Autor Tópico: Vovó do BBB 9 discrimina negros e judeus (e ateus...)  (Lida 8164 vezes)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Vovó do BBB 9 discrimina negros e judeus (e ateus...)
« Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2009, 21:53:38 »
Então, se um grupo composto por negros veta a entrada de qualquer pessoa branca, isso não é racismo, mesmo que a lei diga que é, por causa da históra da formação social do país.

Agora, se um grupo composto por brancos veta a entrada de qualquer pessoa negra, isso é racismo, conforme a lei diz que é, por causa da históra da formação social do país.

Entendi certo?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2009, 21:58:36 »
O fato é que nós não somos de fato juridicamente iguais. Racismo é crime inafiançável no Brasil - e na prática a lei é via de mão única, só vale do preconceito do branco contra o negro. Há cotas raciais para beneficiar o negro e o índio. Os negros têm ampla liberdade para discriminar os brancos em associações "para resgatar a autoestima e o orgulho de ser de uma etnia vilipendiada e discriminada". Enfim, o que eu enxergo aqui é a velha ideologia do coitadismo, de tentar compensar todos os problemas reais e imaginários de um setor da população desequilibrando a balança democrática em favor deles, em vez de simplesmente aplicando a lei, e o próprio sistema de cotas raciais que você mesmo criticou brota dessa mesma fonte.

E independentemente de razões históricas e sociais, minha ética não consegue assimilar que seja errado A discriminar B, mas não seja errado B discriminar A.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:24:58 »
Um instante , do que estamos falando? Não estamos falando de uma organização qualquer mas de uma organização voltada para a cultura negra ( conforme seus integrantes a entendem). Não estamos falando de qualquer organização , mas de uma organização cultural privada , similar à Maçonaria ( que não admite mulheres , deficientes físicos e pessoas com baixa renda) que também é uma organização cultural privada. Por este raciocínio qualquer grupo que tente associar pessoas por características culturais ou de origem poderia ser acusado de discriminação ( e aí eu , carioca da Boca do Mato , comprarei bombachas e cuia de chimarrão e solicitarei minha admissão num centro de tradições gauchescas...).

Por outro lado , em relação às cotas , elas na prática geram um privilégio injustificado pelo motivo que coloquei no meu post anterior.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:29:45 »
Tá bom, Luiz Souto, mas o que você acha que ia acontecer com uma sociedade privada que proibisse a entrada de negros?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:33:55 »
Bom, para ajudar na discussão, eis o que encontrei :

LEI Nº 7.716 - DE 5 DE JANEIRO DE 1989 – DOU DE 6/1/89
Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.

Art. 2º (Vetado).

Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.

Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Art. 4º Negar ou obstar emprego em empresa privada.

Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Art. 5º Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador.

Pena: reclusão de um a três anos.

Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

Pena: reclusão de três a cinco anos.

Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).

Art. 7º Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, pensão, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar.

Pena: reclusão de três a cinco anos.

Art. 8º Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao público.

Art. 9º Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diversões, ou clubes sociais abertos ao público.

Art. 10. Impedir o acesso ou recusar atendimento em salões de cabeleireiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades.

Art. 11. Impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos:

Art. 12. Impedir o acesso ou uso de transportes públicos, como aviões, navios barcas, barcos, ônibus, trens, metrô ou qualquer outro meio de transporte concedido.

Art. 13. Impedir ou obstar o acesso de alguém ao serviço em qualquer ramo das Forças Armadas.

Pena: reclusão de dois a quatro anos.

Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência familiar e social.

Pena: reclusão de dois a quatro anos.

Art. 15. (Vetado).

Art. 16. Constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular por prazo não superior a três meses.

Art. 17. (Vetado)

Art. 18. Os efeitos de que tratam os arts. 16 e 17 desta Lei não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença.

Art. 19. (Vetado).

Art. 20. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 21. Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 5 de janeiro de 1989; 168º da Independência e 101º da República.

fonte: http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/42/1989/7716.htm

Essa é a lei correta, certo?

