Autor Tópico: "New York Post" pede desculpas por charge de chimpanzé  (Lida 4394 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
"New York Post" pede desculpas por charge de chimpanzé
« Online: 20 de Fevereiro de 2009, 15:42:12 »
"New York Post" pede desculpas por charge de chimpanzé

O jornal americano The New York Post pediu desculpas aos leitores ofendidos por uma charge que algumas pessoas consideraram uma representação racista do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O cartunista Sean Delonas fez um desenho da polícia atirando em um chimpanzé, com a frase "Vão ter de encontrar outro para escrever o pacote de estímulo (econômico)".

O jornal afirmou que o objetivo era zombar de um projeto "redigido de forma inepta". Porém, a charge recebeu inúmeras críticas e manifestantes protestaram em frente à sede do jornal.

"Àqueles que ficaram ofendidos pela imagem, pedimos desculpas", afirmou o diário em um editorial publicado nesta sexta-feira.

Por outro lado, o jornal também afirmou que "alguns na imprensa e na vida pública que tiveram diferenças com o Post no passado" usaram a polêmica da charge como "uma oportunidade de revidar".

"Às vezes, uma charge é apenas uma charge - até se os oportunistas tentarem transformá-la em algo diferente", conclui o editorial.

Na última terça-feira, Obama sancionou o pacote de estímulo à economia americana no valor de US$ 787 bilhões.

O jornal The New York Post tinha afirmado que a charge era uma "clara paródia a uma notícia atual, sobre o extermínio de um chimpanzé violento em Connecticut". "Ela zomba abertamente dos esforços de Washington de reavivar a economia", afirmou o editor-chefe do jornal, Col Allen.

A notícia sobre o chimpanzé de estimação morto em Stamford, Connecticut, na última segunda-feira, foi divulgada em todo o país. O animal foi morto após atacar e desfigurar uma amiga de sua dona.

A explicação de Allen foi rejeitada por Andrew Rojecki, co-author do livro The Black Image in the White Mind ("A Imagem Negra na Mente Branca", em tradução livre).

"Os policiais estão dizendo 'Alguém vai ter de escrever o próximo pacote de estímulo'. Bom, quem escreveu o último projeto de estímulo? Foi Obama e o Partido Democrata, mas o plano é realmente associado a uma pessoa, e ela é Obama", afirmou Rojecki ao jornal Chicago Tribune.

"Como o Post permitiu que a charge fosse aprovada como uma sátira?", perguntou Barbara Ciara, presidente da Associação Nacional dos Jornalistas Negros em um comunicado.

"Comparar o primeiro chefe de Estado afro-americano com um chimpanzé é um disparate racista", acrescentou.

Americanos revoltados com a charge fizeram comentários com críticas em diversos blogs, e leitores do jornal congestionaram as linhas telefônicas com ligações reclamando da caricatura e protestaram em frente à sede do Post.

O cartunista Sean Delonas já causou polêmica em outras ocasiões, com charges que satirizavam a perna amputada da ex-mulher de Paul McCartney, Heather Mills, e desenhos que retratavam muçulmanos como terroristas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/02/20/new+york+post+pede+desculpas+por+charge+de+chimpanze+4198946.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: "New York Post" pede desculpas por charge de chimpanzé
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 19:51:44 »
Foxes...mas a semelhança do Bush com chimpanzés é fato, são os traços....mas comparar alguém com um bicho apenas pela cor, isso parece racismo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 19:57:10 »
Parece racismo, cheira a racismo e (desculpem o trocadilho) tem cor de racismo ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 19:57:26 »
Foxes...mas a semelhança do Bush com chimpanzés é fato, são os traços....mas comparar alguém com um bicho apenas pela cor, isso parece racismo!
E no caso do Bush...Não era só semelhança fisica  ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 19:59:23 »
É, o comportamento parece também...até a agilidade ele provou ser a mesma do primo chimp, no episódio da sapatada!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:10:28 »
Hmmm... não, não colou.

O fato é que se Obama também tivesse os mesmos "traços de chimpanzé" de Bush a charge continuaria sendo considerada racista. Talvez fosse até mais criticada.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:14:56 »
Pode ser Helf...é a lei do politicamente correto, né?! Até tenho receio de citar exemplos de outras pessoas com traços de chimpanzé...Mas a charge é racista mesmo, pois Obama não tem traços de chimpanzé!

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 20:17:20 »
Não vejo meio termo aí, a charge foi de mal gosto fizeram o que deveria ser feito se retratando.
::)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 22:19:05 »
Hmmm... não, não colou.

