cinco ou seis volumes de exageros...  :wink: e uma simplificação que não apenas namora mas por vezes mergulha desavergonhadamente no campo do criminoso.

Como assim, podes explicar? Luís, você anda muito enigmático ultimamente...

:shock:

No entanto, creio numa Força Maior, numa Mente Universal. Creio em alma e em reencarnação. Creio na Lei de Retorno, e na Lei de Causa e Efeito (com a espada que ferires, serás ferido). Isto é religiosidade.

É uma forma específica de religiosidade.

Sim, e não vejo problema algum nisto. Penso, logo existo.

Uma forma bastante egocêntrica, tosca e materialista, mas ainda assim religiosidade.

Acho que eu perdi meu último neurônio em atividade, não consigo acompanhar o seu avançadíssimo raciocínio. Dá para explicar para o imbecil aqui por que a minha religiosidade é bastante egocêntrica? Por que ela é tosca? E finalmente por que ela é materialista? (mas vá devagar para não sobrecarregar um cérebro sem neurônios - malditos neurônios, fugiram todos!)

Eu poderia dizer também que é um dos fundamentos da sua religião pessoal.

Belíssimo! Quisera todas as pessoas tivessem uma religião pessoal, ditada por seus próprios anseios, e sem a necessidade de um padre, pastor, sacerdote ou guru para lhe dizer o que fazer e o que pensar!

Como expus acima, sim, está errado principalmente devido à intenção subjacente e às posturas desbalanceadas e desonestas que encoraja.

Quais posturas, por exemplo?

A realidade é que se você me dá um murro, dizer que você "sabe" que eu "tinha uma dívida cármica" e "quis resgatá-la" não é explicação; é uma desculpa conveniente e covarde.

Eu fiz isso!? quando?¿? Maldito covarde que eu sou!

Não condene as idéias espíritas, afinal, quem é o dono da verdade?

Allan Kardec e seus humildes seguidores narcisistas, é claro!

Puxa, desde quando você é kardecista roxo?...

:)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #31 Online: 07 de Julho de 2005, 15:31:31 »
então por que só vem alguém só de vez em quando, nos mostrar que estamos errados?

E ainda bem que vêm, mesmo que de vez em quando!...

e por que continuamos errando? não adiantou nada essas pessoas virem nos ajudar? por que adiantaria agora?

É mesmo, do jeito que somos cabeçudos, não ia adiantar mesmo vir alguém nos ajudar...

Como que este alguém ia convencer o BinBlablen a parar de fazer esse terrorismo barato?

(imagem de humor pesado removida)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #32 Online: 07 de Julho de 2005, 15:35:15 »
Citação de: esperto

Sem dúvida que isto sempre houve, mas hoje tudo isto está muito pior. "Antigamente" as crianças podiam brincar na rua (eu mesmo brinquei bastante!). Hoje eu não deixo minha filha dar dois passos na rua, se estiver desacompanhada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Sócrates
« Resposta #33 Online: 07 de Julho de 2005, 15:47:57 »
Não por acaso, a maioria das pessoas que insistem na importância dessa distinção tendem à sociopatia e à psicose.  Confundem o que é real com o que querem acreditar que seja real.

Pois então, sou sociopata e psicótico. Algo mais?

Está falando sério?  Eu não me referia a você especificamente.  É o que costumo ver por aí.

Que coisa mais borderline - para não dizer mal-informada...  :roll:

Borderline: "Personalidades limítrofes. Por vezes confundidas (indevidamente) com personalidades bipolares, o quadro borderline se caracteriza por dificuldades em estabelecer relacionamentos sociais duradouros, mudanças de ânimo súbitas e extremas, e instabilidade de auto-imagem (inclusive identidade sexual). É um distúrbio sério, de difícil tratamento, que calcula-se atingir cerca de 2% da população (três de cada quatro casos são mulheres). Uma das melhores abordagens terapêuticas para o transtorno borderline é a Terapia comportamental dialética. Segundo Ken Wilber (em "Tranformações da Consciência), o quadro borderline é um distúrbio do Fulcro 2, próximo do distúrbio narcisista, e tratável por abordagens de formação de estrutura. Não se trata de desfazer impulsos reprimidos, porque o paciente borderline não chegou a formar estrutura de personalidade suficiente para estar reprimido."

Só não entendi o que você quis dizer com isso...

