Será porque o racismo no Brasil é contra os negros ( mas não só eles . lembrem-se dos paraíbas no Sudeste...)? Algum branco foi discriminado por ser branco ( impedido de se associar a um clube , etc...?)
Não era justamente sobre os brancos serem proibidos de entrar no Ilê Ayê que estávamos falando? E já que você tocou no assunto, que tal as cotas raciais como exemplo? Tem gente tendo sua entrada dificultada nas universidadesdeste país mestiço porque deu o azar de nascer com um pouco menos de melanina.
Sou contra as cotas raciais na universidade porque o percentual reduzido de negros não é devido á etnia mas á pobreza , a causa é social e não étnica. O filho de um bancário negro , com renda familiar de digamos R$ 2500,00 , terá muito mais chances de chegar à faculdade que o filho de um pedreiro branco , com renda familiar de R$ 800 ,00. Ninguém é impedido de cursar uma faculdade pública ,se passar no vestibular , porque é negro ou qualquer outra etnia. Se houvesse este tipo de discriminação , aí as cotas raciais se justificariam , mas esta não é nossa realidade.
O grande funil da educação brasileira é no ensino fundamental , onde há a maior taxa de evasão. Os que chegam a terminar o ensino médio em uma escola pública são a minoria dentro do total que ingressou na 1ª série. Para aumentar a proporção de pessoas de origem nas camadas pobres ( que estatísticamente são em sua maioria negras ou pardas)no ensino superior tem que se resolver o ensino fundamental e médio.
Desculpa aí, eu pensei que eu vivesse em um país onde todo cidadão tivesse direitos iguais independente de etnia, sexo, origem e crenças, onde antes de tudo fôssemos todos brasileiros e cidadãos. Eu também pensei que pertencia a uma espécie onde raças não existem e que diferenças de cor fossem insignificantes, já que o código genético humano é tão variado que um italiano e um japonês podiam compartilhar mais genes entre si do que dois africanos que moram a 2 km de distância um do outro.
Mas já que eu estava errado quanto a isso então tudo bem, eu reconheço que os negros constituem uma raça superior e que por isso devem ter direitos especiais. Afinal, os brancos são intrinsecamente ruins, eles são todos racistas - e todo mundo sabe que racismo é coisa de branco. Deviam ser todos castigados no pelourinho.
Corrigindo a frase que escrevi com pressa ( estava saindo para o plantão):Neste país deveriámos ser mas não somos todos iguais , brancos sempre foram mais iguais que negros e mulatos.
Dizer que somos todos humanos e que a diferença genética entre as etnias é desprezível não muda nada em relação ao preconceito e à discriminação porque estes são culturais. E o fato de sermos todos
juridicamente iguais nunca impediu que ocorresse o preconceito contra negros e mulatos. O Brasil é o país em que a ascenção social branqueia ( lembrar do caso de Machado de Assis ) e ser pobre escurece ( como cantava Caetano em Haiti " brancos quase pretos de tão pobres").
Dizer que uma associação negra é racista porque quer resgatar a autoestima e o orgulho de ser de uma etnia vilipendiada e discriminada é simplesmente fechar os olhos para toda a história da nossa formação social.
Possivelmente em um futuro que espero não esteja distante o racismo e o preconceito neste país se tornem raros e aí ações como as do Ilê Aye ser tornarão supérfluas. Mas enquanto isto não ocorrer elas são necessárias.