Autor Tópico: Mais 13 Estados no Brasil?  (Lida 18052 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Site que prega a separação do Rio Grande do Sul do resto do Brasil
« Resposta #125 Online: 09 de Março de 2008, 19:53:37 »
Então, o Federalismo não é muito menos utópico?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 09 de Março de 2008, 19:55:06 »

No caso em que proponho, ou seja, um desmembramento total, simplemente não haveria um Brasil a ser indenizado...

Ocorre que haverá um Brasil a ser indenizado.
E pode ter certeza: a negação dessa realidade seria entendida como uma declaração de guerra. E acho que não seria interessante para ninguém um banho de sangue por essas paragens, a essa altura do campeonato.

Não sei se você entendeu bem, quando falei "desmembramento total", quis dizer o desmembramento de todos os estados do Brasil, ou seja, não haveria união a ser indenizada pois cada estado seria agora independente. É claro que tenho consciência de que esta é uma proposição utópica...

Uai, mas quem mais está querendo separar?

E como seria feita a divisão dos bens da União?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #127 Online: 09 de Março de 2008, 19:58:28 »
Não é época de se falar em separatismos, mas de nos unirmos  no que  cada estado tem de melhor , não só para exemplo a cada cidadão, como também para a necessaria ajuda  a muitas cidades  miseráveis  país a fora , independente de onde seja.

Amado Lucifer :beijos: ..."industria  da seca  do nordeste"...hum..nós da região sudeste  ou mesmo  no sul do Brasil, não fazemos idéia do que é passado lá por muitos de nossos irmãos que vivem  e sobrevivem  numa pobreza extrema, sem mesmo poder  fazer a economia da subsistência...sabe aquela pequena horta do  fundo  do quintal...porque de fato não há ÁGUA...a estiagem é incrivel...há regiões que não chove a anos. Quem dera que de fato existisse  mesmo uma  industria da seca nordestina...( no bom sentido ).
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #128 Online: 09 de Março de 2008, 19:58:51 »
Então, o Federalismo não é muito menos utópico?

Realmente não saberia lhe dizer... Não tenho capacidade para analisar a possibilidade de ambas as situações... O desmembramento traria alguns benefícios a mais na minha opinião, e não impediria de nenhuma forma que as relações entre os estados continuasse, no fim, tudo dependeria de que forma seria este federalismo...
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 09 de Março de 2008, 20:13:41 »
Não é época de se falar em separatismos, mas de nos unirmos  no que  cada estado tem de melhor , não só para exemplo a cada cidadão, como também para a necessaria ajuda  a muitas cidades  miseráveis  país a fora , independente de onde seja.

Amado Lucifer :beijos: ..."industria  da seca  do nordeste"...hum..nós da região sudeste  ou mesmo  no sul do Brasil, não fazemos idéia do que é passado lá por muitos de nossos irmãos que vivem  e sobrevivem  numa pobreza extrema, sem mesmo poder  fazer a economia da subsistência...sabe aquela pequena horta do  fundo  do quintal...porque de fato não há ÁGUA...a estiagem é incrivel...há regiões que não chove a anos. Quem dera que de fato existisse  mesmo uma  industria da seca nordestina...( no bom sentido ).

Não duvído que o pessoal passe dificuldades mesmo e nem tive a intenção de falar  que as imagens que todos  conhecem são falsas.

Me referia a todo dinheiro  que certos politicos desviaram por décadas usando a desculpa de acabar com a seca por lá.

Ficaram com toda a grana e não usaram um único centavo onde deveriam.

É essa a "indústria da seca " a que me referia.

...porque de fato não há ÁGUA...a estiagem é incrivel...há regiões que não chove a anos. Quem dera que de fato existisse  mesmo uma  industria da seca nordestina...

Lá tem lençóis de água subterrâneos...lembro bem que no governo Sarney liberaram um monte de grana para cavar poços que por coincidencia acabaram sendo cavados DENTRO  de fazendas de politicos que apoiavam o Sarney..uma certa fazenda tinta quase 30 poços....

Uns tempos atrás o Ratinho  usou o próprio dinheiro para cavar alguns poços, chegou até a receber ameaças de morte.

« Última modificação: 09 de Março de 2008, 20:18:24 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 09 de Março de 2008, 20:58:19 »
Necessariamente, não, não tem. Não entendo porque o Sul e certas regiões de SP tenham tanta simpatia pelo movimento neo-nazista, entretanto.

