Gostei _muito_ do tópico. Vou ler o texto do Searle assim que tiver um pouquinho de paciência. Parece bem interessante.
Quando o blues brothers falou do professor afirmando que não existem verdades ou certezas, veio lá do fundo do meu cérebro um aviso piscante vermelho de auto-contradição. É claro que eles contornam os problemas de lógica com milhares de belíssimos fraseios e exercícios maravilhosos de retórica (que lembram até os teólogos medievais tentando entender como é que uma pessoa pode ser uma e três ao mesmo tempo), mas se você não tem certeza de nada, como então vai poder _afirmar_ que não existem certezas? Isso também não é um 'ponto de vista'?
Uma vez um cara ficou bravo comigo por conta disso.
Ele: - Tudo é relativo.
Eu: - Se tudo é relativo, então 'Tudo é relativo' também é relativo, então você está se contradizendo.
Ele: - Tudo é relativo menos a ideia de que tudo é relativo.
Eu: - Se tudo é relativo menos a ideia de que tudo é relativo, então 'tudo é relativo menos a ideia de que tudo é relativo' é relativo, então você está se contradizendo.
Não vejo como fugir do niilismo se formos pra um relativismo extremo.
Ainda não entendi a relação do dualismo platônico com o cristianismo, meu professor faz crer que vivemos hoje num "mundo binário" (homens x mulheres; certo x errado) por causa desta relação....não entendo, pode dar uma luz?
O Dawkins acredita que esse maquiavelismo tem um "quê" evolutivo. É melhor evolutivamente você acreditar que a tribo rival seja totalmente malvada e arrancar as cabeças deles sem dó do que ficar tentando dialogar e entender o ponto de vista deles.
Não sei se é exatamente esse o exemplo que ele dá, mas é algo próximo disso, acredito.