Acho que existe uma maldição... quando pensam em transformar algo em ONG... azeda tudo. haha
O que importa é a ação. Burocracias me dão azia.
E nem há tanta burocracia. O que me impressiona mais é a facilidade em se criar oficialmente uma ONG** e até mesmo o custo para tal, que é relativamente baixíssimo*, e a notável demora para colocarmos isso em prática.
* os custos de registro de ONG aqui na minha cidade não passam de R$ 200,00, ou seja, com 20 pessoas doando R$ 10,00 teremos uma ONG cética/ateísta.
** É mais interessante e mais fácil começar como uma Associação Civil e depois transformar em ONG.
Sugiro os links:
Por que e como constituir uma ONG.
Como montar uma ONG
Agnostic, existe um número mínimo de membros necessários para registrar uma ONG?
Sim. Dois membros, sendo que um deles obrigatoriamente tem que ser o presidente e o segundo vice-presidente, preferencialmente, posto que um dos documentos exigidos é a "ata de eleição de sua atual diretoria", a qual deve ser composta por no mínimo presidente e vice. Neste caso a pretensa ONG deve ser uma associação civil sem fins lucrativos.
Para quem se interessar, veja também:
LEI Nº 9.790, de 23 de março de 1999, que "dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público"