Ao mesmo tempo, não ouço falar de separatismo de SP ou do sudeste (para os quais o mesmo raciocínio de não perder dinheiro seria tão ou mais válido), só do sul. Não que não possa haver. mas desconheço.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #131 Online: 09 de Março de 2008, 23:00:15 »
Paulista não quer separação do Brasil, ele se considera um europeu perdido na América do Sul, por isso ele corre atrás de cidadania européia e sonha em morar no exterior. Bem parecido com o estereótipo argentino, por sinal.

Quanto ao federlismo/desmembramento ser uma solução para reduzir gastos públicos, esqueçam. Lembrem-se que teria que haver 27 exércitos, 27 conjuntos de ministérios, 27 tipos diferentes de tributação, 27 modelos de educação, 27 modelos de saúde pública, etc... Se tem uma coisa clara, é que com concentração, ganha-se com ganhos de escala. O problema é a incompetência do governo mesmo, não disparidade entre os estados.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Danieli

• Visitante
« Resposta #132 Online: 09 de Março de 2008, 23:13:30 »
Necessariamente, não, não tem. Não entendo porque o Sul e certas regiões de SP tenham tanta simpatia pelo movimento neo-nazista, entretanto.
Aqui em Joinville pelo menos, os imigrantes que chegaram na barca Colon, e falavam restritamente o alemão, tiveram várias perseguições no período ditatorial.
Cansei de ouvir meus bisavós (alemães) falando em voltar para a Alemanha nazista que era mil vezes melhor que o Brasil, e que aqui só sofreram perseguições. Esse é o tipo de revolta que passa um pouco de geração a geração, conheço muito molequinho politizado que se comporta que nem skinhead neo-nazista cheio da revolta por estar num país que não tem nada da Alemanha nazista que avozinho deles deixou pra trás.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #133 Online: 09 de Março de 2008, 23:48:42 »

citação de: Arcanjo Lucifer

Não duvído que o pessoal passe dificuldades mesmo e nem tive a intenção de falar  que as imagens que todos  conhecem são falsas.

Me referia a todo dinheiro  que certos politicos desviaram por décadas usando a desculpa de acabar com a seca por lá.

Ficaram com toda a grana e não usaram um único centavo onde deveriam.

É essa a "indústria da seca " a que me referia.

...porque de fato não há ÁGUA...a estiagem é incrivel...há regiões que não chove a anos. Quem dera que de fato existisse  mesmo uma  industria da seca nordestina...

Lá tem lençóis de água subterrâneos...lembro bem que no governo Sarney liberaram um monte de grana para cavar poços que por coincidencia acabaram sendo cavados DENTRO  de fazendas de politicos que apoiavam o Sarney..uma certa fazenda tinta quase 30 poços....

Uns tempos atrás o Ratinho  usou o próprio dinheiro para cavar alguns poços, chegou até a receber ameaças de morte.

Eu sei que nessas condições se encontram água por lá, mas dada a dificulde de finaciamento, porque  realmente os políticos só  enganam a todos...teria que haver mesmo , assim como vc falou uma  'industria da seca' , mas que de fato funcionasse e  fosse de encontro as  necessidades reais da região, coisa que não acontece  hj em dia.
Beijos amor.

« Última modificação: 09 de Março de 2008, 23:52:41 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 09 de Março de 2008, 23:54:57 »

Ao mesmo tempo, não ouço falar de separatismo de SP ou do sudeste (para os quais o mesmo raciocínio de não perder dinheiro seria tão ou mais válido), só do sul. Não que não possa haver. mas desconheço.

well, além das maiores convergências culturais que sp tem com o resto do país, em boa parte decorrentes da imigração nordestina, também tem o fato de que a história separatista gaúcha é mais marcada do que a de são paulo, a começar pelo fato de que o rs foi autônomo do brasil por bastante tempo. a revolução farroupilha foi uma revolta contra a federação e a unidade nacional, já a revolução de 32 foi mais com o vargas. o que lembra da ironia que é ter sido logo um gaúcho que centralizou o estado brasileiro...
edit: mas note-se, são paulo também tem movimento separatista, só que nem de longe tão significativo quanto o gaúcho.
« Última modificação: 09 de Março de 2008, 23:58:35 por Rodasol »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #135 Online: 10 de Março de 2008, 10:29:12 »
Isso me cheira a recalque da "Revolução" Farroupilha. Coloco "Revolução" entre aspas porque revolução é alguma coisa que obtém sucesso e, neste caso, os gaúchos perderam (e feio).

