Autor Tópico: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ  (Lida 8564 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Ateus, graças a Deus - Revista istoÉ
« Resposta #25 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:08:26 »
Eu já não me importo com nada disso. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:07:55 »
Você é um Apateu Fortemente Epistêmico e um Raciocinador Fuzzy :biglol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:23:14 »
Você é um Apateu Fortemente Epistêmico e um Raciocinador Fuzzy :biglol:

E isso é grave, doutor??  :'(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #28 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:47:25 »

Ateus que se acham bons demais para criticar a religião alheia, mas não tem sequer noção dos princípios delas, bons ou ruins.

Já aconteceu comigo aqui.
Aliás iniciou a conversa "se gabando" não ter a mínima noção mas que ERA igual a todas.
Quando perguntei "por que?" desconversou e reafirmou.

É disso que devemos ter medo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #29 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:10:26 »
Eu já não me importo com nada disso. :)

Eu também. Sinceramente, nem me preocupo em dizer que sou ateu... descobri que raramente perguntam minha religião, era eu quem insistia em dizer que não acreditava.

Quanto a Associação/Organização/Reunião/ONG/Horda, não acho uma idéia ruim... é legal ter liberdade de se expressar e lutar contra o preconceito e tudo mais. Só acho que poderiam haver coisas melhores...

Por exemplo, várias igrejas/centros-espíritas/terreiros/etc fazem doações pra instituições ou promovem algum tipo de ajuda pra sociedade de alguma forma. Tenho certeza que vários ateus fazem isso individualmente, mas seria bacana fazer em conjunto. Não "em nome do ateísmo", simplesmente fazer sem propagandear a descrença de nenhuma forma.

Acredito que só o fato de surgir algo desse tipo que não seja relacionado a uma religião é uma divulgação silenciosa porém eficiente da causa. É o exemplo mais puro de "não é necessário ajuda de deus, sequer apoio dele... podemos nos ajudar sozinhos".

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #30 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:57:12 »
Eu acho um lado positivo nessa coisa de associação de ateus. Quando a mídia quiser um debate com padres, pastores, médiuns e afins, poderá convidar alguém oficialmente indicado pela associação, assim a gente se livra do Quevedo (ixto non ecxhiste).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Janeiro de 2009, 01:54:35 »
O Quevedo não é ateu :P

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Janeiro de 2009, 12:29:03 »
Mas é um bruta chato.
Consegue reunir o pior dos dois mundos (o pior dos céticos.. sem base.. e dos religiosos.. dogmático quando o assunto é o próprio umbigo).

Offline Mister OjeriZZa

• Nível 00
  • *
« Resposta #33 Online: 28 de Janeiro de 2009, 22:11:15 »
Estamos nós, os que não têm fé,constantemente sendo inundados de propagando religiosa massificante. Alvo de preconceitos, de escárnios e até mesmo de rejeição, vemos a todo intante os humores quando assumimos a posição céptica. Eles, os que crêem, não deixam isto assim tão velado. Eles utilizam-se de frases prontas para gerarem seu efeito publicitário. Para o convencimento, acham que todos nós que não cremos, também temos um lado meio que adormecido de crença. Acham que somos dualistas como  todos aqueles que por convicção têm uma crença, uma religião. Não somos dualistas. Não cremos que exista alma nem espírito, somente corpo, matéria. Isto não fica bem claro para os teístas. Um movimento teria de haver. 

Um fator da grande maioria das pessoas é ter juventude eterna, ser eterno,(e não basta somente ser eterno deve ser possuir também felicidade infinita). O teístas aproveitam este estado de desejo para trazem em seus discursos todos os artifícios que estamos cançados de ouvir para convencermos de que poderemos nos arrepender eternamente.

Outro lado mais amedrontador quando diz que aqueles que não crêem serão eternamente torturados. Usam desta ameaça como convencimento pela força e não por argumentos. Veja que muitas pessoas religiosas dizem que o que elas falam para convencer as pessoas são argumentos mas não percebem que para se ter fé não são necessários argumentos, não existem razõe a princípio que possam demover qualquer pensamento que seja contrário à sua fé.

