Autor Tópico: Crescimento ilimitado.  (Lida 4663 vezes)

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
Re: Crescimento ilimitado.
« Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 08:09:29 »
Puxa, então a tuberculose (por exemplo) parou de crescer em número?

A malária passou a responder aos medicamentos?

Nossa... vamos todos nos curvar a santa ciência.... OREMOS IRMÃOS!!!!!

Guicn, justamente o meu texto é um pedido para a concientização, mas vai concordar que se o pensamento vigente for  "DEUS.. quer dizer a ciência vai nos salvar não importa o que acontecer", as coisa nunca vai "andar".

Mal posso esperar para ver a usina de desalinização de Belo horizonte em funcionamento.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #26 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:08:57 »
ok...
quer provar o quê? que Deus funciona melhor que um antibiótico?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:45:46 »
A ciência eliminou 200 doenças, mas o negativista tem que se fixar nas que não foram eliminadas...........

é a diferença entre ver o copo meio cheio e meio vazio....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:49:40 »
Não... que alguns podem ter trocado deus pela ciência, mas continuam crentes.

Esperam milagres (sejam de uma hóstia seja de um tubo de ensaio).
Trocam o "futuro a deus pertence" por "o futuro a ciência vai...."

Em ambos os casos se abstem de pensar.

Eliminou 200000000 mas basta uma para dar bode.
Há esqueci... magicamente todo e qulquer probelma será solucionado.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:10:44 »
Na boa, Victor... onde quer chegar?
Ciência não é credo, não tem a pretenção de ter todas as respostas.

O que tem a pretenção é aceitar todas as perguntas.

É óbvio que problemas acontecem e acontecerão. E a ciência é um instrumento para ajudar a resolver, conforme vão aparecendo.

Você está morrendo de gripe aviária? Não? Por quê? A gripe aviária não se tornou uma pandemia pelo fato de atitudes políticas, feitos pelos governos, tomaram medidas preventivas ( sacrifício de animais suspeitos, controle no transporte, etc ). Com AIDS é a mesma coisa. Apesar das doença continuar existindo, não se transformou na montanha de mortes prevista. Mas foram as pessoas que fizeram a prevenção e controle, baseados em fatos científicos.

Se você acha que a ciência resolve tudo, você não sabe o que é ciência.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:10:57 »
[/b]
Realmente HOJE não temos problemas com doenças praticamente erradicadas.
sempre tivemos... hoje temos muito mais chances de sermos curados do que antes

Desculpem mas essa não pode passar... se temos mais chaces hoje de sermos curados, porque não estamos sendo curados e essas doenças praticamente erradicadas voltaram?
Não é um paradoxo sua afirmação?

Victor, como o Dbohr afirmou, precisamos de um choque de catastrofismo para acordarmos ou realmente as coisas podem piorar a passos largos. No entanto, é um fato que as condições de saúde de países mais desenvolvidos melhoraram e muito nos últimos anos. No caso do Brasil, já não contamos mais com surtos de meningite, cólera, etc. Tudo isso graças à aplicação da ciência na busca de melhorias no tratamento dessas doenças. Mesmo doenças como o câncer e a Aids tem sido alvo de pesquisas que sem dúvida aumentam a expectativa de vida dos pacientes e melhoram sua qualidade de vida.

Obviamente, surgem novos medicamentos e tratamentos o tempo inteiro e é inegável que isso signifique um avanço em prol da humanidade como um todo. Não acho que a informação de que "hoje temos muito mais chances de sermos curados do que antes" represente um paradoxo, uma vez que as condições de saúde atuais são infinitamente superiores às condições da época da Revolução Industrial ou de um Brasil do século XVIII.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:17:00 »
Sabe o que mais salvou pessoas de doenças terríveis na história da humanidade.

A privada.

Redes públicas de esgotos ou mesmo fossas sépticas, junto com água tratada foi o que mais salvou crianças de mortes bestas.
Porque existem tantas doenças em países atrasados... Porque não usam o troninho, e depois bebem da mesma água onde estavam largando a barrão.
E depois vão rezar para livrá-los do mal...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:35:47 »
Olha, seria ingenuidade minha achar que postando em um fórum cético minhas questões seriam aceitas, logo nem pensei nisso ao postar.

