Enquete

Você é a favor ou contra o horário integral em escolas públicas durante o ensino fundamental?

A favor, desde que as aulas e/ou atividades pertençam a um currículo obrigatório
2 (11.1%)
A favor, desde que um período seja de aulas obrigatórias e o outro seja de atividades optativas eletivas
9 (50%)
A favor, desde que um período seja de aulas obrigatórias e o outro seja de atividades optativas livres
2 (11.1%)
A favor, se e somente se a idéia resultar em um maior interesse por parte dos alunos pelos estudos. Caso contrário, retorna-se ao sistema atual
3 (16.7%)
Contra. As atividades extras diminuiriam a capacidade das escolas, o que exigiria a construção de novas escolas
0 (0%)
Contra. As atividades extras exigiriam a contratação de professores extras, o que aumentaria os gastos
0 (0%)
Outra opção. Qual?
2 (11.1%)

Votos Totais: 18

Autor Tópico: Horário integral no ensino fundamental  (Lida 3670 vezes)

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Offline Unknown

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Horário integral no ensino fundamental
« Online: 16 de Março de 2009, 19:47:44 »
Baseado nessa notícia, resolvi abrir a enquete.

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Ensino integral é positivo quando contribui para desenvolvimento das crianças, diz especialista

Brasília - Frequentar a escola em dois turnos é uma prática cada vez mais comum tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. Entretanto, para que isso se reflita em desenvolvimento dos alunos, a psicóloga Iolete Ribeiro, conselheira do Conselho Federal de Psicologia, acredita que as atividades ofertadas além do curso devem ser variadas.

“A ampliação do turno escolar só é positiva quando as atividades oferecidas são diversificadas e contribuem para o desenvolvimento físico, criativo e social da criança”, afirma.

Outro aspecto importante para que o ensino integral funcione é a estrutura da escola. Iolete explica que um bom espaço físico também é necessário para o ensino integral.

“A escola tem que ter espaços para atividades diversas, espaços abertos, ao ar livre, recursos que possibilitem essas atividades.”

O ensino em tempo integral ajudou a estudante Lorena Filomena Santos, 13 anos, a melhorar o desempenho no curso regular. Na escola pública em que Lorena estuda são oferecidas aulas extras de matemática e português, atividades físicas, culturais e educação ambiental.

Sua mãe, Doralice Santos, afirma que além da economia com o transporte, o ensino integral despertou o interesse da filha pelos estudos. “É uma escola que vale a pena, porque não precisa pagar passagem duas vezes por dia. Antes, quando era só um turno, a Lorena era muito atrasada e agora ela tem mais vontade de estudar.”

Para superar a falta de recursos, a escola em que Lorena estuda, o Centro de Ensino Fundamental 09, localizado na cidade satélite de Taguatinga, a 30 quilômetros de Brasília, firmou parcerias com a comunidade para utilizar a quadra de esportes de uma igreja e o espaço de um parque ecológico para as aulas de educação ambiental. Os dois locais ficam próximos à escola.
O secretário de Ensino Integral do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, explica que o sistema de ensino integral está sendo implantado há dois anos de forma gradual e que por isso ainda falta uma estrutura física melhor.

“Achamos que não é necessário ter a construção de grandes estruturas para você ter a educação integral com resultados. Estamos partindo das estruturas existentes, fazendo adaptações, sem precisar fazer grandes obras. Nós estamos trabalhando com a cabeça dos alunos em vez da estrutura física.”

Para a servidora pública Mônica Guerra Romão, mãe de Fernanda, 10 anos, e de Bernado, 7 anos, deixar os filhos o dia inteiro na escola é sinal de tranqüilidade e comodidade. “Aqui tem outras atividades que eu procuraria fora, mas não teria tempo de ficar levando para um lado e para o outro”, afirma Mônica.

No colégio particular onde as crianças estudam em tempo integral são oferecidas aulas de judô, natação, balé, futsal, basquete, inglês e robótica.

