É verdade, não é socialismo porque não come mingau no pote 
Não é socialismo porque o socialismo prega uma sociedade sem classes, e sem propriedade privada. O que é socialismo pra você?
Digamos que eram socialistas num país capitalista. E que não estavam querendo derrubar o governo. O que é socialismo para mim no caso é irrelevante. O importante é que, além do 'socialismo real' da União Soviética, os ideais de igualdade desde a Revolução Francesa, passando pelos primeiros pensadores de esquerda do século XIX e depois do XX, muita coisa mudou.
Nem todo socialista é marxista. Eu não sou. Sequer eu seria um socialista meeesmo, porque não creio que possamos abolir as classes sociais, mas que devemos fazer o possível para que elas sejam o menos granuladas, disso tenho certeza. E certas coisas, como uma montanha, e seu minério lá dentro, ou um pedaço do oceano, não podem ser de uma pessoa. Isso já é absurdo.
Muitos, desde o lançamento dos livros de Marx, concordaram com a sua visão histórica mas não com a sua visão política. E mudaram o mundo mesmo assim, protegendo as crianças que trabalhavam 15 horas dentro da mina, forçando a regularizar o trabalho, criar leis de proteção que impeçam jornadas escravizantes, ou sem os mínimos padrões de segurança, ou sem permitir sequer que a mãe alimente seu filho.
Tudo isso foi criado em negociações, em países capitalistas, por sindicatos e partidos socialistas, ou de esquerda. Pode olhar seus estatutos.
Sim, sempre forçando porque a verdade é que o empregador que fazer o mínimo possível, quando se trata de trabalhadores, principalmente braçais.
Aliás, partidos de esquerda em países capitalistas não derrubam o capital ou a iniciativa privada quando estão no poder. Utilizar idéias que nasceram no socialismo não significa necessariamente tentar a 'ditadura do proletariado', é criar meios (usualmente pelo Estado, mas não são os únicos) de reduzir a diferença nas classes sociais, e permitir o acesso a educação e saúde, por todos. Igualdade é isso. Capacidades diferentes todos teremos, alguns querem uma Ferrari na garagem e outros, 5 filhos. Alguns conseguem e outros não. O importante é garantir que todos tenham tido a oportunidade.
Bom, veja o histórico das pessoas que fizeram essas greves e verá por si mesma.
Socialismo, comunismo ou marxismo são coisas tão complexas que no máximo vão usar os operários como massa de manobra. A maioria nem sabe que o que tentaram na união soviética foi comunismo sim, nos moldes de Marx.
(...)
[/quote]
Eu não entendi bulhufas de sua resposta. Estou falando de socialistas na Europa e Estados Unidos, não da União Soviética, onde foi na verdade implantado um 'czarismo vermelho'. Mas enfim, tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar de política aqui no CC, a desculpa é que estou falando de historia, hehehe...