É muito mais fácil usar fórmulas prontas como ameaças em frases feitas que como disse, argumentos sejam eles quais forem são em vão diante do medo para forçar uma idéia aceita pelo grupo. Impor o medo é mais fácil. Devemos levar em conta que todo medo dos religiosos é advindo da perda daquilo que supostamente não alcançará. Se não crerem perderão tudo aquilo que o céu promete. Imortalidade da alma perante o pai é uma destas recompensas pela devoção.

Os religiosos esperam todos eles por contágio, que há uma idéia tácita e aceita de muitos da existência de alma, espírito, anjos e demônios. A utilização de uma idéia já aceita é mais fácil moldá-la, manipulá-la e instruir para arregimentação. Um grupo se sente mais forte quando muitos são numerosos.

Este é um conceito errôneo mas implícito na imensa maioria das pessoas que não possuem uma base de crítica mais refinada. Está na hora de mostrarmos o outro lado da moeda.

A realidade é incolor, insípida e silenciosa. Não há nada lá fora. Representamos toda realidade presos em nós mesmos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Janeiro de 2009, 23:55:54 »
Tupac:

Só esclarecendo: o movimento humanista secular não é coisa de hoje e não está relacionado ao 'neoateísmo' (apesar de alguns notórios neoateus se declararem humanistas seculares). Na verdade o termo já existe com significado semelhante ao de hoje desde os anos 50, e o movimento ganhou corpo nos anos 70 - tanto que um notório autodeclarado Humanista Secular famoso é ninguém menos do que Frak Zappa. O humanismo secular é a visão de mundo que compreende os seguintes princípios:

* Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.
    * Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.
    * Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.
    * Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.
    * Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.
    * Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.
    * Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.

Wikipedia

Em geral os humanistas seculares são ateus e agnósticos, mas há deístas que também se identificam com o grupo.

O termo bright eu já discuti extensamente no tópico "Ateus? Céticos? Brights?" e ele tem uma definição bem mais simples: trata-se de uma pessoa com uma visão de mundo baseada no naturalismo, isto é, a convicção de que todos os fenômenos podem ser explicados em termos de causas e leis naturais. Assim como no caso do humanismo secular, a maioria é ateia ou agnóstica, mas deístas também cabem aí.

Como o Tupac mencionou, eu faço sim campanha pelo uso de termos como humanismo secular e bright. Eu entendo que muita gente aqui tenha horror a rótulos e suspeite que qualquer tentativa de estabelecer uma série de princípios a seguir é inventar uma nova religião (e de fato, muita gente considera o humanismo secular uma religião, até gente que se considera h.s.), e eu não discordo. Acredito que não podemos estreitar nosso pensamento reduzindo-o a um conjunto de regras do que podemos ou não podemos pensar. Entretanto há duas coisas a levar em consideração: primeiro é que a palavra ateu só quer dizer "aquele que não acredita em Deus", nada além disso. Você pode ser ateu e acreditar em Atlântida ou no poder terapêutico dos cristais. Cético sem dúvida é uma palavra bem melhor, mas ainda não acho boa o suficiente, pois poderíamos ser céticos pirrônicos, cartesianos e até solipsistas. Teríamos que dizer que somos céticos científicos para ser bem precisos. A segunda coisa é que é inegável que nós temos sim uma visão de mundo. A maioria das pessoas neste fórum pensa mais ou menos igual sobre um monte de coisas, como a rejeição ao sobrenatural, a crença na ciência e na razão como melhores meios de entender o mundo entre outras coisas. E por acaso, esse conjunto de opiniões que temos em comum tem nome.

DBohr e Gigaview:

Os membros da ATEA têm opiniões muito variadas. Há desde um pessoalzinho de Orkut que quer colocar todos os líderes religiosos na cadeia por estelionato até o pessoal pacato e moderado que não quer mais do que combater o preconceito, sem fazer proselitismo. É claro que há opiniões muito diferentes sobre essa passeata do orgulho ateu, há inclusive quem é contra e apresenta ótimos argumentos para isso. A minha proposta foi, em vez de passeata e protestos nas ruas, se limitar a realizar um evento cultural num espaço fechado. O Daniel e o Mauricio participam das discussões com os membros e leem todas as opiniões, discutem e dão atenção ao que os membros dizem. No fim das contas quem toma as decisões são eles, claro, afinal isso é prerrogativa da diretoria da associação, mas na medida em que discutimos com eles, nossas opiniões são levadas em conta.

