Acho que os ateus que encontro na internet dão muita atenção para o ceticismo, para a ciência e para a razão. Isso é muito bom, mas infelizmente eles esquecem um outro pilar que eu considero fundamental, não apenas para os ateus, mas para as pessoas em geral, que é o humanismo. Acho que de hoje em diante vou me declarar mais frequentemente como humanista para enfatizar a importância disso.
Também acho que os ateus dão demasiada atenção a estas coisas, uiliníli.
Mas com relação ao humanismo eu tenho outro ponto de vista.
O humanismo propõe o antropocentrismo, que se trata de uma concepção que não acho justa, pois coloca a humanidade como o centro das atenções, ignorando o interesse dos demais terráqueos.
Eu sou a favor da concepção biocêntrica, a qual defende que todas as formas de vida são importantes.
Mas eu respeito a sua opinião.
Lua,Eu ainda não tive esse prazer de ver a surpresa das pessoas ao saber que sou atéia (pois se falar agnóstica, ninguém vai entender) e uma boa pessoa ao mesmo tempo. Isso porque não saí do armário ainda. =P
Mas concordo com tudo o que você disse. Levar uma vida guiando-se por seus próprios pés, sem a sensação de ter uma entidade cuidando o tempo todo de você é algo que causa muito desconforto. Entretanto, quando contamos apenas com nossa força de vontade acabamos por nos fortalecer para eventos futuros.
Eu mesma em determinados momentos fico muito deprimida, mas quando consigo superar me sinto muito mais forte para enfrentar novos desafios. Não quer dizer que isso também não aconteça com os teístas, mas se trata de uma outra maneira de enxergar as fatalidades.