A coordenadora do turno integral, Leninha Morais, explica que muitas famílias procuram a escola pela facilidade de ter diversas atividades oferecidas em um único local.

“Acredito que seja uma tendência, em função da logística que dificulta quando a família precisa levar os filhos de uma atividade para a outra. Oferecer todas essas opções em um mesmo ambiente facilita para as famílias e oportuniza uma educação integral para a criança, que melhora a auto-estima, desenvolve diversos talentos e aprende a ser mais independente”, explica.

Mônica diz que deixar os filhos o dia inteiro na escola não prejudica o convívio familiar. Ela acredita que eles aprenderam a ser mais independentes e disciplinados, pois na escola são responsáveis pela organização de seus materiais e pelos horários das atividades.

http://educacao.ig.com.br/us/2009/03/16/ensino+integral+e+positivo+quando+contribui+para+desenvolvimento+das+criancas+diz+especialista+4818954.html

Só para esclarecer: no caso da opções 2 da enquete, o aluno teria liberdade para escolher que tipo de atividade extra ele deseja fazer, mas seria obrigado a realizar alguma atividade. Na opção 3, o aluno tem também a opção de não fazer atividade nenhuma.

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Offline Herf

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2009, 23:57:05 »
Citar
Ensino integral é positivo quando contribui para desenvolvimento das crianças, diz especialista
É o tipo de afirmação que jamais estará errada, aconteça o que acontecer. "Ensino integral é positivo quando é positivo" (e negativo quando é negativo).

***

Para mim, o cenário ideal é aquele onde todo o ensino é privado. Qualquer alternativa estatal nunca será boa o bastante, visto que as pessoas são diferentes, tem objetivos diferentes, e nem sempre a educação estatal - padronizada e uniformizada, impondo um currículo basicamente igual a todos - é adequada para os objetivos de cada um. Ainda que alguns sonhem com políticas perfeitas que ofereçam mil e uma alternativas aos estudantes para satisfazer a todos os gostos e desenvolver todos os talentos e potenciais, é extremamente limitada a habilidade de um time de burocratas em oferecer todo o leque de opções que estaria disponível no mercado, e muito mais limitada a habilidade para se adequar a mudanças.

Antes que me apedrejem, eu não acho que todo o ensino devesse ser privatizado da noite para o dia. É natural que com todo esse tempo de domínio e intervenção estatal no setor da educação o mercado esteja incapacitado em absorver imediatamente toda a demanda pelo serviço da educação. Penso em um processo gradual, que tivesse como objetivo final a privatização total: começando com o fim imediato da universidade pública, estabelecendo um sistema de vouchers para que o setor privado crescesse na educação básica, estabelecendo parcerias público-privado e entregando uma fatia cada vez maior do serviço ao setor privado, e assim por diante.
« Última modificação: 17 de Março de 2009, 00:00:22 por Herf »

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2009, 08:33:50 »
A segunda é a melhor, mas também é a mais difícil de se realizar.

Offline FZapp

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2009, 09:04:10 »
Eu honestamente acho que, enquanto não voltar a formar professores com qualidade, não há mágica.
--
Si hemos de salvar o no,
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algun día hemos de llegar...
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Offline Südenbauer

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2009, 14:25:56 »
Eu estudei em uma escola de horário integral. Por um lado é bom porque as aulas são mais leves e há maior oportunidade para aprender coisas diferentes e interagir melhor com teus colegas, conhecendo melhor tanto eles como os professores. Mas eu também achava ruim porque só me sobrava o tempo noturno para as minhas atividades.

O que eu concluo é que o ensino no Brasil ainda precisa crescer muito para pensar nisso. Os focos hoje em dia são muito mais prioritários, como o transporte aos alunos ou a infraestrutura das escolas.