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:44:55 »
Nesse caso acho que o Ilê Ayê poderia ser enquadrado no artigo 9, não?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:48:43 »
Achei uma reportagem interessante, adequada ao tema, revela muito sobre certo tipo pensamento espalhado por ai.

Não é racismo se insurgir contra branco, diz ministra

A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diz que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos.

Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pelo Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".

"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”, afirmou.

Ribeiro disse que ainda vai demorar até que as políticas públicas implantadas nos últimos anos comecem a dar resultados concretos e diminuam a diferença econômica e social entre as populações branca e negra do país.

“Ainda temos muito o que fazer”, afirma, enumerando ações que já começaram, como na área de educação e saúde.

Ela diz que, embora a abolição da escravatura tenha chegado atrasada ao Brasil, hoje o país tem uma das legislações mais avançadas do mundo em relação a direitos iguais, mas ainda falta uma mudança de postura da sociedade.

fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070326_ministramatildedb.shtml

Não copiei tudo porque ia ficar mais um post enorme, mas vale a pena ler.

Isso foi em 2007.

Nesse caso acho que o Ilê Ayê poderia ser enquadrado no artigo 9, não?

O Ilê Ayê não cabe nessa classificação, cabe?

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:51:06 »
Clube social aberto ao público... Se bem que ele não é aberto ao público então. Mas isso quer dizer que um bloco que proíbe entrada de negro pode então?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:56:28 »
Clube social aberto ao público... Se bem que ele não é aberto ao público então. Mas isso quer dizer que um bloco que proíbe entrada de negro pode então?

Na teoria ou na prática?

Na teoria eu acho que pode.

Na prática a mídia, ongs de defesas dos negros/índios/outros iam crucificar o  dono de um clube assim.

Donald Kendall

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:57:41 »
Sim é a lei.
O artigo nono se refere a impedir acesso ou recusar atendimento em clubes sociais abertos ao público.
Se eu for assistir à Noite da Beleza Negra , desde que pague o ingresso . não terei meu acesso impedido nem deixarão de me servir a cerveja gelada. A associação ao clube é considerado acesso? Como está formulado entendo que o acesso é poder entrar no estabelecimento e não associar-se a ela.

Por outro lado , citei o Ilê por sempre ter ouvido que ele era restrito aos descendentes afro , mas não achei no site nenhuma informação sobre os estatutos que confirme.

É aberto ao público , o acesso é público , mas pelo que entendo a associação não é.

Se eu quiser fundar o Bloco Filhos de Sagan e restringir a filiação aos céticos e ateus caucasianos , pela lei posso... O que aliás seria ótimo pois certamente a maioria dançará tão mal como eu

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:59:18 »

Na teoria ou na prática?

Na teoria eu acho que pode.

Na prática a mídia, ongs de defesas dos negros/índios/outros iam crucificar o  dono de um clube assim.

Se seguirem a minha idéia os católicos e evangélicos se juntarão ao coro...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2009, 23:50:36 »

Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pelo Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".

"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”, afirmou.

Sim, existe racismo contra branco. Eu moro em uma capital negra e sei muito bem o que isso significa. Mas vou deixar isso de lado para tratar de outro ponto: a declaração da Ministra é absurda. Definir como 'natural' uma conduta excludente é paradoxal para um governo que adotou uma política de cotas inclusivas para negros.

Se quem foi 'açoitado a vida inteira' tem hoje o direito de não querer conviver com um branco, estes também não tem a obrigação de suportar uma culpa por atos que remontam ao passado. O fato de existir racismo contra negros não significa que ele seja inerente à todos os brancos: e onde ficam aqueles que não tem preconceitos de cor e ainda assim são vítimas de racismo por parte de negros?

