Autor Tópico: Pessoas são estúpidas?  (Lida 5201 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Pessoas são estúpidas?
« Resposta #50 Online: 06 de Abril de 2009, 12:49:58 »
Eu só perguntei pro BB se havia relação entre o que ele chama de estupidez e eu chamo de ignorância. Ignorância é a ausência de conhecimento, um não ignorante é alguém que já aprendeu. Todo o resto foi você que colocou, Herf.
Mudar de "pessoas são essencialmente estupidas" para "pessoas nascem estupidas (isto é, ignorantes, sem conhecimento)" faz uma grande diferença, porque, se não forem essencialmente estupidas podem aprender a não sê-lo.

Caro Renato,

Do meu ponto de vista, são coisas distintas. Quem é ignorante em relação à alguma coisa, seguramente tem algum conhecimento útil em relação à outra coisa. Isso eu vejo nas pessoas mais humildes.

Se o meu chuveiro queimar, vou ter que chamar alguém, entende? Sou burro demais neste sentido...

Acredito que estupidez é bem mais grave, é como o sujeito que sabe que está na Caverna de Platão, mas prefere ficar lá dentro para não encarar o mundo real. Ele prefere a ilusão cômoda do que a realidade incômoda, e isto acaba num culto da mediocridade, uma valorização do não saber e do não querer saber.

O presidente Lula, por exemplo, vive nos lembrando que nunca estudou na vida. Ele gosta disso.

Nesse caso, não vejo as pessoas como estúpidas por natureza. Me parece algo cultural.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Abril de 2009, 16:52:29 »
Eu, particularmente, tenho lutado todos os dias contra a idéia de que as pessoas são estúpidas, porque
isso me soa elitista demais. E também por minha recusa à administração, tanto liberal como comunista, que é a
consequência prática dessa idéia: as massas estúpidas precisam ser conduzidas pelos seres iluminados.

Mas o "nível de estupidez" atual parece alarmante. Não quero ser elitista, mas não quero ser ingênuo também.

O que vocês acham, as pessoas estúpidas?

O fato de humanos terem se organizado em governos não significa que sejam estúpidas no sentido de serem
incapazes de se auto-governar, e sim de viver numa sociedade onde há divisão de trabalhos, então, para a
execução da obra, é importante que haja arquitetos, engenheiros, obreiros, marceneiros, pintores, etc...

É por isso que há organizações de estado onde o poder é distribuído em vários poderes, onde há papéis
diferentes.

Então, não somos estúpidos, somos humanos. É claro que também somos estúpidos, isto é, em geral preferimos que
um líder resolva por nós os problemas enfrentados, seja um padre que se transforma numa interface entre 'o
poder divino' e 'o povo', ou um líder revolucionário que se transforma numa interface entre 'o ideal' e 'o
povo' (Santa semelhança, Batman!)

Temos um pouco essa tendência a virarmos ovelhas, principalmente a criar sistemas de castas; assim como temos
a tendência a criar governos de iguais. Somos tão racionais quanto estúpidos, oscilamos entre a obediência a
líderes e o seu combate, em geral prevalecendo ainda o primeiro.

Basta ver que a Revolução Russa se converteu rapidamente num endeusamento aos líderes do movimento, assim como
na Revolução francesa que entrou em crise até aparecer Napoleão e unir os franceses em prol de um ímpeto
libertário (desde o ponto de vista francês/iluminista) imperalista (desde o ponto de vista
inglês/monarquista).

É uma excelente pergunta e para mim a resposta é que somos homo sapiens sapiens, neste caso mais homo do que
sapiens.

Sim, este é o pondo da discussão. A questão da liderança é muito interessante.

Somos facilmente convencidos a entregar nossas vidas aos engenheiros sociais de plantão.

Quando temos uma crise, então, o salvador pode ser Hitler ou Mussolini. É algo muito perigoso.

Fora a doutrinação ideológica em massa que transforma um assassino como Stálin em santo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #52 Online: 07 de Abril de 2009, 17:19:31 »
Ok, aqui vai uma tentativa de definir a tal "estupidez": a tendência natural que temos de reverter a modos de agir e pensar que
eram úteis (no sentido de ajudar a preservar seus genes para a posteridade) no mundo pré-civilizado. Esses modos podem se
manifestar como uma tendência a seguir um macho alfa, tendência a copiar seus pares e como credulidade de um modo geral.

