Autor Tópico: Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade  (Lida 5596 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Vítima de trote violento em Leme desiste da faculdade
« Resposta #25 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:46:43 »
Na minha faculdade e na polícia, fazem trote levando o povo pra doar sangue.

Bem, se fizessem isso comigo na época da facul dariam viagem perdida... Eu não tinha peso suficiente para doar... ::)

Mas poderia ajudar a dar um apoio moral ao que tivessem medo de agulhas. :-D

Mas eu morro de medo de agulhas... :medo:

Bom... Neste caso... Você acharia muito desagradável oferecer um copo d'água para aqueles que acabaram de doar sangue?  :'(

Nesse caso, não teria problema. :ok: Desde que eu fique bem longe das agulhas... :medo:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:47:04 »
Porém, na realidade, quem não aceita participar desta palhaçada de qualquer jeito é forçado a obedecer às ordens dos veteranos, além de sofrer perseguição e ser humilhado e excluído até o final do curso pelo grupo.
Muitas pessoas só aceitam participar dos trotes para não ter esses problemas depois.
Isso é que é diversão e socialização?

Para mim isso é um mito. No fim das contas os estudantes se relacionam muitíssimo mais com seus colegas de turma do que com seus veteranos, e mesmo assim não são todos os veteranos que participam dos trotes. Pelo menos na minha universidade não existe essa história de exclusão até o final do curso, não só porque o povo não é tão sem noção, mas também porque isso é impraticável:

Eu fui no trote da UFSCar hoje cedo. Não para dar trote, afinal eu não vou sujar as minhas mãos de tinta por causa de bixo :P Eu fui só para reencontrar meus colegas, mas de qualquer forma, o trote lá se limita a tinta e cabelo rapado. Agora, veja só: Engenharia Química na UFSCar dura cinco anos, até o ano passado entravam 60 por ano, mas este ano aumentou para 80. Sendo assim, admitindo que ninguém desistiu do curso, teríamos 80 bixos e 240 veteranos (60 por ano x 4 anos), ou seja, 3 veteranos por bixo se todos fossem dar trote. Mas sabe quantos veteranos foram fazer a recepção hoje? Uns dez. Bota 20 logo... Se um bixo se recusasse a participar do trote, mesmo que ele fosse excluído por esses 20, ainda teriam 220 veteranos sem nada contra eles. Ainda se pode questionar se seriam possíveis represálias na forma de bullying mais adiante. Eu reconheço que isso seria possível, mas na minha universidade não acontece.

Mas o importante não é se o mito é verdadeiro, o importante é se os bixos acreditam nele, e parece que muitos acreditam...

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #27 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:08:01 »
Porém, na realidade, quem não aceita participar desta palhaçada de qualquer jeito é forçado a obedecer às ordens dos veteranos, além de sofrer perseguição e ser humilhado e excluído até o final do curso pelo grupo.
Muitas pessoas só aceitam participar dos trotes para não ter esses problemas depois.
Isso é que é diversão e socialização?

Para mim isso é um mito. No fim das contas os estudantes se relacionam muitíssimo mais com seus colegas de turma do que com seus veteranos, e mesmo assim não são todos os veteranos que participam dos trotes. Pelo menos na minha universidade não existe essa história de exclusão até o final do curso, não só porque o povo não é tão sem noção, mas também porque isso é impraticável:

Eu fui no trote da UFSCar hoje cedo. Não para dar trote, afinal eu não vou sujar as minhas mãos de tinta por causa de bixo :P Eu fui só para reencontrar meus colegas, mas de qualquer forma, o trote lá se limita a tinta e cabelo rapado. Agora, veja só: Engenharia Química na UFSCar dura cinco anos, até o ano passado entravam 60 por ano, mas este ano aumentou para 80. Sendo assim, admitindo que ninguém desistiu do curso, teríamos 80 bixos e 240 veteranos (60 por ano x 4 anos), ou seja, 3 veteranos por bixo se todos fossem dar trote. Mas sabe quantos veteranos foram fazer a recepção hoje? Uns dez. Bota 20 logo... Se um bixo se recusasse a participar do trote, mesmo que ele fosse excluído por esses 20, ainda teriam 220 veteranos sem nada contra eles. Ainda se pode questionar se seriam possíveis represálias na forma de bullying mais adiante. Eu reconheço que isso seria possível, mas na minha universidade não acontece.