Mas seria mais ingenuidade achar que não estamos JÀ com superpopulação, que não estamos JÀ com problemas de água e energia, que não estamos JÀ com problemas climáticos, que não estamos JÀ mexendo com os ciclo biogeoquimicos do planeta, achar que como foi dito nesse mesmo tópico se pararmos AGORA e distribuirmos o que temos não viveremos todos no nível de um Zimbábue e não de uma Bélgica e achar que não importa o que acontece papai do céu (ou outro rótulo quês e use para enfiar um saco de papel na cabeça) nós salvarão.

Aliás, se os cientistas que nós salvarão retirando a solução de qualquer problema dos caldeirões mágicos não estão confiantes ingenuidade seria chamar os que não estão acomodados e pedem uma administração para o futuro de alarmistas.

Pegaram o exemplo da resistência ao antibióticos como espantalho.
Mas estava falando do conjunto e não de uma única faceta.
Não disse que seria uma pandemia o cataclisma, mas que poderia haver se não haver planejamento de controle de causas.
Mas a resposta foi que não haja problema que a ciencia não resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria.....

Eu apenas salientei que não era bem assim... cômodo... como o colocado.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:50:48 »
qual é a alternativa utópica que você apresentaria, apresentaria, apresentaria...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:25:27 »
Mas a resposta foi que não haja problema que a ciencia não resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria, que a ciencia resolveria.....

Xiiii...quebrou a agulha do toca-discos.  :)

Victor, relaxa, em breve o planeta vai ser destruído pelo calendário maia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:27:46 »
Não... que alguns podem ter trocado deus pela ciência, mas continuam crentes.

Esperam milagres (sejam de uma hóstia seja de um tubo de ensaio).
Trocam o "futuro a deus pertence" por "o futuro a ciência vai...."
Ô argumento ridiculo...

Dá nem graça...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:49:54 »
Victor: nao tenho muito tempo para debater, por isso vou considerar apenas um detalhe do seu argumento:

A "fé" das pessoas na ciência é diferente da "fé" religiosa. As pessoas acreditam nas promessas da ciência porque
os cientistas tem consistentemente cumprido suas promessas. A "fé" na ciência é uma crença apoiada por evidências:
vacinas salvam vidas, satélites entram em órbita, sementes resistem a pragas, etc. Já a "fé" religiosa é uma crença
que persiste apesar das evidências: pessoas de fé rezam para se salvar e morrem, brincam com serpentes e sao
mordidas, e mesmo assim continuam acreditando.

Os cientistas sao humanos. Erram, podem ser vaidosos e mesquinhos. Mas a ciência e a razao conseguiram transformar
nossa vida num paraíso, comparada ao que era no passado.

Você já se imaginou indo ao dentista no século XIX?  :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:48:56 »
Por que tanta preocupação? Algum de vocês acha que estará vivo quando (e se) essas previsões apocalípticas se tornarem realidade? Você Victor Pax, vai estar vivo daqui 100 ou 150 anos?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 04:11:38 »
Talvez se ele rezar pedindo isso...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 05:11:33 »
Vou expor a minha visão, aqui.

Eu concordo que o tamanho da população humana atual é insanamente gigantesca. Nisso, concordo com o Victor Pax.

Se eu fosse dar palpite, o ideal seria 1 bilhão no máximo. É chutômetro, claro - não sei como pode-se calcular isso, e agradeceria se indicassem.

Acho que não estaríamos pisando em merda sem a ciência - estaríamos nadando num mar de merda gigantesco, essa é a verdade.

Mas ciência, por mais útil que seja, não é varinha mágica. E se o crescimento demográfico continuar desse jeito, nem ciência nem varinha mágica nem fé nem ceticismo nem porr...caria nenhuma vai ajudar, a pouca qualidade de vida que temos vai pro espaço.

Considerem o seguinte... além dos corais, somos a única espécie que moldou a face do mundo. Talvez, vejam: TALVEZ, estejamos moldando de forma que não nos permita usufruir de padrões de vida desejáveis por muito tempo.

