Autor Tópico: Para quem ainda acha que não existe preconceito contra os ateus  (Lida 10606 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Para quem ainda acha que não existe preconceito contra os ateus
« Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:13:02 »
Militar não contra as religiões, isso nos faz intolerantes tal qual as mentes religiosas... Militar pelo exclarecimento do homem, que ele tenha livre acesso ao conhecimento e possa ursufruir do sagrado direito a duvida e a questionar!! A partir daí que cada um decida seu caminho...

Ub Dubium Ib Libertas

Eu sei...meio utópico talves

É o ponto que quis tocar. Não sou contra a militância agnóstica e ateísta, mas não acho que devemos adotar uma postura comum aos religiosos, que é a de querer impor nossos valores como verdades absolutas e inquestionáveis (sim, isso existe em nosso meio). Como o Contini disse, devemos militar em favor do nosso direito de descrer e não impondo nossa descrença.

Existe preconceito contra ateus e temos meios legais para nos defender. Se assim não fosse, muitos grupos religiosos não recorreriam constantemente ao Judiciário por verem suas religiões denegridas. Ou particulares não buscariam indenizações por serem ofendidos em sua honra ao serem proclamados "demonistas ou seguidores de satã". É um direito consagrado pela CF: a liberdade de crença não significa somente a possibilidade de crer num ser metafísico ou nos poderes da luz - ela é mais ampla, abrange o direito de crer na ciência como explicação mais plausível para explicar a realidade. Indo mais além, é o direito de não adotar qualquer credo ou explicação da realidade - posso viver num limbo filosófico e científico e o Estado tem a obrigação de me proteger por tal escolha.

Bem.. o que quis dizer era que militar contra as religiões, não crenças. Militar contra a igreja evangélica, islã, catolicismo e etc, que aliena seus fieis. A crença em um Deus é direito de cada um crer ou não.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:15:38 »
...

:ok:

Bem.. o que quis dizer era que militar contra as religiões, não crenças. Militar contra a igreja evangélica, islã, catolicismo e etc, que aliena seus fieis. A crença em um Deus é direito de cada um crer ou não.

A linha que separa militar contra religiões de militar contra crenças, se existe, deve ser muito, muito tênue... É muito fácil cair na intolerância religiosa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:21:24 »
Eu sou a favor das pessoas acreditarem no que quiserem... mas o erivelton acha que as pessoas que não vão na igreja são responsáveis pelo mal do mundo... e eu não consigo ver ateus serem mais intolerantes que isso... As vezes eu acho que a gente nunca saiu da idade média....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:39:42 »
Honestamente, alguém que se acha superior por adotar uma determinada religião é digno de piedade. Como alguém, diante do universo, das evidências, da diversidade de credos, se autoproclama superior? Que tipo de mente é tão medíocre a ponto de não questionar, não observar, não buscar explicações? Que ser humano se contenta a vida inteira com um prato feito e não pensa na composição do alimento que recebe, na forma como é feito?

:ok: Boa!
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2009, 21:02:19 »

A linha que separa militar contra religiões de militar contra crenças, se existe, deve ser muito, muito tênue... É muito fácil cair na intolerância religiosa.

Então que tal militar (detesto a palavra) contra a intolerância religiosa, além de combater o preconceito ?
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2009, 21:10:33 »
Para mim dá no mesmo...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Janeiro de 2009, 21:34:44 »

Oficialmente a linha existe. O quanto é tênue depende do seu comandante...

E mesmo se ele for com a cara da increuzada sempre vai um punhado de companheiros de caserna filhos da p*ta para te encher o saco.

Qualquer dúvida perguntem ao DiegoJaf. ::)

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #32 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:06:25 »
A Lua disse tudo.
Eu compartilho da mesma opinião atualmente.

Vou contar uma evidência anedótica de mim mesma...
Tempos atrás eu era um exemplo de atéia intolerante.
Me achava melhor e mais inteligente do que os teístas, apesar de não me declarar atéia para ninguém.

