Autor Tópico: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ  (Lida 8563 vezes)

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ
« Online: 26 de Janeiro de 2009, 22:31:42 »
A ATEA saiu na revista IstoÉ:

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2046/ateus-gracas-a-deus-conflitos-de-cunho-religioso-e-pressao-123913-1.htm

Trecho:

"Quando a roteirista inglesa Ariane Sherine, 28 anos, leu em um site evangélico que "quem rejeita o nome de Jesus passará toda a eternidade em tormento no inferno", ela ficou incomodada. Ateia, a jovem resolveu conclamar os sem-fé a se engajar em uma contrapropaganda e criou o slogan: "Deus provavelmente não existe. Agora, pare de se preocupar e aproveite a vida." A iniciativa fez sucesso. A British Humanist Association (BHA) - organização britânica que defende uma filosofia humanista baseada na razão se ofereceu para arrecadar dinheiro e divulgar a frase em lugares públicos de Londres. A meta inicial, juntar 5,5 mil libras (R$ 17,9 mil), foi alcançada nas primeiras duas horas após a divulgação da campanha. "Atingimos um ponto nevrálgico", disse à ISTOÉ Hanne Stinson, diretora-executiva da BHA, que já arrecadou mais de 140 mil libras (R$ 455,1 mil), o bastante para financiar anúncios no metrô de Londres e em 800 ônibus no Reino Unido. Tudo indica que os milhões de ateus espalhados pelo mundo cansaram de ouvir sentenças condenatórias e, de fato, estão ganhando espaço. No Brasil, o fenômeno se repete. Acaba de ser criada a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), para dar visibilidade e pedir respeito a quem não tem fé."

"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
Re: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 22:46:32 »
Só peço que deus dê equilíbrio e bom senso a eles...  ::)
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:28:13 »
Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea)
haahuhauahuahuha

Faz todo sentido...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:37:56 »
Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea)
haahuhauahuahuha

Faz todo sentido...

Você conhece o IBMARNR?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:52:20 »
"Em tese, os descrentes não teriam motivo para tentar convencer os outros de que Deus não existe. Mas, de uns anos para cá, integrantes de um movimento internacional denominado "novo ateísmo" começaram a praticar uma espécie de pregação da descrença."

"Isto É", "Isto É"... 'novo ateísmo' ? Que melda é essa ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:57:32 »
"Isto É", "Isto É"... 'novo ateísmo' ? Que melda é essa ?

Wikipedia: Neo-ateísmo

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:57:42 »
Você conhece o IBMARNR?
Conheço. Batia um bolão...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:04:21 »
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:05:37 »
Tenho medo desse "novo ateísmo"... Uma coisa é você lutar contra o preconceito com os ateus, querer um Estado laico para valer etc.
Outra coisa é querer converter as pessoas na marra. Isso é absurdo, ridículo. Além de não funcionar, é claro.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:09:40 »
Mas Flavinha, é um espantalho !

Aliás, aposto que o cara da Wikipedia que escreveu isso, e o cara que fez esse site 'New Atheism' são tão ateus quanto Herr Ratzinger alias Bento XVI.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:14:59 »

Aliás, aposto que o cara da Wikipedia que escreveu isso, e o cara que fez esse site 'New Atheism' são tão ateus quanto Herr Ratzinger alias Bento XVI.

Será? Não é tão difícil assim imaginar ateuzinhos arrogantes querendo converter os outros. Afinal, ele descobriu "a verdade" e quer compartilhá-la... :P

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:15:28 »

Será? Não é tão difícil assim imaginar ateuzinhos arrogantes querendo converter os outros. Afinal, ele descobriu "a verdade" e quer compartilhá-la... :P

Só aqui tem vários.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:25:45 »
É que é dificil abandonar a religião... ::) Aí pra não ficar sem ela a gente inventa a Igreja Ateísta... quem não segue os mandamentos dessa igreja não é ateu de verdade....e não vai ser salvo no dia que Dawkins voltar...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:28:15 »

Só aqui tem vários.....
É uma pena. Ateus assim, infelizmente, acabam passando uma imagem ridícula do ateísmo. Fica parecendo que somos todos pré-adolescentes revoltadinhos porque a mãe tá obrigado a ir na Igreja. Eu mesma conheço alguns assim e é estúpido.
Ateus que se acham bons demais para criticar a religião alheia, mas não tem sequer noção dos princípios delas, bons ou ruins.