Solução? Eu não sei qual é a solução, mas eu acho que tem alguma coisa a ver com controle de natalidade.

Por conscientização, por força, por que meios? Também não sei.

Só sei que algo não tá cheirand... putz, pisei.
Latebra optima insania est.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:02:04 »
Olha gente, vamos deixar algumas coisas bem claras.

Eu tenho confiança nos cientistas e nos esforços que fazem para resolver os problemas que se apresentam.
Mas discordo da visão messiânica que alguns atribuem a eles.

Pesquisas levam tempo e em um mundo melhor administrado fica mais fácil prever e controlar os problemas não só dando tempo para que melhores soluções apareçam, mas também tornando muitas até desnecessárias.

A Europa percebeu os problemas e de forma acertada optou em diminuir sua população, mas não remanejou seus “paradigmas” para essa realidade e com isso continuou com “um sistema antigo em uma realidade nova”.

E é disso que se trata meu texto, para que não tenhamos de ira mais longe para conseguir água, para que as cidades não continuem competindo com o ambiente da fauna por espaço (e com isso se deparando com novas doenças como o sabiá), para que as salas de aula não fiquem cada vez mais abarrotadas e diplomas de níveis cada vez mais superiores não sejam obrigatórios para se conseguir empregos, para que o planeta não seja ainda mais impactado em seus mecanismos e para que os cientistas tenham tempo de resolver problemas atuais como degradações climáticas e ambientais sem terem mais problemas aparecendo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:38:42 »
Não sei como esta a população do resto do mundo, aqui no Japão eles estão pedindo pelo amor de deus pro povo ter filhos.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:51:38 »
Justamente pelo pensamento.. depois a gente cria mais terra.
O lixo.. há ele "vai para algum lugar".
Qualquer problema a gente resolve depois, o que importa é crescer.

PS: não é no japão que muitos "hoteis" onde os hospedes ficam em um retângulo de 1,5 metro por 1,5 metro por 2,5 metros de profundidade com um acochoado embaixo apenas para a pessoa dormir?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:00:23 »

PS: não é no japão que muitos "hoteis" onde os hospedes ficam em um retângulo de 1,5 metro por 1,5 metro por 2,5 metros de profundidade com um acochoado embaixo apenas para a pessoa dormir?

voltando... para entender seu pensamento.
Você está misturando crítica à ciência com crítica ao capitalismo de consumo.

qual é a opção mais viável ao que se apresenta?

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:03:35 »
Reveja meu texto para entende que não disse nada disso.

Aliás pode até ser meus textos anteriores.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:06:29 »

E a espectativa de vida aumentou tanto que tem tantos velhos que a população economicamente ativa não consegue mais sustentar.
Que vamos fazer?

Matar os velhos?
Voltar o atendimento médico 30 anos no tempo, assim os velhos morrem mais cedo.....
Voltar 50 anos no tempo e ter uma guerra mundial que diminua a população.....

O que o Victor esta ignorando é que a população mundial cresceu exatamente porque o mundo esta melhor.Ninguém tem filho estando doente ou no meio de uma guerra.

E eu não vi nenhuma sugestão.........

Só falta a música de fundo e uns slides pra virar um e-mail corrente em power point.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:19:42 »
Reveja meu texto para entende que não disse nada disso.

Aliás pode até ser meus textos anteriores.

mas é o que você faz... está confundindo uma aversão à sociedade com crítica à ciência. É só olhar seus textos anteriores.

Dizer que um hotel no Japão, que oferece camas equipadas para trabalhadores que não querem se deslocar até suas casas à noite, é a  prova que a ciência é errada me parece meio estranho, não?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:55:38 »
Vamos de mal a pior?

