Eu, particularmente, tenho lutado todos os dias contra a idéia de que as pessoas são estúpidas, porque
isso me soa elitista demais. E também por minha recusa à administração, tanto liberal como comunista, que é a
consequência prática dessa idéia: as massas estúpidas precisam ser conduzidas pelos seres iluminados.
Mas o "nível de estupidez" atual parece alarmante. Não quero ser elitista, mas não quero ser ingênuo também.
O que vocês acham, as pessoas estúpidas?
O fato de humanos terem se organizado em governos não significa que sejam estúpidas no sentido de serem
incapazes de se auto-governar, e sim de viver numa sociedade onde há divisão de trabalhos, então, para a
execução da obra, é importante que haja arquitetos, engenheiros, obreiros, marceneiros, pintores, etc...
É por isso que há organizações de estado onde o poder é distribuído em vários poderes, onde há papéis
diferentes.
Então, não somos estúpidos, somos humanos. É claro que também somos estúpidos, isto é, em geral preferimos que
um líder resolva por nós os problemas enfrentados, seja um padre que se transforma numa interface entre 'o
poder divino' e 'o povo', ou um líder revolucionário que se transforma numa interface entre 'o ideal' e 'o
povo' (Santa semelhança, Batman!)
Temos um pouco essa tendência a virarmos ovelhas, principalmente a criar sistemas de castas; assim como temos
a tendência a criar governos de iguais. Somos tão racionais quanto estúpidos, oscilamos entre a obediência a
líderes e o seu combate, em geral prevalecendo ainda o primeiro.
Basta ver que a Revolução Russa se converteu rapidamente num endeusamento aos líderes do movimento, assim como
na Revolução francesa que entrou em crise até aparecer Napoleão e unir os franceses em prol de um ímpeto
libertário (desde o ponto de vista francês/iluminista) imperalista (desde o ponto de vista
inglês/monarquista).
É uma excelente pergunta e para mim a resposta é que somos homo sapiens sapiens, neste caso mais homo do que
sapiens.