Outra coisa: ser original, criativo, crítico, profundo, etc. demanda tempo, disposiçao e, porque nao dizer, habilidade.[1]
Essas características nao estao presentes igualmente em todos e em todos nao estao presentes o tempo inteiro.

Resumindo: ser estúpido podia nao ser bacana nem mesmo na idade da pedra. Mas salvava sua pele. ;)

[1]Segundo Nietezche, é por esse motivo que a filosofia apresenta uma certa semelhança com a dança do Créu.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Abril de 2009, 18:58:25 »
Não sei se o cara em questão é sério, mas... :histeria:

Estupidez humana

RESUMO DO LIVRO “Allegro ma non troppo” –Carlo M. Cipolla

“A minha convicção, apoiada por anos de observação e experimentação, é que os homens não são iguais; há alguns que são estúpidos e outros que não o são.” - Carlo Cipolla

As leis fundamentais da estupidez humana

1. A Primeira Lei Básica: “sempre e inevitavelmente todos nós subestimamos o número de indivíduos estúpidos em circulação em todo o mundo.”

2. A Segunda Lei Básica: “A probabilidade de que uma determinada pessoa é estúpida é independente de qualquer outra característica da mesma pessoa.”

3. A Terceira Lei Básica: “Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa dano a outra pessoa ou grupo, sem obter, ao mesmo tempo, uma vantagem para si próprio, ou mesmo recebendo um prejuízo.”

4. A Quarta Lei Básica: “As pessoas que não são estúpidas sempre subestimam o potencial de prejudicar das pessoas estúpidas. O não estúpido, especialmente , esquece constantemente que em qualquer momento e lugar e em qualquer circunstância tratar e / ou se associar com pessoas estúpidas manifesta-se inevitavelmente como um erro muito caro. “

5. A Quinta Lei Básica: “A pessoa estúpida é o mais perigoso tipo de pessoa que existe. O estúpido é mais perigoso do que o malvado.”

PRINCIPAIS CATEGORIAS DE PESSOAS

Todos os seres humanos estão incluídas em uma dessas quatro categorias básicas: os incautos, o inteligente, o malvado e estúpido.

Os desavisados ou incautos: Podemos lembrar vezes quando uma pessoa realiza uma ação (a chave é que é ele que tem a iniciativa), o que resultou em uma perda para ele e um ganho para nós: Acabamos de entrar em contato com um desavisado.

Os Inteligentes: Também vêm à mente quando um indivíduo em ocasiões realiza uma ação da que ambos dous tiramos proveito: era uma pessoa inteligente.
Uma pessoa inteligente poderá se comportar como uma suave brisa, como pode também, por vezes ter uma má atitude. Mas desde que a pessoa é inteligente basicamente, a maior parte de suas ações terão a característica da inteligência.
Em certas circunstâncias uma pessoa age com inteligência e em outras circunstâncias, a mesma pessoa pode se comportar como uma desavisada. A única grande exceção à regra são as pessoas estúpidas que normalmente apresentam uma elevada tendência para a total coerência, em qualquer campo

Os maus: Nós todos recordamos momentos em que, infelizmente, foram associados a um indivíduo que conseguiu ganhar fazendo-nos um prejuízo a nós: é um malvado.
Existem vários tipos de malvado. Há um malvado que é perfeito em suas ações, que causaram perdas equivalentes a seus lucros. Outro tipo de malvado são os que ganham mais elevados lucros para si próprios que as perdas em outros. Eles são desonestos e tem um elevado grau de inteligência. Mas, a maior parte dos malvados, são indivíduos cujas ações proporcionam vantagens mais reduzidas do que as perdas para os outros. Esta pessoa será colocada muito perto do limite de pura estupidez.

O Estúpido: A nossa vida é salferida de momentos em que sofremos perdas de dinheiro, tempo, energia, apetite, tranqüilidade e bom humor por causa do absurdo das ações questionáveis de alguma criatura que, durante os momentos mais impensáveis e inconvenientes, da-lhe por nos causar danos, frustrações e dificuldades, sendo que ela não vai ganhar nada com as suas ações.

Ninguém sabe, entende ou pode explicar porque é que esta absurda criatura faz o que ele faz. Na realidade, não há explicação, ou melhor, existe apenas uma explicação: a pessoa é estúpida.

A maioria das pessoas estúpidas são fundamentalmente e firmemente estúpidas. Em outras palavras, insistem com perseverança em causar danos ou prejuízos para outras pessoas sem obter qualquer lucro para si mesmos, seja positivo ou negativo. Mas há mais. Há pessoas que com as suas acções inacreditáveis não só causam danos a outros, mas também eles próprios. Essas pessoas pertencem ao gênero de superestúpidos.

