Autor Tópico: Relativismo (Ajudem!)  (Lida 4689 vezes)

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
Relativismo (Ajudem!)
« Online: 10 de Março de 2009, 12:55:13 »
Caros colegas,

Como já revelei em outros tópicos, estou estudante de ciências sociais. Mais precisamente, no segundo ano da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que é a mais tradicional em sua área no Brasil.

O ínicio do curso foi uma maravilha, de acordo com as minhas expectativas, mas agora a coisa desandou de tal forma que estou reavaliando até se realmente posso falar em "ciência" social.

Eu entendo que na antropologia se faz necessária alguma dose de relativismo moral (ex, a cultura do povo Y não é superior a cultura do povo X só porque eles se parecem conosco), porém, percebo que tal modalidade de relativismo abriu as portas para o relativismo epistêmológico e relativismo político.

Em outras palavras, sou obrigado a ouvir quase todo santo dia da boca de algum professor, pérolas do gênero: "A verdade é uma construção do poder"; "Não existe verdade absoluta"; "A ciência é apenas uma cosmologia/narrativa como qualquer outra"; "O sujeito sempre é influenciado pelo objetivo, não há neutralidade".

Pesquisei nos arquivos do CC, e percebi que alguns de vocês já têm largo conhecimento sobre o tema.

Gostaria que me ajudassem a elaborar respostas corretas, do ponto de vista cientifício, às afirmações irritantemente relativistas dos meus professores, tais como que Einstein colocou abaixo os fundamentos da ciência quando trouxe a idéia da relatividade (considero isso uma terrível confusão), ou que simplesmente a verdade não existe, apenas discursos de poder e blablablá.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Relativismo (Ajudem!)
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2009, 20:30:00 »
O relativismo cultural é uma praga que está assolando as universidades brasileiras. Meu professor de antropologia dizia que não existe cultura melhor ou pior, apenas culturas diferentes. Na época concordei com um sorriso, por me parecer muito lógico, mas hoje discordo dele.

Por exemplo. Não posso colocar fatores culturais como desculpa para opressão, porque isso é ir contra a humanidade. É necessário perceber que uma justiça baseada em fatos, evidências é muito superior do ponto de vista humano do que uma justiça baseado em superstição. Um exemplo seria um assassinato: Uma justiça baseado na verdade científica vai procurar provar quem foi o assassino se utilizando de fatos, como no CSI, enquanto isso na África alguém pode acusar uma pobre senhora de bruxaria por ter acontecido uma praga na plantação e a população se juntar para linchar uma velhinha indefesa.

Apareceu uma vez no Jô um cidadão que estava contando sobre uma tribo de Angola que tinha por costume estrupar sistematicamente as meninas de 7, 8, 9 anos, por serem mais "apertadinhas", mais ao gosto dos homens. Aceitar uma fato deste como normal, em nome de um relativismo cultural, é aceitar também como inocente aquele padastro que engravidou a menina de 9 anos. Ele pode alegar que a cultura na casa dele incentivava isto.

Ou então o apedrejamento de mulheres no Islã, acusadas ( muitas vezes de má fé, como adúlteras ). Ou então a extirpação do clitóris, comum no Sudão e Quênia... Isto tudo não se justifica culturalmente, são apenas formas de opressão das mulheres, tirando sua liberdade até de sentir prazer.

Eu aceito que podemos interpretar fatos diferentes, buscar entender situações sob o ponto de vista de uma outra sociedade, como o costume de comer cachorro na China. São costumes, que não afetam as outras pessoas, apenas os animais, o que não é diferente de usar uma ovelha como alimento.

Sob a percepção, existe o exemplo do sapo. Jamais poderemos saber como um sapo percebe a sua lagoa, como é o mundo do sapo, sua relação entre os ambientes, sua visão, o fato de respirar pela pele, etc. Mas com seres humanos, por mais diferentes que se possa ser culturalmente, percebemos o mundo da mesma maneira, então, cientificamente, não podemos falar de mundos diferentes, de visões de mundo diferentes.

O que temos é uma aberração, da aceitação de atitudes desumanas baseadas em superstição, que só se justificam para manter o poder de determinados grupos ou indivíduos sobre uma parcela das outras pessoas. Isso não é relativismo, é ser conivente com crimes.