O fato é que se Obama também tivesse os mesmos "traços de chimpanzé" de Bush a charge continuaria sendo considerada racista. Talvez fosse até mais criticada.

Associar os indivíduos de pele negra aos macacos é atitude típica de racistas. Em que mundo você vive, hein?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 22:31:00 »
Não me parece uma justificativa satisfatória...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 23:41:24 »
Hmmm... não, não colou.

Associar os indivíduos de pele negra aos macacos é atitude típica de racistas. Em que mundo você vive, hein?
Associar indivíduos de pele branca a macacos é igualmente um insulto. Um insulto contra todos aqueles com "fisionomia de macaco". Ou contra todos os que tem a mesma opinião política do sujeito em questão.

Como se vê, diferença não há. O objetivo da militância politicamente correta é conceder a alguns grupos privilégios em se tratando de insultos. É fazer com que insultos direcionados a eles sejam mais condenáveis do que os mesmos insultos direcionados a pessoas de outros grupos.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 23:51:59 por Herf »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 01:41:54 »
Chamar loira de burra é pior do que chamar morena de burra? Lembra da expressão "serviu o chapéu"?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 02:23:44 »
Hmmm... não, não colou.

Associar indivíduos de pele branca a macacos é igualmente um insulto. Um insulto contra todos aqueles com "fisionomia de macaco". Ou contra todos os que tem a mesma opinião política do sujeito em questão.

Como se vê, diferença não há. O objetivo da militância politicamente correta é conceder a alguns grupos privilégios em se tratando de insultos. É fazer com que insultos direcionados a eles sejam mais condenáveis do que os mesmos insultos direcionados a pessoas de outros grupos.

Primeiramente, há um histórico de perseguição contra os negros nos EUA (como em muitos outros países). Perseguições que usam/usaram, dentre outros adjetivos, o termo "macaco", para os colocar em uma posição inferior com base na cor da pele. Isso aconteceu aos brancos nos EUA? Não.

Quando um branco é chamado de macaco ou retratado como macaco, estão se referindo às idéias idiotas do indivíduo. Quando é em relação a um negro é por causa da diferença genética. Idéias podem mudar. Cor da pele não (só em casos como o do Michael Jackson). Debochar e tentar ofender alguem por causa da "raça" é preconceito.

Além disso, se alguem ficou ofendido com a associação do Bush aos macacos, deveria ter se manifestado. Aparentemente isso não aconteceu. Até porque o Bush demonstrou, várias vezes, ter capacidade intelectual para política igual ou inferior a de um chimpanzé. É uma associação que pelo menos tem fundamentos.

Sinceramente, é muita paranóia sua achar que o jornal é uma pobre vítima da patrulha do politicamente correto. Teoria da conspiração pura...

Acho que só você acredita que tanto chamar um branco de macaco como chamar um negro de macaco tem o mesmo significado.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 02:32:15 »
Hmmm... não, não colou.

Associar indivíduos de pele branca a macacos é igualmente um insulto.

não é porque ninguém 'liga'.

e eu me pergunto o que é que define o que são insultos. as palavras ou o que pensamos a respeito delas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 02:52:27 »
Primeiramente, há um histórico de perseguição contra os negros nos EUA (como em muitos outros países). Perseguições que usam/usaram, dentre outros adjetivos, o termo "macaco", para os colocar em uma posição inferior com base na cor da pele. Isso aconteceu aos brancos nos EUA? Não.

Quando um branco é chamado de macaco ou retratado como macaco, estão se referindo às idéias idiotas do indivíduo. Quando é em relação a um negro é por causa da diferença genética. Idéias podem mudar. Cor da pele não (só em casos como o do Michael Jackson). Debochar e tentar ofender alguem por causa da "raça" é preconceito.

Além disso, se alguem ficou ofendido com a associação do Bush aos macacos, deveria ter se manifestado. Aparentemente isso não aconteceu. Até porque o Bush demonstrou, várias vezes, ter capacidade intelectual para política igual ou inferior a de um chimpanzé. É uma associação que pelo menos tem fundamentos.

Sinceramente, é muita paranóia sua achar que o jornal é uma pobre vítima da patrulha do politicamente correto. Teoria da conspiração pura...

Acho que só você acredita que tanto chamar um branco de macaco como chamar um negro de macaco tem o mesmo significado.

Muito bom, Orbe. :ok:

É um erro querer atribuir o mesmo tratamento a fatos iguais que ocorrem em circunstâncias e com pessoas diferentes. No momento de interpretar um fato, todas as variáveis devem ser consideradas: no caso em questão, a charge associa um presidente negro à um macaco, sendo que a expressão 'macaco' foi e é usada por muitas pessoas em relação à raça negra num sentido pejorativo.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2009, 02:56:16 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 03:08:22 »
Ok. E?

