A favorita não era uma novela repetitiva...e o pessoal ficou impressionado com a interpretação da patrícia pillar (até os próprios atores da globo)... a flora é um personagem dificil de interpretar porque ela mudou na trama inteira...e teve um capítulo que a flora "falou" com os olhos "onde será que aquela menina se meteu?" sem parecer caricata ou forçada....A cena da morte do gonçalo foi a melhor cena da novela, mas o povão ligou pra globo pra reclamar... o povão mesmo não gosta de qualidade... de algo pra assistir e entender...eles querem tudo pronto...E a favorita teve maior audiencia nas classes A e B, do na X,Y, ou Z
E a flora acreditava em Deus
ainda bem que autor não colocou a flora como atéia...senão ela seria pior que o demonio para as pessoas... O povão não aceita ateus... e esse autor não é clichê, acho que outros autores teriam mostrado a flora como atéia...
A Pillar sempre foi uma boa atriz, isso é inegável. No entanto, nas raras oportunidades que estive diante da tv no horário dessa novela, não vi nada surpreendente ou diferente: até onde pude notar, a Flora era psicopata com sérios problemas que remontavam à infância e aos seus vínculos familiares. Não vi nada imprevisível ou envolvente: não havia novidade, ao menos não para mim.
E o gosto da população brasileira é duvidoso: tem gente que venera bbb, gugu, faustão, datena, etc. Se o povo resolveu reclamar da novela, certamente é porque ela fugiu um pouco dos clichês habituais. É fato que o povo sempre prefere a morte do vilão e o casamento da mocinha... invariavelmente, é assim. Aliás, outro dia li um ensaio a respeito disso em um blog (não lembro qual): um povo que convive diariamente com a pobreza, falta de lazer e que se depara com uma justiça lenta e uma administração ineficiente acabará por buscar um mundo de fantasia em que as mocinhas sempre se dão bem e os vilões sempre acabam mortos ou no xadrez...
E quanto à religião dos vilões, eu confesso que não vejo os autores enfatizarem muito o tema - salvo como no caso dos evangélicos da novela que citaram aqui. Existe algum autor de novela que já abordou o ateísmo de algum vilão ou mesmo de personagens mais secundários? Estou perguntando porque não acompanho novela e seria preocupante se algum deles o fizesse: um vilão de novela global tende a ser o diabo na terra, imagina só se ele afirmasse que não acredita em deus... ai ai... Não faltaria gente afirmando que ateus não têm valores morais, são individualistas, egoístas, conspiradores, anti-éticos, etc etc