Offline Unknown

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2009, 17:50:10 »
Para mim, o cenário ideal é aquele onde todo o ensino é privado. Qualquer alternativa estatal nunca será boa o bastante, visto que as pessoas são diferentes, tem objetivos diferentes, e nem sempre a educação estatal - padronizada e uniformizada, impondo um currículo basicamente igual a todos - é adequada para os objetivos de cada um. Ainda que alguns sonhem com políticas perfeitas que ofereçam mil e uma alternativas aos estudantes para satisfazer a todos os gostos e desenvolver todos os talentos e potenciais, é extremamente limitada a habilidade de um time de burocratas em oferecer todo o leque de opções que estaria disponível no mercado, e muito mais limitada a habilidade para se adequar a mudanças.

Só que privatizar também não resolve o problema que você aponta. É inegável que "as pessoas são diferentes, tem objetivos diferentes", mas isso se seria realmente resolvido caso a educação fosse planejada e acompanhada no caso de cada aluno, o que é impraticável tanto no ensino público quanto no atual modelo predominante de ensino privado. O modelo que mais se aproxima de uma solução para esse problema seria o do homeschooling (escrevi certo?), mas ele apresenta outro problema: os pais ou responsáveis nem sempre - e creio que isso seja a maioria dos casos - estão preparados para fazer esse planejamento e acompanhamento, o que pode resultar em resultados desastrosos. Sem falar nos casos onde os pais simplesmente não dispõem de tempo para realizar tal tarefa.


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Offline Orbe

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #6 Online: 17 de Março de 2009, 18:04:29 »
Manter as crianças em escolas ruins o dia inteiro não vai melhorar o desenvolvimento delas.

Quanto a privatizar... escolas privadas, no Brasil, em sua maioria, só tem um único interesse: adestrar alunos para o vestibular. Não vejo vantagem em fazer todas as escolas ficarem assim.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Herf

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2009, 01:23:47 »
Só que privatizar também não resolve o problema que você aponta. É inegável que "as pessoas são diferentes, tem objetivos diferentes", mas isso se seria realmente resolvido caso a educação fosse planejada e acompanhada no caso de cada aluno, o que é impraticável tanto no ensino público quanto no atual modelo predominante de ensino privado. O modelo que mais se aproxima de uma solução para esse problema seria o do homeschooling (escrevi certo?), mas ele apresenta outro problema: os pais ou responsáveis nem sempre - e creio que isso seja a maioria dos casos - estão preparados para fazer esse planejamento e acompanhamento, o que pode resultar em resultados desastrosos. Sem falar nos casos onde os pais simplesmente não dispõem de tempo para realizar tal tarefa.
A capacidade de empreendedores privados em adequar a produção e prestação de serviços de acordo com a demanda é incomparavelmente maior que a de agentes do estado. Não há porque pensar que o caso da educação seria diferente do caso da produção privada de alimentos, vestuário, segurança ou de cursos de informática. Todos exemplos claros de como o processo de mercado faz os empreendedores adaptarem a produção e a provisão de serviços de forma a satisfazer os mais variados tipos de demanda.

Offline biscoito1r

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2009, 02:29:58 »
Aqui nós EUA a aula ia das 7:00 as 15:00 e era um saco pq eu não sabia falar inglês na época e ninguem queria ser meu amigo pq eu falo coisas que ninguem intende :(
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Offline Orbe

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #9 Online: 18 de Março de 2009, 03:47:30 »
A capacidade de empreendedores privados em adequar a produção e prestação de serviços de acordo com a demanda é incomparavelmente maior que a de agentes do estado. Não há porque pensar que o caso da educação seria diferente do caso da produção privada de alimentos, vestuário, segurança ou de cursos de informática. Todos exemplos claros de como o processo de mercado faz os empreendedores adaptarem a produção e a provisão de serviços de forma a satisfazer os mais variados tipos de demanda.