Vou colar aqui algo que li no Orkut, num tópico sobre a ATEA:

"Eu só entro em associação que admite que ateu possa ser até ladrão e estuprador. Qualquer tentativa de dogmatizar ateu como sendo qualquer coisa além de 'não acreditar que existam deuses', eu estou fora. Querer influir em todos os aspectos da vida das pessoas é coisa de religião, e não estou a fim de entrar para uma."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:29:50 »

"Eu só entro em associação que admite que ateu possa ser até ladrão e estuprador. Qualquer tentativa de dogmatizar ateu como sendo qualquer coisa além de 'não acreditar que existam deuses', eu estou fora. Querer influir em todos os aspectos da vida das pessoas é coisa de religião, e não estou a fim de entrar para uma."

Concordo plenamente.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:33:56 »
É por isso que o uili estava com uma campanha pelo "brilhante", pelos humanismo e etc...

A palavra ateu não deve ser confundida com alguem de moral elevada, amante da ciencia, da humanidade, das baleias, do amor, da vida, do... enfim... Tem gente que não entende que ateu é quem não cre na existencia de divindades (sejam quais forem) e só. E dá-lhe espantalho...
 - Carl Sagan

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:39:43 »

Concordo plenamente.

Também concordo. Se foi criada uma organização que defenda o direito de ateus e agnósticos não acreditarem em deuses, sou completamente a favor. No entanto, não tenho qualquer interesse em doutrinar quem quer que seja. Não pretendo fazer com os outros o que vivem tentando fazer comigo e que me incomoda e me chateia enormemente. Espero que a ATEA não propague uma idéia que leve os outros a associarem o ateísmo como mais uma religião...

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:41:28 »

Concordo plenamente.

Também concordo. Se foi criada uma organização que defenda o direito de ateus e agnósticos não acreditarem em deuses, sou completamente a favor. No entanto, não tenho qualquer interesse em doutrinar quem quer que seja. Não pretendo fazer com os outros o que vivem tentando fazer comigo e que me incomoda e me chateia enormemente. Espero que a ATEA não propague uma idéia que leve os outros a associarem o ateísmo como mais uma religião...

Eu considero um tiro no pe aquela bobagem da associação de Newton com o natal ateu...
 - Carl Sagan

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:43:57 »
Aquela coisa do DIA DO ORGULHO ATEU me deu medo... E nojo.
É o tipo de coisa que o ateísmo definitivamente não precisa.
Eu não tenho orgulho do meu ateísmo. Se fosse uma escolha, vá lá. Algo que lutei para conquistar? Não.
Simplesmente sou assim... Orgulho ateu para mim soa como Orgulho-por-ter-olhos-verdes, Orgulho-por-ter-cabelo-castanho... :hmph:

EDIT: Desculpe se soa ofensivo ter nojo de "orgulho ateu". Disse isso pois o ateísmo, ao menos para mim, não foi uma luta contra a família ou a sociedade. Eu nasci assim, e pronto (apesar das tentativas de crer em algo).
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2009, 00:46:56 por Flavia »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2009, 01:52:11 »
Sim, é espantalho da revista.