E Einstein jamais colocou em xeque a ciência com sua teoria da relatividade, porque ela só trata da mudança de percepção do espaço-tempo para pessoas em velocidades diferentes. Achar que isto questiona toda a ciência é de uma deturpação incrível. Mas outros colegas poderão apresentar dados mais aprofundados.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2009, 22:40:14 »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2009, 22:52:06 »
Apesar de inicialmente plausível, o relativismo cultural tem vários problemas. Por exemplo, torna impossível discordar dos valores da nossa sociedade. Acontece, por vezes, afirmarmos que, apesar de socialmente aprovada, uma certa atitude não é boa. E isto está em contradição com o Relativismo Cultural.
http://orltambosi.blogspot.com/2006/08/tica-e-relativismo-cultural.html

Muito bom texto. percebe-se que os relativistas enxergam as sociedades como classes, não como indivíduos.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Março de 2009, 11:57:07 »
Na última aula de antropologia,

tive de escutar da boca da minha professorea a seguinte peróla:

"Gênero não existe. É uma construção cultural. É diferente de sexo"....

E daí ela diz que em determinadas sociedades o garoto é criado como menina por motivos culturais e não sofre nenhum conflito ou desconforto, porque toda a comunidade lhe dá suporte (!!!).

Em outras palavras, é possível treinar alguém para mudar de sexo.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2009, 18:14:01 »
Na História isso é discutido até hoje. Me lembro das minhas aulas de sociologia, o professor também produzia pérolas em escala industrial!
Eu fico em cima do muro, aceito que tudo é relativo, mas como o Zeichner colocou isso não justifica uma série de práticas condenáveis.

Blues Brother, não dá pra colocar isso em termos científicos tendo como objetivo refutar seus professores, pra se dar bem nas provas você vai ter que ser relativo, viajar com o professor viajante e ser objetivo com o cara objetivo.

Me lembro de uma prova de Teoria da História com questões sobre o Positivismo (Ciência objetiva) e o Historicismo(relativo e fragmentado), um desmente o outro e que tipo de história eu faço? Nenhuma das duas, fico em cima do muro e pego um pedacinho de ambas.   
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Março de 2009, 11:43:36 »
Olá,

Também tenho formação em humanas. Fiz História, outra área em que o relativismo impera de modo inadequado.

Também ouvi essas mesmas pérolas, do tipo: “a TPM é uma construção discursiva do poder masculino para oprimir as mulheres”  :histeria:. Ou “a cosmogonia da atual física é equivalente a qualquer cosmogonia dos polinésios estudados por Malinowski”  :susto:. E coisas assim.

O problema é que o relativismo, quando usado além do bom senso, torna-se uma grande baboseira. Ou pior, uma patológica negação da realidade.

Não se pode transformar o relativismo num absoluto moral. O custo disso seria transigir com o erro, a violência, o atraso e a ignorância.

Penso que alguns professores universitários gostam de chocar seus jovens estudantes, ou posar de “mUdernos”, e repetem irresponsavelmente absurdos só pra isso.

De novo, se as coerentes propostas iniciais do relativismo cultural forem transformadas em um novo tipo de absoluto moral (em que se transige com tudo) a própria coerência do proposta inicial do relativismo (que denunciava a opressão de países dominantes sobre suas colônias) deixa de ter sentido.  :arrow: De instrumento libertador, o relativismo torna-se em auxiliar da opressão.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2009, 17:05:31 »
Bem, o relativismo moral não é de todo mal e nem de todo bom, entretanto eu penso que o BOM SENSO como dito por alguns de nossos amigos é essencial, por exemplo:

Mentir é bom ou mal? Depende, pois contando mentiras Guimarães Rosa salvou milhares de judeus da mãos de Hitler.

Existe como alguém tornar um estupro bom? Será que é realmente possível relativizar um estupro?

