Autor Tópico: Pessoas são estúpidas?  (Lida 5200 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Pessoas são estúpidas?
« Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2009, 08:23:06 »
Quem não é estúpido ?

Uma pessoa com doutorado, deixa de ser estúpido ?

não... algumas pioram com isso

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2009, 11:52:35 »
(Supondo que exista um critério objetivo de estupidez)

Lembro-lhes também que, de certa forma, podemos ser e frequentemente somos temporariamente estúpidos. Existe algo mais estúpido
do que torcer apaixonadamente por um clube de futebol? Quantas pessoas normalmente racionais e sensatas viram imbecis quando
a "honra" do seu time é ferida? E os arroubos de ciúmes? E a paixao por uma ideologia? E a paixao por alguem?

A verdade é que somos todos estúpidos. Pelo menos parte do tempo. É só que alguns exibem sua estupidez de forma mais evidente
que outros. :)

2, Dr.

Todos são estúpidos em algum momento da vida. Pouco importa se são fanáticos por novelas ou séries científicas, se torcem para um time de futebol ou para o sucesso de algum experimento científico. Estupidez, a meu ver, é bancar o sabe-tudo e menosprezar quem sabe menos, é bancar o correto quando tem um histórico tão ou mais emporcalhado que o interlocutor, é se prender à uma paixão e não conseguir ver ou falar de outras coisas. Se eu for listar o que considero estupidez, passaria o dia aqui... :hihi:

Quem não é estúpido ?

Algumas pessoas conseguem se tornar incrivelmente estúpidas ao possuírem determinados títulos... Tem coisa mais irritante do que 'doutores' e 'mestres' que tentam transformar todas as conversas em prolongamentos da explanação de suas teses? O mesmo vale para alguns que estão na faculdade e acham que são melhores que o resto do mundo...  :lol:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2009, 13:30:05 »
Dawkins é exemplo vivo de alguém monotemático, arrogante e candidato ao cargo de dono da verdade.

Mas, bem, voltando ao tema, a definição de estupidez é subjetiva até demais, porém, ainda assim

devo dizer que concluir simplesmente que todos somos estúpidos não resolve o problema.

É como o foucaultiano preguiçoso que setencia: "ah, cada um tem a sua própria verdade"...sei

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2009, 17:00:12 »
Eu sou estupido... os demais, todos que conheço tambem são. Varia o grau de estupidez. Eu conheci uma velha que não me deixava em paz, e aquela ali foi o apice da estupidez humana com a qual eu tive contato. Se existe alguem que não seja estupido, eu ainda não conheci.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2009, 19:53:23 »
Dawkins é exemplo vivo de alguém monotemático, arrogante e candidato ao cargo de dono da verdade.

Mas, bem, voltando ao tema, a definição de estupidez é subjetiva até demais, porém, ainda assim

devo dizer que concluir simplesmente que todos somos estúpidos não resolve o problema.

É como o foucaultiano preguiçoso que setencia: "ah, cada um tem a sua própria verdade"...sei
E como se resolve? Tirando a liberdade das pessoas com um líder que diga o que é ou não é estúpido? *

*Chávez faz umas coisas assim na venezuela...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Abril de 2009, 19:56:21 »

:p Uma vez disse isso e quase levo uns tapas... O Dawkins é bom, desenvolve um trabalho importante, mas tem horas que realmente é arrogante demais. Sem contar que não achei o livro "Deus um Delírio" essa coisa toda que as pessoas falaram (nem consegui terminar de ler, pra ser honesta)...

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Abril de 2009, 21:58:26 »
Eu também acho o Dawkins estúpido...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #32 Online: 03 de Abril de 2009, 21:59:19 »
Quem não é estúpido ?

Triste verdade... mas às vezes basta o mestrado para isso... ou às vezes, a graduação... ou às vezes... deixa pra lá... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Abril de 2009, 00:48:24 »

E como se resolve? Tirando a liberdade das pessoas com um líder que diga o que é ou não é estúpido? *

Queridinha, se você se der ao trabalho de ler as mensagens anteriores, verá que eu começo o tópico justamente levantando esta questão: se as pessoas são estúpidas quais são as implicações políticas?

Elas deverão ser conduzidas/guiadas por seres iluminados?

E manifestei meu incômodo com o elitismo que, contra minha vontade, surge da discussão.

E também demonstrei minha suspeita de que tal premisssa (de que as pessoas são estúpidas) está no âmago tanto do liberalismo à la "choque de gestão" como também no âmago do comunismo à la "ditadura do partido".

No final das contas, é de engenharia social de que estamos falando.

Jamais fiz defesa de um líder ou administração como "solução". Ao contrário, Apontei isto como um problema!!!!

PS.: Seria legal rolar um tópico aqui sem que alguém citasse o clichê, ops, o presidente Chavez....

« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 00:53:32 por Blues Brother »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Abril de 2009, 08:49:06 »

Queridinha, se você se der ao trabalho de ler as mensagens anteriores, verá que eu começo o tópico justamente levantando esta questão: se as pessoas são estúpidas quais são as implicações políticas?

Elas deverão ser conduzidas/guiadas por seres iluminados?

E manifestei meu incômodo com o elitismo que, contra minha vontade, surge da discussão.

E também demonstrei minha suspeita de que tal premisssa (de que as pessoas são estúpidas) está no âmago tanto do liberalismo à la "choque de gestão" como também no âmago do comunismo à la "ditadura do partido".

No final das contas, é de engenharia social de que estamos falando.

Jamais fiz defesa de um líder ou administração como "solução". Ao contrário, Apontei isto como um problema!!!!

PS.: Seria legal rolar um tópico aqui sem que alguém citasse o clichê, ops, o presidente Chavez....

Você ve alguma semelhança entra estupidez e ignorância BB? Porque uma pessoa ser ignorante não significa que não saiba pensar o melhor, mas sim que ela não aprendeu isso, então, enquanto essas pessoas não aprendem, é necessário um governo de um não ignorante.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Abril de 2009, 14:35:16 »
E como se descobre um não ignorante? Que, além de não ignorante, seja honesto, desprovido de interesses pessoais e que só governe os "ignorantes" pelo bem deles?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Abril de 2009, 15:13:27 »
Um menos ignorante...

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Abril de 2009, 19:08:26 »
E como se descobre um não ignorante? Que, além de não ignorante, seja honesto, desprovido de interesses pessoais e que só governe os "ignorantes" pelo bem deles?

Isso chama-se ficção científica... ou milagre, como preferir.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Abril de 2009, 19:58:04 »
Só quando Jesus voltar...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Abril de 2009, 21:34:46 »
Isso chama-se ficção científica... ou milagre, como preferir.
Veja como é: se se assume que há pessoas "ignorantes" e que é um dever moral dos "não ignorantes" de governá-las, como se poderia determinar quem, afinal, preenche as qualificações necessárias para ser um governante? Pela democracia não pode ser, afinal, teríamos uma contradição, já que seria colocada nas mãos dos "ignorantes" a escolha de um "não ignorante". A única alternativa que resta é uma espécie de "revelação": a verdade acerca de quem é hábil para governar a massa ignara é possuída pelas pessoas que defendem que "enquanto essas pessoas não aprendem, é necessário um governo de um não ignorante". O Renato T não deu a menor pista de como se determina quem é, além de "não ignorante", honesto e sem interesses próprios ao ponto de poder governar os "ignorantes".

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Abril de 2009, 21:57:21 »
Eu só perguntei pro BB se havia relação entre o que ele chama de estupidez e eu chamo de ignorância. Ignorância é a ausência de conhecimento, um não ignorante é alguém que já aprendeu. Todo o resto foi você que colocou, Herf.
Mudar de "pessoas são essencialmente estupidas" para "pessoas nascem estupidas (isto é, ignorantes, sem conhecimento)" faz uma grande diferença, porque, se não forem essencialmente estupidas podem aprender a não sê-lo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #41 Online: 05 de Abril de 2009, 00:27:43 »
O que é necessário aprender, para deixar de ser ignorante ?

O quanto é necessário aprender, para deixar de ser ignorante ?

Repetindo:
Uma pessoa com doutorado, deixa de ser estúpido ou ignorante ?

:desconfiado:

Não deseje.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Abril de 2009, 10:18:01 »
Uma pessoa com doutorado deixa de ser ignorante, mas não necessariamente de ser estúpido. Por isso pergunto se há alguma relação entre os dois.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #43 Online: 05 de Abril de 2009, 11:49:17 »
Eu, particularmente, tenho lutado todos os dias contra a idéia de que as pessoas são estúpidas, porque
isso me soa elitista demais. E também por minha recusa à administração, tanto liberal como comunista, que é a
consequência prática dessa idéia: as massas estúpidas precisam ser conduzidas pelos seres iluminados.

Mas o "nível de estupidez" atual parece alarmante. Não quero ser elitista, mas não quero ser ingênuo também.

O que vocês acham, as pessoas estúpidas?

O fato de humanos terem se organizado em governos não significa que sejam estúpidas no sentido de serem
incapazes de se auto-governar, e sim de viver numa sociedade onde há divisão de trabalhos, então, para a
execução da obra, é importante que haja arquitetos, engenheiros, obreiros, marceneiros, pintores, etc...

É por isso que há organizações de estado onde o poder é distribuído em vários poderes, onde há papéis
diferentes.

Então, não somos estúpidos, somos humanos. É claro que também somos estúpidos, isto é, em geral preferimos que
um líder resolva por nós os problemas enfrentados, seja um padre que se transforma numa interface entre 'o
poder divino' e 'o povo', ou um líder revolucionário que se transforma numa interface entre 'o ideal' e 'o
povo' (Santa semelhança, Batman!)

