Autor Tópico: Vovó do BBB 9 discrimina negros e judeus (e ateus...)  (Lida 8163 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Vovó do BBB 9 discrimina negros e judeus (e ateus...)
« Online: 17 de Janeiro de 2009, 12:16:48 »
http://especiais.ig.com.br/bababrother/2009/01/16/da-arte-de-atirar-no-proprio-pe/

Só porque não foi eleita líder...

BBB 9 - Da arte de atirar no próprio pé

Vovó Naiá, um nome tão cândido… Mas de cândida essa mulher não tem nada: é um poço de preconceito e incorreção política vestido em roupas indianas.

De quatro dias pra cá, ela já soltou uma pérola contra judeus (falando que é um povo “sem fé”), contra negros (contando que é incrível que a filha dela foi trocada por uma mulher pobre e de cor) e ainda uma história politicamente incorretíssima sobre quando ela quebrou um prato na cabeça da filha, porque ela não queria comer. Ou seja, depois vai ser execrada pelo público e vai no Faustão explicar que não era bem isso que queria dizer…

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Vovó do BBB 9 discrimina negros e judeus (e ateus...)
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2009, 14:29:11 »
Por que ateus? Não duvido que ela seja ateófoba (precisamos de um nome chique para o preconceito contra ateus, se quisermos fazer miltância :P ), mas não vi evidência disso especificamente nesse trecho.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2009, 14:39:20 »
Deve ser porque se os judeus ela considera "sem fé", então imagine os ateus :diabo:...

Com certeza isso é uma tática altamente sofisticadda de ganhar a simpatia do povo :D.
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 14:41:53 »
Deve ser porque se os judeus ela considera "sem fé", então imagine os ateus :diabo:...

E nós não somos? :P  Se alguém me diz que sou sem fé me sinto elogiado :hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2009, 15:07:43 »
Nem sabia que tinha começado esse programa :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2009, 15:12:39 »
E nós não somos?   Se alguém me diz que sou sem fé me sinto elogiado

Eu também  :D, é o típico caso de um "defeito" que me dá orgulho... mas a intenção de quem fala é discriminar, como no caso da "simpática vovózinha" :)

Nem sabia que tinha começado esse programa

Sei, sei... :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2009, 15:13:18 »
Nem sabia que tinha começado esse programa :P

2

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2009, 15:52:20 »
Haha, tinha um episódio American Dad, onde o Alien sai na vida e encontra a velhinha boazinha e carinhosa. Depois viu o negro e judeus e ela xingou.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2009, 16:02:18 »
Haha, tinha um episódio American Dad, onde o Alien sai na vida e encontra a velhinha boazinha e carinhosa. Depois viu o negro e judeus e ela xingou.

E o pior é que isso é normalíssimo. Esse pessoal de mais idade vem de uma geração em que ter preconceito não era considerado uma falha de caráter, eles cresceram em um mundo em que xingar negros e judeus era uma coisa completamente normal. Claro que isso não justifica nos dias de hoje eles ainda se comportarem assim.

Inclusive, esses dias eu conversei com uma amiga no MSN que estava me contando revoltada como ela era maltratada pela sogra, só porque ela tem "cabelo ruim" e é neta de negros, falou que sua sogra destratava os avós dela e que que fazia comentários racistas :( Isso além de muitas outras maldades...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2009, 16:35:28 »
Pois no interior do RS racismo é considerado até normal e aqui tá cheio de neo-nazis.  :no:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2009, 21:10:11 »

E o pior é que isso é normalíssimo. Esse pessoal de mais idade vem de uma geração em ...

Ops!!! Olha o preconceito aí...
 8-)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2009, 21:13:10 »
Ops!!! Olha o preconceito aí...
 8-)

Preconceito por que? Falei alguma mentira? A desvantagem da nossa geração politcamente correta, por outro lado é que agora até escrever o óbvio como "os negros são pessoas de pele escura" vira preconceito também :P

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:16:40 »
http://especiais.ig.com.br/bababrother/2009/01/16/da-arte-de-atirar-no-proprio-pe/

Só porque não foi eleita líder...

BBB 9 - Da arte de atirar no próprio pé

Vovó Naiá, um nome tão cândido… Mas de cândida essa mulher não tem nada: é um poço de preconceito e incorreção política vestido em roupas indianas.

De quatro dias pra cá, ela já soltou uma pérola contra judeus (falando que é um povo “sem fé”), contra negros (contando que é incrível que a filha dela foi trocada por uma mulher pobre e de cor) e ainda uma história politicamente incorretíssima sobre quando ela quebrou um prato na cabeça da filha, porque ela não queria comer. Ou seja, depois vai ser execrada pelo público e vai no Faustão explicar que não era bem isso que queria dizer…

A Globo que se cuide... Foi-se o tempo em que falar mal de grupos étnicos ou religiosos atraia simpatia do público. Hoje, a moda é bancar o bonzinho na frente dos outros e não demonstrar os preconceitos que possui: técnica inteligente de sobrevivência em ambientes com o do bbb.

