Autor Tópico: O poder dos telescópios e os objetos deixados na superfície Lunar  (Lida 9462 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: O poder dos telescópios e os objetos deixados na superfície Lunar
« Resposta #50 Online: 29 de Junho de 2010, 11:36:31 »
Lá na astroshop o pessoal pergunta sobre a possibilidade de tirar fotos utilizando o telescópio. Tem uma máquina fotográfica especifica para se adaptar ao telescópio? Ou sei lá... existe um adaptador que se acopla  ao telescópio e a máquina? “Qualquer” máquina serve?  Estou falando besteira?  :vergonha: E essa “exposição de longa duração”? O que é isso? Por favor gente.... simplicidade, simplicidade comigo porque não entendo nada disso....   :|

Só uma informação a mais: se você for usar uma exposição de longa duração, provavelmente você vai precisar comprar um motor para
seu telescópio. Isso porque os objetos celestes movem-se rapidamente no campo de visão do telescópio (algo que surpreende muita gente!)

Você pode também adaptar uma webcam ao telescópio. A imagem não fica grande coisa, mas pode ser mandada diretamente para seu
computador.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #51 Online: 29 de Junho de 2010, 12:53:50 »
Sobre o motor, webcam etc... vou deixar para depois.... Acho melhor ir com calma comprando as coisas aos poucos para depois não me arrepender afinal existe muitos equipamentos e sou leigo no assunto.... Por enquanto vou acompanhar o Cosmofórum http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/ e ir conhecendo aos poucos todas as possibilidades.

Mas veja só, para você fazer astrofotografia você terá que ter um equipamento adequado. E não falo só da câmera ou ccd, mas do tipo do telescópio (refletor, refrator) que depende do que você queira fotografar (DSOs, planetas, etc), montagem (que deverá ser uma equatorial e de preferência motorizada), etc.

Mas tudo isso você descobrirá pesquisando lá no fórum. O pessoal da astroshop também pode indicar o equipamento mais adequado para astrofotografia.

Vou seguir o conselho do pessoal do Cosmofórum e imprimir uma “Carta Celeste” e começar observando a olho nu para fazer um reconhecimento do céu. Muita gente lá do fórum sugere que se compre um binóculo antes de comprar um telescópio, mas acho que isso eu não vou fazer.  Como eu já disse vou ir com calma para não ficar decepcionado.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Junho de 2010, 13:39:36 »
Estava procurando por uma “carta celeste” e encontrei esse site aqui http://www.heavens-above.com  achei interessantíssimo.

Após fazer o cadastro e indicar o nome da sua cidade  (a latitude e a longitude são fornecidos automaticamente, eu tive que fornecer apenas a elevação, no meu caso 712m) existe a possibilidade de gerar uma carta celeste do dia e hora que se deseja fazer a observação, para isso se deve clicar em Whole sky chart que fica em Astronomy. Mas o que eu achei bacana mesmo é a possibilidade de observação de satélites artificiais.

Um exemplo para minha cidade.

X-37B - Visible Passes
Search period start:   00:00 Tuesday, 29 June, 2010    
Search period end:   00:00 Friday, 9 July, 2010   
Observer's location:   Divinópolis, 20.1500°S, 44.9000°W
Local time zone:   Eastern Brazil Standard Time (UTC - 3:00)
Orbit:   399 x 418 km, 40.0° (Epoch Jun 27)
Click on the date to get a star chart and other pass details.

Dentro deste recurso existe muitos outros, como por exemplo um gráfico da trajetória do satélite com os horários.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #53 Online: 29 de Junho de 2010, 13:43:27 »
Lá na astroshop o pessoal pergunta sobre a possibilidade de tirar fotos utilizando o telescópio. Tem uma máquina fotográfica especifica para se adaptar ao telescópio? Ou sei lá... existe um adaptador que se acopla  ao telescópio e a máquina? “Qualquer” máquina serve?  Estou falando besteira?  :vergonha: E essa “exposição de longa duração”? O que é isso? Por favor gente.... simplicidade, simplicidade comigo porque não entendo nada disso....   :|

Só uma informação a mais: se você for usar uma exposição de longa duração, provavelmente você vai precisar comprar um motor para
seu telescópio. Isso porque os objetos celestes movem-se rapidamente no campo de visão do telescópio (algo que surpreende muita gente!)

Com uma exposição de 30seg já dá pra notar o rastro...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 29 de Junho de 2010, 15:04:51 »
Com uma exposição de 30seg já dá pra notar o rastro...
Com 30 segundos já se nota o rastro então um equipamento motorizado é indispensável para se investir nesse tipo de fotografia...   

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #55 Online: 29 de Junho de 2010, 15:23:52 »
Sobre o motor, webcam etc... vou deixar para depois.... Acho melhor ir com calma comprando as coisas aos poucos para depois não me arrepender afinal existe muitos equipamentos e sou leigo no assunto.... Por enquanto vou acompanhar o Cosmofórum http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/ e ir conhecendo aos poucos todas as possibilidades.

Mas veja só, para você fazer astrofotografia você terá que ter um equipamento adequado. E não falo só da câmera ou ccd, mas do tipo do telescópio (refletor, refrator) que depende do que você queira fotografar (DSOs, planetas, etc), montagem (que deverá ser uma equatorial e de preferência motorizada), etc.

Mas tudo isso você descobrirá pesquisando lá no fórum. O pessoal da astroshop também pode indicar o equipamento mais adequado para astrofotografia.

Vou seguir o conselho do pessoal do Cosmofórum e imprimir uma “Carta Celeste” e começar observando a olho nu para fazer um reconhecimento do céu. Muita gente lá do fórum sugere que se compre um binóculo antes de comprar um telescópio, mas acho que isso eu não vou fazer.  Como eu já disse vou ir com calma para não ficar decepcionado.

Uma boa opção são os softwares astronômicos. A vantagem para cartas impressas é que depois de você ter configurado o programa para suas coordenadas, você terá uma representação precisa do céu da sua cidade exatamente naquele momento, além de um sem número de informações sobre milhares de objetos em tempo real.

Duas boas opções:

cartes du ciel - esse é um gerador de planisférios. você pode inserir quanta informação quiser e depois imprimir. site para baixar: http://www.stargazing.net/astropc/

Stellarium - simulador em 3d do céu. É um verdadeiro planetário no seu computador. Site para download: http://www.stellarium.org/

Os dois são ótimos programas. Para iniciantes o stellarium é melhor. Com ele você consegue localizar e identificar facilmente as constelações e respectivos objetos.

Mas se você prefere cartas impressas, recomendo o site skycharts - http://www.skymaps.com/
Lá você encontra planisférios para a sua latitude mês a mês. Você pode baixar em português do Brasil e as cartas trazem os principais eventos do mês e mais uma série de informações interessantes sobre os principais objetos disponíveis para observação no período.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Junho de 2010, 21:27:17 »
Valeu pelas dicas......  Vou baixar o Stellarium e ver no que vai dar. Sobre o skycharts eu dei uma olhada, realmente tem bastante informação.... A carta do mês de julho para o hemisfério sul está disponível apenas em inglês, mas tem um aviso “Other languages: Coming Soon...” no final de semana já deve estar disponível.
Para esse final de semana (sábado às 21:00) eu já pequei uma carta no heavens-above. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!