Autor Tópico: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ  (Lida 8565 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ
« Resposta #50 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:31:45 »
uili... mas por que você disse tudo aquilo? Pois foi exatamente o mesmo que eu disse... Sério, não entendi.

Outra coisa, eu usei o "brilhante" em portugues porque tinha muita coisa aberta ao mesmo tempo e eu havia esquecido o modo certo de se escreve a palavra... não pense que eu estava sendo sarcastico ou ironico. Enfim...

=================================================
Sobre a ATEA, sei que o convite foi direcionados a outros, mas sou intrometido então...
Eu não me associei por ter que fornecer meu CPF.

Você como sendo um associado lá, me diz o que achou da iniciativa de instituir o natal ateu (Newtal), fazendo referencia a Newton.

Como você bem disse, é preciso que se tenha pessoas que questionem as propostas para que "o tiro não saia pela culatra".

Tambem não gosto da idéia de copiar o movimento gay. Não considero necessario.

Eu não estava te corrigindo, apenas complementando :)

Quanto à ATEA, bom, primeiro que você pode se sentir incluído sim no convite, na verdade, quanto mais pontos de vista diferentes, inclusive pontos de vista críticas como seu, tanto melhor, as discussões só têm a ser enriquecidas por isso. Segundo que essa história de Newtal foi apenas mencionada e bem en passant, não existe, pelo menos ainda não, nenhuma movimentação séria nesse sentido, até porque o Natal está muito longe. E mesmo que eles proponham o Newtal, vou defender que seja no máximo uma comemoração informal entre os ateus como alternativa ao Natal religioso.

E esse dilema de copiar ou não copiar o movimento gay está rendendo várias discussões lá dentro, tem gente que assim como você não concorda muito com a ideia, outros acreditam que o movimento gay cometeu muitos acertos e muitos erros e que devemos nos concentrar em imitar só o que deu certo.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #51 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:37:17 »
Gente, vamos mexer com isso não, ser ateu é não acreditar em deuses, nada mais do que isso.

As associações são validas para quem quer participar, mas quando leio termos como "passeata do orgulho ateu" chega a me dar um frio na espinha...

Volta e meia aqui no CC somos acusados de sermos uma religião, espero que a gente não acabe confirmando isso...

Exatamente.
Ser ateu é simplesmente não crer em deuses e afins, vamos deixar nossa militância restrita a lutas contra O Erivelton e seus amigos.
 :histeria:

Acho interessante uma organização, onde se possa buscar apoio contra preconceito e organizar debates, mas essas frescuras de dia do "Orgulho Ateu" e "Passeatas Atéias" não dá!
Sem dogma;
Sem manual de conduta;
Sem dízimo(contribuição);
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:39:31 »
Sugestão de cartaz para passeata ateia: "Ateus também são filhos de Deus" :lol:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #53 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:45:33 »

Não percam hoje!!!
as 20:30
Sessão especial do "Descrentamento"
Venha se libertar!!!

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #54 Online: 30 de Janeiro de 2009, 17:56:57 »

uíli, não ri não pois tem uma música do Roberto Carlos que fala isso!!! :biglol: não me perguntem como sei disso

Citação de: RC, O Rei
(...)

Mas que negócio é esse de que somos culpados
De tudo que há de errado sobre a face da terra
Buscamos apoio nas religiões
E procuramos verdades em suposições
Católicos, judeus, espíritas e ateus
Somos maravilhosos
Afinal somos filhos de Deus

vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:06:30 »
uíli, não ri não pois tem uma música do Roberto Carlos que fala isso!!! :biglol: não me perguntem como sei disso

:histeria: Sinto muito, Flavinha, você vai ter que dar explicações disso aí! Que história é essa de escutar Roberto Carlos? :biglol:

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:09:05 »
Ehrm... É que eu coloquei uns cds aqui e...  :umm: Deixei no "aleatório"... e.... eu tava longe do computador... voltei BEM na hora.... ahm.... daí ouvi o trecho sem querer  :hihi:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #57 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:15:03 »
Mas o pior é que eu acho que somos todos Filhos de Deus, mesmo... ainda que não acreditemos que Ele exista :hihi:

No sentido em que não somos melhores ou piores que os crentes, tirinhas do Jack Chick não obstante.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 30 de Janeiro de 2009, 18:36:23 »
Pois é, essa expressão "também é filho de Deus" é usada para dizer que toda pessoa é igual à outra. Nesse sentido, tudo o que mais queremos é ser reconhecidos como "filhos de Deus" também :lol:

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #59 Online: 30 de Janeiro de 2009, 19:12:39 »
Gente, vamos mexer com isso não, ser ateu é não acreditar em deuses, nada mais do que isso.

