Autor Tópico: Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade  (Lida 5595 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade
« Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:06:47 »
Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade
Por meio de nota oficial, a Anhanguera Educacional informou que é totalmente contra o trote violento

Tatiana Fávaro, de O Estado de S. Paulo

CAMPINAS, SP - O estudante Bruno César Ferreira, de 21 anos, vítima de agressão na segunda-feira, 9, durante trote do curso de medicina veterinária da Anhanguera Educacional, em Leme, disse nesta terça-feira, 10, que a única certeza que tem em relação ao seu futuro, como estudante, é de que não volta para a universidade na qual sofreu maus tratos.

"Para lá (faculdade Anhanguera, em Leme) eu não volto. Eles estão educando vândalos, não futuros profissionais", afirmou. "Tenho medo de ser reprimido", disse. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade, a 189 quilômetros de São Paulo. A polícia já tem suspeitos, mas ainda vai ouvir a vítima e testemunhas.

Ferreira foi ferido com um chicote, recebeu chutes no abdome e na cabeça e foi internado na Santa Casa do município ontem, em coma alcoólico. "Cheguei às 7 horas, entrei e lá pelas 8 horas fui ver os valores das mensalidades na secretaria. Quando saí, um veterano me pediu pra tirar camiseta, boné, meus pertences", conta. "Achei que ia raspar minha cabeça e me pintar, até aí tudo bem. Mas foi bem mais que isso, porque fizeram a gente (calouros) entrar em uma lona na qual tinha excremento de animais e aves em decomposição. Pensei: se isso representa a medicina veterinária, perdi a vontade."

Ferreira mora com a família em Iracemápolis, cidade vizinha, há seis anos e trabalha em Limeira, como vendedor em uma loja de defensivos agrícolas. "Consegui ajuda da prefeitura da minha cidade e auxílio do meu chefe, que me liberou pra estudar de manhã e trabalhar à tarde. Só prestei vestibular em Leme, que era mais perto e daria pra eu trabalhar e pagar a faculdade", disse. O valor da mensalidade seria de R$ 859,00 e Ferreira pagaria parte com seu salário. "Agora não sei o que fazer, a única certeza que tenho é a de que para lá eu não volto mais."

O estudante contou que veteranos o fizeram beber pinga na universidade e em um bar próximo ao campus. Ferreira também foi amarrado a um poste e agredido com pontapés. "Depois, sentei em uma cadeira e um veterano chutou. Me contaram que caí, bati a cabeça, fiquei desacordado. Foi quando me levaram para uma república para tentar me reanimar. Como não conseguiram, me largaram na rua, como indigente", disse. "Se fazem isso com um ser humano, imagina o que esses futuros médicos veterinários farão com um animal."

Bruno foi levado ao hospital pela mãe de uma aluna que o encontrou na rua. Foi liberado na tarde desta segunda-feira. "Hoje, não aguento de dor no abdome", disse.

Por meio de nota oficial, a Anhanguera Educacional informou que é totalmente contra o trote violento e que desenvolve campanhas de trote solidário. Sobre o incidente ocorrido dentro do campus a instituição informou que colocou um médico à disposição do aluno agredido, abriu uma sindicância para apurar responsabilidades pela agressão e irá tomar medidas cabíveis.

Em Campinas, a polícia também investiga a denúncia de um morador de rua de 42 anos que disse ter sido agredido na última quarta-feira, 4, por um grupo de estudantes de direito da universidade Mackenzie. O morador disse que foi jogado no chão, teve a cabeça e sobrancelhas raspadas e apanhou. Um jovem de 23 anos assinou um termo circunstanciado por lesão corporal e foi liberado.

O campus do Mackenzie, em Campinas, informou por meio de nota oficial que lamenta o ocorrido, que instaurou sindicância disciplinar para apurar os fatos e responsáveis. A universidade informou, ainda, que por força de lei a instituição não pode se responsabilizar por ações de estudantes fora do espaço geográfico de seus campi. Segundo informou a assessoria de imprensa do Mackenzie, o aluno apontado como autor das agressões não está matriculado regularmente. Outro aluno foi suspenso por oito dias.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vitima-de-trote-violento-em-leme-desiste-da-faculdade,321568,0.htm

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:13:57 »
Isso não é um trote...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:15:50 »
Isso era tudo que eu mais queria ler uma semana antes de iniciarem minhas aulas. :sleepy:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:17:46 »

Eu hein... :medo:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:20:45 »
Sorte minha que aqui na PUCRS aboliram o trote nos cursos de Engenharia. Deu um rolo sério uma vez e resolveram proibir.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:24:27 »
Na teoria, na minha faculdade não pode também, mas eu sei que acontece.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:37:38 »
Isso era tudo que eu mais queria ler uma semana antes de iniciarem minhas aulas. :sleepy:

Não se preocupe não, os postos de saúde estão cheios de lubrificante e camisinhas.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:38:43 »
Não teve um trote há um tempo atrás que obrigaram uma estudante a fazer topless? Não consigo lembrar onde li, mas lembro do ocorrido.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:41:01 »
Pior que meu curso é engenharia, e sabem a fama que engenharias tem de só ter machos...