?¿?
 :(

A dificuldade de aceitar que pessoas e situações não são simplesmente "boas" ou "más" é um obstáculo sério para personalidades fronteiriças ou bordelines.  É uma dificuldade que eu tenho de enfrentar pessoalmente (muito desse artigo da Wikipedia fui eu que escrevi) e pelo que você fala me parece que você também.

O Espiritismo me atrai sobremaneira, mas me parece uma grande simplificação de algo maior. Gosto de seu lado racional, mas há exageros.

Sim, uns cinco ou seis volumes de exageros...  :wink: e uma simplificação que não apenas namora mas por vezes mergulha desavergonhadamente no campo do criminoso.

Como assim, podes explicar? Luís, você anda muito enigmático ultimamente...

Ora, Euzébio, você sabe bem o que eu penso do Espiritismo.

Eu poderia dizer também que é um dos fundamentos da sua religião pessoal.

Belíssimo! Quisera todas as pessoas tivessem uma religião pessoal, ditada por seus próprios anseios, e sem a necessidade de um padre, pastor, sacerdote ou guru para lhe dizer o que fazer e o que pensar!

Quem quer, tem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Julho de 2005, 16:02:57 »

(removido)

Isto agora é permitido no forum?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2005, 16:08:36 »
Nem me toquei na hora... não, não é permitido, salvo engano meu.  Obrigado pela dica.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Julho de 2005, 03:58:56 »

apesar de muitos problemas, acredito que a humanidade vive sua melhor época.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #37 Online: 08 de Julho de 2005, 09:05:11 »
Citação de: bruno

Eu penso que a arte imita a vida.

Se observarmos os filmes de ontem e compararmos com os de hoje, veremos que antigamente havia muito mais respeito, muito mais valores, do que hoje.

Hoje a vida não tem mais valor algum (a menos que seja uma vida regada a muito dinheiro). Mata-se por bem pouco, rouba-se às vistas - e ninguém parece reagir com dignidade - e o pecado mora ao lado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 08 de Julho de 2005, 09:31:26 »
Pelo menos uma falha séria havia nos "tempos idos": não souberam se manter.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Julho de 2005, 10:13:40 »

Talvês a melhor  para a sociedade ocidental, as outras sociedades nem tanto....

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Julho de 2005, 15:22:25 »

Se observarmos os filmes de ontem e compararmos com os de hoje, veremos que antigamente havia muito mais respeito, muito mais valores, do que hoje.

Hoje a vida não tem mais valor algum (a menos que seja uma vida regada a muito dinheiro). Mata-se por bem pouco, rouba-se às vistas - e ninguém parece reagir com dignidade - e o pecado mora ao lado.

será? à vida humana nunca foi dado tanto valor como hoje.
vamos pegar como referência o século XIX, que tem mais documentação.

hoje, no brasil, você quer ir ao hospital público. pega uma fila de dois dias, dependendo. um absurdo.
quantas pessoas você acha que tinham acesso à saúde no brasil (ou mesmo na frança) do séc XIX, com ou sem fila?

hoje temos milhares de ongs, algumas que querem zelar pelo meio ambiente, outras lutam por direitos de deficientes, outras lutam contra manicômio.
no séc XIX, quantas haviam? aliás, havia sequer uma parcela de alguma significância engajada com alguma "causa nobre"?

hoje o padre abusa de menores e é afastado da igreja, quando não coisa pior. imagina o que acontecia no século retrasado.

hoje uns poucos milhões de brasileiros passam fome. a europa do séc XIX estava bem pior.

hoje o sujeito trabalha 8 horas por dia (é isso?), se trabalhar mais ganha hora extra. tem aposentadoria, seguro desemprego, etc. no século retrasado trabalhava 16 e se perdesse o emprego tava ferrado.

hoje um setor significante da sociedade luta pela reforma agrária. antes, um setor significante lutava pela escravidão.

já deu pra entender a idéia né?
escrevi isso porque as pessoas não se cansam de repetir que a coisa tá feia, que a humanidade tá se perdendo, que nunca na história foi tão ruim etc... mas o panorama é bem diferente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #41 Online: 08 de Julho de 2005, 16:21:06 »
será? à vida humana nunca foi dado tanto valor como hoje.

