É grande a história sobre o holodomor... mas quem já leu sobre o marxismo, e leu sobre as políticas adotadas na ex-URSS, sabe que não tem como separar o comunismo da União Soviética...
Vou dar uma resumida na obra:
HolodomorHolodomor, foi a Grande Fome da Ucrânia que aconteceu no ano de 1932 a 1933.
Deskulakização e Coletivização da agricultura Os
kulaks foram componeses "ricos", que tinham grandes fazendas e que pagavam pessoas para trabalhar nessas fazendas. Algo totalmente contra ao comunismo, afinal os kulaks eram os burgueses, os barões.
Então, no início da década de 30, Stalin, implantou medidas para acabar com os barões, e coletivizar as coisas.
A Rússia, e o resto da União Soviética era prodominantemente agrícola, e o Marx dizia que o comunismo só daria certo numa sociedade rica. O que Stalin poderia fazer com uma sociedade agrícola? Como transformar essa sociedade agrícola em uma super potência rica e comunista?
Ele fez o que qualquer um faria no lugar dele (Afinal, ele não era Jesus pra fazer milagres):
- Ele coletivizou a agricultura, ou seja, o estado se apropriou das terras, gados, e ferramentas. Assim poderia distribuir comida para as cidades e exportar.
- Com o dinheiro das exportações ele iria industrializar a União Soviética. E assim a União Soviética seria uma nação rica, industrializada e comunista.
Certo? Errado. Essas medidas eram bonitas no papel, e pareciam a solução para o fim do capitalismo.
Para ele coletivizar a agricultura, os funcionários e membros do Partido Comunista, com o apoio de operários e ativistas foram confiscar as terras, gados, e ferramentas dos camponeses.
Os camponeses não aceitaram muito bem isso, e ainda foram obrigados a trabalhar no campo, em
kolkhozes ou em
sovkhozes. E ainda tinham metas a cumprir, afinal, o Estado precisava exportar para ter dinheiro para Industrializar a URSS, e transformar ela numa potência comunista rica, assim como Marx sempre sonhou.
Mas os barões (kulaks) eram os inimigos ideológicos numero um de qualquer comunista, então qualquer pessoa que ia contra a coletivizar, eles acusavam de ser kulaks e deportavam essas pessoas para lugares como cazaquistão e sibéria. Em parte deveria ser por crueldade e ódio a classe, mas por outro lado, mandar essas pessoas para áreas remotas fariam que elas explorassem os recursos naturais dessas áreas desabitadas até então. E assim 2,8 milhões de pessoas foram mandadas pra lá.
Como eram camponeses, não estavam habituados aquela região, e o trabalho era muito pior do que nas fábricas que Karl Marx via. E então 500 mil pessoas acabaram morrendo. Os que sobreviveram trabalhavam com mineração, carvão, metalurgica, e eram semi escravos. Outros 400 mil camponeses foram mandados para as
Gulags. E outros 30 mil morreram com a pena de morte.
Diante desses horrores, de ter perdido tudo, ser mandado para lugares longes, e/ou forçados a trabalhar para cumprir metas absurdas para transformar a URSS em uma potencia comunista rica. Os camponeses começaram a se revoltar, cerca de 3 milhões de pessoas fizeram manifestações, causando grande transtorno ao governo soviético.
E tudo isso começou a gerar um desabastecimento.
O início da Fome SoviéticaEm 1931, toda essa resistência por parte dos camponeses, resultaram em falta de comida, e milhares morreram de fome.
E essa fome em 1931 foi consequencia do comunismo, de tentar eliminar as classes, já que muitos camponeses desesperados, começaram a destruir os bens, e a trabalhar cada vez menos porque rejeitavam o regime comunista.
Holodomor"a insatisfatória evolução das sementeiras em numerosas regiões, prova que a fome ainda não levou à razão muitos kolkhozianos." Stanislav Kossior, Secretário Geral do Partido Comunista da Ucrânia
Como as coisas não estavam indo bem, e a colheita foi medíocre. Mesmo assim a Ucrânia foi obrigada a contribuir com 42% da colheita.
O governo soviético aumentou a meta de cereais para o ano seguinte. E isso provocou conflitos, porque os camponeses queriam conservar uma parte da produção, e as autoridades tinham que cumprir as metas.
Como efeito, esses planos eram tão elevados, que os obrigaram a tentar esconder a maior quantidade possível de cereais, para garantir as reservas alimentares indispensáveis à sua sobrevivência.
Então, em 1932, a Ucrânia só conseguiu entregar 39% da meta exigida. E isso deixou Stalin muito irritado, e neurótico, achando que tinham pessoas contra o governo comunista infiltradas na Ucrânia (no poder.... dos componeses ele não queria nem saber se eram contra).
Então ele decidiu dar uma lição aos ucranianos rebeldes, porque segundo ele, "a causa" era mais importante que as vidas perdidas. Ele resolveu utilizar a fome pra fazer isso.
Stalin decidiu impor multas em genero alimenticio, a quem descumprisse o plano de coleta. Proibiu a comercialização de alimentos, a importação de artigos manufaturados, proibiu que os ucranianos saissem da ucrania para procurar comida, ou seja deixou eles isolados, e só a polícia política poderia dar informações sobre a fome, ou seja, o resto do mundo não tinha nem idéia do que estava acontecendo. E eles tinham que entregar toda a comida ao governo soviético, que exportava essa comida a outros países.
Os outros países desconfiando da situação de fome da ucrânia, ofereceram ajuda humanitária, que foi negada pelos ministros de Stalin. Eles negavam qualquer situação de fome na ucrânia, os simpatizantes do regime comunista na época também.
E assim a vida de milhões de pessoas foi perdida na tentativa de fazer o comunismo funcionar.