Louvado seja o Mercado! Aleluia, irmãos!
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Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2009, 08:12:14 »
Só que privatizar também não resolve o problema que você aponta. É inegável que "as pessoas são diferentes, tem objetivos diferentes", mas isso se seria realmente resolvido caso a educação fosse planejada e acompanhada no caso de cada aluno, o que é impraticável tanto no ensino público quanto no atual modelo predominante de ensino privado. O modelo que mais se aproxima de uma solução para esse problema seria o do homeschooling (escrevi certo?), mas ele apresenta outro problema: os pais ou responsáveis nem sempre - e creio que isso seja a maioria dos casos - estão preparados para fazer esse planejamento e acompanhamento, o que pode resultar em resultados desastrosos. Sem falar nos casos onde os pais simplesmente não dispõem de tempo para realizar tal tarefa.
A capacidade de empreendedores privados em adequar a produção e prestação de serviços de acordo com a demanda é incomparavelmente maior que a de agentes do estado. Não há porque pensar que o caso da educação seria diferente do caso da produção privada de alimentos, vestuário, segurança ou de cursos de informática. Todos exemplos claros de como o processo de mercado faz os empreendedores adaptarem a produção e a provisão de serviços de forma a satisfazer os mais variados tipos de demanda.

E no caso de alguém não poder bancar um ensino privado? Fica com um ensino público pior do que é o de hoje ou analfabeto?

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2009, 12:38:55 »
Manter as crianças em escolas ruins o dia inteiro não vai melhorar o desenvolvimento delas.

Quanto a privatizar... escolas privadas, no Brasil, em sua maioria, só tem um único interesse: adestrar alunos para o vestibular. Não vejo vantagem em fazer todas as escolas ficarem assim.
Por aí. Investir em quantidade é uma ilusão.
E no caso de alguém não poder bancar um ensino privado?
Dá-se outro jeito. Nos EUA a assistência do governo fica em torno de 1.000 dólares se não me engano.

O ensino público limita a concorrência e acaba indo para o caminho errado. Se o diploma deve valer, faça-se valer. Não é o caminho certo.
Fica com um ensino público pior do que é o de hoje ou analfabeto?
Teria diferença? ::) Quer dizer, se você perguntar para alguém se formou hoje sobre o que aprendeu no 2º grau, o sujeito provavelmente vai ficar babando pelo canto da boca. Difícil imaginar uma situação pior que essa.

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2009, 13:16:18 »
Se é pro governo bancar, então não é melhor melhorar o ensino público?

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2009, 13:22:53 »
Concorrência ué.

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #14 Online: 18 de Março de 2009, 13:25:11 »
Ta, mas se o governo vai bancar de qualquer jeito, então que façam um ensino bom para todos e permita que o dinheiro que seria gasto pelos pais com educação possa ser usado em outras coisas...

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #15 Online: 18 de Março de 2009, 13:33:38 »
(se fosse por isso, aumentasse o dinheiro para os pais?)

"Que façam um ensino bom" não é tão fácil assim. Não é uma cambada de ministros determinando normas fantasiosas para uma utopia como é hoje... tem que fazer concorrência para julgar a qualidade pela prática, não teoria.

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #16 Online: 18 de Março de 2009, 13:37:07 »
Aumentar o dinheiro ao ponto dos pais não precisarem trabalhar e viverem melhor às custas do governo?

Fala como se transformar todo o ensino nacional, fazer com que haja interesse para a "área" em todo o Brasil e montar um colégio/universidade fosse simplíssimo...

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #17 Online: 18 de Março de 2009, 13:39:49 »
Não, não é uma tarefa simples, exatamente por isso que é preciso concorrência.

Simplismo seria colocar na mão do governo como você disse. Acreditar que simples boas intenções de um idealistas sirvam para melhorar o ensino...

Não é só "verba" que vai melhorar o ensino. Tem também o método. Se o governo tiver um método ruim, que resulte em uma educação ruim, o que vai acontecer? Vai ganhar mais verba, os mesmos que criaram o método ruim vão tentar denovo, etc...