Mas o importante não é se o mito é verdadeiro, o importante é se os bixos acreditam nele, e parece que muitos acreditam...

Fico feliz que na sua universidade seja assim.
Algumas universidades já até baniram o trote, porém outras mais ainda permitem que se pratique.
Não quis dizer que todos os veteranos perseguem até o fim do curso os calouros que se recusaram a participar do trote, mas um pequeno grupo, geralmente o que abordou o calouro no dia da recepção.
Tenho como evidência anedótica vários casos de conhecidos que sofreram represálias por se recusarem a participar dos trotes.

De qualquer forma, para mim o trote não tem justificativa alguma para acontecer.
Por que ao invés disso não fazem uma festa decente de boas vindas aos novatos?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 23:29:38 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:19:53 »
Fico feliz que na sua universidade seja assim.
Algumas universidades já até baniram o trote, porém outras mais ainda permitem que se pratique.
Não quis dizer que todos os veteranos perseguem até o fim do curso os calouros que se recusaram a participar do trote, mas um pequeno grupo, geralmente o que abordou o calouro no dia da recepção.
Tenho como evidência anedótica vários casos de conhecidos que sofreram represálias por se recusarem a participar dos trotes.

De qualquer forma, para mim o trote não tem justificativa alguma para acontecer.
Por que ao invés disso não fazem uma festa decente de boas vindas aos novatos?

Trote é uma baita infantilidade, mas até tem calouro que gosta. O que não pode acontecer mesmo é o trote violento - e não falo apenas de violência física, mas também de violência moral, ou seja, chantagem, pressão psicológica, coerção... O problema é que as pessoas acham que porque sofreram trotes assim quando entraram, ganham o direito de fazer com quem está entrando, e aí o ciclo continua (às vezes até aumenta.) Isso é memso caso de polícia  :no:

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #29 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:43:46 »
Trote é uma baita infantilidade, mas até tem calouro que gosta. O que não pode acontecer mesmo é o trote violento - e não falo apenas de violência física, mas também de violência moral, ou seja, chantagem, pressão psicológica, coerção... O problema é que as pessoas acham que porque sofreram trotes assim quando entraram, ganham o direito de fazer com quem está entrando, e aí o ciclo continua (às vezes até aumenta.) Isso é memso caso de polícia  :no:

Nada contra com quem gosta de participar, mas de qualquer forma a prática dele pode gerar esse problema que você falou... o cara que sofreu o trote se acha no direito de fazer o mesmo com quem chegou depois.
É por isso eu acho que deveria ser banido das universidades.

Mesmo esses trotes considerados leves como raspar a cabeça, cortar o cabelo, jogar ovos, farinha, tinta e sujeira de todo tipo são atos que prejudicam a vida de quem o sofre.
Não é nada legal ter que esperar o cabelo crescer ou ter que cortá-lo ainda mais por causa de algum engraçadinho que raspou sua cabeça ou meteu a tesoura de qualquer jeito nas suas madeixas; também não é nada legal ter que voltar para casa todo sujo e fedido porque um manézinho jogou todo tipo de líquido na sua cara e roupas.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 23:47:13 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:46:13 »

Nada contra com quem gosta de participar, mas de qualquer forma a prática dele pode gerar esse problema que você falou... o cara que sofreu o trote se acha no direito de fazer o mesmo com quem chegou depois.
É por isso eu acho que deveria ser banido das universidades.

Mesmo esses trotes considerados leves como raspar a cabeça, cortar o cabelo, jogar ovos, farinha, tinta e sujeira de todo tipo são atos que prejudicam a vida de quem o sofre.
Não é nada legal ter que esperar o cabelo crescer ou ter que cortá-lo ainda mais por causa de algum engraçadinho que raspou sua cabeça ou meteu a tesoura de qualquer jeito nas suas madeixas; também não é nada legal ter que voltar para casa todo sujo e fedido porque um manézinho jogou todo tipo de líquido na sua cara e roupas.

Eu acho que participa quem quiser, não deve ser forçado, mas não deve ser proibido.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:46:19 »
É infantilidade... jovens adultos regridem ao prezinho na ocasião desses trotes.

Eu acho que participa quem quiser, não deve ser forçado, mas não deve ser proibido.....

O problema é conseguir diferenciar quem realmente quer de quem está sendo pressionado pelo grupo. Quem, em circunstâncias normais, poderia querer ser pintado, ter o cabelo rapado ser sujado com sabe--se-lá-o-quê?