Existem morais que são básicas, a maior parte dos principios da moral humana, são intransigíveis, o que em certo sentido da uma razão muito boa para qualquer crente acreditar que realmente Deus possa existir segundo o argumento da lei moral visto que nossa moral não parece ser algo de dentro de nós e sim de fora (não necessariamente de Deus, mas do aprendizado que temos e sociedade, mas pode ser lido também como sendo Deus), pois não existe uma explicação plausível para dizermos porque um estupro é mau, podemos até mesmo tentar definir, mas no fundo sabemos que é algo completamente subjetivo, nós apenas sentimos que é mau e pronto, em geral tentamos argumentar numa busca por definir esse "porque é mau" isso se deve à formação positivista das ciências naturais que parecem imperar tentando dizer-nos que para ser ciência algo tem que ser demonstrado de maneira empirica, mas nós sabemos que não é assim nas ciências humanas, e eu seria mais ousado ainda para dizer que não é exatamente assim nem mesmo nas naturais. A exemplo do que eu estou dizendo, toda a teoria da relatividade de baseia na crença de que a velocidade da luz é constante, se algum dia for demonstrado por métodos empíricos que a velocidade da luz não é constante a teoria da relatividade vai pelos ares. Na posição de ateu, penso que existem mals que são inexoráveis e bons que são inexoráveis também.

Discordo de Richard Dawkins quando ele diz que a religião é um mal para o mundo, alguém deveria perguntar para ele se deveriamos destruir todos os carros do mundo, pois algumas pessoas sofrem acidentes por utilizarem de maneira equivocada o carro ou perguntar se deveriamos acabar com as faca somente porque alguns usam elas para matar.

Cordialmente, Dr Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2009, 14:22:25 »
Colegas, obrigado pelas respostas.

Herf, os textos são ótimos e me ajudaram a entender melhor as coisas. Valeu.

Bem, concordo que o relativismo moral até tenha sua utilidade no contexto da antropologia. Mas pelo menos na sociologia, me parece que essa modalidade de relativismo abre as portas para o relativismo epistemológico e político. Por isso, ainda me oponho a toda forma de relativismo.

Por exemplo, minha professora de antropologia é defensora extrema dos primitivos do mundo, de todos os seus costumes, o que é algo até certo ponto defensável, mas daí ela já engata um relativismo fanático, com afirmações totalmente excelentes:

"A ciência é apenas uma cosmologia como qualquer outra".

"Quem garante que os cientistas nos dizem a verdade sobre qualquer coisa?".

"O Big Bang e o mito do Gênesis estão no mesmo pé".

Poderia ser algo exclusivo da minha professora de antropologia, mas virtualmente todos meus professores sempre arranjam um jeito de detonar as metas do iluminismo, a ciência e a própria existência da verdade.

E o problema é que meus colegas estão adoram toda essa pirotecnia retórica. Eu fico mal porque percebo claramente o alto grau de charlantanice de autores cuja verborragia esconde sua falta de originalidade.   

É o caso do Foucault, que é citado por 10 em cada 10 professores, mas que confessou que 20% da sua obra é formada por "bobagens impenetráveis" ("Quebrando o Encanto").

Então, parece que estou sendo forçado a bancar o Dr. House.... 

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2009, 14:43:43 »
a algum tempo, estava conversando com meu chefe na universidade.
Na discussão sobre coisa alguma, citei que era um grande defensor da ciência, como explicação no mundo.
Senti que ele quase subiu nas tamancas, falando que a ciência é culpada por todos os problemas do mundo moderno, este consumismo desenfreado, etc. e tal.

Como simples proletariado, mudei de assunto.

Mas me assusta como estas visões são fortes em lugares onde a ciência deveria predominar. Para mim parece que o relativismo é pura masturbação intelectual para proselitismo dos próprios interesses. É claro que as explicações de mundo científicas e religiosas não estão em pé de igualdade, porque uma é real e possível de ser testada, e a outra não. Mas como enfrentar esta visão se as nossas universidades são tomadas de ex-seminaristas e pela teologia da libertação?

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2009, 19:24:17 »
Também estranho o fato de que o relativismo parece ter mais força justamente onde, supõe-se, as pessoas deveriam ser mais mais críticas e próximas dos valores da ciência: nas universidades.