Claudio de Moura Castro

http://veja.abril.com.br/180209/p_026.shtml

"Como disse lorde Rees de Ludlow, ‘para a maior
parte das pessoas, na maior parte das nações,
nunca houve um momento melhor para viver’"

Alguns só conseguem enxergar o lado feio do mundo. E, como só notícias ruins dão manchete, deleitam-se em ver confirmados seus piores enredos. Mas, no que se pode medir ou contar, a história é outra. O mundo hoje está pior? Vamos compará-lo com o de um século atrás. Jamais houve tanta liberdade e o crescimento das democracias foi extraordinário. Entre elas já não há guerras. Nos conflitos recentes, pelo menos um lado é ditatorial. Na última década, reduziram-se em 40% as guerras. Houve também dramática redução das mortes violentas, que, no passado, ceifavam 25% da população masculina. Hoje são só 2%. Nas praças públicas, o povo via os acusados de heresia, bruxaria e magia negra serem assados em fogueiras. A razão e a ciência ajudaram a lançar luzes nessas áreas. Além disso, a ciência hoje é capaz de captar, entender e resolver boa parte dos problemas materiais que afligem a humanidade – incluindo os desastres do meio ambiente.

Antes da Revolução Industrial, um operário só possuía a roupa do corpo. Sua maior riqueza eram os pregos de sua casa. Há menos de dois séculos, um europeu trabalhava sessenta horas por semana, dos 10 anos de idade até a sua morte, por volta dos 50 anos. Educação, cultura e lazer chegaram também aos pobres. Acabou-se a fome causada por calamidades naturais, como a que matou metade da população da Irlanda, no século XIX. Luís XIV não tinha a variedade nem a qualidade do cardápio de um reles membro da classe média de hoje. O povo francês consumia 2 000 calorias por dia. Hoje, nos países pobres, consomem-se 2.700.

Haverá algum país que estava pior que o Brasil em 1900 e hoje lhe passous à frente? Não encontrei nenhum. A maioria dos países latino-americanos, incluindo o Peru, era bem mais rica do que o Brasil. A renda per capita da Argentina foi cinco vezes maior (hoje é quase igual). Em 1950, o Brasil era como a Bolívia de hoje. Em 1958, Cuba era o segundo país mais rico da América Latina. Desde então, não fez senão retroceder. E a Coreia? Na década de 50, vítima de uma medonha guerra fratricida, até os pauzinhos de comer passaram a ser de metal, pois não havia mais árvores. Mas a Coreia é uma civilização milenar, com sólida tradição de ciência e educação. Portanto, é uma comparação discutível. O Brasil avançou, do último século para cá? Quem duvida do atraso do Brasil no passado que leia as tenebrosas narrativas dos muitos visitantes que por aqui viajaram. O século XX transformou espetacularmente o país. Entre 1870 e 1987 o PIB brasileiro cresceu 157 vezes, o japonês 87 e o americano 53. Brasil, campeão do mundo!

Por volta de 1900, a esperança de vida era inferior a 30 anos. Hoje já ultrapassou 70. A desnutrição grave é residual e acabaram-se as fomes catastróficas. Quase todos têm hoje acesso a serviços médicos (não tão bons, mas antes não havia nada). Nos confortos materiais, houve avanços espetaculares. Mais de 90% têm água encanada, eletricidade, televisão, geladeira e dezenas de outros confortos. Meus colegas do primário iam descalços para a escola. Como entendeu Schumpeter, foram os pobres que mais ganharam qualidade de vida com o crescimento. Em 1900, 95% das crianças (entre 7 e 14 anos) não frequentavam escolas. Hoje, apenas 2% ficam de fora. E, contrariando as fantasias saudosistas, os poucos que iam encontravam uma escola medíocre. Hoje, continua medíocre, mas é para todos e há ilhas de excelência. Crescendo junto com a educação, nossa democracia nunca esteve tão robusta. Nem tudo são rosas. Há áreas em que somos péssimos, como a distribuição de renda. Em matéria de segurança, há oscilações. Contudo, as mortes violentas encolheram muito. Em corrupção, faltam dados confiáveis. Mas, em praticamente tudo o que podemos contar ou medir, pior não estamos. Essa é a tese do ensaio. Como disse lorde Rees de Ludlow, "para a maior parte das pessoas, na maior parte das nações, nunca houve um momento melhor para viver".