Mesma coisa a "Revolução" Constitucionalista de 1932. São Paulo levou ferro e ainda comemora todo ano o "feito", com feriado e tudo, numa data que deveria, a rigor, ser apagada da memória dos paulistas tanto pela derrota em si quanto pela motivação torpe da guerra.

Quanto ao questionamento da produção paulista e a alusão aos produtos contrabandeados chineseses feita no começo, não deve ser séria. No PIB de São Paulo cabe o PIB do Rio Grande Sul 15 vezes.

Obviamente, os estados com maior participação na produto interno da União são mal representados. O voto distrital com correção das percentagens eletivas resolveria grande parte deste problema, mas é uma questão que vem sendo bloqueada pelos administradores que não tem interesse nessa correção, por motivos óbvios.

Agora, que tem nisso tudo aquele inacreditável complexo de superioridade dos Gaúchos, isso tem. Em primeiro lugar, 99% da população do Rio Grande do Sul não são compostos por Gaúchos coisa nenhuma, mas sim por descendentes de Europeus que estavam passando fome em algum canto da Europa à época das Revoltas Farroupilhas. Que eu sabia, não existiu um Gaúcho sequer loiro de olhos azuis, arianos, latinos da Itália do Norte e do Sul, etc. Esse "nacionalismo" gaúcho é um produto midiático que não tem nenhuma reprodutibilidade histórica. Os Gaúchos verdadeiros eram brigões, beberrões, machistas e violentos e, no entanto, os Sulistas Europeus de Olhos-Azuis insistem em cultuar uma figura que não possui nenhuma identidade com os mesmos.

O pior de tudo são mulheres defender esta postura histriônica e inacreditavelmente retrógrada, vide a própria denominação das mulheres nos meios gaúchos tradicionais ("Prendas"), onde as mulheres são tratadas apenas como objetos.

« Última modificação: 10 de Março de 2008, 10:31:35 por Iconoclasta SP »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #136 Online: 10 de Março de 2008, 11:25:43 »
Acho que até o termo "gaúcho " é forçar um pouco a barra

Até onde eu sei, gaúcho é o "cavaleiro dos pampas" , entao tem gaúcho uruguaio, argentino, paraguaio...

Tem "gaúcho" no Rio grande do Sul que nunca sequer viu um cavalo

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #137 Online: 10 de Março de 2008, 11:28:22 »

Sou totalmente a favor, e acredito que o mesmo seria muito bom para outros estados também, tornaria-os muito mais administráveis.  Incentivaria o Nordeste por exemplo a não depender do resto do país e obrigaria esta região a desenvolver-se. Seria uma forma de descentralização que reduziria mesmo a carga tributária e a burocracia, o que acredito aumentaria em muito o desenvolvimento.

Penso que o desmembramento do Brasil seria benéfico para a maioria dos estados/regiões. Mas gostaria de saber outras opiniões sobre o assunto antes de formar uma opinião definitiva.

Pra isso não é necessário  a separação,basta que o Brasil se torne realmente uma federação,nos moldes dos EUA.

E seria interessante ver como o Sul faria para equilibrar sua balança comercial sem os produtos industrializados de SP.

O principal problema seria petróleo. Teríamos de comprar 100% dele...

Do resto, aqui também tem muitas indústrias. Menos que SP, óbvio, mas o bastante para abastecer o mercado interno com quase tudo.

Queria saber também como é que São Paulo faria sem energia elétrica do Sul... Já pensaram se a gente simplesmente corta os fios??? Como produzir sem energia?

Claro que seria vendida por preço módico, mas a dependência perduraria...

Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas cruzaria a fronteira.

Mas como eu não confio em nenhum político, nem daqui, nem de SP, não garanto que a legislação daqui fosse tão ruim quanto do resto do Brasil...

« Última modificação: 10 de Março de 2008, 11:31:49 por Amenemés »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 10 de Março de 2008, 11:31:05 »
Paulista não quer separação do Brasil, ele se considera um europeu perdido na América do Sul, por isso ele corre atrás de cidadania européia e sonha em morar no exterior. Bem parecido com o estereótipo argentino, por sinal.

