Se tem uma coisa que não entendo é a idéia separatista de alguns gaúchos e sulistas.Houve uma discussão sobre isso lá no RV, onde eu pesquisei e postei os números das receitas tributárias, os quais mostram que os únicos estados brasileiros que seriam bastante "prejudicados" com a União (e que portanto teriam maior razão em querer separar-se) são SP e RJ: Juntos, estes 2 estados representam nada menos do que 76% das receitas tributárias federais "não devolvidas".
Todos os estados do Sul contribuem com mais (talvez muito mais) do que retorna como "esmola política federal".
Eu acho que houve um tópico antigo que, dentre outras coisas, refutava esses argumentos fiscais dos separatistas, e se não estou enganado, a coisa era até argumentavelmente o inverso do que argumentam. Não consigo encontrar.
Foi demonstrado na época que o valor que eles recebem da União é muito superior ao que eles arrecadam. Tem uns 2 anos. Isso encerrou a discussão na época, eu acho.
Citação de: Amenemés em 10 de Março de 2008, 11:28:22Queria saber também como é que São Paulo faria sem energia elétrica do Sul... Já pensaram se a gente simplesmente corta os fios??? Como produzir sem energia?Como disse o Manhantan acima, esse argumento é estapafúrdio. Quem construiu as Hidrelétricas foi a União, e, comparativamente você pode ter certeza que ninguém pagou mais, per capita, do que os contribuintes de SP para isso, como TUDO que é feito no Brasil. Citação de: Amenemés em 10 de Março de 2008, 11:28:22Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas cruzaria a fronteira.Não seja por isto, o que tem de Estado se prostituindo em termos fiscais para conseguir tirar empresas de São Paulo não está escrito. Todos, via de regra, só colhem prejuízo com esta política: arrecadam muito menos do que teriam direito, pioram o IDC dos municípios onde estas grandes Indústrias se instalam, recebem "de presente" um enorme passivo ambiental e tem custos sociais que o imposto mal cobrado não é capaz de compensar. E mesmo assim, a participação em % de SP no produto da Federação aumenta anualmente enquanto a do RS, só faz diminuir.Quanto aos recursos que nunca chegam ao RS, é outra falácia que os números desmentem facilmente:Ranking por Proporção Arrecadação/PIB1 - Ceará - 6,972 - Rio Grande do Sul - 6,693 - Goiás - 5,744 - Paraná - 4,895 - Rio - 4,726 - Pernambuco - 3,737 - Santa Catarina - 3,488 - São Paulo - 2,919 - Minas Gerais - 1,41Ou seja, só o Ceará é mais favorecido em termos de arrecadação versus produção do que o estado do Rio Grande do Sul, e mesmo assim permanece quebrado.
Queria saber também como é que São Paulo faria sem energia elétrica do Sul... Já pensaram se a gente simplesmente corta os fios??? Como produzir sem energia?
Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas cruzaria a fronteira.