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:24:40 »
Eu sou contra qualquer tipo de trote. |(
É um absurdo que algumas universidades ainda sejam coniventes com essa prática.

O trote é nada mais do que a prática explícita do bullying.
É alguém que se considera superior e acha que tem o direito de exercer o autoritarismo sobre os novatos ou quem mais considerar inferior.

Se quem não quisesse participar fosse realmente poupado eu nem me importaria, afinal seria uma "festa" onde só participaria quem quisesse e assumisse as consequências dos rituais. Porém, na realidade, quem não aceita participar desta palhaçada de qualquer jeito é forçado a obedecer às ordens dos veteranos, além de sofrer perseguição e ser humilhado e excluído até o final do curso pelo grupo.
Muitas pessoas só aceitam participar dos trotes para não ter esses problemas depois.
Isso é que é diversão e socialização? Eu só vejo um grupo de pessoas com acesso a cultura desprezando a própria inteligência.

Já basta o calouro ter se sacrificado durante meses para passar no vestibular -no caso das universidades públicas-, e ainda ter que aguentar essa idiotice numa hora que seria para aproveitar a recompensa pelo esforço dedicado.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 22:29:28 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:28:43 »
Deviam canalizar toda esta energia e executarem um trote para recolhimento de alimentos. Os calouros bateriam de porta em porta pedindo o que qualquer pessoa podia doar e no fim, distribuir para entidades... Será que estou sendo sonhador demais? Será utopia?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:31:27 »
Na minha faculdade e na polícia, fazem trote levando o povo pra doar sangue.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:32:16 »
À força?

:medo:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:33:00 »
Deviam canalizar toda esta energia e executarem um trote para recolhimento de alimentos. Os calouros bateriam de porta em porta pedindo o que qualquer pessoa podia doar e no fim, distribuir para entidades... Será que estou sendo sonhador demais? Será utopia?

Já fizemos isso na minha faculdade, Mr. Durante dois semestres foi implantado o 'trote solidário'. Cada calouro doava de 3 a 5 kg de alimento para serem entregues à uma instituição infantil que ficava próxima a faculdade. Foi uma boa iniciativa, mas não perdurou - os alunos não achavam que isso representava um 'batismo'. Ah! Mesmo com  o trote solidário, ainda eram feitas brincadeiras e alguns alunos bebiam até entrar em coma alcoolico... ::)

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:33:26 »

Isso existe. É o trote solidário.

Porém, eu também não o acho justo, pois obriga o aluno a realizar trabalhos voluntários.
Qualquer trabalho voluntário, como o próprio nome já diz, deveria ser praticado por espontânea vontade, do contrário perde todo o sentido.
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:34:17 »

Bem, se fizessem isso comigo na época da facul dariam viagem perdida... Eu não tinha peso suficiente para doar... ::)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:34:25 »

Que bom que não era utopia... :D

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:35:59 »

Bem, se fizessem isso comigo na época da facul dariam viagem perdida... Eu não tinha peso suficiente para doar... ::)

Mas poderia ajudar a dar um apoio moral ao que tivessem medo de agulhas. :-D

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:36:30 »

Mas eu morro de medo de agulhas... :medo:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:40:37 »

Bom... Neste caso... Você acharia muito desagradável oferecer um copo d'água para aqueles que acabaram de doar sangue?  :'(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:41:48 »

"Taí" um trote decente :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:42:05 »
À força?

:medo:

Não é à fooooorça... é mais: "Tem uma corridinha de 12km agora com fuzil na chuva e com gás lacrimejante, mas você também pode doar sangue ali na frente e ser liberado por dois dias, o que você prefere?"

Na faculdade o cara doa e na saída é pintado de branco. Mas são umas 10 meninas hiper gatas que fazem isso, ninguém se incomoda... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:43:49 »

Bom... Neste caso... Você acharia muito desagradável oferecer um copo d'água para aqueles que acabaram de doar sangue?  :'(

Que copo d'água o que?!?! Eu quero é misto quente!!! :lol:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:45:52 »
É... depois de doar sangue uma feijoada vai bem... Também :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!