Caros,
Vejo muitos tópicos aqui sobre socialismo/capitalismo, e muitas opiniões políticas interessantes.
Gostaria de contribuir com um assunto que tem me ocupado as horas...
Estou cada vez mais convencido de que uma das questões mais importantes para a defesa/crítica de qualquer política ou diretriz econômica, por mais estranho que possa parecer, é simplesmente:
As pessoas são estúpidas?
Sim, é uma grande generalização, mas percebo que do liberalismo ao comunismo ortodoxo, do governo Kennedy ao reinado de Lênin (cujos ideólogos trataram da questão), todos partem de alguma premissa sobre a estupidez humana, todos tomam posição diante da capacidade dos homens cuidar dos próprios interesses.
Pensei nas consequências das respostas, posso estar errado, mas parece que:
Se a respota for sim, isso quer dizer que as pessoas sempre terão de ser conduzidas por administradores/líderes que pensarão e executaram o que for preciso em nosso nome, já que não somos bons o suficiente. Implica na administração eficiente liberal (i.e., choque de gestão) ou na vanguarda comunista (ditadura do partido).
Se a resposta for não, isso implica na constatação de que as pessoas precisam ser despertadas para a política, usando as mesmas capacidades analíticas que usam no futebol, por exemplo, para a economia. Isso também quer dizer que talvez o sistema de propaganda e comunicação atual tende a distrair as pessoas dos assuntos relevantes, promovendo a mediocridade e nos transformando em meros espectadores passivos do mundo.
Eu, particularmente, tenho lutado todos os dias contra a idéia de que as pessoas são estúpidas, porque isso me soa elitista demais. E também por minha recusa à administração, tanto liberal como comunista, que é a consequência prática dessa idéia: as massas estúpidas precisam ser conduzidas pelos seres iluminados.
Mas o "nível de estupidez" atual parece alarmante. Não quero ser elitista, mas não quero ser ingênuo também.
O que vocês acham, as pessoas estúpidas?