Felizmente. Muito felizmente eu evoluí.
Hoje me defino como agnóstica ateísta e sou muito mais humilde e honesta comigo mesma, pois assim como o teísta não pode ter a pretensão de dizer que tal coisa é verdade, eu também não posso.

Infelizmente eu também tenho visto muitos ateus intolerantes na internet.

Existe um site cético que eu visitava com muita frequência antigamente.
Embora alguns artigos sejam muito interessantes, os autores exibem uma intolerância explícita com os religiosos. É tamanha arrogância que eu acabo tomando as dores dos teístas.
Se quiserem dar uma olhada: http://www.ceticismo.net
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:21:45 »
Embora alguns artigos sejam muito interessantes, os autores exibem uma intolerância explícita com os religiosos. É tamanha arrogância que eu acabo tomando as dores dos teístas.

Acho que os ateus que encontro na internet dão muita atenção para o ceticismo, para a ciência e para a razão. Isso é muito bom, mas infelizmente eles esquecem um outro pilar que eu considero fundamental, não apenas para os ateus, mas para as pessoas em geral, que é o humanismo. Acho que de hoje em diante vou me declarar mais frequentemente como humanista para enfatizar a importância disso.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2009, 00:48:02 »
Felizmente. Muito felizmente eu evoluí.
Hoje me defino como agnóstica ateísta e sou muito mais humilde e honesta comigo mesma, pois assim como o teísta não pode ter a pretensão de dizer que tal coisa é verdade, eu também não posso.

É esse o ponto, Danielle. A partir do momento em que percebemos que não reunimos a verdade e nem concentramos todo o conhecimento, passamos a respeitar os outros. Assim como você, hoje me defino como agnóstica ateísta e isso só aumentou a responsabilidade que tenho enquanto ser humano: minhas ações e reações não se baseiam na idéia de punição ou compensação.

Sabe o que acho legal? Quando pessoas do nosso meio descobrem que somos ateus e se surpreendem com a "normalidade" de nossas atitudes. Explicando: rimos, choramos, gritamos, maldizemos e abençoamos. O nosso ceticismo não afeta o mundo, apenas a nós mesmos e os outros percebem o quanto é inverídico dizer que somos seres imorais e vinculados à alguma entidade representativa do mal na terra.

Assumir-se ateu, a meu ver, é abdicar do direito universal de proteção constante. É renunciar ao conforto que as orações trazem, é não fazer parte de um povo escolhido, é assumir que, em muitos momentos, nossa força de vontade é nossa única aliada na luta diária...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 16 de Janeiro de 2009, 00:57:50 »

Um bom site, Danielle...  :ok:

Aliás, sites céticos com tiradas humorísticas é o que há...  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Janeiro de 2009, 11:09:08 »
*Não li o tópico todo, mas vou participar mesmo assim hee:

Nunca digo que sou ateu. Por quê? Nunca ganhei nada com isso.... Perdi alguns amigos, fui mal visto por algumas pessoas (ele tem pacto com diabo.... ele é um assassino frio e etc...). Ateísmo somado a laconismo não é nada bom no meio do povão.... Exemplo de uma perca: um amigo de infância se afastou porque descobriu, por minha mãe, que eu era ateu - E dos blasfemadores hehe....

Porém.... Participo ativamente na internet mostrando minhas idéias, os mitos e idiotices das religiões (é bom lembrar que isto é um fato), embora eu concorde em divulgar o ceticismo ao invés do ateísmo. Proselitismo ateu é foda.... Já o ceticismo deveria ser base, seja vc ateu, teístas, "agnóstico" ou o carai que for. :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Janeiro de 2009, 12:51:17 »
Cônego José Luiz Villac:
"Alguém que rompeu com Deus no fundo do seu coração é um indivíduo visceralmente ruim. Os aspectos aparentemente bons de sua personalidade apenas encobrem essa malícia de fundo, que contamina todos os seus atos internos e externos."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #38 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:03:43 »

E por que temos de ter "tolerância religiosa"?
 Tem de ter TOLERÂNCIA NEONAZISTA TAMBÉM. ( è uma corrente de pensamento também )
  Tem de ter TOLERÂNCIA TERRORISTA? ( è uma corrente de pensamento também )

Ah Uilini, tem horas que você me decepciona! :no:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #39 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:10:52 »

Tem de ter TOLERÂNCIA NEONAZISTA TAMBÉM. ( è uma corrente de pensamento também )

Intolerância é exatamente o que leva ao terrorismo e ao nazismo.......... Quer ser igual a eles?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #40 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:36:10 »

Intolerância é exatamente o que leva ao terrorismo e ao nazismo.......... Quer ser igual a eles?

