No Holodomor é preciso não esquecer o objectivo de quebrar o nacionalismo ucraniano, de impedir uma Ucrânia separada da Rússia, destruindo a capacidade de resistência do seu povo.
Trotsky não hesitaria em liquidar o que fosse preciso liquidar para impor o seu domínio com fizeram Estaline e Lenine. Os marinheiros de Petrogrado bem o souberam.
Fala-se muito da repressão Estalinismo para esconder a brutal repressão de Lenine, o qual criou a Cheka e usou os meios mais brutais para se impor em termos de ditador absoluto. Tudo começou com Lenine, inclusive os assassínios por quotas apenas para aterrorizar... o bem era o que fazia avançar a revolução, o mal tudo aquilo que a detinha... Estaline não deturpou Lenine apenas continuou a obra daquele... é isso que é esquecido e escondido... nunca haveria qualquer liberdade para opositores com Lenine...
Quando eu li sobre a Revolução Russa, eu fiquei impressionado com a habilidade política (eu diria
inteligência política), oportunismo,
time e sobretudo crueldade de Lenin.
O Trotsky também era cruel e ralativamente tão habilidoso quanto o Lenin. Era o trotsky quem comandava a principal organização do partido responsável pela eliminação (no sentido literal do termo) de opositores ou potenciais opositores.
O Stalin talvez seja um pouco mais cruel do que os 2 acima, mas o que mais o diferenciava demais era a menor perspicácia e tato. É bem provável que o Lenin desistisse ou "flexibilizasse" alguns planos quando visse que traria sacrifício demais. Ja o Stalin não.