Autor Tópico: Para quem ainda acha que não existe preconceito contra os ateus  (Lida 10607 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Para quem ainda acha que não existe preconceito contra os ateus
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2009, 16:06:06 »
Eu sou anti-especista. ;P
Mas não vou fazer protesto na sua residência. Pode ficar tranquilo. :stunned:

Você é vegetariana também? Tem muito vegan por aqui, será que já fizeram uma enquete?

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2009, 16:08:38 »
Você é vegetariana também? Tem muito vegan por aqui, será que já fizeram uma enquete?

Sou. ::)
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 16 de Janeiro de 2009, 17:08:55 »
Lua,
Eu ainda não tive esse prazer de ver a surpresa das pessoas ao saber que sou atéia (pois se falar agnóstica, ninguém vai entender) e uma boa pessoa ao mesmo tempo. Isso porque não saí do armário ainda. =P

Fiz isso algumas vezes e a mais legal foi quando estava na faculdade, durante uma aula de filosofia. O professor estava falando sobre crença e descrença e perguntou quem não acreditava em deus. Resultado: eu e mais duas colegas levantamos a mão. E isso foi no segundo dia de faculdade! Nem preciso dizer que passei a faculdade inteira sendo vista como a "atéia" do grupo. No entanto, consolidei amizades com muitas pessoas e fico imensamente satisfeita em afirmar que elas mudaram suas concepções acerca do ateísmo durante os cinco anos que passamos juntos. Um dos meus maiores amigos de lá é evangélico da universal e disse que levou um susto quando eu disse que era atéia e que prometeu a si mesmo que nunca se aproximaria de mim. Em menos de duas semanas iniciaríamos uma amizade e um companheirismo que dura até hoje...  :ok:

Quanto à minha família... Ouso dizer que nunca me revelei a eles diretamente, embora questione e tenha posições bastante céticas a respeito da bíblia e do cristianismo. Infelizmente, sei que meus pais ficariam magoados e preocupados comigo se descobrissem minha descrença no deus que eles tanto prezam(minha mãe sempre me reclama porque eu nunca digo "se deus quiser" quando cito meus objetivos)... Com o resto da família, vez ou outra dou uma alfinetada cética (minha família é evangélica e católica, em sua maioria) só pelo prazer de apontar... tá tá... Tem coisa mais divertida do que dizer a um cristão que a conduta dele contraria tal preceito bíblico?

PS. E desculpem pelo momento "divã"... ::)

Lua, mais me preocupo com o lado profissional do que o pessoal. Não sinto nenhuma falta das pessoas que se afastaram ou me vêm como imoral por ser ateu, porém acho que pode me prejudicar de outras formas, e para evitá-las prefiro dizer até que sou crente, se possível hehe.

Lord e Renato, Gerar um bloco "ateístas" versos "teístas" não seria bem a melhor opção... Mudar a opinião de pessoas que acreditam e praticam uma crença por vários anos é pedir para gerar até mesmo uma guerra (se é que entendi o ponto de vcs). Porém não vejo mal nenhum em criticar todas os absurdos que uma crença incentiva, como por exemplo, as atrocidades bíblicas, do alcorão e etc.  

Quando dependemos de um emprego, na maioria das vezes abdicamos de nossas crenças/opiniões pessoais ao colocarmos os pés nele... E isso acontece com ateus, homossexuais, portadores do virus HIV, etc...
No meu caso, eu não digo que sou crente porque quem me conhece sabe que desenvolvi certa aversão a evangélicos (motivos pessoais, principalmente). Sou a "sem religião" e a estudiosa das religiões... É divertido... ::)

Quanto a criticar os absurdos proclamados por grupos religiosos, sou completamente a favor. Quero deixar claro que não sou contra a militância ateísta, mas não apóio a intolerância de querer obrigar o outro a aceitar a minha verdade. Além disso, como cidadã que recebe proteção constitucional e garantia de minha liberdade de crença, não deixarei que se dirijam a mim com desdém ou que eu seja excluída ou tolhida em meus direitos somente porque não acredito em Zezuis, Zeus, Ali Babá e qualquer outra entidade etérea...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #53 Online: 16 de Janeiro de 2009, 17:16:32 »
Cônego José Luiz Villac:
"Alguém que rompeu com Deus no fundo do seu coração é um indivíduo visceralmente ruim. Os aspectos aparentemente bons de sua personalidade apenas encobrem essa malícia de fundo, que contamina todos os seus atos internos e externos."
::) ninguém vê esse tipo de coisa... e só os ateus são intolerantes...