Quando um branco é chamado de macaco ou retratado como macaco, estão se referindo às idéias idiotas do indivíduo. Quando é em relação a um negro é por causa da diferença genética.
Isso não passa de uma suposição sua para tentar justificar a agressão.

Não me importa o que o sujeito que proferiu a agressão tinha na cabeça. Só o que me importa é dar às pessoas direitos iguais. Se um é dotado do direito de não ser comparado a um macaco, isso vale para todos. Simples.

Você não percebe que está discriminando pela cor da pele, Orbe?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 03:16:49 »
Ah, tá. Agressão depende de se "os outros" "ligam" ou não.

Era só o que faltava. Quer dizer, se eu for comparado a um animal, não importa que eu tenha me sentido extremamente ofendido com isso. Por mais insultado que eu tenha me sentido, eu não fui agredido porque "ninguém" "liga".

A propósito: como se define o quanto "as pessoas" (quem?) "ligam" para a comparação?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 03:27:51 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 03:47:38 »
Não consigo consumir o argumento de "perseguição histórica."
Quando um branco é chamado de macaco ou retratado como macaco, estão se referindo às idéias idiotas do indivíduo. Quando é em relação a um negro é por causa da diferença genética.
Generalização, não é?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 07:58:35 »
Quer vocês queiram ou não, chamar um negro de macaco tem uma forte conotação racista. Historicamente e culturalmente essa expressão sempre foi usada para se referir de forma pejorativa e racista a negros e descendentes.

O mesmo não acontece com brancos. Pode até ser (e de fato é) uma ofensa comparar um branco com um macaco, sugerindo que ele teria inteligência limitada, mas essa ofensa não tem o peso do racismo associado a ela.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2009, 08:47:26 por Diegojaf »

Temma

• Visitante
« Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 10:05:39 »
Ah, tá. Agressão depende de se "os outros" "ligam" ou não.

verbal sim.

Era só o que faltava. Quer dizer, se eu for comparado a um animal, não importa que eu tenha me sentido extremamente ofendido com isso. Por mais insultado que eu tenha me sentido, eu não fui agredido porque "ninguém" "liga".

O que importa é que as pessoas não ligam. ponto. Uma pessoa branca ser comparada a um animal pode sim ofendê-la (chamando-a de burro), mas chamar um branco de 'macaco' realmente não faz sentido, é como aqueles xingamentos de criança, "seu cara de melão". Além disso, a diferença é que ao se xingar um negro de macaco, se está atacando uma característica de toda uma raça*. Não sei que tipo de xingamento em relação a brancos tem o mesmo efeito desse último, talvez chamá-los de 'branquelo azedo' aqui no Brasil, mas com certeza as comparações de bush a um macaco tinham o o bjetivo de atacar o intelecto do presidente.

Pra você, o que se deseja 'atacar' ao comparar Obama a um chimpanzé?

A propósito: como se define o quanto "as pessoas" (quem?) "ligam" para a comparação?

a história da sociedade, o uso que de cada palavra em relação a cada grupo, acho que isso acaba 'moldando' uma moral vigente. Como se define? sei lá, acontece. Mas com certeza 99% das pessoas em qualquer época sabem diferenciar um xingamento às características de um indivíduo específico de um ataque (injustificado no caso em tela) ao grupo a que ele pertence

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 10:34:36 »
[...] pessoas diferentes.

Não entendi essa sua citação, Herf. Aliás, arrancar citação de contexto é bem simples. Quando mencionei 'pessoas diferentes' quis dizer 'pessoas, isoladamente consideradas' ou 'cada indivíduo'. Quis dizer "É um erro querer atribuir o mesmo tratamento a fatos iguais que ocorrem em circunstâncias diferentes com Joãozinho, que mora na periferia ou Marcos, que é um grande empresário.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 10:53:48 »
Quer vocês queiram ou não, chamar um negro de macaco tem uma forte conotação racista. Historicamente e culturalmente essa expressão sempre foi usada para se referir de forma pejorativa e racista a negros e descendentes.

O mesmo não acontece com brancos. Pode até ser (e de fato é) uma ofensa comparar um branco com um macaco, sugerindo que ele teria inteligência limitada, mas essa ofensa não tem o peso do racismo associado a ela.

Em resumo, é isso mesmo, Angelo. O problema é que as pessoas pensam que um mesmo fato ocorrido a qualquer pessoa, indistintamente, terá o mesmo resultado (efeito, tanto na esfera íntima quando na coletiva).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!