Utilidade para a sessão "Religião e Espiritualidade" do Yahoo! Respostas: descontar stress diário.
Como eu costumo escrever lá, lá todo mundo se degladia.
Ninguém é só culpado ou vítima, todo mundo é um pouco dos dois.
Voa ferpa pra cada lado e quem tiver janela que a feche.
Dá pra separar em mais ou menos uns quatro grupinhos a categoria:
*Ateus e agnósticos,
*Kardecistas, umbandistas e candomblezeiros,
*Católicos,
*Evangélicos.
E não, o grupinho mais filhadaputamente odiado lá não são os ateus e agnósticos. Ao que me parece, são os evangélicos. Mas eles não são santinhos, eles também fazem por merecer e atacam todo mundo. Outro detalhe é que quando um dos grupos se sobressai demais, os outros vão atacar justamente esse.
Lá eu solto minhas tiradas mais cínicas e brutas. É assim, você faz um arquivinho de textos pras respostas que você vai dar, e copia-e-cola conforme conveniência.
Quanto a preconceito a ateus, sim, ele existe. Só que ninguém vai vir e chegar na tua cara e dizer: "você não presta porque você é ateu", a não ser que queira um processo ou um murro na cara. Quando as pessoas querem ser preconceituosas, usam de meios anônimos para tal. Como o Y!R.
Quando a pergunta é excessivamente preconceituosa, ou ataque pessoal, sempre tem um pra denunciar. Então, você vê extremos, mas não tão extremos assim.
Acho que isso tudo é fruto daquele velho "religião não se discute". Se discute, sim. E então surgem essas arenas - sim, porque aquilo é uma arena - em que todo mundo revê suas diferenças.
Enquanto a coisa tiver só no verbal, e fair game, dá até gosto de assistir e extravasar... e como sinceramente não acho que vá sair disso, aproveito.