a minha assinatura mostra exatamente a sua frase, só que em outras palavras, as pessoas não percebem que é esse tipo de pensamento que é danoso, e que eu não vejo ateus falando isso (religiosos => mauls ) mas religiosos pensam isso... essa é a diferença...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2009, 17:32:48 »
Cônego José Luiz Villac:
"Alguém que rompeu com Deus no fundo do seu coração é um indivíduo visceralmente ruim. Os aspectos aparentemente bons de sua personalidade apenas encobrem essa malícia de fundo, que contamina todos os seus atos internos e externos."

Devo dizer que nem eu conhecia essa minha malícia de fundo, que vem lá do meu inconsciente.
Esse cara acabou de mudar minha vida, pois agora eu sei muito mais sobre mim, principalmente sobre a maldade que toma por inteiro a minha mente e sobre meus atos de crueldade com todas as pessoas teístas.
Tudo isso graças à onisciência dele.

Muito obrigada, ó grande Cônego Villac, detentor da onisciência, por me revelar minha verdadeira face cruel. :histeria:
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:12:00 »
Cônego José Luiz Villac:

Devo dizer que nem eu conhecia essa minha malícia de fundo, que vem lá do meu inconsciente.
Esse cara acabou de mudar minha vida, pois agora eu sei muito mais sobre mim, principalmente sobre a maldade que toma por inteiro a minha mente e sobre meus atos de crueldade com todas as pessoas teístas.
Tudo isso graças à onisciência dele.

Muito obrigada, ó grande Cônego Villac, detentor da onisciência, por me revelar minha verdadeira face cruel. :histeria:

AAAAAAAAAmeeeeeeeeem!!! ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:24:35 »
Cônego José Luiz Villac:
::) ninguém vê esse tipo de coisa... e só os ateus são intolerantes...

a minha assinatura mostra exatamente a sua frase, só que em outras palavras, as pessoas não percebem que é esse tipo de pensamento que é danoso, e que eu não vejo ateus falando isso (religiosos => mauls ) mas religiosos pensam isso... essa é a diferença...

Ateus não são maniqueístas, essa é a grande questão. Não ponderamos as coisas com valores medíocres: "ah, é assim? então é bom" ou "ah, não é? então é ruim". Qualquer mente mais esclarecida sabe que valores religiosos são subjetivos e seria tolice querer atribuir superioridade a qualquer tipo de instituição/credo/fé tomando por base unicamente ideais individuais. Mas claro, estou me referindo àquelas pessoas que questionam, que buscam respostas, que não se contentam com o que lhes dizem. E esse mesmo tipo de pessoa é aquela que percebe que um pensamento intolerante não apenas é danoso à sociedade como ao próprio intolerante, que pode responder judicialmente por não manter "a língua dentro da boca" e "a espada dentro da bainha".

Não visualizo os ateus e agnósticos como um grupo de intolerantes, pelo contrário, o fato de reconhecer a magnitude e complexidade do universo apenas nos ensina o quanto somos pequenos e ignorantes - como ser intolerante e querer pregar uma verdade absoluta que não existe?  Meu problema é com aqueles que querem impor o ateísmo com os mesmos métodos utilizados pela religião: ao invés de ganharmos credibilidade (não que eu busque a credibilidade de grupos religiosos falidos), apenas nos tornamos mais um grupo "religioso".

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:33:29 »
Mas quem quer impor o ateísmo não é ateu, é apenas um religioso com uma religião não ortodoxa....

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:35:07 »
Mas quem quer impor o ateísmo não é ateu, é apenas um religioso com uma religião não ortodoxa....

