Mas nem uma palavra sobre a futura fase nuclear da guerra....
A "fase nuclear" somente foi importante, do ponto de vista militar, quando a a guerra já estava decidida. E lembresse que os cientistas alemães também caminhavam rumo a uma bomba nuclear e nunca tiveram a "tranquilidade" e o suporte financeiro que os cientistas, estadunidenses ou não, tiveram no EUA.
Sem considerar que alguns cientistas que colaboraram decisavamente para o projeto Manhattan eram dissidentes ou refugiados de seus países, como o alemão Einstein.
a superioridade aérea estratégica americana com bombardeiros pesados de grande altitude e domínio do mar....
Qual era o grande bombadeiro pesado estadunidense quando a guerra eclodiu em 1939?
Quais eram as grandes unidades navais estadunidenses quando a guerra eclodiu em 1939?
os americanos podiam lançar as suas armas nucleares sobre o Reich sem temerem qualquer retaliação e sem serem impedidos de o fazer...isso sim ganharia qualquer guerra facilmente...
O EUA não tiveram uma arma atômica até junho de 1945, quando a a guerra na Europa já estava no fim.
E para que eles iriam bombardear a Alemanha, se os estrategistas já sabiam em 1943, que o grande adversário não era a Alemanha, que sucumbiria logo, mas a URSS que despontava como uma grande potência, adversária militar e ideológica?
até a que resolveram evitar com a URSS.
Haviam duas opções para o EUA.
A primeira era atacar a URSS após a queda do Japão, como queria MacArthur, aproveitando a gigantesca mobilização em termos humanos e materiais e, é claro, as armas nucleares.
A segunda foi cercar a URSS com países amigos e bases militares em profusão, pressionando-a em termos ideológicos, militares e econômicos. Felizmente prevaleceu esta opção.