:| E eu também não notei discriminação contra ateus...  :umm: (Mas se a vovó continuar no programa, não vai demorar muito).

E o pior é que isso é normalíssimo. Esse pessoal de mais idade vem de uma geração em que ter preconceito não era considerado uma falha de caráter, eles cresceram em um mundo em que xingar negros e judeus era uma coisa completamente normal. Claro que isso não justifica nos dias de hoje eles ainda se comportarem assim.

Inclusive, esses dias eu conversei com uma amiga no MSN que estava me contando revoltada como ela era maltratada pela sogra, só porque ela tem "cabelo ruim" e é neta de negros, falou que sua sogra destratava os avós dela e que que fazia comentários racistas :( Isso além de muitas outras maldades...

Verdade. Velhinhos fofinhos e preconceituosos existem aos montes por aí... Eu já ouvi muitos "só podia ser negro mesmo" de pessoas idosas...  :( E quanto a sua amiga, Uili... Digamos que ela se prepare psicologicamente para suportar esse tipo de coisa: se até hoje os sogros não aprenderam a respeitá-la, duvido muito que consigam isso algum dia... Triste também...

Pois no interior do RS racismo é considerado até normal e aqui tá cheio de neo-nazis.  :no:
No RS a população branca representa a maioria e o negro costuma ser o "elemento estranho ao contexto". Já em Salvador - que tem a maior concentração de negros fora da África -, qualquer atitude que demonstre o mínimo de racismo é mal vista (o que não significa que inexiste racismo).
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:44:16 »
Lua, em Salvador acontece racismo com brancos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2009, 01:56:17 »

Já ouvi casos de blocos de carnaval que proibiam brancos. Se fosse o contrário seria racismo, mas como o bloco era de negros o nome disso é "cultura".

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2009, 02:02:11 »
Já ouvi casos de blocos de carnaval que proibiam brancos. Se fosse o contrário seria racismo, mas como o bloco era de negros o nome disso é "cultura".

E se o bloco proibísse gays?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2009, 02:06:25 »

E se o bloco proibísse gays?

Homofobia. Mas se fosse um bloco gay proibindo heterossexuais, seria "diversidade".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2009, 10:39:33 »
:| E eu também não notei discriminação contra ateus...  :umm: (Mas se a vovó continuar no programa, não vai demorar muito).
Se ela não gosta de quem não tem fé, os ateus estão incluídos, ainda que não nominalmente citados.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2009, 10:42:33 »
Certa vez, eu estava num táxi em Canoas e o motorista, ao ver um hospital público onde a maioria dos funcionários era negra, disse, com cara de nojo: "Só tem negros!"

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2009, 15:55:19 »

O Ilê Aye , não é?
Mas veja que quando foi criado era uma forma de resistência e de  fomentar a auto-estima na população negra contra o racismo vigente na época. Não acho errado que se faça uma associação cultural , voltada para um determinado grupo étnico ou cultural , como forma de estimular a coesão e o sentimento de auto-afirmação. Não são a ùnica associação carnavalesca existente e quem quiser pode participar de outras. Se fosse assim os Filhos de Gandhi seriam machistas ( o bloco é só de homens) e diversas associações judaicas seriam xenófobas.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2009, 15:58:09 »

O Ilê Aye , não é?
Mas veja que quando foi criado era uma forma de resistência e de  fomentar a auto-estima na população negra contra o racismo vigente na época. Não acho errado que se faça uma associação cultural , voltada para um determinado grupo étnico ou cultural , como forma de estimular a coesão e o sentimento de auto-afirmação. Não são a ùnica associação carnavalesca existente e quem quiser pode participar de outras. Se fosse assim os Filhos de Gandhi seriam machistas ( o bloco é só de homens) e diversas associações judaicas seriam xenófobas.

Então um bloco de carnaval que só aceite brancos seria uma coisa comum, não seria taxado de racista?Não seria processado e criticado pela mídia?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2009, 16:02:25 »
O Ilê Aye , não é?

Então... se um bloco de negros proíbe brancos é cultura. Mas e se fosse um bloco de brancos proibindo negros sob a desculpa de estar voltada para um determinado grupo étnico ou cultural , como forma de estimular a coesão e o sentimento de auto-afirmação? Ou será que em vez de cultura isso seria considerado racismo? Recentemente houve até polêmica no Fashion Rio porque não haviam modelos negros desfilando. A sensação que passa é que vivemos em um país onde todos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:09:33 »
Branco quando não faz na entrada faz na saída.
Isto é coisa de branco...
Tinha que ser branquelo...

Eu que sou branquelo , olhos verdes e um gingado de alemão da Baviera nunca ouvi estas expressões.
Será porque o racismo no Brasil é contra os negros ( mas não só eles . lembrem-se dos paraíbas no Sudeste...)? Algum branco foi discriminado por ser branco ( impedido de se associar a um clube , etc...?)
Então dá licença mas negros , judeus , nordestinos ( no Sudeste) têm todo o direito de terem seus espaço diferenciados se o quiserem porque são vítimas de preconceito , brancos como eu não têm problemas neste país em virtude da etnia.
Neste país NÂO somos todos iguais e brancos sempre foram mais iguais que negros e mulatos.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:20:42 »
Será porque o racismo no Brasil é contra os negros ( mas não só eles . lembrem-se dos paraíbas no Sudeste...)? Algum branco foi discriminado por ser branco ( impedido de se associar a um clube , etc...?)

