Se bem que, pensando melhor, seria estranho se não fosse assim. Acho que acordei um tanto chato hoje, esquecendo que vivo em um país onde se fala com seriedade em usar do dinheiro público para comprar seringa e agulha para drogados.
Essa questão da seringa já é antiga e antecede o próprio PT, e ela é uma tentativa de importar uma
solução usada em outros países. A diferença é que, salvo engano, em alguns lugares onde ela é adotada o motivo da doação de seringas é a proibição da venda das mesmas para o cidadão comum.
Além de ser uma solução importada, outra crítica feita é que, segundo alguns estudos, a diminuição de infecção por drogas injetáveis tem a ver com a mudançao de perfil do viciado, que prefere outras formas de usar a droga, que não a injetável.
Não cito fontes porque foram dois programas de entrevistas que assisti: o Roda Viva da TV Cultura e o 25ª Hora da Record. Não lembro o nome dos entrevistados.
Onde escrevi acima que a política de doação de seringas antecede o próprio PT, cabe lembrar que não é uma forma de defender o governo, mas sim demonstrar como são feitas algumas coisas aqui no Brasil. Ao invés de termos pesquisas que mostrem onde estão os problemas e também sirvam de parâmetros para a busca de soluções, temos pessoas que simplesmente adotam uma política qualquer, simplesmente porque ela funcionou em algum outro país.
No programa Roda Viva foi entrevistado o responsável pela implantação da política de tolerância zero na cidade de Nova York (desculpem não lembrar o nome dele) e, a certa altura da entrevista, ele disparou algo mais ou menos assim:
- Olha, vocês tem que saber a dimensão dos seus problemas, onde eles estão e a sua causa, sem isso nenhuma política de segurança pública importada será eficaz contra o que quer que seja. Eu noto que vocês tem problemas com a criminalidade próxima a bares que ficam vendendo bebidas alcoólicas noite adentro, então aí é um bom começo para se começar a buscar a solução de um problema.
Quando eu era acadêmico de física aprendi numa disciplina chamada instrumentação o seguinte:
Quanto mais dados você tiver acerca de um problema, maiores são as probabilidades de você solucioná-lo.