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #32 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:56:07 »
É infantilidade... jovens adultos regridem ao prezinho na ocasião desses trotes.

O problema é conseguir diferenciar quem realmente quer de quem está sendo pressionado pelo grupo. Quem, em circunstâncias normais, poderia querer ser pintado, ter o cabelo rapado ser sujado com sabe--se-lá-o-quê?

Exatamente. Além do mais, sempre terá um veterano que passará dos limites querendo impor sua "superioridade" a quem se recusar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:06:12 »

Muitas pessoas gostam de passar pelo trote, ainda mais quando passam numa faculdade pública ou de renome.Veja que em UNI tabajara vc quase não escuta falar de trote....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:08:08 »
Muitas pessoas gostam de passar pelo trote, ainda mais quando passam numa faculdade pública ou de renome.Veja que em UNI tabajara vc quase não escuta falar de trote....

Pelo contrário, os trotes mais violentos costumam ser justo nas particulares! O caso da reportagem citada neste tópico, por exemplo, é de uma particular. Semana passada teve outro de um mendigo que foi espancado, também num trote de universidade particular.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #35 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:08:55 »

Pelo contrário, os trotes mais violentos costumam ser justo nas particulares! O caso da reportagem citada neste tópico, por exemplo, é de uma particular. Semana passada teve outro de um mendigo que foi espancado, também num trote de universidade particular.
Foi na Mackenzie né?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:11:58 »

Não eram UNI tabajaras.E eu concordo que abusos devem ser evitados, mas qual a porcentagem de abusos que ocorreram?Não se pode julgar o todo pelas exceções .

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:13:58 »
Não eram UNI tabajaras.E eu concordo que abusos devem ser evitados, mas qual a porcentagem de abusos que ocorreram?Não se pode julgar o todo pelas exceções .

Não estão falando de todos, só da maioria.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:15:35 »

Foi na Mackenzie né?

O do mendigo foi. O mais recente foi na Anhanguera, que é uma UNITABAJARA sim :P

Estatística eu não tenho, só evidências anedotas :P  Pelo que escuto, as particulares costumam ser mais pesadas. Mas há algumas públicas que têm fama de ser fodas, como a UFOP e algumas Unesp.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:19:24 »

:histeria: :histeria: :histeria:

Touché....

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:22:00 »

Touché....

Até porque nas UNItabajaras não existe o prazer de ter passado num vestibular concorrido e finalmente conseguir fazer parte de um quadro diferenciado de universidades... ::) Não há muito o que comemorar...  ::)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:23:38 »

Touché....
Tudo o que você fala aqui será usado contra você... Somos brasileiros unidos...  :wink:
*Quem não leu ele falando a mesma coisa que o dodo só que de brasileiros, primeiro leia, e depois responda... pra entender a essencia da resposta...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:25:52 »
Até porque nas UNItabajaras não existe o prazer de ter passado num vestibular concorrido e finalmente conseguir fazer parte de um quadro diferenciado de universidades... ::) Não há muito o que comemorar...  ::)

Talvez então eles aproveitem para descontar suas frustrações... ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:31:16 »

Talvez então eles aproveitem para descontar suas frustrações... ::)

Será?  ::)

Nunca ouvi falar em trotes nas unitabajaras de Salvador... Já na Federal e em algumas particulares isso é bem comum e chega a ser abusivo em muitos casos. Mas penso que cabe à direção da faculdade vetar a prática quando a experiência anterior demonstra que houveram problemas entre alunos e veteranos. Do contrário, duvido muito que alguns veteranos venham a abandonar a conduta violenta e abusiva durante os trotes...  :umm:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:32:44 »
Bom, o caso em questão aqui foi numa UNITABAJARA.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:33:54 »
E qual a relevancia de que UNI foi?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:34:31 »
Bom, o caso em questão aqui foi numa UNITABAJARA.

Bárbaros existem em todos os lugares... ::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:35:56 »

Estavam dizendo que era mais nas universidades públicas que trotes violentos aconteciam e eu estava discordando.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #48 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:38:39 »

Estavam dizendo que era mais nas universidades públicas que trotes violentos aconteciam e eu estava discordando.
Tá... mas porque? Qual a relevancia? Se o trote é violento, continua sendo violento independente da universidade...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 00:40:36 »
Eu disse que existem pessoas que gostam de participar dos trotes, principalmente as de faculdade pública e de renome.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!