É pavoroso perceber que muitos acadêmicos agora se empenham em ensinar que toda crença é válida, o que certamente eles não levam à sério quando vão fazer suas pesquisas de doutorado.

Zeichner, fico chateado com o vínculo entre o que sobrou da esquerda e o relativismo.

Eu imaginava que na universidade encontraria indíviduos dispostos ao debate racional da realidade, mas se a maioria rejeita até mesmo a existência de uma realidade objetiva, fica dificil debater qualquer coisa.   

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2009, 20:53:20 »
A relação entre esquerda e relativismo não é aleatória mas ocorre por dois fatores:
- o primeiro foi uma reação ( saudável , diga-se de passagem) ao etnocentrismo das investigações sociais do séc.XIX e início do séc.XX , que analisavam os povos não europeus pela ótica da superioridade , como se os outros povos fossem versões primitivas e "atrasadas" , "fracassadas" de um progresso humano único que apenas os europeus tinham alcançado. O relativismo ,neste caso , permitiu que o pesquisador avaliasse as outras sociedades pelos parâmetros delas , permitiu entender qual o valor das crenças , hábitos , costumes e organização destas sociedades tinham para seus integrantes.
- o outro fator foi derivado da reação da intelectualidade de esquerda ( especialmente a francesa) à descoberta dos crimes do estalinismo e da sua relação com a vulgata soviética do " materialismo histórico / materialismo dialético". Foi criada uma rejeição aos " grandes sistemas de mundo" , como disse Foucault , em prol de uma postura na qual a verdade não existe ,  é apenas um discurso entre outros igualmente válidos.

Quando li seu tópico me lembrei de um livro do Hobsbawn  , Sobre História , em que já no prefácio ele dá uma sacaneada nos historiadores relativistas ( mas vale para sociólogos  , antropólogos...)

Minhas opiniões sobre todos esses assuntos devem estar claras no texto. Não obstante, quero acrescentar uma palavra ou duas de esclarecimento sobre dois temas deste livro.
Primeiro, sobre contar a verdade sobre a história, para usar o título de um livro de amigos e colegas do autor. Defendo vigorosamente a opinião de que aquilo que os historiadores investigam é real. O ponto do qual os historiadores devem partir, por mais longe dele que possam chegar, é a distinção fundamental e, para eles, absolutamente central, entre fato comprovável e ficção, entre declarações históricas baseadas em evidências e sujeitas a evidenciação e aquelas que não o são.
Nas últimas décadas, tornou -se moda, principalmente entre pessoas que se julgam de esquerda, negar que a realidade objetiva seja acessível, uma vez que o que chamamos de "fatos" apenas existem como uma função de conceitos e problemas prévios formulados em termos dos mesmos. O passado que estudamos é só um constructo de nossas mentes. Esse constructo é, em princípio, tão válido quanto outro, quer possa ser apoiado pela lógica e por evidências, quer não. Na medida em que constitui parte de um sistema de crenças emocionalmente fortes, não há, por assim dizer, nenhum modo de decidir,em princípio, se o relato bíblico da criação da terra é inferior ao propostopelas ciências naturais: apenas são diferentes. Qualquer tendência a duvidar disso é "positivismo", e nenhum termo desqualifica mais que este, exceto empirismo.
Em resumo, acredito que sem a distinção entre o que é e o que não é assim, não pode haver história. Roma derrotou e destruiu Cartago nas Guerras Púnicas, e não o contrário. O modo como montamos e interpretamos
nossa amostra escolhida de dados verificáveis (que pode incluir não só o que aconteceu mas o que as pessoas pensaram a respeito) é outra questão.
Na verdade, poucos relativistas estão à altura plena de suas convicções , pelo menos quando se trata de responder se o Holocausto de Hitler aconteceu ou não. Porém , seja como for , o relativismo não fará na história nada além do que faz nos tribunais. Se o acusado em um processo de assassinato é ou não culpado , depende da velha evidência positivista , desde que se disponha de tal evidência. Qualquer leitor inocente que se encontrar no banco dos réus fará bem em recorrer à ela. São os advogados dos culpados que recorrem ás linhas pós-modernas de defesa.
Eric Hobsbawn , Sobre História 
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2009, 21:19:36 »
Conheci a opinião do Hobsbawn no livro "Imposturas Intelectuais", que é um livro escrito por cientistas de esquerda. Ainda bem que nem todo mundo na esquerda deixa o cérebro na gaveta.