Já o mercado tem a concorrência, se uma escola privada não tiver um bom ensino (ok, esclue-se a situação do Brasil onde se trabalha para o vestibular e etc) acaba falindo. É uma seleção natural que exclui os mais fracos.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 13:51:55 por Ilovefoxes »

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #18 Online: 18 de Março de 2009, 13:50:14 »
Aprende a ler foxes... Não falei em simplismo e não falei, em momento algum, que se deva colocar o ensino na mão somente do governo.

Offline Herf

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #19 Online: 18 de Março de 2009, 13:57:01 »
Citar
Se é pro governo bancar, então não é melhor melhorar o ensino público?
E por que seria?

O sistema de vouchers é um onde uma ajuda de custo (um vale-educação) é dada a pais carentes para que gastem com a educação de filhos em instituições privadas de sua escolha. O grande mérito desse sistema é justamente permitir que os pais tenham a possibilidade de escolher o serviço que mais lhes agrada, dessa forma não distorcendo tanto o mercado. Isto é, fazendo com que "evoluam", no meracdo, apenas os modelos de instituições para os quais há demanda.

Não é o que ocorre quando o estado mantém toda a estrutura e organiza todos os aspectos da prestação deste serviço. Mais uma vez, por mais que se sonhe com políticas perfeitas e altamente "democráticas", o sistema público de educação será sempre um produto daquilo que pensam aqueles que encabeçam a organização do sistema (burocratas, líderes sindicais, etc), que se arrogam na autoridade de decidir aquilo que é mais importante para os filhos dos outros impondo um modelo e um programa essencialmente igual a todos.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 14:01:15 por Herf »

Offline Herf

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #20 Online: 18 de Março de 2009, 13:58:11 »
Já o mercado tem a concorrência, se uma escola privada não tiver um bom ensino (ok, esclue-se a situação do Brasil onde se trabalha para o vestibular e etc) acaba falindo. É uma seleção natural que exclui os mais fracos.
Ah, você já tinha respondido antes.

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #21 Online: 18 de Março de 2009, 13:59:23 »
Obs: adicionei algo a mais na mensagem anterior.
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Aprende a ler foxes...
Aprenda a interpretar.
e não falei, em momento algum, que se deva colocar o ensino na mão somente do governo.
O ensino público fica nas mãos de quem?

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #22 Online: 18 de Março de 2009, 14:04:28 »
Obs: adicionei algo a mais na mensagem anterior.
Citar
Aprende a ler foxes...
Aprenda a interpretar.
e não falei, em momento algum, que se deva colocar o ensino na mão somente do governo.
O ensino público fica nas mãos de quem?

O ensino privado fica na mão de quem?

Offline FxF

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #23 Online: 18 de Março de 2009, 14:06:30 »
Mercado, empresas. O que você está sugerindo?

Offline Renato T

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Re: Horário integral no ensino fundamental
« Resposta #24 Online: 18 de Março de 2009, 14:09:46 »
Não, não é uma tarefa simples, exatamente por isso que é preciso concorrência.

Simplismo seria colocar na mão do governo como você disse. Acreditar que simples boas intenções de um idealistas sirvam para melhorar o ensino...

Não é só "verba" que vai melhorar o ensino. Tem também o método. Se o governo tiver um método ruim, que resulte em uma educação ruim, o que vai acontecer? Vai ganhar mais verba, os mesmos que criaram o método ruim vão tentar denovo, etc...

Já o mercado tem a concorrência, se uma escola privada não tiver um bom ensino (ok, esclue-se a situação do Brasil onde se trabalha para o vestibular e etc) acaba falindo. É uma seleção natural que exclui os mais fracos.

Sim... você já disse isso... o que falta dizer é como você vai propiciar uma educação privada para todos, já que você tem que fazer com que invistam, não deixar que os benefícios sejam usados para outras coisas senão a educação e consertar o próprio ensino privado.

 

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