Criação do Exército Vermelho
O exército vermelho não foi criado do nada. Antes de surgir bolcheviques, moncheviques, trudoviques, e cadetes, tentando assumir o controle do país. Existia o Regime Czarista, que era uma monarquia absolutista. E nenhuma monarquia dura, se não tiver um exército.
Havia a primeira guerra mundial, e a Rússia não estava rica, e guerras custam caro pra qualquer país, mas mesmo assim o Czar resolveu mandar seus soldados para lutar contra o Japão, e foram derrotados. Soldados derrotados, país pobre saindo do feudalismo, o czar não tava muito popular. Então aconteceu a Revolução Russa de 1917, e os soldados do czar apoiaram a revolução.
Primeiramente vamos destrinchar a salada russa que você faz , talvez por desconhecimento:
No século XX houve
três revoluções na Rússia:
- a primeira revolução russa foi em
1905 e teve como contexto a derrota russa na guerra contra o Japão associado á revolta camponesa. Conjugou-se uma luta no campo dos camponeses por terra , contra os latifundiários ( já que mesmo com a extinção da servidão em 1861 as condições de vida e o acesso à posse da terra não se modificaram significativamente para os camponeses pobres) , e uma greve geral operária contra o tsarismo. O estopim foi o massacre do Domingo Sangrento en fevereiro de 1905: uma procissão de mulheres e filhos de trabalhadores , liderada pelo padre Gapon , cantando hinos e carregando ícones levava ao "paizinho Tzar" uma petição pedindo reforma agrária , fim da censura , tolerãbcia religiosa ; a resposta foi autorização para abrir fogo contra a multidão causando centenas de mortos. Nesta revolução foram criado o soviete de São Petersburgo , conselhos operários eleito pelos representanttes das fábricas , que deu organização ao movimento. A revolução chegou ao fim com o czar fazendo concessões em direção a liberdade política ( mas posteriormente abandonadas ) e pela repressão com as tropas que retornavam da guerra.
- a segunda revolução russa é a de
Fevereiro de 1917: a Rússia entrou na 1ª Guerra Mundial formando a Tríplice Entente junto com a Inglaterra e a França. O Exército Russo , inferior técnicamente ao alemão , logo se viu patinando em uma guerra de trincheiras ; em 1917 , após três anos de conflito , as condições de vida na rússia eram graves , com racionamento de alimentos , que levaram a revoltas populares e a repressão pelo czarismo. Sem apoio popular e por fim abandonado pelos liberais a monarquia é derrubada por um movimento popular em 27 de Fevereiro que cria dois organismos: a Duma (parlamemto) liderada por liberais e o soviete de Petrogrado ( organizado pelos trabalhadoers e soldados). A partir da duma se forma o governo provisório liderado inicialmente pelos liberais , o partido Cadete(Miliukov) e posteriormente pelos socialistas revolucionários ( Kerensky) ; os sovietes se multiplicam nas fábricas , no Exército e no campo tendo inicialmente a liderança de socialistas-revolucionários (SR) , mencheviques e independentes. O Governo Provisório não consegue melhorar as condições internas do país por insistir em manter o esforço de guerra , fazendo mesmo uma última ofensiva em julho , levando ao agravamento da situação econômica e ao descrédito pela população ; nada é feito para resolver a questão agrária retornando os camponeses à tomada das terras e o exército começa a se dissolver com deserções em massa e fuzilamento de oficiais. Ao mesmo tempo se inicia a reivindicação da passagem do poder da Duma para o soviete de Perrogrado , para que o governo seja assumido pelos sovietes , que representam a organização autônoma dos trabalhadores ; instaura-se uma situação de duplicidade de poderes e uma crise pré-revolucionária.Prepara-se , convocado por todas as forças que estão representadas nos sovietes , um congresso deliberativo nacional e iniciam-se as eleições dos deputados nos sovietes locais. Os bolcheviques , junto com a fração esquerda dos SR ( que se separaram em partido independente) propõem que o poder passe aos sovietaes no congresso e levantam a reivindicação Paz, Pão e Terra. A coligação bolchevique-SRe conquista a maioria dos deputados , ultrapassando os mencheviques e SR
- a terceira revolução russa é a
Revolução de Outubro de 1917: as vésperas da abertura do Congresso Pan-russo dos Sovietes de todas as Rússias , em 25 de outubro , a ação conjunta dos bolcheviques , SRe e anarquistas , organizados pelo Comitê Militar Revolucionário (liderado por Trotsky) , cercam e ocupam a sede do governo provisório no Palácio de Inverno , derrubando o governo em nome dos sovietes. No dia seguinte , no congresso , a tomada do poder é submetida ao congresso que a ratifica ( com a oposição dos mencheviques e SR) e constituido o governo revolucionário formado apenas pelos bolcheviques , pois os SRe , embora convidados , recusaram a assumir cargos , a despeito de apoiarem a tomada do poder . Na continuidade ocorre um deslocamento do poder exclusivamente para os bolcheviques , marcado pela dissolução da Assembléia Constituinte (Janeiro de 1918), que leva ao afastamento progressivo dos aliados SRe e anarquistas e por fim á ditadura unipartidária.
