Onde está a explicação para o socialismo não ter dado certo?
Segundo o post, um dos motivos (pela visão de Marx) era porque onde ele foi implantado (com ou sem ajudar popular) não havia passado pela etapa do capitalismo industrial. Sem contar que muitos dos países que implantaram o comunismo/socialismo eram de economia agrária pré-capitalista.
O autor fala coisas como "optou pelo comunismo", como se na Russia e em outros países tivesse ocorrido uma consulta pública, na qual a maioria do povo votou por ser comunista, após uns 6 meses de campanha contra e a favor, explicando prós e contras do novo sistema. Não creio que algum povo tenha "optado" pelo comunismo.
Concordo que o "optou" está errado dentro do contexto do post. Mas, acredito (não sei lá muito de história), que houve alguma participação popular pela implantação do socialismo. Então, de forma não-oficial, desde que tenha sido uma grande maioria da população a escolher o socialismo, podemos dizer que ele foi "optado".
Depois começa a expor as teorias de Marx. Aí diz que é "um amontoado de bobagens" sem explicar porque.
Dentro do contexto do debate (lá no RV), na minha opinião, não era necessário monstrar isso. Mas com toda certeza se o Acauan for questionado sobre isso, ele responderá.
Alguém aqui do fCC poderia responder. Vi num outro tópico o DDV dizer algumas coisas a respeito.
Em seguida solta essa pérola: "Os operários e demais "proletários" dos países capitalistas industrializados da América do Norte, Europa Ocidental, Japão e Oceania não querem nem ouvir falar em ditadura do proletariado, pois vivem muito bem obrigado". Mais óbvio impossível...
Talvez, para Marx, esses tipos de operários (de países desenvolvidos) iriam querer, de alguma forma, implantar o socialismo. Sem contar que a grande maioria dos operários não estão nem aí pra política e ideologias. A única parte operária que está ligando para isso são os sindicatos. Não sei isso em países desenvolvidos, mas pelo que percebi, no Brasil, isso parece ser assim. Sem contar que muitos são "fantoches" do sindicato, independente do que o sindicato quer, se é alguma coisa da "direita" ou da "esquerda", eles nem sabem a diferença.
Quem mais além de pretensos ditadores deseja uma ditadura?
Na visão de muitos, o socialismo que tivemos e temos na história não foram ditaduras. Há os que acreditam que possa haver um socialismo sem ditaduras, e esses acham que Cuba não vive numa. Há os que acham que China e Rússia não viveram em ditaduras e por aí vai...
Não estou defendendo o socialismo. Acho que ele não funciona mesmo. Mas esse texto aí não serve nem pra começar uma discussão sobre o tema...
Exagero. A única coisa que eu concordo com você, dentro de certo contexto que talvez mude a minha opinião se eu souber a resposta, é sobre a tal "opção" que não houve ao implantar esses regimes.