"Tolerância" leva a passividade cristã. Quer ser gado a vida toda?
Não ter tolerância não implica necessáriamente em jogar bombas.
Dawnkis é intolerante. E daí?
Detesto políticamente corretos!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:44:42 »

É por isso que eu adoro os posts do nosso caro Lordakner :ok: (sem ironia ou sarcasmo dessa vez :))

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:47:33 »
Nunca digo que sou ateu. Por quê? Nunca ganhei nada com isso.... Perdi alguns amigos, fui mal visto por algumas pessoas (ele tem pacto com diabo.... ele é um assassino frio e etc...). Ateísmo somado a laconismo não é nada bom no meio do povão.... Exemplo de uma perca: um amigo de infância se afastou porque descobriu, por minha mãe, que eu era ateu - E dos blasfemadores hehe..

Assumir-se enquanto ateu é uma atitude corajosa, é fato... Primeiro, demonstra coragem em prosseguir sozinho, sem recorrer a entidades metafísicas em busca de proteção e vitória. Segundo, demonstra coragem por assumir uma postura que é mal vista por uma grande parte da sociedade - correndo o risco de ser visto como imoral, promíscuo, discípulo de satã, etc (outras denominações agradáveis... ::))...Optar por isso significa assumir também o risco de perder amizades e o respeito de algumas pessoas - é óbvio que muita gente se afastará da 'personificação do mal'... (Sou da corrente que prega que "se alguém não me respeitou em minhas crenças e atitudes, não serve para ser meu amigo, logo, não perdi muita coisa"... :hmph:).

Não acho que a utilização do termo "tolerância" se referia à uma atitude passiva diante de humilhações e preconceito por parte de pessoas religiosas. Afirmar nossa descrença e ser ridicularizado ou alvo de preconceitos? Que tal um sermão sobre a liberdade de crença e as consequências legais para quem desrespeita nossa opção?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:53:05 »
Lordakner,
 Eu admiro a sua objetividade e "falta de frescura" mas não concordo sempre com voce.
É um problema de razão x método...Posso concordar que voce tem razão em algo mas não concordar com seus metodos.
Não concordo com a "razão" de um fundamentalista (religioso ou filosófico) e certamente discordo do método (por exemplo, o usado pelos fundamentalistas islamicos para defenderem sua "razão")

O neonazista tem direito de simpatizar com o nazismo, como tem o direito de ser um grande babaca, mas ele não tem o direito de impor sua ideologia ou interferir na minha vida. Tambem um cético não tem direito de "forçar" seu modo de pensar a outro...Se partirmos para isso será como o Barata disse, e não seríamos melhores que eles mesmo eventualmente tendo razão...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #44 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:53:18 »
Acho que os ateus que encontro na internet dão muita atenção para o ceticismo, para a ciência e para a razão. Isso é muito bom, mas infelizmente eles esquecem um outro pilar que eu considero fundamental, não apenas para os ateus, mas para as pessoas em geral, que é o humanismo. Acho que de hoje em diante vou me declarar mais frequentemente como humanista para enfatizar a importância disso.

Também acho que os ateus dão demasiada atenção a estas coisas, uiliníli.

Mas com relação ao humanismo eu tenho outro ponto de vista.
O humanismo propõe o antropocentrismo, que se trata de uma concepção que não acho justa, pois coloca a humanidade como o centro das atenções, ignorando o interesse dos demais terráqueos.
Eu sou a favor da concepção biocêntrica, a qual defende que todas as formas de vida são importantes.