Não era justamente sobre os brancos serem proibidos de entrar no Ilê Ayê que estávamos falando? E já que você tocou no assunto, que tal as cotas raciais como exemplo? Tem gente tendo sua entrada dificultada nas universidadesdeste país mestiço porque deu o azar de nascer com um pouco menos de melanina.

Então dá licença mas negros , judeus , nordestinos ( no Sudeste) têm todo o direito de terem seus espaço diferenciados se o quiserem porque são vítimas de preconceito , brancos como eu não têm problemas neste país em virtude da etnia.
Neste país NÂO somos todos iguais e brancos sempre foram mais iguais que negros e mulatos.

Desculpa aí, eu pensei que eu vivesse em um país onde todo cidadão tivesse direitos iguais independente de etnia, sexo, origem e crenças, onde antes de tudo fôssemos todos brasileiros e cidadãos. Eu também pensei que pertencia a uma espécie onde raças não existem e que diferenças de cor fossem insignificantes, já que o código genético humano é tão variado que um italiano e um japonês podiam compartilhar mais genes entre si do que dois africanos que moram a 2 km de distância um do outro.

Mas já que eu estava errado quanto a isso então tudo bem, eu reconheço que os negros constituem uma raça superior e que por isso devem ter direitos especiais. Afinal, os brancos são intrinsecamente ruins, eles são todos racistas - e todo mundo sabe que racismo é coisa de  branco. Deviam ser todos castigados no pelourinho.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 18:23:03 por uiliníli »

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2009, 21:46:53 »

Não era justamente sobre os brancos serem proibidos de entrar no Ilê Ayê que estávamos falando? E já que você tocou no assunto, que tal as cotas raciais como exemplo? Tem gente tendo sua entrada dificultada nas universidadesdeste país mestiço porque deu o azar de nascer com um pouco menos de melanina.

Sou contra as cotas raciais na universidade porque o percentual reduzido de negros não é devido á etnia mas á pobreza , a causa é social e não étnica. O filho de um bancário negro , com renda familiar de digamos R$ 2500,00 , terá muito mais chances de chegar à faculdade que o filho de um pedreiro branco , com renda familiar de R$ 800 ,00. Ninguém é impedido de cursar uma faculdade pública ,se passar no vestibular , porque é negro ou qualquer outra etnia. Se houvesse este tipo de discriminação  , aí as cotas raciais se justificariam , mas esta não é nossa realidade.
O grande funil da educação brasileira é no ensino fundamental , onde há a maior taxa de evasão. Os que chegam a terminar o ensino médio em uma escola pública são a minoria dentro do total que ingressou na 1ª série. Para aumentar a proporção de pessoas de origem nas camadas pobres ( que estatísticamente são em sua maioria negras ou pardas)no ensino superior tem que se resolver o ensino fundamental e médio.

Desculpa aí, eu pensei que eu vivesse em um país onde todo cidadão tivesse direitos iguais independente de etnia, sexo, origem e crenças, onde antes de tudo fôssemos todos brasileiros e cidadãos. Eu também pensei que pertencia a uma espécie onde raças não existem e que diferenças de cor fossem insignificantes, já que o código genético humano é tão variado que um italiano e um japonês podiam compartilhar mais genes entre si do que dois africanos que moram a 2 km de distância um do outro.

Mas já que eu estava errado quanto a isso então tudo bem, eu reconheço que os negros constituem uma raça superior e que por isso devem ter direitos especiais. Afinal, os brancos são intrinsecamente ruins, eles são todos racistas - e todo mundo sabe que racismo é coisa de  branco. Deviam ser todos castigados no pelourinho.

Corrigindo a frase que escrevi com pressa ( estava saindo para o plantão):Neste país deveriámos ser mas não somos todos iguais , brancos sempre foram mais iguais que negros e mulatos.
Dizer que somos todos humanos e que a diferença genética entre as etnias é desprezível não muda nada em relação ao preconceito e à discriminação porque estes são culturais. E o fato de sermos todos juridicamente iguais nunca impediu que ocorresse o preconceito contra negros e mulatos. O Brasil é o país em que a ascenção social branqueia ( lembrar do caso de Machado de Assis ) e ser pobre escurece ( como cantava Caetano em Haiti " brancos quase pretos de tão pobres").
Dizer que uma associação negra é racista porque quer resgatar a autoestima e o orgulho de ser de uma etnia vilipendiada e discriminada é simplesmente fechar os olhos para toda a história da nossa formação social.
Possivelmente em um futuro que espero não esteja distante o racismo e o preconceito neste país se tornem raros e aí ações como as do Ilê Aye ser tornarão supérfluas. Mas enquanto isto não ocorrer elas são necessárias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!