Isto é visível, pelo número de homicídos, chacinas, estupros, suicídios e o próprio terrorismo...

vamos pegar como referência o século XIX, que tem mais documentação.

hoje, no brasil, você quer ir ao hospital público. pega uma fila de dois dias, dependendo. um absurdo.
quantas pessoas você acha que tinham acesso à saúde no brasil (ou mesmo na frança) do séc XIX, com ou sem fila?

E o que adianta tanta fila, se no final ou vai morrer na fila, ou vai morrer na maca? Sem falar no atendimento - uma beleza!

hoje temos milhares de ongs, algumas que querem zelar pelo meio ambiente, outras lutam por direitos de deficientes, outras lutam contra manicômio.

Exatamente. Elas têm que lutar para conseguir algo (quando conseguem). Em tempos melhores, não seria necessária a luta!

hoje o padre abusa de menores e é afastado da igreja, quando não coisa pior. imagina o que acontecia no século retrasado.

Hoje a jihad causa terror ao mundo.

hoje uns poucos milhões de brasileiros passam fome. a europa do séc XIX estava bem pior.

Poucos milhões? Muitos milhões na África!

hoje o sujeito trabalha 8 horas por dia (é isso?), se trabalhar mais ganha hora extra. tem aposentadoria, seguro desemprego, etc. no século retrasado trabalhava 16 e se perdesse o emprego tava ferrado.

Hoje o sujeito é obrigado a abrir uma microempresa e arcar com todos os impostos que o seu contratador deveria arcar, sem direito a férias, sem direito a 13o. salário, sem direito a condução, refeição e seguro médico/hospitalar, sem FGTS e sem aposentadoria. (este é o meu caso e de mais 90% dos funcionários da empresa em que trabalho)

hoje um setor significante da sociedade luta pela reforma agrária. antes, um setor significante lutava pela escravidão.

E outro pela libertação dos escravos. Hoje a escravidão tem outro nome: salário mínimo!

já deu pra entender a idéia né?
escrevi isso porque as pessoas não se cansam de repetir que a coisa tá feia, que a humanidade tá se perdendo, que nunca na história foi tão ruim etc... mas o panorama é bem diferente.

Esqueci de mencionar a dissolução do casamento (tem uns que não duram nem um mês!), a fragmentação da família, as epidemias mundiais, as novas doenças incuráveis, as doenças causadas pela fadiga (LER), o envenenamento do solo e mananciais, o efeito estufa, o El Niño e La Niña, as tragédias aéreas, as guerras tecnológicas, a poluição generalizada, o enriquecimento das nações desenvolvidas com o consequente empobrecimento das nações subsenvolvidas, a ignorância e a violência, o celular e o microondas e o desemprego a nível mundial.

Oh, what a wonderful world!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Sócrates
« Resposta #42 Online: 08 de Julho de 2005, 16:44:24 »
Isto é visível, pelo número de homicídos, chacinas, estupros, suicídios e o próprio terrorismo...

e antes não haviam homicídios, chacinas, estupros ou suicídios? e as guerras, não eram muito piores? hoje se o bombardeiro pega civis, protestos aparecem por todos os lados. antes alguém ligava pra civis mortos?
E o que adianta tanta fila, se no final ou vai morrer na fila, ou vai morrer na maca? Sem falar no atendimento - uma beleza!

você perdeu o ponto. apesar da qualidade, há um atendimento e boa parte das pessoas acabam por ser atendidas. antes nem isso.
Exatamente. Elas têm que lutar para conseguir algo (quando conseguem). Em tempos melhores, não seria necessária a luta!

esses tempos nunca existiram!
Poucos milhões? Muitos milhões na África!

falo do brasil. a áfrica subsaariana, aliás, recebe todo tipo de ajuda internacional, mas infelizmente os dirigentes acabam sendo déspotas incompetentes e egoístas. o que fazer?

Esqueci de mencionar a dissolução do casamento (tem uns que não duram nem um mês!), a fragmentação da família, as epidemias mundiais, as novas doenças incuráveis, as doenças causadas pela fadiga (LER), o envenenamento do solo e mananciais, o efeito estufa, o El Niño e La Niña, as tragédias aéreas, as guerras tecnológicas, a poluição generalizada, o enriquecimento das nações desenvolvidas com o consequente empobrecimento das nações subsenvolvidas, a ignorância e a violência, o celular e o microondas e o desemprego a nível mundial.