Fonte:http://oescunchador.wordpress.com/2009/03/19/nao-ha-peor-cousa-do-que-um-parvo/

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #54 Online: 17 de Abril de 2009, 23:27:46 »
Por que o seu gosto é melhor que o meu? Por que os seus interesses são mais interessantes que os meus? Qual os critérios pra julgar o que é melhor ou pior?
Basicamente é uma questão de arrogância quanto ao intelecto.

Lembra daquele tópico de uma pesquisa assim: "25% das pessoas se coloca em os 2% mais inteligentes". Dá pra ver isso em primeira mão se você criar uma enquete no Orkut perguntando as pessoas se elas se consideram mais inteligentes que a maioria...

Na verdade, a pergunta correta seria "as outras pessoas são estúpidas?"

Sobre o primeiro comentário do Blues Brother:

Isso é uma questão política. Eu acho que a resposta se resume a: e se as pessoas forem estúpidas, quem irá controlar essa estupidez, os líderes selecionados pelos estúpidos?

Usando de lógica dá para perceber que é impossível escapar da estupidez usando de política. Existem dois tipos de líderes: aqueles escolhidos pela maioria (democracia) e aqueles escolhidos ao acaso (ditadura na maioria). No 1º caso uma maioria de estúpidos escolheu; no 2º caso foi escolhido ao acaso dentro de uma maioria estúpida;

Em ambos os casos é óbvio que a estupidez só tende a aumentar.

Em resumo: nunca confie quando alguém disser "é necessário X porque a maioria das pessoas não sabe escolher"

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Abril de 2009, 19:04:33 »
Eu, particularmente, tenho lutado todos os dias contra a idéia de que as pessoas são estúpidas, porque isso me soa elitista demais. E também por minha recusa à administração, tanto liberal como comunista, que é a consequência prática dessa idéia: as massas estúpidas precisam ser conduzidas pelos seres iluminados.

Caro Foxes, não se preocupe. Tenho me esforçado para ser politicamente correto.  :ok:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Abril de 2009, 21:02:29 »
Eu acho que a questão talvez seja: as pessoas são inerentemente estúpidas?

Haveria, pelo menos em boa parte delas, o potencial para a não estupidez?

Se for assim então é o caso de educarmos os homens para o pensamento crítico e dar a eles os meios para que possam obter a informação e culturas necessárias ao verdadeiro exercício da cidadania.

Nenhuma democracia existirá de fato sem que esta meta seja alcançada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Pessoas são estúpidas?
« Resposta #57 Online: 13 de Julho de 2012, 13:17:36 »
Se a respota for sim, isso quer dizer que as pessoas sempre terão de ser conduzidas por administradores/líderes que pensarão e executaram o que for preciso em nosso nome, já que não somos bons o suficiente. Implica na administração eficiente liberal (i.e., choque de gestão) ou na vanguarda comunista (ditadura do partido).

Se a resposta for não, isso implica na constatação de que as pessoas precisam ser despertadas para a política, usando as mesmas capacidades analíticas que usam no futebol, por exemplo, para a economia. Isso também quer dizer que talvez o sistema de propaganda e comunicação atual tende a distrair as pessoas dos assuntos relevantes, promovendo a mediocridade e nos transformando em meros espectadores passivos do mundo.

The term Libertarian paternalism was coined by behavioral economist Richard Thaler and legal scholar Cass Sunstein in a 2003 article in the American Economic Review.[1] The authors developed their ideas in a longer article in the University of Chicago Law Review that same year.[2] They propose that libertarian paternalism is paternalism in the sense that ”it attempts to influence the choices of affected parties in a way that will make choosers better off.” (p. 1162) It is libertarian in the sense that it aims to ensure that ”people should be free to opt out of specified arrangements if they choose to do so.” (p. 1161) The possibility to opt out is said to ”preserve freedom of choice” (p. 1182). Thaler and Sunstein published a book-length defense of this political doctrine in 2008 (new edition 2009)[3]
Libertarian paternalism is similar to Asymmetric paternalism, which refers to policies designed to help people who behave irrationally and so are not advancing their own interests, while interfering only minimally with people who behave rationally.[4] Such policies are also asymmetric in the sense that they should be acceptable both to those who believe that people behave rationally and to those who believe that people often behave irrationally. [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Soft_paternalism

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!