Tipo assim, uma coisa que eu nunca vi clara é O QUE a ong faria?
Defender os interesses dos ateus na sociedade. Beleza. E como?
Iniciando contatos com políticos? Fazendo investigações de charlatanices para entregar ao Ministério Público? Ingressando com ações contra leis que sejam desinteressantes aos ateus?
Tudo muito legal e nobre, mas tudo exige dinheiro - e vemos gente no tópico falando em fazer um bolo de 10 reais para juintar duzentinhos e abrir a ong.
Não funciona assim. A gente precisaria de um mínimo de organização de fundos.
Acho que enquanto alguém não tiver uma idéia brilhante para arrumar finanças, qualquer projeto de uma ONG atéia brasileira é natimorta. A STR viveu até muito para falar a verdade...
Esse problema de falta de fundos potencialmente se resolve com mais contribuintes, o que poderia ser obtido com uma visão melhor do objetivo dela.
Há direitos
especificamente dos ateus que sejam desrespeitados? Quer dizer, há leis que de alguma forma favorecem todas as religiões ao mesmo tempo, e deixam só os ateus de fora?
Acho que não, a maior parte do tempo o que deve ocorrer são favorecimentos legais às religiões mjoritárias, o que fere os direitos de pessoas de outras religiões, não só de ateus, quando isso envolve dinheiro público. Faria muito mais sentido, em objetivo, e uniria mais esforços/recursos, uma ONG pela defesa dos direitos de liberdade religiosa - incluindo ausência dela, uma ONG pelo laicismo, por pessoas de diversas minorias religiosas.
Não estou convencido que uma ONG só para defesa dos ateus não está muito distante de uma "parada do orgulho ateu".