Tupac:
Só esclarecendo: o movimento humanista secular não é coisa de hoje e não está relacionado ao 'neoateísmo' (apesar de alguns notórios neoateus se declararem humanistas seculares). Na verdade o termo já existe com significado semelhante ao de hoje desde os anos 50, e o movimento ganhou corpo nos anos 70 - tanto que um notório autodeclarado Humanista Secular famoso é ninguém menos do que Frak Zappa. O humanismo secular é a visão de mundo que compreende os seguintes princípios:
* Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.
* Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.
* Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.
* Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.
* Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.
* Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.
* Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.
WikipediaEm geral os humanistas seculares são ateus e agnósticos, mas há deístas que também se identificam com o grupo.
O termo bright eu já discuti extensamente no tópico
"Ateus? Céticos? Brights?" e ele tem uma definição bem mais simples: trata-se de uma pessoa com uma visão de mundo baseada no
naturalismo, isto é, a convicção de que todos os fenômenos podem ser explicados em termos de causas e leis naturais. Assim como no caso do humanismo secular, a maioria é ateia ou agnóstica, mas deístas também cabem aí.
Como o Tupac mencionou, eu faço sim campanha pelo uso de termos como humanismo secular e bright. Eu entendo que muita gente aqui tenha horror a rótulos e suspeite que qualquer tentativa de estabelecer uma série de princípios a seguir é inventar uma nova religião (e de fato, muita gente considera o humanismo secular uma religião, até gente que se considera h.s.), e eu não discordo. Acredito que não podemos estreitar nosso pensamento reduzindo-o a um conjunto de regras do que podemos ou não podemos pensar. Entretanto há duas coisas a levar em consideração: primeiro é que a palavra ateu só quer dizer "aquele que não acredita em Deus", nada além disso. Você pode ser ateu e acreditar em Atlântida ou no poder terapêutico dos cristais. Cético sem dúvida é uma palavra bem melhor, mas ainda não acho boa o suficiente, pois poderíamos ser céticos pirrônicos, cartesianos e até solipsistas. Teríamos que dizer que somos céticos científicos para ser bem precisos. A segunda coisa é que é inegável que nós temos sim uma visão de mundo. A maioria das pessoas neste fórum pensa mais ou menos igual sobre um monte de coisas, como a rejeição ao sobrenatural, a crença na ciência e na razão como melhores meios de entender o mundo entre outras coisas. E por acaso, esse conjunto de opiniões que temos em comum tem nome.
DBohr e Gigaview:
Os membros da ATEA têm opiniões muito variadas. Há desde um pessoalzinho de Orkut que quer colocar todos os líderes religiosos na cadeia por estelionato até o pessoal pacato e moderado que não quer mais do que combater o preconceito, sem fazer proselitismo. É claro que há opiniões muito diferentes sobre essa passeata do orgulho ateu, há inclusive quem é contra e apresenta ótimos argumentos para isso. A minha proposta foi, em vez de passeata e protestos nas ruas, se limitar a realizar um evento cultural num espaço fechado. O Daniel e o Mauricio participam das discussões com os membros e leem todas as opiniões, discutem e dão atenção ao que os membros dizem. No fim das contas quem toma as decisões são eles, claro, afinal isso é prerrogativa da diretoria da associação, mas na medida em que discutimos com eles, nossas opiniões são levadas em conta.
É por isso que eu tão insistentemente tenho convidado os membros deste fórum a participar da ATEA, pois eu sei que aqui predominam pessoas moderadas. As pessoas moderadas têm a grande qualidade de, é... ser moderadas. Porém, elas têm o grave defeito de não se interessarem muito por política. Os radicais, por outro lado, bom, esses querem revolucionar! Então eles entram de cabeça na política. A triste consequência é que o poder de decisão dos radicais é desproporcional, afinal, eles estão mais representados politicamente do que os moderados. Vocês têm observações muito valiosas sobre um monte de questões, mas infelizmente vocês não estão lá para defendê-las. Não se espantem, então, se a ATEA não levar em conta as suas opiniões, afinal ela nem sabe que elas existem. Eu entendo que vocês tenham receio de que a associação tome más decisões, que ela faça coisas que possam comprometer a imagem até dos ateus que não fazem parte dela. Eu entendo porque eu também tenho esse mesmo receio. E é exatamente por isso que eu estou lá.