Então, no campo da antropologia é justificável certa dose de relativismo.

Mas, como eu já escrevi, isso normalmente acaba em relativismo epistemológico.

Quer dizer, o respeito às outras culturas automaticamente se torna uma crítica virulenta à "ciência ocidental judaico-cristã", como minha professora diz. Todos os ocidentais são sacanas....

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2009, 21:51:59 »
Conheci a opinião do Hobsbawn no livro "Imposturas Intelectuais", que é um livro escrito por cientistas de esquerda. Ainda bem que nem todo mundo na esquerda deixa o cérebro na gaveta.

Então, no campo da antropologia é justificável certa dose de relativismo.

Mas, como eu já escrevi, isso normalmente acaba em relativismo epistemológico.

Quer dizer, o respeito às outras culturas automaticamente se torna uma crítica virulenta à "ciência ocidental judaico-cristã", como minha professora diz. Todos os ocidentais são sacanas....

Acho o relativismo é válido para poder apreender outras culturas e sociedades como elas são e não como julgamos que elas deveriam ser , fazendo julgamentos de "inferioridade" ou "atraso" baseando na nossa cultura/sociedade como parâmetro absoluto de comparação. Isto não quer dizer que não possamos ficar chocados ou indignados com certas práticas , mas a função do pesquisador é apresentar uma descrição o mais próximo do real e apresentar sua interpretação para que possamos entendê-las.
Agora , relativismo epistemológico é no mais das vezes pose quando não incompetência de produzir conhecimento válido...
Como o Dr. Jekyll disse , é uma questão de bom senso saber até onde relativizar. Po outro lado ,  já dizia o velho Descartes que o bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: ninguém acha que tem menos do que precisa...

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline zack

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Março de 2009, 23:42:37 »
  Blues, tentando ajudar com algumas das frases que você citou:
  "A verdade é uma construção do poder". Depende de qual verdade se fala. Uma afirmação como"a terra gira em torno do sol" é verdadeira porque cientificamente comprovada. Agora se se estiver falando de um discurso ou de alguma ideia que circula por aí, pode muito bem se tratar de uma ideia construida ou fomentada pelo poder, por exemplo, a divulgação de índices falsos de desenvolvimento que favoreceçam a imagem dos governantes.
  "Não existe verdade absoluta". Creio que aí exista uma infelicidade na terminologia. O oposto de absoluto é relativo, daí concluir-se que, se a verdade não é absoluta, logo é relativa, o que dá margem para todo tipo de relativismo. Creio que seria melhor dizer que não existe verdade total. Isso, ao meu ver, está mais de acordo com o espírito científico, de que o conhecimento de que dispomos é parcial, limitado, sujeito a revisões e cumulativo, ou seja, enriquecido com novas teorias e experimentações.
  "A ciência é apenas mais uma cosmologia/narrativa como qualquer outra". Isso já me parece bobagem. Comparar as teorias cientificas sobre o cosmo com, por exemplo, a narrativa bíblica da criação, me parece sem propósito. A narrativa bíblica serve, ou serviu, para alimentar a fé dos hebreus, ao passo que a ciência não está preocupada com a fé de ninguém, apenas procura desvendar os mecanismos que tornaram possível o universo. São coisas diferentes e incompatíveis.
  " O sujeito é sempre influenciado pelo subjetivo, não há neutralidade". Sou obrigado a concordar. A neutralidade científica é um mito. Se alguém opta por um campo de estudo é porque tem algum interesse, paixão, inclinação por esse campo. Porém, isso não isenta o cientista de, ao abordar um tema, procurar ao máximo ser objetivo em suas observações e conclusões. Talvez isso seja mais válido para as ciências humanas. De todo modo, trata-se de um equlíbrio difícil: envolver-se sem se envolver. A título de exemplo, sei de um caso no qual o então doutorando em sociologia foi questionado pelos examinadores de sua tese justamente por abordar um objeto de estudo com o qual estava envolvido: o presbiterianismo. Como a tese foi aprovada(e publicada, eu a tenho), é claro que ele conseguiou provar que foi objetivo o suficiente em seu trabalho.
   Espero ter ajudado de alguma forma, se não não compliquei mais a questão. :) 
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Março de 2009, 12:43:30 »
Oi,

Gostei da citação de Hobsbawm.