Logo após a tomada do poder pelos bolcheviques a Rússia revolucionária se viu acossada por várias frentes:
- na fronteira oeste o Exército alemão ocupava territórios russos e a necesidade de paz e a completa incapacidade de manter uma resistência armada levaram á assinatura do Tratado de Brest-Litovsky , com a paz unilateral e a aceitaçãodo
fait accompli da perda de territórios para a Alemanha. Estes territórios compreendiam parte da Ucrânia e a bacia carbonífera do Donetz , na prática a Rússia perdia para os alemães 40% do proletariado industrial , 90% da produção de combustíveis , 90% da indústria açucareira , 65%da metalurgia e 55% do trigo ( principal cereal de exportação)
-formação do "cordão sanitário" organizado pela França em 1919 para isolar a Rússia revolucionária
-ataque em várias frentes pelos Exércitos Brancos (Ucrânia , Sibéria ,Volga,...) , liderados por Koltchak , Denikin , Yudenich e Wrangel. O Exército branco era formado principalmente por czaristas mas também aderiram liberais e socialistas anti-bolcheviques.
O Exército Vermelho teve seu início pelo decreto de janeiro de 1918 convocando os sovietes locais a solicitarem voluntários para a constituição de um exército popular. Trotsky , designado para o comando , vence a resistência de diversos bolcheviques ( incluindo Lenin) e incorpora oficiais do exército czarista como técnicos militares ; seu argumento , contra os que defendiam um "puro exército revolucionário" , era que a guerra é uma arte técnica e não se tira conhecimento militar da pura vontade , ele estava ali para criar um Exército e não um bando armado. Junto a cada oficial técnico era colocado um comissário comunista para vigiá-lo e impedir traições; a ordens do comando eram claras : em caso de traição o primeiro a ser julgado ( e fuzilado) seria o comissário do partido. Embora com medidas draconianas como estas ao fim da Guerra Civil havia 5000 oficias do antigo exército incorporados ao Exército Vermelho e as execuções por traição ou covardia foram poucas.Concomitantemente foi criada Academia Militar para a formação de novos oficiais. O comando do Exército Vermelho durante a Guerra Civil era móvel , Trotsky se deslocava em um trem blindado pelas frentes de batalha ( tendo sido alvo de ataques mais de uma vez) , para acompanhar o desenrolar do conflito e inspecionar as tropas. Data desta época sua primeira rusga com Stálin , tendo destituido de comando por incompetência ( e por pouco não mandou fuzilar) um preposto deste.
Todas as guerras são brutais , mas as guerras civis são as mais brutais e cruéis. Durante os quatro anos da Guerra Civil (1918-1921) ocorreram atos de terror e repressão de ambos os lados ,o Terror Branco e o Vermelho se digladiavam , nas para fins de justiça cronológica é preciso dizer que os massacres se iniciaram pelos Exércitos Brancos , sendo então lançada a justificação do Terror Vermelho como resposta.
Quanto ao Comunismo de Guerra , a simples observação da restrição territorial e econômica da Rússia revolucionária mostra que ela se encontrava em uma guerra de cerco e
qualquer governo sob cerco lançará mão de medidas de exceção. As requisições forçadas de produtos , o racionamento de alimentos , as mediads de repressão interna ocorreram em toda a história da humanidade em situações similares de guerra , o caso da Rússia revolucionária não foi exceção. Lembrar ainda que , a despeito de alguns bolcheviques leva à sério o termo Comunismo de Guerra , como se a partir dele se pudesse criar uma economia socialista , Lenin o extinguiu ao fim da guerra , em 1921 , e instaurou-se a NEP ( Nova Política Econômica) com autorização para uma retomada parcial e controlada da iniciativa privada.
Edit: Boas fontes para este período conturbado da história russa são:
O Ano 1 da Revolução Russa - Victor Serge ( em nova edição pela Companhia das Letras)
A Revolução Russa de Lenin a Stalin - E.H.Carr (edição da Zahar , esgotado , mas achável em sebos)
História da Revolução Russa ( en três volumes) - Leon Trotsky ( edição da Vozes , esgotado , mas achável em sebos se tiver sorte , é ao meu ver a melhor obra de Trotsky e mesmo historiadores contrários à ele elogiam este livro)
Existe facilmente achável a História Concisa da Revolução Russa , de Richard Pipes , mas segue a linha de que a revolução foi um puro golpe de estado e o Robert Service , biografo de Lenin , critica bastante a abordagem deste. Quem quiser realmente uma avaliação mais objetiva e embasada em documentos , escrita por um não participante, procure o livro do E.H.Carr.