Sinto muito, não consigo aceitar isso. Um branco que se sente ofendido ao ser comparado a um animal deveria ter tanto direito a reparações quanto um negro, um asiático e qualquer outro.
Cara, pelo amor de deus. teu cérebro é fechado à semântica?
O que importa é que as pessoas não ligam. ponto.
Sinto muito, não consigo aceitar isso. Um branco que se sente ofendido ao ser comparado a um animal deveria ter tanto direito a reparações quanto um negro, um asiático e qualquer outro.
Além disso, a diferença é que ao se xingar um negro de macaco, se está atacando uma característica de toda uma raça*. Não sei que tipo de xingamento em relação a brancos tem o mesmo efeito desse último, talvez chamá-los de 'branquelo azedo' aqui no Brasil, mas com certeza as comparações de bush a um macaco tinham o objetivo de atacar o intelecto do presidente.
Então todas as charges que comparavam Bush a um macaco estavam agredindo não apenas ele, mas "todas as pessoas com um intelecto semelhante".
Aqui é o cerne da questão. quem são as pessoas com intelecto semelhante ao de Bush? há uma névoa os encobrindo, é um grupo por demais heterogêneo. Com toda certeza há pessoas com até pior nível intelectual que o de Bush, mas elas não são 'facilmente' identificadas - e ocorre até o inverso, pessoas que possam ter uma linha de pensamento próxima ao de Bush(concordar com ele) ao verem ele sendo ofendido,
pelo que pensa e diz, acabam mudando a própria opinião, ou, inevitalmente taxam
os discordantes de burros. não existe identificação. É diferente quanto a discriminações sobre sexo, raça, e outras, que são em quase sua totalidade, injustificadas.
Mas aí você vai dizer que ofender grupos pelo seu intelecto, opinião política ou religião não é "tão errado" quanto ofender grupos pela cor de sua pele, sexo, orientação sexual ou classe social. É a bastante seletiva mentalidade politicamente correta em ação.
eu penso que não há nenhum problema em falar isso, desde que seja com base para tal.
e eu não vi nenhuma seletividade, sinceramente, o abismo entre discriminar pessoas pelas suas próprias escolhas, e entre racismo, sexismo, dentres outros, é latente.
Eu realmente não compreendo essa mania de invocar os acontecimentos do passado para definir os direitos das pessoas hoje. Negros foram escravizados no passado. Ok, e daí? O que importa é que hoje todos são iguais e igualmente devem ser tratados. Enterrem o passado.
eu não estou discutindo direitos. estou falando sobre aprovar ou reprovar um comportamento. e considero a charge lamentável e merecedora de todas as críticas, e reitero que se fosse à época do Bush, e com um macaco retratado com os traços do bush, não veria nenhum problema com a charge. Nem eu nem ninguém - nem os burros.
e o problema da charge é um. racismo. Agora, o imbróglio sobre até que ponto a liberdade de expressão pode ser afetada para se reprimir certas atitudes, é uma outra questão.