Proselitismo ateu é válido, mas proselitismo laico e proselitismo cético dão resultados que considero mais interessantes.
Latebra optima insania est.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:46:31 »

O que a revista Isto É faz é um espantalho de Dawkins, se tem ateuzinhos assim ou assado, embora possa ser verdade, é outra estória.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:50:47 »
Aquela coisa do DIA DO ORGULHO ATEU me deu medo... E nojo.
É o tipo de coisa que o ateísmo definitivamente não precisa.
Eu não tenho orgulho do meu ateísmo. Se fosse uma escolha, vá lá. Algo que lutei para conquistar? Não.
Simplesmente sou assim... Orgulho ateu para mim soa como Orgulho-por-ter-olhos-verdes, Orgulho-por-ter-cabelo-castanho... :hmph:

EDIT: Desculpe se soa ofensivo ter nojo de "orgulho ateu". Disse isso pois o ateísmo, ao menos para mim, não foi uma luta contra a família ou a sociedade. Eu nasci assim, e pronto (apesar das tentativas de crer em algo).

É que você não entende a beleza de uma passeata ateísta, com 'bandeiroulas' são-paulinas flamejando, um boneco do Randi-do-Nordeste, o papel picado, as palavras de ordem 'Eu, eu, eu! Eu também sou ateu!" , as serpentinas, as danças ateístas de cores ateístas com roupa tipica ateísta, enfim, tudo isso ... :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:52:37 »
Em tempo: para mim também é ridículo. Assim como é ridículo 40 negos de cabeça baixa sair com um pedaço de madeira pintado simulando um homem numa cruz...

Será que é igualmente perigoso ? Estou dividido em dizer se sim ou não...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 27 de Janeiro de 2009, 09:58:30 »
Olha, eu diria que tudo depende de como a coisa vai se dar. Como muitos aqui, eu tenho uma desconfiança muito forte de determinadas posturas de "ateístas de mídia", especialmente o Sr. Sottomaior. Nada contra ele pessoalmente, mas cada vez que vejo um de seus projetos parece que tem alguma coisa a ver com conversão ao ateísmo em vez de divulgação e exposição filosófica.

Eu concordo com o Uílinili que é preciso sim abrir o tema para a sociedade e aumentar a consciência pública sobre nós. Movimentos como o Bright e o Humanista parecem ser boas iniciativas; a ATEA... eu ainda não sei. A Passeata do Orgulho Ateu, por exemplo, se bem feita, pode ser uma boa. Se não, vira mais um pastiche ridicularizado pela mídia.

E aí, é claro, tem o outro lado: por que é  mesmo que a gente precisa fazer propaganda? Será que chegamos a um ponto em que estamos sendo tão oprimidos assim que precisamos nos organizar, pedir representação, sermos ouvidos, etc. em vez de simplesmente não termos receio de nos assumirmos como ateus ante as pessoas próximas de nós?

Eu confesso que tenho sentimentos muito conflitantes a respeito de tudo isso, meus amigos :-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:03:38 »
Olha, eu diria que tudo depende de como a coisa vai se dar. Como muitos aqui, eu tenho uma desconfiança muito forte de determinadas posturas de "ateístas de mídia", especialmente o Sr. Sottomaior. Nada contra ele pessoalmente, mas cada vez que vejo um de seus projetos parece que tem alguma coisa a ver com conversão ao ateísmo em vez de divulgação e exposição filosófica.

Eu concordo com o Uílinili que é preciso sim abrir o tema para a sociedade e aumentar a consciência pública sobre nós. Movimentos como o Bright e o Humanista parecem ser boas iniciativas; a ATEA... eu ainda não sei. A Passeata do Orgulho Ateu, por exemplo, se bem feita, pode ser uma boa. Se não, vira mais um pastiche ridicularizado pela mídia.

E aí, é claro, tem o outro lado: por que é  mesmo que a gente precisa fazer propaganda? Será que chegamos a um ponto em que estamos sendo tão oprimidos assim que precisamos nos organizar, pedir representação, sermos ouvidos, etc. em vez de simplesmente não termos receio de nos assumirmos como ateus ante as pessoas próximas de nós?

Eu confesso que tenho sentimentos muito conflitantes a respeito de tudo isso, meus amigos :-)

2
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!