No livro "Ecos da Marselhesa", sobre 'visões acerca da revolução francesa', ele também comenta o assunto.
Ele diz que, dependendo da posição de nossa casa e do formato de nossa janela, nós e nossos vizinhos vemos aspectos diferentes de uma montanha. Mas a montanha está lá.

O problema do relativismo é seu uso indiscriminado. Ao ponto de tentar negar a montanha.

Mas reconhecer que diferentes perspectivas da montanha são válidas é uma atitude acertada.

De qualquer modo, esse discurso relativista fundamentalista soa-me mais como marketing pessoal. Chocar alunos de graduação faz bem ao ego de alguns.

Mas esse fundamentalismo está em decadência (ao contrário do que possa parecer, por hora). Sua própria fragilidade o derruba facilmente.

E nem sempre o relativismo antropológico torna-se no "relativismo epistemológico".

A dose faz o veneno.

Usado com bom senso...

« Última modificação: 17 de Março de 2009, 12:47:50 por pablito »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Março de 2009, 21:26:58 »
Outro exemplo são os cegos analisando um elefante... Na percepção de cada um, é uma coisa diferente, mas continua sendo um elefante, não importa que explicações existam.

Me parece uma forma dos professores universitários estimularem o próprio preconceito. Mesmo quando matam, sacrificam, mentem, distorcem, abominam, intransigem, roubam, humilham, etc, os povos primitivos são sempre melhores que o "homem branco" capitalista e ocidental.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 17 de Março de 2009, 22:41:59 »
Para mim (eu sou de exatas, só apitando como ser humano mesmo) o que você cita da cultura ocidental ser vista como míope para o mundo natural e os povos primitivos sempre melhores é na verdade uma culpa enrustida de termos eliminado sem ao menos tentar compreendê-los.

Sobre o relativismo cultural e sua influência no mundo acadêmico eu recomendo , claro , 'A tábula rasa' de Steven Pinker.

Sobre os argumentos obtusos sobre a ciência:

-> A ciência não é um patrimônio branco , ocidental
-> A ciência descreve fatos de forma que seja reproduzível até por um ianomami, desde que entenda o 'código', então não é capaz de tal relativismo. Aliás, é o contrário, a sua linguagem é elaborada para ser imparcial e acessível a todos -inclusive a um visitante ET !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Março de 2009, 12:51:29 »
E se consideramos que:

1 - Sou um relativista e sob minha ótica vejo que a diferenciação objetiva entre fato benévolo e fato malévolo depende apenas dentro de qual cultura o fato analisado ocorreu. Se tocar fogo na casa do vizinho é aprovado pela Cultura X, este mesmo ato não deve ser classificado por mim como positivo ou negativo, só devo reconhecer que este ato incendiário é reconhecido como positivo dentro daquela cultura.

2 - Do ponto de vista da Cultura X, a cultura dos piromaníacos, o Relativismo Cultural é inaceitável. A Cultura X classifica objetivamente como positivo o fato de por fogo na casa do vizinho e também considera que a ocorrência deste evento incendiário é bom seja ele praticando no âmbito de qualquer cultura além da dela própria. Incendiar casas pode ser considerado errado pela Cultura Y, mas como a Cultura X não considera válido o Relativismo Cultural, tal fato continuará a ser classificado como positivo, pois é aceito em sua própria cultura (X).

Contrapondo 1 com 2:

O Relativista Cultural considera que a aceitação ou condenação da motivação incendiária do povo inserido na Cultura X só pode ser classificada de dentro para fora, nunca de fora para dentro dessa cultura. Da mesma forma, a oposição decidida da Cultura X ao Relativismo Cultural também está fora do âmbito de julgamento do Relativista. Ele não pode afirmar a veracidade ou inveracidade da sua própria estrutura de pensamento.