melhor seria se todos os casamentos durassem pra sempre, mesmo sem amor algum?
você fala dos valores familiares mas nem isso era uma maravilha por lá. a molecada apanhava de chicote e a relação pai/filho era muito mais de servidão e respeito do que de companheirismo e afeto.
se for pra falar de tragédias ambientais é sacanagem, porque a elas os antigos também não estavam imunes. terremotos, vulcões, maremotos, etc.
o enriquecimento das nações às custas de outras? desculpa, mas esse não é meu pensamento.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
Sócrates
« Resposta #43 Online: 08 de Julho de 2005, 17:04:19 »

Melhor aumentar seu repertório cinematográfico, Euzébio. Tem muito filme desde o começo do cinema com uma visão pessimista do mundo, mostrando pessoas que não davam a mínima pra outras pessoas. Cito um filme que assisti ontem mesmo: Ouro e Maldição (Greed, 1924, dir. Erich von Stroheim). Respeito é algo que não existia nesse filme. Que tal citar O Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation, 1915, dir. D.W. Griffith), um marco em termos de técnica e linguagem que mostrava a Ku Klux Klan como mocinhos da história e os negros como a escória? Um filme cheio de valores...  :roll:

Bom, mas talvez você estivesse falando dos filmes de Hollywood na sua época áurea. Uma maravilha doutrinária do American Way of Life, que seguia um rígido código de conduta, o Código Hayes. Em outras palavras: censura. E quando há censura, não pode-se dizer que a arte representa fielmente a vida.

Aliás, há um filme de 1903, feito pelo senhor Thomas Edison, o gênio da lâmpada elétrica, que mostra somente a execução de um elefante. Eletrocutado. Um belo espetáculo, hein? Que época maravilhosa!

Nossa, nunca pensei que fazer faculdade de cinema me ajudaria numa discussão...  :lol:
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
Sócrates
« Resposta #44 Online: 08 de Julho de 2005, 23:28:03 »
Nossa, nunca pensei que fazer faculdade de cinema me ajudaria numa discussão...  :lol:

Hahahahah!

:lol:

É, aí fica difícil, né?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #45 Online: 07 de Março de 2006, 18:14:48 »
Platão, Xenofonte e Aristófanes escreveram sobre Sócrates. O último falando mal dele.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #46 Online: 07 de Março de 2006, 20:00:06 »
Achei estranho o tópico ser ressucitado depois de tanto tempo!:D

Somado a esses autores citados por Dante, tem Aristóteles que falou inclusive sobre o julgamento de Sócrates! Ele também possui uma complexa história de vida (alguns mitos e personagens também), assim como uma escultura.

Na disputa de provas sobre a existência de Sócrates X Jesus, Sócrates, mesmo sem muitos indícios tem alguns pontos de vantagem!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #47 Online: 07 de Março de 2006, 20:55:17 »

Somado a esses autores citados por Dante, tem Aristóteles que falou inclusive sobre o julgamento de Sócrates! Ele também possui uma complexa história de vida (alguns mitos e personagens também), assim como uma escultura.

Na disputa de provas sobre a existência de Sócrates X Jesus, Sócrates, mesmo sem muitos indícios tem alguns pontos de vantagem!:D

Historicamente é provado a existência de Sócrates como um grande pensador na era Grega. O que não se pode provar é se REALMENTE o que Platão escreveu seria o que Sócrates falou ou pensou. Não existe nenhuma linha escrita por Sócrates, que porventura tenha sido preservada.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #48 Online: 08 de Março de 2006, 08:41:00 »
Estou quase certo que Sócrates existiu. Afinal a  vida dele é contada em muitos detalhes, muitas coisas irrelevantes também, como servir exército e ter uma esposa megera. Um personagem mítico e profético, como Jesus, só tem relatos diretos com sua missão. Existem críticas a Sócrates também, que mostra que ele não era unânimidade. Ele pode não ter sido tudo que falam, mas creio que existiu. Agora Platão e principalmente Aristóteles, este último, foi de fato um grande gênio.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #49 Online: 09 de Março de 2006, 01:42:15 »

Historicamente é provado a existência de Sócrates como um grande pensador na era Grega. O que não se pode provar é se REALMENTE o que Platão escreveu seria o que Sócrates falou ou pensou. Não existe nenhuma linha escrita por Sócrates, que porventura tenha sido preservada.

Na maioria dos livros de história da filosofia, a tendência é apresentar Sócrates como "aquele que sabia que não sabia mas ajudava os outros a saber". Já tudo sobre a República e a reminecência seria original de Platão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!