As associações são validas para quem quer participar, mas quando leio termos como "passeata do orgulho ateu" chega a me dar um frio na espinha...

Volta e meia aqui no CC somos acusados de sermos uma religião, espero que a gente não acabe confirmando isso...

Exatamente.
Ser ateu é simplesmente não crer em deuses e afins, vamos deixar nossa militância restrita a lutas contra O Erivelton e seus amigos.

Acho interessante uma organização, onde se possa buscar apoio contra preconceito e organizar debates, mas essas frescuras de dia do "Orgulho Ateu" e "Passeatas Atéias" não dá!
Sem dogma;
Sem manual de conduta;
Sem dízimo(contribuição);
Acho que ainda não foi entendido o sentido da campanha: Ela somente quer desenferrujar os conceitos já enraizados e cristalizados acerca dos ateus, fazer o ateísmo vir à tona para ser novamente debatido e ser modificado, para as pessoas mais novas. Não vejo outro jeito de fazer isso senão assim.
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 30 de Janeiro de 2009, 19:15:14 »
uiliníli, uma pergunta, sem crítica embutida (sério), supondo que a opção pela passeata seja aprovada, onde seria e quantos ateus iriam na passeata?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 30 de Janeiro de 2009, 19:35:54 »
uiliníli, uma pergunta, sem crítica embutida (sério), supondo que a opção pela passeata seja aprovada, onde seria e quantos ateus iriam na passeata?

Acho que com certeza seria em São Paulo, mas quantos ateus iriam na passeata é impossível dizer. Se quer um chute meu, suponho que menos de dez :lol:  Acho difícil convencer um grande número de pessoas da necessidade de uma passeata. Eu mesmo não estou convencido, tanto que sugeri um evento cultural no lugar.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 30 de Janeiro de 2009, 20:54:49 »
E não iria. Prefiro um encontro, discussões, um futebol... Cerveja, música... Poderia ser num bar!

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #63 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:30:26 »
Eu teria medo de ir numa passeada assim... eu esperaria mais um tempo antes... MAS, podemos dar sorte de ir um monte daqueles ateus que não acreditam eu deus pq não ganharam um Playstation no natal, daí formar um bolo maior, mas de qlq forma eu moro a 1000km daí...

Aliás, um evento cultural pra ver até onde podemos ir seria legal. Dependendo, no mesmo ano uma passeata poderia ser feita...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 21:35:43 por Temporal »
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #64 Online: 31 de Janeiro de 2009, 07:26:44 »
O que eu mais tenho medo é que passeatas assim atraiam justamente os ateus "rebeldes sem calça".  Seria o espantalho perfeito para os ignorantes atacarem.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #65 Online: 31 de Janeiro de 2009, 07:37:40 »
O que eu mais tenho medo é que passeatas assim atraiam justamente os ateus "rebeldes sem calça".  Seria o espantalho perfeito para os ignorantes atacarem.
2

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 31 de Janeiro de 2009, 13:20:12 »
Acho que fóruns ateus como o AB, CC, RV e vários outros, além de livros como os do Dawkins e do Sam Harris, já estão fazendo bastante marola, a ponto de chamar a atenção das revistas.

Talvez uma infiltração lenta e gradual na mídia e nos corações e mentes seja mais eficaz que a agressividade.

Já é um progresso que livros como os citados sejam publicados e vendidos em grandes livrarias, abertamente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Janeiro de 2009, 14:13:15 »
Acho que essa atenção dada aos livros ateus é transitória. Só chamam a atenção da mídia por serem uma novidade, mas quando se habituarem eles vão deixar de dar ibope. Temos que aproveitar que o ateísmo está em alta na imprensa, aproveitar esse momento favorável, acho que nunca houve um momento tão propício quanto o atual para uma organização ateísta dar certo no Brasil.