Os pessimistas que fiquem com seus resmungos, pois os avanços em praticamente todas as direções estão bem medidos. Os fatos não lhes dão razão (e, segundo o Gallup, nossa juventude é campeã mundial de otimismo). Porém, não podemos festejar a situação presente, pois para o progresso futuro precisamos ser obstinadamente inconformistas.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 10:20:26 »
"Porém, não podemos festejar a situação presente, pois para o progresso futuro precisamos ser obstinadamente inconformistas."

Releia por favor meus textos para verem que não disse isso (pelos menos os meus últimos...).

Veja... eu prefiro a pesquisa fapesp.
Que bom que por esse texto imparcial estamos melhor que o Japão.

Atualmente nossa postura diante do planeta e dos recuros é puramente extrativista.

Minha "proposta" (assim como a de muitos cientistas) é a de que o sistema atual de "crescimento ilimitado" está começando a dar "resultados" (poluição cada vez maior da água não só doces, mas do mar, mudanças climáticas, refortalecimento de doenças, novas doenças com caráter para epidemias, acúmulo de lixo não biodegradáveis, destruição de áres selvagens, cidades se transformando em megalópolis, nescessidade de maiores verba$ para captação e tratamento de água/esgoto, etc).

A "proposta" é um planejamento ao invés de enfirar a cabeça na areia recitando que alguem vai nós salvar.

Minha critica (já que seria ilusão que lesses o que escrevi) não era a ciência mas o uso messiânico dela para escapar dos problemas.

Já falei da Europa (ué.. não era uma "proposta"?) e de como haveria nescessidade de conjulgar a atitude deles com um remodelamento de gestão (ué.. não seria outra proposta??) para que fosse otimizado não só seus recursos mas a foram de utilização destes visando menor impacto.
E com isso so cientistas poderiam melhor trabalahr ao invés de tentar tirar da cartola uma solução mágica onde a humanidade poderia continuar a captar maior quantidade de recursos e despejar maior quantidade de toxinas e poder devastar e destruir (afinal alguem sempre vai nós salvar no final).

É essa visão "religiosa" de salvação futura que eu não concordo (embora admita que é muito mais cômoda) e não a remediação através dos avanços científicos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #49 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 10:27:57 »
A Europa percebeu os problemas e de forma acertada optou em diminuir sua população, mas não remanejou seus “paradigmas” para essa realidade e com isso continuou com “um sistema antigo em uma realidade nova”.

"A Europa" nao "optou" por diminuir sua populaçao. Foram as pessoas que espontaneamente começaram a ter menos filhos. Porque?
Porque devido a melhorias na saúde que diminuiram a mortalidade infantil, por causa da urbanizaçao, por causa dos custos da
educaçao, etc. Essa diminuiçao na natalidade é uma tendência que acompanha o desenvolvimento. Você sabia por acaso que o
a taxa de natalidade do Brasil já está no limite de reposiçao (cerca de 2,1 filhos por casal)? Isso quer dizer que, salvo uma intensa
imigraçao, a populaçao brasileira vai tender a cair em breve.

E é disso que se trata meu texto, para que não tenhamos de ira mais longe para conseguir água, para que as cidades não continuem competindo com o ambiente da fauna por espaço (e com isso se deparando com novas doenças como o sabiá), para que as salas de aula não fiquem cada vez mais abarrotadas e diplomas de níveis cada vez mais superiores não sejam obrigatórios para se conseguir empregos, para que o planeta não seja ainda mais impactado em seus mecanismos e para que os cientistas tenham tempo de resolver problemas atuais como degradações climáticas e ambientais sem terem mais problemas aparecendo.

Olha, é claro que existem problemas sérios com o mundo, mas o parágrafo acima é apenas catastrofismo barato. O fato é que para
alguns dos piores problemas foram encontradas soluçoes. Existem alternativas energéticas aos combustíveis fósseis. O mundo
já produz alimentos suficientes para nutrir toda a populaçao. Existem maneiras de se levar informaçao e educaçao a todos. As
dificuldades, na maioria das vezes, nao sao de natureza científica ou econômica, mas sim política.

Zeichner: Ontem mesmo eu li esse artigo e pensei em postá-lo aqui. Muito bom. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!