Autor Tópico: Aqueles, aqui, que se pre-dispõe a discutir filosofia.  (Lida 3402 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Aqueles, aqui, que se pre-dispõe a discutir filosofia.
« Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:31:42 »
Filosofia é uma área que gera grandes debates e textos imensos. Felizmente também é uma das melhores coisas para se discutir, na minha opinião. Dos foristas de hoje, quem são aqueles dispostos a discutir autores como Nietzsche, Kant, Rousseau, Merleau-Ponty, Husserl, Filosofia pré-socrátioca, enfim... Filosofia? Vejo poucas pessoas por aqui com interesse nessa área :/

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Aqueles, aqui, que se pre-dispõe a discutir filosofia.
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:40:30 »
Tô dentro... é só dizer o assunto ou questão.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2009, 16:41:26 »
:P eu prometo fazer isso no MSN, mas não aqui, não gosto de sofrer humilhação pública, Renatinho.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2009, 19:01:31 »
Ixe, se for para discutir autores, comigo não rola, li meio livro de Nietzsche! Li só um livrinho do Luc Ferry e estou começando um de Comte-Sponville, mas em geral eu sou o maior leigo...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:13:09 »
Assunto? Ainda leio mais romances...
Mas pretendo discutir aqui dúvidas de interpretação, no âmbito filosófico, lógico. :)

(Qual do Sponville vc comerá a ler? Pretendo comprar o "Tratado do desespero..."

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:44:31 »
Comte-Sponville é um bom autor para discutir ética de um ponto de vista ateísta  , o "Tratado..." tem uma edição online.
Se o pessoal se interessar podemos postar textos ( como este) e discutir.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2009, 23:06:27 »
Caro Renato T - boa noite.

Filosofia é uma área que gera grandes debates e textos imensos. Felizmente também é uma das melhores coisas para se discutir, na minha opinião. Dos foristas de hoje, quem são aqueles dispostos a discutir autores como Nietzsche, Kant, Rousseau, Merleau-Ponty, Husserl, Filosofia pré-socrátioca, enfim... Filosofia? Vejo poucas pessoas por aqui com interesse nessa área

Então - meu caro - é so falar, que eu estou à escuta. Foi essa uma das razões porque me aventurei a participar neste Fórum.

Entretanto - sou apreciador - dos pré-socráticos, socráticos e pós-socráticos.
Também aprecio Descartes, Espinosa e os românticos. Incluo, Kant, Hegel, Nietzche e Marx.

Destaco Bertrand Russel e os criadores da lógica comparada. E modernamente todos aqueles, que estão a tentar estender uma ponte de entendimento entre a Filosofia, a Ciência e a "Religião". Sobremaneira achei muitíssima piada à filosofia Eclética, do filósofo francês Víctor Cousin. Enfim, adoro Filosofia e ando a tentar ser aprendiz de filósofo, Há um tempâo.

----------------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 12:52:39 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2009, 10:01:06 »

Proponho o texto de Schopenhauer "A Matafísica da Morte".

Sua concepção de morte é muito interessante...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2009, 12:41:00 »
Schopenhauer seria um bom começo, Hugo. Eu tenho dois textos pequenos aqui: "Elogio à Helena" de Górgias e o conceito de "Intencionalidade" de Sartre, que segue a linha da fenomenologia. Tenho também o livro conversas, que tem capitulos curtos e da pra pegar eles individualmente

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2009, 15:25:40 »
(Qual do Sponville vc comerá a ler? Pretendo comprar o "Tratado do desespero..."

Encomendei o "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes" e depois queria ler "A Felicidade, Desesperadamente" :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:16:43 »

Como será o procedimento? Lemos uma obra e discutimos ou discutimos alguma filósofo em particular (num contexto mais amplo)?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:42:06 »
discutir autores como Nietzsche,
Metade do que ele diz é bobagem.

Kant,
Chato.

Rousseau,
Outro que metade do que diz é bobagem.

Merleau-Ponty,

Muito chato!

Husserl, Filosofia pré-socrátioca

Chato demais!

enfim... Filosofia?

Por que não discutir autores interessantes, como Russell, Putnam, Searle, Quine, Popper, Lakatos & cia?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:43:31 »
Ixe, se for para discutir autores, comigo não rola, li meio livro de Nietzsche! Li só um livrinho do Luc Ferry e estou começando um de Comte-Sponville, mas em geral eu sou o maior leigo...

Só autor chato...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:44:21 »
Pô, Dante, deixa de se chato você! :P

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2009, 18:06:02 »
enfim... Filosofia?

Por que não discutir autores interessantes, como Russell, Putnam, Searle, Quine, Popper, Lakatos & cia?

dei exemplos ¬¬
a intenção seria discutir autores pelos quais somos interessados, se você se interessa por esses que você citou, não vejo porque não discuti-los.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2009, 18:08:24 »

Como será o procedimento? Lemos uma obra e discutimos ou discutimos alguma filósofo em particular (num contexto mais amplo)?

Pensei em colocar trechos de obras de certo filósofo e quem conhecer pode ir ampliando o assunto com trechos de comentadores, interpretações próprias, quem não conhecer pode tirar suas interpretações e coloca-las para serem discutidas... algo desse gênero.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2009, 18:21:36 »
Será que os fãs do Olavo aparecerão por aqui querendo discutir as obras dele?

eheheh

Falando sério agora, não participarei do debate, me acho meio mané em filosofia (se bem que sou um mané num monte de coisas). Se algum livro citado aqui eu tiver lido, incomodarei os meus colegas com perguntas sobre ele.

Se criarem um tópico "Filosofia for dummies", daí tudo bem.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2009, 21:07:53 »

Pensei em colocar trechos de obras de certo filósofo e quem conhecer pode ir ampliando o assunto com trechos de comentadores, interpretações próprias, quem não conhecer pode tirar suas interpretações e coloca-las para serem discutidas... algo desse gênero.

Acho que é por aí. Mas sugiro que se abra um tópico para cada texto/autor , assim fica mais facil discutir , se for usado este tópico acabará ficando embolado.
Eu proponho  começar com um texto que discuta a filosofia em si , por exemplo, "O que é isto - a filosofia" de Heidegger ( tem versão em português disponivel no Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000037.pdf)
O que acham ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2009, 21:41:21 »

Beleza.

Inicie postando um texto de uma obra de um filósofo e o "Café filosófico" estará inaugurado.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2009, 21:45:34 »

Só autor chato...

A questão da chatice está relacinada com a dificuldade que temos de entender um certo filósofo. Existem vários "chatos" e um deles, para mim, é Hegel.

Sua forma de escrita é muito absrata. Estou terminando minha dissertação e meu tema é uma crítica de Kierkegaard á Hegel. Pedreira, mas filosofia é isso mesmo: quebrando pedras e "desenchateando" filósofos.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 19:40:24 »
Bom , resolvi dar o chute inicial com Epicuro.
A Carta a Meneceu já deve ser conhecida de muitos , pelo menos trechos , mas acho que é um bom começo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 20:11:01 »

Um excelente começo, Luiz... :ok:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 21:51:59 »
I'm in.

Tenho grande apreço por Schopenhauer.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 01:52:41 »

A questão da chatice está relacinada com a dificuldade que temos de entender um certo filósofo. Existem vários "chatos" e um deles, para mim, é Hegel.

Problema do Hegel sequer é ser chato, mas que o que ele escreve não vale o papel no qual foi escrito.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 02:08:50 »

Também acho Hegel um chato... E Espinosa também (inclusive o livro que a Chauí lançou)... Podem jogar pedras, panteístas e monistas... :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!