Foi devido ao vocabulário, à ironia que permeia o texto inteiro, ou você simplesmente não o leu?
Nem li...
Sabe porque eu to criticando? (pare de falar mal de mim, please, minha orelha não aguenta)¹ Mas uma vez falaram para um certo forista sobre a lei de Godwin, aí nem em tópicos sobre nazismo se podia falar sobre Hitler²...e pode acontecer a mesma coisa e ninguém mais vai poder falar comunismo e capitalismo... vai ser assunto proibido... na verdade já tá virando assunto proibido...³ esse tópico é a maior prova disso...
Eu preciso explicar sobre a lei de godwin e fazer um comparativo sobre o seu texto pra você entender porque eu to falando isso? ou você vai ficar com vontade de me xingar sem entender?
⁴
(Inseri números por conveniência).
1 - Respondo por MP, já que não é assunto pertinente à discussão.
2 - Falar sobre o nazismo é importante, como você mesma disse. E com isso, falar em Hitler.
Eu sei o que é a lei de Godwin. Ela evita:
"--Hitler defendia a mesma coisa que você."
"--Hitler ficaria feliz de ouvir você falando isso."
"--Você defende X, que é tão podre quanto Hitler."
E sei também que ela não é uma lei, apesar do nome.
É só um modo de perceber que o debate tá parando de dar resultado.
3 - Palavras são símbolos. E os símbolos são diferentes das coisas. Muitas vezes, um mesmo símbolo é usado para representar coisas diferentes. Vou dar um exemplo.
Pergunte a um falante de castelhano o que é um "vaso". Ele vai responder "o que você usa pra tomar água". Pergunte agora a um falante de português: "o que você usa para colocar plantas". Quem está certo, quem fala castelhano ou quem fala português?
Nenhum dos dois está certo ou errado, apenas usa a palavra 'vaso' para conceitos diferentes!Se a discussão fosse sobre "vasos", e tivesse tanto falantes de português como de castelhano, o mais sensato seria evitar a palavra "vaso" - porque ela VAI ser entendida errado - e falar "o recipiente pra plantas" ou "o recipiente pra bebidas". Isso não quer dizer que o assunto virou tabu e não deva ser discutido, mas
os símbolos devem ser diferentes, por simplicidade e pra ficar mais claro.Agora, aplique a mesma coisa às discussões políticas aqui.
O símbolo "capitalismo" vai representar uma coisa pra uns, uma coisa pra outros. Idem comunismo.
Então, eu
sugiro que ao invés de p.ex. o Herf falar em "capitalismo", ele fale em "propriedade privada, livre iniciativa, etc."; ao invés de você falar "comunismo" (você me pediu a definição agora há pouco, lembra-se?) você fale na propriedade coletiva, ou na ditadura, ou na URSS, ou etc.
Você vai perceber como, ao invés de
não debater política, o debate vai ficar mais "entendível", racional, e simples. Eu sou capaz de concordar com a afirmação do Herf de "o produto do trabalho deve ser do trabalhador", mas não com "prefiro capitalismo". Então, em base da afirmação "o produto do trabalho deve ser do trabalhador", aí se pode debater como se faz pra isso ser realidade e etc.
4 - Tanto a lei de Godwin quanto meu texto têm o mesmo objetivo: evitar que a discussão tome rumos improdutivos. Com a diferença que a lei de Godwin se refere a um assunto (Hitler), enquanto meu texto se refere a símbolos facilmente distorcíveis.