Conclusão: é impossível ser um adepto do Relativismo Cultural, pois isto implica a necessidade de submeter o Relativismo Cultural a ele próprio, o que relativiza em si mesmo conceito de relativismo.
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 12:54:39 por Iconoclasta SP »

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2009, 13:49:41 »
Na sexta-feira, levei um tremendo susto. Meu professor afirmou que a teoria da relatividade de Einsein mostra que não podemos mais ter certezas, afinal, até para Einstein a realidade é relativa.

Foi tão profundo e tão brutal que nem tive forças para contra-argumentar...

Como podem transferir a relatividade da física para a filosofia?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2009, 14:50:47 »
Na sexta-feira, levei um tremendo susto. Meu professor afirmou que a teoria da relatividade de Einsein mostra que não podemos mais ter certezas, afinal, até para Einstein a realidade é relativa.

Uma vez uma professora minha falou que devíamos ter pensamentos positivos sobre nosso colega que passava mal pois era explicado pela física quântica como isso poderia ajudá-lo...

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2009, 16:04:51 »
Cara, você teve uma excelente professora...mas espero que ela não tenha lhe dado aulas de exatas.

Outra peróla do meu professor de filosofia, durante a aula sobre o tedioso Foucault:

"O pensamento dualista, que define certo e errado, falso e verdadeiro, bom e mau, é um pensamento crisão e precisamos superar essa lógica dualista, de verdade e falsidade, para construir o novo homem, que Niet chamava de super-homem"....

Quer dizer, a verdade nada mais é que uma idéia cristã!

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2009, 18:42:07 »

Da mesma forma como transferir o modelo de seleção natural da biologia para a sociologia criou o "darwinismo social" e a transferência do modelo de oferta e procura da economia para sociologia gera a ideologia neo-liberal ; utilizar modelos explicativos de uma área de conhecimento em outra de forma mecânica é uma forma de dar uma capa "científica" a argumentos ideológicos.

Outra peróla do meu professor de filosofia, durante a aula sobre o tedioso Foucault:

"O pensamento dualista, que define certo e errado, falso e verdadeiro, bom e mau, é um pensamento crisão e precisamos superar essa lógica dualista, de verdade e falsidade, para construir o novo homem, que Niet chamava de super-homem"....

Como o dualismo filosófico ( certo x errado , verdadeiro x falso)  surge desde os pré socráticos então , pela lógica de seu professor,todo o pensamento ocidental dos últimos dois millênios é furado. E ele deve ter faltado às aulas de história do pensamento ocidental se não sabe que o cristianismo herda o dualismo do platonismo helenístico.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Maio de 2009, 23:14:20 »
Para ser justo, devo dizer que ele citou Platão como proto-cristão, mas deixou a entender que todo o desenvolvimento posterior da dualidade é basicamente reflexo dos valores cristãos

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2009, 23:30:17 »

Da mesma forma como transferir o modelo de seleção natural da biologia para a sociologia criou o "darwinismo social" e a transferência do modelo de oferta e procura da economia para sociologia gera a ideologia neo-liberal ; utilizar modelos explicativos de uma área de conhecimento em outra de forma mecânica é uma forma de dar uma capa "científica" a argumentos ideológicos.

Como o dualismo filosófico ( certo x errado , verdadeiro x falso)  surge desde os pré socráticos então , pela lógica de seu professor,todo o pensamento ocidental dos últimos dois millênios é furado. E ele deve ter faltado às aulas de história do pensamento ocidental se não sabe que o cristianismo herda o dualismo do platonismo helenístico.

Realmente... O platonismo era uma busca por descobrir a "verdade" das coisas e das situações. A arte, como ele a considerava uma ilusão, não era bem visto por este pensamento. Os arquétipos teriam prevalência sobre as formas cotidianas, que sempre são imprecisas e inexatas se comparadas ao ideal.

Agora, dizer que ele era proto cristão é forçar a amizade. Apesar do cristianismo ter se baseado em muito dos movimentos filosóficos helenísticos, considerar que ele é um precursor do cristianismo é dar apenas um viés ideológico às suas aulas.

Malditos professores universitários. A única coisa boa é que eles estão restritos às universidades...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!