Temos um pouco essa tendência a virarmos ovelhas, principalmente a criar sistemas de castas; assim como temos
a tendência a criar governos de iguais. Somos tão racionais quanto estúpidos, oscilamos entre a obediência a
líderes e o seu combate, em geral prevalecendo ainda o primeiro.

Basta ver que a Revolução Russa se converteu rapidamente num endeusamento aos líderes do movimento, assim como
na Revolução francesa que entrou em crise até aparecer Napoleão e unir os franceses em prol de um ímpeto
libertário (desde o ponto de vista francês/iluminista) imperalista (desde o ponto de vista
inglês/monarquista).

É uma excelente pergunta e para mim a resposta é que somos homo sapiens sapiens, neste caso mais homo do que
sapiens.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Abril de 2009, 13:18:11 »
Eu trabalho numa montadora, ao lado de vários e vários engenheiros, estudo na UFMG, no geral freqüento lugares em que as pessoas tem nível socioeconômico maior do que a média, e posso afirmar o seguinte: a maioria dessas pessoas de meu convívio, até fazem força para serem mais estúpidas na maior parte possível dos aspectos. O que na minha opinião, é pior ainda.

Algumas delas deixam de ser estúpidas somente em um pequeno aspecto, enquanto parecem adorar a estupidez que possuem em relação a todo o resto.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Abril de 2009, 18:34:56 »
Penso que a questão esteja centrada no que há de estupidez no indivíduo, que se possa generalizar para o coletivo. É uma questão epistemológica.

Uma declaração emblemática de um colega meu: "Lembro quando meu pai me 'ajudava' com a tarefa de casa, com um cinturão em mãos e a condição de um desfeche por cada resposta errada. Hoje, curiosamente, se me coloco a produzir algum manuscrito, simultaneamente, meus olhos começam a lacrimejar."

Se existe algo que me irrita, que me perturba de verdade, no indivíduo humano, é esse sentimento, proeminente, de portador da razão absoluta - 'o estupidamente correto' -, que, às vezes, toma conta do seu espírito. Esse sentimento que o impele a ignorar a virtude particular e desconsiderar o direito alheio, pela intrasubjetividade sobre a cognição, enxergando os 'outros' sob uma ótica “Behaviorista” (corrente do pensamento que reduz o ente humano ao status de máquina), o que culmina em um comportamento, extremamente, insensível e arbitrário contra estes, como parece ser o que ocorreu no caso aqui referido.

Meu ser exige respeito por minha individualidade, e isso é funcional, é inerente às funções vitais. O ente humano não é uma máquina, como muitos parecem considerar... E tratá-lo como tal é pura estupidez.

*AUTARQUIA*

*isso não tem preço*

Se alumia, então é lanterna...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Abril de 2009, 21:56:13 »
Eu não acho que as pessoas são estúpidas, mas penso que a maioria delas deposita uma , quase que religiosa, sobre ideologias políticas, por exemplo... regozijam-se sobre poucas (quando não são até mentiras) virtudes e cegam-se para os defeitos e distorções.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Abril de 2009, 22:56:14 »
Estúpidos são todos aqueles que não concordam conosco :)...

"Deus prefere os ateus"

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Abril de 2009, 11:08:02 »
Eu só perguntei pro BB se havia relação entre o que ele chama de estupidez e eu chamo de ignorância. Ignorância é a ausência de conhecimento, um não ignorante é alguém que já aprendeu. Todo o resto foi você que colocou, Herf.
Mudar de "pessoas são essencialmente estupidas" para "pessoas nascem estupidas (isto é, ignorantes, sem conhecimento)" faz uma grande diferença, porque, se não forem essencialmente estupidas podem aprender a não sê-lo.

Caro Renato,

Do meu ponto de vista, são coisas distintas. Quem é ignorante em relação à alguma coisa, seguramente tem algum conhecimento útil em relação à outra coisa. Isso eu vejo nas pessoas mais humildes.

Se o meu chuveiro queimar, vou ter que chamar alguém, entende? Sou burro demais neste sentido...

Acredito que estupidez é bem mais grave, é como o sujeito que sabe que está na Caverna de Platão, mas prefere ficar lá dentro para não encarar o mundo real. Ele prefere a ilusão cômoda do que a realidade incômoda, e isto acaba num culto da mediocridade, uma valorização do não saber e do não querer saber.

O presidente Lula, por exemplo, vive nos lembrando que nunca estudou na vida. Ele gosta disso.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Abril de 2009, 11:24:31 »
Quando alguém me fala de estupidez humana, me lembro deste vídeo. Ele é prova inconteste de até que ponto o ser humano pode chegar... e se orgulhar disso.

<a href="http://www.youtube.com/v/yVKk5AmbI0E" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/yVKk5AmbI0E</a>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!