É por isso que eu tão insistentemente tenho convidado os membros deste fórum a participar da ATEA, pois eu sei que aqui predominam pessoas moderadas. As pessoas moderadas têm a grande qualidade de, é... ser moderadas. Porém, elas têm o grave defeito de não se interessarem muito por política. Os radicais, por outro lado, bom, esses querem revolucionar! Então eles entram de cabeça na política. A triste consequência é que o poder de decisão dos radicais é desproporcional, afinal, eles estão mais representados politicamente do que os moderados. Vocês têm observações muito valiosas sobre um monte de questões, mas infelizmente vocês não estão lá para defendê-las. Não se espantem, então, se a ATEA não levar em conta as suas opiniões, afinal ela nem sabe que elas existem. Eu entendo que vocês tenham receio de que a associação tome más decisões, que ela faça coisas que possam comprometer a imagem até dos ateus que não fazem parte dela. Eu entendo porque eu também tenho esse mesmo receio. E é exatamente por isso que eu estou lá.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #35 Online: 29 de Janeiro de 2009, 00:03:57 »
Dear Willy Nilly, incredulândrico: o que você diz da ATEA é exatamente o que penso e pelo que já disse aqui ficar indeciso entre participar ou não.

No momento não participo por ter um kilo de outras coisas, principalmente uma pequena pessoazinha de nem 2 anos para cuidar e vários contos que ainda quero finalizar.

No fundo creio que acabarei me associando e mais ou menos participando, como sempre acaba acontecendo. Mas o que queria mesmo era uma associação que tenha mais a ver com divulgação da ciência, apoio a debunkers para desmascarar espertinhos e por aí vai. Ceticismo mesmo, e ciência mais do que anti-religião. A discussão religiosa é complicada e a deixo para o meu filho, que viverá talvez numa sociedade mais aberta.

O que é importante numa ATEA é que participe de eventos 'mundiais' onde membros de várias religiões participam, por exemplo. Estar na mídia é importante sim. Dar bons exemplos também. Ficar de olho em abusos ao laicismo e demais. Mas propagandas como essa podem ser interessantes para Inglaterra, ou talvez Espanha. Mas no Brasil de hoje, sinceramente para mim é contra-producente.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Janeiro de 2009, 00:22:17 »
J, eu acredito que há espaço para bem mais do que uma organização no Brasil. Uma clara vantagem disso é que se uma delas fizer besteira, isso não vai afetar toda a militância. E a regra é haver um monte de grupos diferentes mesmo, nos Estados Unidos, por exemplo, você tem os American Atheists, a American Humanist Association, a Freedom from Religion Foundation, o CSI (ex-CSICOP), o Council for Secular Humanism, além de muitos outros e até de associações estaduais! Na Espanha, só na campanha do ônibus estão envolvidas três organizações, uma nacional, uma da Catalunha e outra de Madri. E não duvido que isso vá acontecer no Brasil, o Sottomaior tem um monte de desafetos, vai que um deles resolve montar a própria associação?

Agora, por que você acha a propaganda ateísta contraproducente? Eu acho o contrário, acho que esse é o momento certo, e nós estamos precisando dela! Lembra do artigo preconceituoso na Folha antes de ontem? Ele era um comentário justamente sobre a propaganda dos ônibus no Reino Unido, os ônibus já estão na mídia, portanto trazer essa propaganda para cá é garantia de grande repercussão na imprensa. A ATEA saiu na Isto É e no Terra, ou seja, o ateísmo está despertando grande interesse da mídia, e é uma ótima chance de aproveitar a carona.