Mas eu respeito a sua opinião. :ok:

Lua,
Eu ainda não tive esse prazer de ver a surpresa das pessoas ao saber que sou atéia (pois se falar agnóstica, ninguém vai entender) e uma boa pessoa ao mesmo tempo. Isso porque não saí do armário ainda. =P

Mas concordo com tudo o que você disse. Levar uma vida guiando-se por seus próprios pés, sem a sensação de ter uma entidade cuidando o tempo todo de você é algo que causa muito desconforto. Entretanto, quando contamos apenas com nossa força de vontade acabamos por nos fortalecer para eventos futuros.

Eu mesma em determinados momentos fico muito deprimida, mas quando consigo superar me sinto muito mais forte para enfrentar novos desafios. Não quer dizer que isso também não aconteça com os teístas, mas se trata de uma outra maneira de enxergar as fatalidades.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 15:57:33 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:54:41 »

Também acho que os ateus dão demasiada atenção a estas coisas, uiliníli.

Mas com relação ao humanismo eu tenho outro ponto de vista.
O humanismo propõe o antropocentrismo, que se trata de uma concepção que não acho justa, pois coloca a humanidade como o centro das atenções, ignorando o interesse dos demais terráqueos.
Eu sou a favor da concepção biocêntrica, a qual defende que todas as formas de vida são importantes.

Mas eu respeito a sua opinião. :ok:

Eu sou especista  ;P

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #46 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:56:17 »
(Sou da corrente que prega que "se alguém não me respeitou em minhas crenças e atitudes, não serve para ser meu amigo, logo, não perdi muita coisa"... ).

somos 2 então :)

Não acho que a utilização do termo "tolerância" se referia à uma atitude passiva diante de humilhações e preconceito por parte de pessoas religiosas. Afirmar nossa descrença e ser ridicularizado ou alvo de preconceitos? Que tal um sermão sobre a liberdade de crença e as consequências legais para quem desrespeita nossa opção?

A tolerância também tem seu lado negro. Foi a tolerância que permitiu que Hitler chegasse ao poder, é a tolerância que permite que radicais islâmicos façam o que fazem no Oriente Médio, é a tolerância que permite que pastores e padres doutrinem milhares de pessoas de modo a joga-los em um mundo escuro - e essas duas últimas, são especificamente, culpa da nossa tolerância -. Ser tolerante não vale de nada se for posto no extremo, assim como a intolerância.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:57:51 »
Lua, mais me preocupo com o lado profissional do que o pessoal. Não sinto nenhuma falta das pessoas que se afastaram ou me vêm como imoral por ser ateu, porém acho que pode me prejudicar de outras formas, e para evitá-las prefiro dizer até que sou crente, se possível hehe.

Lord e Renato, Gerar um bloco "ateístas" versos "teístas" não seria bem a melhor opção... Mudar a opinião de pessoas que acreditam e praticam uma crença por vários anos é pedir para gerar até mesmo uma guerra (se é que entendi o ponto de vcs). Porém não vejo mal nenhum em criticar todas os absurdos que uma crença incentiva, como por exemplo, as atrocidades bíblicas, do alcorão e etc.  

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #48 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:59:30 »
Eu sou especista  ;P

Eu sou anti-especista. ;P
Mas não vou fazer protesto na sua residência. Pode ficar tranquilo. :stunned:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 16 de Janeiro de 2009, 16:03:21 »

Lord e Renato, Gerar um bloco "ateístas" versos "teístas" não seria bem a melhor opção... Mudar a opinião de pessoas que acreditam e praticam uma crença por vários anos é pedir para gerar até mesmo uma guerra (se é que entendi o ponto de vcs). Porém não vejo mal nenhum em criticar todas os absurdos que uma crença incentiva, como por exemplo, as atrocidades bíblicas, do alcorão e etc.  

Realmente, polarizar as coisas não é a melhor coisa a se fazer, muito menos tentar "desconverter" esses fieis. O que digo é que a tolerância muitas vezes é fechar os olhos e fingir que está tudo bem e é por isso também que digo que o problema maior são as religiões e não as crenças destas. Ser tolerante com o que a IURD faz com seus fieis é fechar os olhos e fingir que está tudo bem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!