Quanto ao federlismo/desmembramento ser uma solução para reduzir gastos públicos, esqueçam. Lembrem-se que teria que haver 27 exércitos, 27 conjuntos de ministérios, 27 tipos diferentes de tributação, 27 modelos de educação, 27 modelos de saúde pública, etc... Se tem uma coisa clara, é que com concentração, ganha-se com ganhos de escala. O problema é a incompetência do governo mesmo, não disparidade entre os estados.

O que importa na autonomia é dinheiro mesmo. Melhor 27 sistemas de tributação bons do que um predatório, confiscatório etc.

Mas sendo eu sabedor de como é brasileiro, seja sulista, seja paulista, nordestino etc, não duvido que tivéssemos 27 sistemas predatórios...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #139 Online: 10 de Março de 2008, 11:33:41 »

Do resto, aqui também tem muitas indústrias. Menos que SP, óbvio, mas o bastante para abastecer o mercado interno com quase tudo.

Queria saber também como é que São Paulo faria sem energia elétrica do Sul... Já pensaram se a gente simplesmente corta os fios??? Como produzir sem energia?

Ahn? E quem foi que pagou pela construção dessa hidroelétricas, cara-pálida? Só os sulistas?

Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas crizaria a fronteira.

Sobre o texto grifado: como dizia o filósofo Garrincha, "falta só combinar com o João" :lol:
E sobre as indústrias, quer dizer que as indústrias cruzariam a fronteira e se instalariam no Sul? Igual aquelas que tem cruzado a fronteira
como o Uruguai? :lol:

EDIT: Algumas correções de português.
« Última modificação: 10 de Março de 2008, 11:54:29 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Danieli

• Visitante
« Resposta #140 Online: 10 de Março de 2008, 11:44:35 »
Ahn? E quem foi que pagou pela construção dessa hidroelétricas, cara-pálida? Só os sulistas?
Financiamentos?
Dar, ninguém deu, e de algum lugar saiu o dinheiro, e que verba federal para chegar no sul é quase milagre, isso não é novidade.

rizk

• Visitante
« Resposta #141 Online: 10 de Março de 2008, 12:30:23 »
Verba federal pra chegar a QUALQUER LUGAR é milagre... :(

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #142 Online: 10 de Março de 2008, 13:25:34 »

Como disse o Manhantan acima, esse argumento é estapafúrdio. Quem construiu as Hidrelétricas foi a União, e, comparativamente você pode ter certeza que ninguém pagou mais, per capita, do que os contribuintes de SP para isso, como TUDO que é feito no Brasil.

Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas cruzaria a fronteira.

Não seja por isto, o que tem de Estado se prostituindo em termos fiscais para conseguir tirar empresas de São Paulo não está escrito. Todos, via de regra, só colhem prejuízo com esta política: arrecadam muito menos do que teriam direito, pioram o IDC dos municípios onde estas grandes Indústrias se instalam, recebem "de presente" um enorme passivo ambiental e tem custos sociais que o imposto mal cobrado não é capaz de compensar. E mesmo assim, a participação em % de SP no produto da Federação aumenta anualmente enquanto a do RS, só faz diminuir.

Quanto aos recursos que nunca chegam ao RS, é outra falácia que os números desmentem facilmente:

Ranking por Proporção Arrecadação/PIB

1 - Ceará - 6,97
2 - Rio Grande do Sul - 6,69
3 - Goiás - 5,74
4 - Paraná - 4,89
5 - Rio - 4,72
6 - Pernambuco - 3,73
7 - Santa Catarina - 3,48
8 - São Paulo - 2,91
9 - Minas Gerais - 1,41

Ou seja, só o Ceará é mais favorecido em termos de arrecadação versus produção do que o estado do Rio Grande do Sul, e mesmo assim permanece quebrado.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #143 Online: 10 de Março de 2008, 13:27:49 »
Bah,

Não vão separar mesmo :lol:

Tá mais fácil é criarem mais estados...aliás, tem uns projetos assim já.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #144 Online: 10 de Março de 2008, 14:42:41 »
Para quem interessar possa: as finanças do Ceará estão saneadas. Quanto ao RS...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 10 de Março de 2008, 14:52:06 »
o sul, e especialmente o rs, são over-rated. o sul não é e não foi, na história recente do país, um prodígio econômico. em matéria de renda per capita, se não me engano, perdem pro centro-oeste.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #146 Online: 10 de Março de 2008, 15:43:36 »
Eu sou contra os impostos irem pra união e depois serem repassados para os estados... primeiro...pra quem não sabe... mas divergencias entre o governo federal e estadual faz com que verbas não sejam repassadas para o estado...me parece que os maiores hospitais publicos de SP não estavam recebendo verbas federais por causa dessa rixa...e quem perde são os paulistas...que pagam impostos...mas não recebem de volta...aí quando precisam de um hospital..não tem...(e não sabem porque ::) )