E o simples fato de o maior jornal do país ter dado uma mancada dessas de publicar um artigo preconceituoso mostra o quanto a campanha ateísta é necessária nesse momento, o preconceito existe e astá aí na nossa cara! O preconceito é todo estimulado por essa falta de informação de que não se pode ser ético sem Deus, e o objetivo da publicidade é justo reverter essa imagem. A primeira frase que vamos usar nos ônibus provavelmente será: "Você precisa acreditar em Deus para ser honesto? Nós não."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 29 de Janeiro de 2009, 05:05:00 »
Você tem toda razão mais uma vez Uili (andou treinando retórica, rapaz?). Eu desconfio muito do Sottomaior, mas vou me mexer e ver como consigo contribuir com a ATEA. Moderadamente, é claro :-)

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2009, 07:43:06 »
Eu só me precupo com "a mensagem". :?
Inclusive coloquei neste tópico minha preocupação com uma charge que achei extremamente correta mas que pode passar uma impressão negativa.
../forum/topic=18975.0.html

Sutileza as vezes é mais fulminante do que a incisão (preciso aprender isso... :vergonha:)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Janeiro de 2009, 08:19:44 »
Gente, vamos mexer com isso não, ser ateu é não acreditar em deuses, nada mais do que isso.

As associações são validas para quem quer participar, mas quando leio termos como "passeata do orgulho ateu" chega a me dar um frio na espinha...

Volta e meia aqui no CC somos acusados de sermos uma religião, espero que a gente não acabe confirmando isso...
"Deus prefere os ateus"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 29 de Janeiro de 2009, 08:23:02 »
Talvez seja justamente para impedir que os mais assanhados fundem uma "seita" ateísta é que valha a pena se movimentar - e questionar, principalmente.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Janeiro de 2009, 08:24:58 »
Gente, vamos mexer com isso não, ser ateu é não acreditar em deuses, nada mais do que isso.

As associações são validas para quem quer participar, mas quando leio termos como "passeata do orgulho ateu" chega a me dar um frio na espinha...

Volta e meia aqui no CC somos acusados de sermos uma religião, espero que a gente não acabe confirmando isso...

Isso soa tão bizarro como "passeata do orgulho careca" ou "passeata do orgulho loiro" ou coisa assim.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:24:12 »
Eu não vejo carecas e loiros serem discriminados nas ruas ou em quaisquer lugares ao tirarem o boné/chapéu/etc...

PERGUNTA: De que outra maneira seria possível colocar o ateísmo na pauta do dia a dia sem ser pelos meios iniciados pela ATEA? Até agora eu estou satisfeito.
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:35:41 »
Eu não vejo carecas e loiros serem discriminados nas ruas ou em quaisquer lugares ao tirarem o boné/chapéu/etc...

PERGUNTA: De que outra maneira seria possível colocar o ateísmo na pauta do dia a dia sem ser pelos meios iniciados pela ATEA? Até agora eu estou satisfeito.

A questão é que eu vejo o ateísmo como uma característica de algumas pessoas, no mesmo nível de cor de cabelo ou ausência de cabelo, por exemplo, ainda que seja uma escolha própria. É vítima de preconceito? Sim, concordo que é, mas ainda considero apenas uma característica comum, não algo que precise de uma associação.

Quanto a discriminação, bem, você não pode discriminar outra pessoa com base na religião, ou ausência dela, então ser vítima de preconceito é uma questão de usar a lei, SE isso for necessário, depende de cada caso.

Nem todos concordam que o ateísmo tem que ser colocado na pauta do dia, eu por exemplo, não vejo mais a menor necessidade disso.

Por isso que apenas deixo claro a minha opinião, achando que "passeata do orgulho ateu" é algo bizarro, associado demais com a estratégia do movimento gay, o que com o devido respeito, parece falta de personalidade e criatividade, e é apenas a minha opinião.

Eu tenho sérias dúvidas se a ATEA ou qualquer outra organização vai ter força para diminuir o preconceito contra ateus neste país de maneira perceptível.

Agora se eles, a ATEA, conseguirem visibilidade, defender a causa do ateísmo (que eu não considero uma causa), criar o dia do ateu, dia da passeata do orgulho ateu, boa sorte para eles. Não sou contra a existência da ATEA, eles são livres, adultos e responsáveis pelas escolhas deles.