E, a propósito, para quem estava com medo de o Sottomaior sair por aí gritando "This is ATEAAAAA!!!!" , olha o Press Release:

No Brasil, a campanha tem oito frases diferentes que transitam entre laicidade do Estado, auto-afirmação, mensagens provocativas e engraçadas. Segundo o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o objetivo da ação está mais ligado a fazer o público pensar e promover aceitação social dos ateus do que propriamente a desconverter os que crêem.

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #68 Online: 31 de Janeiro de 2009, 14:24:49 »
No Brasil, a campanha tem oito frases diferentes que transitam entre laicidade do Estado, auto-afirmação, mensagens provocativas e engraçadas. Segundo o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o objetivo da ação está mais ligado a fazer o público pensar e promover aceitação social dos ateus do que propriamente a desconverter os que crêem.
Chutei certo \\o \o/ o// :clap: :clap: :clap: :clap:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 10:54:46 »
Acho que essa atenção dada aos livros ateus é transitória. Só chamam a atenção da mídia por serem uma novidade, mas quando se habituarem eles vão deixar de dar ibope. Temos que aproveitar que o ateísmo está em alta na imprensa, aproveitar esse momento favorável, acho que nunca houve um momento tão propício quanto o atual para uma organização ateísta dar certo no Brasil.
Se os ateus puderem ser ateus sem chamar a atenção da mídia e sem escandalizar os crentelhos, então talvez parte do objetivo tenha sido atingido.

Ser ateu terá se tornado uma opção válida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 14:47:55 »
Se os ateus puderem ser ateus sem chamar a atenção da mídia e sem escandalizar os crentelhos, então talvez parte do objetivo tenha sido atingido.

Ser ateu terá se tornado uma opção válida.

A parte do "sem chamar a atenção da mídia" será atingida em breve, assim que eles enjoarem do assunto. A parte do sem escandalizar os crentes é que vai demorar bem mais - e acredito que usar apelidos pejorativos como "crentelhos" não ajuda.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 16:55:48 »
A parte do "sem chamar a atenção da mídia" será atingida em breve, assim que eles enjoarem do assunto. A parte do sem escandalizar os crentes é que vai demorar bem mais - e acredito que usar apelidos pejorativos como "crentelhos" não ajuda.
Faço distinção entre "crentes" e "crentelhos".

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #72 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 18:42:30 »
Faço distinção entre "crentes" e "crentelhos".

Você é condenscendente.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 20:37:24 »

Será? Não é tão difícil assim imaginar ateuzinhos arrogantes querendo converter os outros. Afinal, ele descobriu "a verdade" e quer compartilhá-la... :P

Só aqui tem vários.....
É uma pena. Ateus assim, infelizmente, acabam passando uma imagem ridícula do ateísmo. Fica parecendo que somos todos pré-adolescentes revoltadinhos porque a mãe tá obrigado a ir na Igreja. Eu mesma conheço alguns assim e é estúpido.
Ateus que se acham bons demais para criticar a religião alheia, mas não tem sequer noção dos princípios delas, bons ou ruins.

Vou colar aqui algo que li no Orkut, num tópico sobre a ATEA:

"Eu só entro em associação que admite que ateu possa ser até ladrão e estuprador. Qualquer tentativa de dogmatizar ateu como sendo qualquer coisa além de 'não acreditar que existam deuses', eu estou fora. Querer influir em todos os aspectos da vida das pessoas é coisa de religião, e não estou a fim de entrar para uma."

flavia,
a cada comentario que vejo seu te acho mais limitada, mais blz....mesmo assim acho que vale a pena tentar abrir sua cabeça.
por exemplo, voce ja analisou criticamente os 7 pecados capitais? voce nao acha eles bem convenientes para manter o povo conformado com a miseria?
se voce tirar de qualquer religiao os principios basicos da moral humana (por favor nao me venha assossiar origem da moral humana com religiao), nao sobra nada que presta, a nao ser as obras de caridade neh...mais ate a souza cruz faz caridade, entao isso nao conta.
por favor, analise criticamente as coisas, sua mente eh o que a de mais importante na sua vida, use ela.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 20:50:44 »
flavia,
a cada comentario que vejo seu te acho mais limitada, mais blz.

ataques pessoais não são tolerados pelas regras do fórum.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!