Não é racismo se insurgir contra branco, diz ministra
Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pelo Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".
"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”, afirmou.
Sim, existe racismo contra branco. Eu moro em uma capital negra e sei muito bem o que isso significa. Mas vou deixar isso de lado para tratar de outro ponto: a declaração da Ministra é absurda. Definir como 'natural' uma conduta excludente é paradoxal para um governo que adotou uma política de cotas inclusivas para negros.
Se quem foi 'açoitado a vida inteira' tem hoje o direito de não querer conviver com um branco, estes também não tem a obrigação de suportar uma culpa por atos que remontam ao passado. O fato de existir racismo contra negros não significa que ele seja inerente à todos os brancos: e onde ficam aqueles que não tem preconceitos de cor e ainda assim são vítimas de racismo por parte de negros?
Só para exemplificar, uma vez um professor contou algo interessante: uma garota loira, de olhos azuis, resolveu fazer dreadlocks no cabelo. Procurou um salão especializado e lá chegando, foi vítima de preconceito por parte de uma cliente negra. Segundo a garota, a cliente a chamou de 'branquela ridícula querendo ser negra', 'que todo branco deveria ser açoitado em praça pública', além de agredi-la fisicamente. Como haviam testemunhas, a garota resolveu ir à uma delegacia. Chegando lá, procurou a delegada e disse que havia sido vítima de racismo. A delegada riu e disse que isso não existia... Lavrou um termo de lesão corporal leve e ficou por isso mesmo...

Certo. Então a Ministra diz que eu devo suportar esse tipo de atitude (ou mesmo atitudes mais sutis) só porque 'é natural que o negro não tem a obrigação de conviver com o branco'? Não trato as pessoas diferentes pelo simples fato de serem negras e também não quero ser tratada diferente pelo fato de ser branca. E a lei é bem clara:
" Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor." Se um branco é racista e passível de ser punido por isso, um negro também é. Quem quer se igualar não vai lograr êxito se for excludente...