Pois é... Só que por causa desse tipo de ateu, muitos religiosos andam nos tratando como iguais (religiosos também)... ¬¬

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #59 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:36:15 »
Preconceito existe em ambos.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #60 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:41:06 »
Yeah... i don t think so...
Esse tópico do Rév é um show de horrores: http://rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=18138

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #61 Online: 16 de Janeiro de 2009, 23:45:34 »
Fiz isso algumas vezes e a mais legal foi quando estava na faculdade, durante uma aula de filosofia. O professor estava falando sobre crença e descrença e perguntou quem não acreditava em deus. Resultado: eu e mais duas colegas levantamos a mão. E isso foi no segundo dia de faculdade! Nem preciso dizer que passei a faculdade inteira sendo vista como a "atéia" do grupo. No entanto, consolidei amizades com muitas pessoas e fico imensamente satisfeita em afirmar que elas mudaram suas concepções acerca do ateísmo durante os cinco anos que passamos juntos. Um dos meus maiores amigos de lá é evangélico da universal e disse que levou um susto quando eu disse que era atéia e que prometeu a si mesmo que nunca se aproximaria de mim. Em menos de duas semanas iniciaríamos uma amizade e um companheirismo que dura até hoje...  :ok:

Quanto à minha família... Ouso dizer que nunca me revelei a eles diretamente, embora questione e tenha posições bastante céticas a respeito da bíblia e do cristianismo. Infelizmente, sei que meus pais ficariam magoados e preocupados comigo se descobrissem minha descrença no deus que eles tanto prezam(minha mãe sempre me reclama porque eu nunca digo "se deus quiser" quando cito meus objetivos)... Com o resto da família, vez ou outra dou uma alfinetada cética (minha família é evangélica e católica, em sua maioria) só pelo prazer de apontar... tá tá... Tem coisa mais divertida do que dizer a um cristão que a conduta dele contraria tal preceito bíblico?

PS. E desculpem pelo momento "divã"... ::)

Muito legal sua história, Lua.
É muito bom ver que as pessoas podem evoluir, mesmo que tenham pré-conceitos muito difundidos no dia-a-dia. Seu amigo deve ter sofrido uma mudança de valores imensa, uma verdadeira revolução no modo de pensar. :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 17 de Janeiro de 2009, 01:11:48 »
O RéV é um exemplo do tipo de ateísmo de que não precisamos...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 17 de Janeiro de 2009, 01:35:29 »

2

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #64 Online: 17 de Janeiro de 2009, 04:24:02 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #65 Online: 17 de Janeiro de 2009, 06:21:21 »
Utilidade para a sessão "Religião e Espiritualidade" do Yahoo! Respostas: descontar stress diário.

Como eu costumo escrever lá, lá todo mundo se degladia.
Ninguém é só culpado ou vítima, todo mundo é um pouco dos dois.
Voa ferpa pra cada lado e quem tiver janela que a feche.

Dá pra separar em mais ou menos uns quatro grupinhos a categoria:
*Ateus e agnósticos,
*Kardecistas, umbandistas e candomblezeiros,
*Católicos,
*Evangélicos.

E não, o grupinho mais filhadaputamente odiado lá não são os ateus e agnósticos. Ao que me parece, são os evangélicos. Mas eles não são santinhos, eles também fazem por merecer e atacam todo mundo. Outro detalhe é que quando um dos grupos se sobressai demais, os outros vão atacar justamente esse.

Lá eu solto minhas tiradas mais cínicas e brutas. É assim, você faz um arquivinho de textos pras respostas que você vai dar, e copia-e-cola conforme conveniência.

Quanto a preconceito a ateus, sim, ele existe. Só que ninguém vai vir e chegar na tua cara e dizer: "você não presta porque você é ateu", a não ser que queira um processo ou um murro na cara. Quando as pessoas querem ser preconceituosas, usam de meios anônimos para tal. Como o Y!R.

Quando a pergunta é excessivamente preconceituosa, ou ataque pessoal, sempre tem um pra denunciar. Então, você vê extremos, mas não tão extremos assim.