Só para exemplificar, uma vez um professor contou algo interessante: uma garota loira, de olhos azuis, resolveu fazer dreadlocks no cabelo. Procurou um salão especializado e lá chegando, foi vítima de preconceito por parte de uma cliente negra. Segundo a garota, a cliente a chamou de 'branquela ridícula querendo ser negra', 'que todo branco deveria ser açoitado em praça pública', além de agredi-la fisicamente. Como haviam testemunhas, a garota resolveu ir à uma delegacia. Chegando lá, procurou a delegada e disse que havia sido vítima de racismo. A delegada riu e disse que isso não existia... Lavrou um termo de lesão corporal leve e ficou por isso mesmo... ::)

Certo. Então a Ministra diz que eu devo suportar esse tipo de atitude (ou mesmo atitudes mais sutis) só porque 'é natural que o negro não tem a obrigação de conviver com o branco'? Não trato as pessoas diferentes pelo simples fato de serem negras e também não quero ser tratada diferente pelo fato de ser branca. E a lei é bem clara: " Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor."   Se um branco é racista e passível de ser punido por isso, um negro também é. Quem quer se igualar não vai lograr êxito se for excludente...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2009, 23:54:18 »
Certo. Então a Ministra diz que eu devo suportar esse tipo de atitude (ou mesmo atitudes mais sutis) só porque 'é natural que o negro não tem a obrigação de conviver com o branco'? Não trato as pessoas diferentes pelo simples fato de serem negras e também não quero ser tratada diferente pelo fato de ser branca. E a lei é bem clara: " Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor."   Se um branco é racista e passível de ser punido por isso, um negro também é. Quem quer se igualar não vai lograr êxito se for excludente...

Lua, na lei e na teoria você está certa.

No Brasil, em geral, você está errada. Infelizmente.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 19 de Janeiro de 2009, 07:40:33 »

Faz todo o sentido. Do mesmo jeito que todo alemão é nazista e todo cristão é um assassino em potencial do tempo da inquisição.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #39 Online: 19 de Janeiro de 2009, 08:41:23 »
Por que ateus? Não duvido que ela seja ateófoba (precisamos de um nome chique para o preconceito contra ateus, se quisermos fazer miltância :P ), mas não vi evidência disso especificamente nesse trecho.

Ninguém gosta de ateu por default. ::)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Janeiro de 2009, 09:54:25 »
Esse BBB9 acho que vai ser o mais idiota e com menor índice de audiência, ou ao contrário.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Janeiro de 2009, 11:12:12 »
Esse BBB9 acho que vai ser o mais idiota e com menor índice de audiência, ou ao contrário.

Se dependesse de mim, esse tipo de programa nem existiria... :twisted:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #42 Online: 19 de Janeiro de 2009, 11:15:45 »
[2]
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Janeiro de 2009, 14:18:58 »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #44 Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:10:35 »
Deveria ser retirado do ar. Assim lá Oriente Médio baniram.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Janeiro de 2009, 15:11:24 »
Deveria ser retirado do ar. Assim lá Oriente Médio baniram.
Bom... Oriente médio não serve muito de parâmetro...baniram o Mikey Mouse lá, pô!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:04:42 »
Se dependesse de mim, esse tipo de programa nem existiria... :twisted:
As emissoras dão ao povo o que ele quer.
Se ele quisesse cultura, a TV Cultura teria índices altíssimos de audiência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:11:09 »
Big Brother é Animal Planet com gente :hihi:
Mas ninguém vai te chamar de ignorante porque você assiste o Animal Planet...  :umm:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #48 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:46:17 »
Big Brother é Animal Planet com gente :hihi:
Mas ninguém vai te chamar de ignorante porque você assiste o Animal Planet...  :umm:

Denunciado ao IBAMA e ao WWF por comparar animais aos BBBs.
Reincidência acarretará na divulgação do seu endereço ao Greenpeace...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:05:18 »
Se dependesse de mim, esse tipo de programa nem existiria...

Se dependesse de mim também! Agora com licença que eu preciso ir lá votar no Max para que a miss Pernambuco e a biscatona gorda continuem na casa.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!