Em curitiba pra vocês verem o que uma má administração faz...tem escolinhas municipais que tem televisão, computador, são bonitinhas, pintadas, os professores ganham mais e etc...mas nas escolas estaduais a situação é um pouco diferente, e naquela escola técnica federal faltam materiais (e olha que é só uma)... ou seja... escola municipal mantida pela verba do municipio, escola estadual verba do estado e federal verbas federais...porque a escola municipal tem tudo...e a federal não tem nada? Pra onde vai o dinheiro dos impostos federais que a gente paga? Os impostos municipais vão para as coisas mantidas pelo municipio mesmo...e os federais vão lá pra conchinchina?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 10 de Março de 2008, 16:19:15 »

Se aqui não subissem ao governo trogloditas, faríamos uma política tributária tão mais interessante e tão menos burocrática que eu iria querer saber como é que São Paulo iria conseguir competir com as industrias daqui. Aliás, a maioria delas crizaria a fronteira.

Sobre o texto grifado: como dizia o filósofo Garrincha, "falta só combinar com o João" :lol:
E sobre as indústrias, quer dizer que as indústrias cruzariam a fronteira e se instalariam no Sul? Igual aquelas que tem cruzado a fronteira
como o Uruguai? :lol:

EDIT: Algumas correções de português.

Quem pagou pela usina foram os estrangeiros, foi tudo financiado. Quem é o responsável pela dívida é a União. Mas você sabe, se separar, como está no Paraná, seria do Estado do Sul e do Paraguai.

Quanto as indústrias irem para o Uruguai eu não sei, não moro no RS. Aqui do Paraná eu sei que algumas se mudaram para SC, mas a maioria foi para o MS, que oferece incentivos de ICMS e instalação industrial.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 10 de Março de 2008, 16:24:12 »

Como disse o Manhantan acima, esse argumento é estapafúrdio. Quem construiu as Hidrelétricas foi a União, e, comparativamente você pode ter certeza que ninguém pagou mais, per capita, do que os contribuintes de SP para isso, como TUDO que é feito no Brasil.

Não seja por isto, o que tem de Estado se prostituindo em termos fiscais para conseguir tirar empresas de São Paulo não está escrito. Todos, via de regra, só colhem prejuízo com esta política: arrecadam muito menos do que teriam direito, pioram o IDC dos municípios onde estas grandes Indústrias se instalam, recebem "de presente" um enorme passivo ambiental e tem custos sociais que o imposto mal cobrado não é capaz de compensar. E mesmo assim, a participação em % de SP no produto da Federação aumenta anualmente enquanto a do RS, só faz diminuir.

Quanto aos recursos que nunca chegam ao RS, é outra falácia que os números desmentem facilmente:

Ranking por Proporção Arrecadação/PIB

1 - Ceará - 6,97
2 - Rio Grande do Sul - 6,69
3 - Goiás - 5,74
4 - Paraná - 4,89
5 - Rio - 4,72
6 - Pernambuco - 3,73
7 - Santa Catarina - 3,48
8 - São Paulo - 2,91
9 - Minas Gerais - 1,41

Ou seja, só o Ceará é mais favorecido em termos de arrecadação versus produção do que o estado do Rio Grande do Sul, e mesmo assim permanece quebrado.

Esse é o problema. A prostituição. Se a competência para tributar fosse da maioria dos Estados membros (Não precisamos de 27 sistemas de tributação, poderia ser um só, desde que, a maioria das competências fossem Estaduais) não haveria Estado passando a sacolinha para os corruptos lá de Brasília.

Nossa CF diz que a União é a competente para tributar quase tudo e os Estado são competentes para prestar serviço. Ou seja, a União arrecada e os Estados trabalham e choramingam migalhas para o governo federal. Lógico que isso não é uma federação e sim um Estado Unitário.

Quanto ao RS, lá é ou foi um antro de esquerdistas radicais... Por isso está quebrado... ficou séculos sob administração do PT e o resultado é este...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #149 Online: 10 de Março de 2008, 16:26:40 »
Gaúchos separatistas burros metidos a besta! :x

Eles sabem que sempre farão parte da Gloriosa Nação dos Estados Unidos do Sul! :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!