Acho que isso tudo é fruto daquele velho "religião não se discute". Se discute, sim. E então surgem essas arenas - sim, porque aquilo é uma arena - em que todo mundo revê suas diferenças.

Enquanto a coisa tiver só no verbal, e fair game, dá até gosto de assistir e extravasar... e como sinceramente não acho que vá sair disso, aproveito.
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:36:37 »
Yeah... i don t think so...
Esse tópico do Rév é um show de horrores: http://rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=18138
Foi de lá que veio a sua assinatura:

"A minha opinião seria incriminar e protestar contra uma minoria (de ateus) que induz a massa a ter pensamentos diferentes sem nenhuma proposta de paz aparente."  Erivelton, o profeta dos ateus

Segundo o Erivelton, toda a violência no mundo é causada pelos ateus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:40:18 »
Quanto a preconceito a ateus, sim, ele existe. Só que ninguém vai vir e chegar na tua cara e dizer: "você não presta porque você é ateu", a não ser que queira um processo ou um murro na cara. Quando as pessoas querem ser preconceituosas, usam de meios anônimos para tal. Como o Y!R.
Num antigo Big Brother, um participante disse que votou pela eliminação de outro "porque ele é um cara legal, porém ateu e eu não posso aceitar isto".

No atual Big Brother (o 9), a "vovó Naiá", revoltada porque não foi eleita a líder, culpou "aquele judeu sem fé".
http://especiais.ig.com.br/bababrother/2009/01/16/da-arte-de-atirar-no-proprio-pe/

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:50:54 »

Generalização sua.

Na sua experiência pessoal provavelmente isso é verdade.

Já ouvi "Você não presta porque é ateu" (ou variantes) de mais gente que eu consigo contar, falado na minha cara.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:55:42 »
E não vamos esquecer o famado:
Já é ateu mesmo, a delinqüência já corre no seu sangue mesmo! Por favor, só não evolua para estuprador e pedófilo, que ai a coisa fica feia marginal.

Cadê o marginal com as respostas aos meus posts? Ta planejando algum assalto por aí?

Os interessados, os cientistas, os papas da tua religião, o pessoal comum da religião ateísta/agnóstica/cética, os delinqüentes como vc, os marginais da tua laia e aqueles que descendem de tua turma, os pedófilos e os estupradores.
Tira o olho da mulher alheia marginal!

Olha aqui marginal, é claro que qualquer um nota que este nome é indígena, mas daí a concluir que vc é indio... Aliás, isso é a maior lorota própria de mentirosos delinqüentes da tua turma. É tudo jogada de marketing.

Quanto blá-blá-blá marginal. Tudo o que vc escreveu, delinqüente, não muda em nada o que escrevi, facínora, não nega nada do que falei, larápio. Como disse, os documentos serão publicados na internet e todos terão acesso. Ladrão!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #70 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:56:28 »
PQP, onde o cara escreveu isso, Fernando Silva?

Donald Kendall

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:58:57 »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 17 de Janeiro de 2009, 12:00:15 »
PQP, onde o cara escreveu isso, Fernando Silva?
Ao longo deste tópico
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?f=1&t=18025&st=0&sk=t&sd=a

Obrigado pelo link, isso ai eu tenho que ver com meus próprios olhos.

Donald Kendall

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Janeiro de 2009, 12:30:43 »
Eu me lembro de quando quase perdi uma oportunidade de estágio pq o cara me perguntou a religião na entrevista. Era 2002, auge da STR. Estufei o peito e disse que era ateu. O cara escreveu ATEU, grifou duas vezes, fechou a agenda do Smiligüido e começou um small talk.

Duas semanas depois não obtive resposta. Como era um estágio arranjado pelo colégio e eu tinha boas relações com a coordenação e a diretoria, expliquei minha situação à coordenadora, dizendo que se eu não for chamado por causa da posição religiosa eu iria processá-los. No dia seguinte meu telefone tocou e eu fui conversar com outro cara. Naquele dia mesmo comecei a trabalhar.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #74 Online: 17 de Janeiro de 2009, 12:47:21 »

2

3
E assim falou as pessoas que não acessam o RéV... ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!