Donald Kendall

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:44:51 »
Não seria necessário colocar o ateísmo na pauta do dia se fôssemos respeitados tal qual loiros e carecas. Tá, carecas as vezes levam uma gracinha ou outra, mas isso não é algo que os impeça de ganhar empregos mesmo estando qualificados (existem os carecas que raspam o cabelo de propósito sem serem carecas de verdade - não tô fazendo nenhuma correlação com nenhum tipo de ateísmo, só pq nem todos os carecas tem 40 anos e etc e tal pra serem desprezados por sua idade[o que não deia de ser errado de nenhuma maneira] - idem pros loiros).

Pois bem, o que eu quero dizer: Eu acho isso necessário (a visibilidade) pois é somente quando o assunto está com os holofotes é que as pessoas passam a rever seus conceitos sobre o fato, pois pra muita gente, já está enraizado/cristalizado como FATO que ateus são pessoas do mal e que etc e tal. E o único jeito de consertar isso na maioria das hipóteses é colocá-lo em pauta. Se não há idéia melhor que uma passeata, um dia e propagandas em ônibus, que seja feito desse jeito, mas que seja feito, de qualquer jeito! E rápido!
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:49:37 »
Ok, Temporal, é a sua opinião, e eu discordo dela. Simples assim. O exemplo dos carecas/loiros(as) foi apenas uma maneira de mostrar como eu vejo o ateísmo (eu sou ateu, a propósito). É algo que você pode ser orgulhar, ter como apenas uma característica, não dar a mínima, enfim, é um atributo que algumas pessoas tem. E só.

Eu acho a questão da visibilidade irrelevante, claro que será divertido ver as reações dos crentes SE a campanham aparecer, mas no fundo, se a campanha acontecer ou não, será irrelevante, para mim.

Concordamos em discordar?

Donald Kendall

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #46 Online: 29 de Janeiro de 2009, 10:10:52 »
Ok, Temporal, é a sua opinião, e eu discordo dela. Simples assim. O exemplo dos carecas/loiros(as) foi apenas uma maneira de mostrar como eu vejo o ateísmo (eu sou ateu, a propósito). É algo que você pode ser orgulhar, ter como apenas uma característica, não dar a mínima, enfim, é um atributo que algumas pessoas tem. E só.
Yep!

Eu acho a questão da visibilidade irrelevante, claro que será divertido ver as reações dos crentes SE a campanham aparecer, mas no fundo, se a campanha acontecer ou não, será irrelevante,
Não acho que esse seria o objetivo, mas fazer as pessoas pensarem, desenferrujar as idéias sobre o ateísmo...

para mim.

Concordamos em discordar?
Já que você não está tentando ser contra querendo atrapalhar, que seja então!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:42:04 »
Mas eu jamais vou querer atrapalhar a ATEA ou qualquer organização semelhante, posso até ser "contra" a necessidade de um ato X ou Y (passeata, etc).

Mas para ai, acredito e defendo a liberdade de cada um, indíviduo ou organização, se expressar.

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:34:51 »
Você tem toda razão mais uma vez Uili (andou treinando retórica, rapaz?). Eu desconfio muito do Sottomaior, mas vou me mexer e ver como consigo contribuir com a ATEA. Moderadamente, é claro :-)

Cara, por favor, entre mesmo! Precisamos muito de gente como você lá :ok:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:20:59 »
uili... mas por que você disse tudo aquilo? Pois foi exatamente o mesmo que eu disse... Sério, não entendi.

Outra coisa, eu usei o "brilhante" em portugues porque tinha muita coisa aberta ao mesmo tempo e eu havia esquecido o modo certo de se escreve a palavra... não pense que eu estava sendo sarcastico ou ironico. Enfim...

=================================================
Sobre a ATEA, sei que o convite foi direcionados a outros, mas sou intrometido então...
Eu não me associei por ter que fornecer meu CPF.

Você como sendo um associado lá, me diz o que achou da iniciativa de instituir o natal ateu (Newtal), fazendo referencia a Newton.

Como você bem disse, é preciso que se tenha pessoas que questionem as propostas para que "o tiro não saia pela culatra".

Tambem não gosto da idéia de copiar o movimento gay. Não considero necessario.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!