Autor Tópico: MPB- Oque tem de errado? Porque ninguém aqui fala dela?  (Lida 5462 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: MPB- Oque tem de errado? Porque ninguém aqui fala dela?
« Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2009, 16:03:52 »
Imaginei... com ela aprendi sobre um novo instrumento... craviola. Esse não conhecia... :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2009, 16:13:49 »
Tecnicamente, a craviola é um violão de 6 ou 12, mas com um formato diferente.

Não estou achando imagem maior, mas algum tempo atrás o Frejat entrou em um acordo com a Gianinni para produção de guitarras nesse formato também:

Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2009, 16:16:06 »
Não conheço tanto assim de música. Não mesmo.
Mas Renato, por que Zé Ramalho não seria folk-rock?
Gosto de classificar Clube da Esquina como folk também ;)

(E a minha craviolinha é um belo instrumento! O som é fantástico! :D)
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2009, 16:20:10 »
Porque não seria MPB Flavia?  :feliz:

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2009, 16:28:08 »
Mas é MPB. Folk-rock eu digo no sentido de ser um rock "folclórico", um rock com elementos "brasileiríssimos". ;)
Esses conceitos são complicados...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #30 Online: 10 de Abril de 2009, 07:41:48 »
Jota Quest é folk-rock ? :P
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Abril de 2009, 01:04:37 »
Jota Quest é um horror! :lol:
::)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Abril de 2009, 01:10:22 »
Horror é apelido!
Desculpem-me os fãs, mas para mim os hits deles são todos iguais. É incrível.
É uma banda que eu nunca vi inovar, e pior: nunca vi nada de "OH!" em música alguma.
Também acho as músicas do Capital Inicial todas iguais, tirando quando tocam Aborto Elétrico ou Legião Urbana.
O que, aliás, eles fazem muito. |(

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #33 Online: 11 de Abril de 2009, 10:08:38 »
O auge foi ouvir Mulher de Fases dos Raimundos regravada pelo Capital Inicial.  :nojo:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #34 Online: 11 de Abril de 2009, 12:17:10 »
Eu gosto da versão de "Tempo Perdido", tocada pelo Capital Inicial.

<a href="http://www.youtube.com/v/IN5GGB3rlb4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IN5GGB3rlb4</a>
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 12:22:05 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #35 Online: 11 de Abril de 2009, 15:25:09 »
Capital Inicial é um caso lamentável. É uma banda que começou bem, mas logo afundou. Muito tempo depois ensaiou um retorno aos bons tempos para afundar de novo. E assim está até hoje.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Abril de 2009, 15:30:49 »
Gosto de Milton Nascimento.Gosto de muitos outros que não considero MPB, como Raul Seixas, Zé Ramalho, Fagner, Luís Gonzaga.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Gi

• Nível 15
  • *
  • Carpe Dien
« Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2009, 12:14:24 »
Na verdade tudo que é nacional é MPB, as pessoas confundem a MPB com Bossa Nova, e com outros estilos ,  sou como a Flávia, gosto de curtir a letra e entender bem oque quer dizer, quando se ouve Djavan, Caetano Veloza, Marisa Monte, entre outros, você mergulha na letra e tenta entender o subentendido....
Isso é meio complicado de se fazer quando se ouve Elvis por exemplo, a música é uma delícia, mas se tentar entender a letra fica naquela... -mas oque será que o compositor estava pensando quando escreveu isso????
isso é claro, quando tem algum sentido a letra, em várias delas você só consegue ouvir várias repetições de uma mesma palavra, e acaba que, só se não prestar atenção na letra é que você consegue curtir o "som"
Obviamente que  existem músicas que só a melodia já basta, mas eu sou um tiquinho mais exigente que isso...não estou generalizando, tem muuuuita música internacional boa de letra, as bandas inglesas são muito boas, mas as americanas....muuuito difícil.
O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. (Vidal Sassoon)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2009, 00:13:22 »
<a href="http://www.youtube.com/v/_-QFowe174k" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/_-QFowe174k</a>

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #39 Online: 07 de Junho de 2009, 11:39:54 »
Na verdade tudo que é nacional é MPB, as pessoas confundem a MPB com Bossa Nova, e com outros estilos ,  sou como a Flávia, gosto de curtir a letra e entender bem oque quer dizer, quando se ouve Djavan, Caetano Veloza, Marisa Monte, entre outros, você mergulha na letra e tenta entender o subentendido....
Isso é meio complicado de se fazer quando se ouve Elvis por exemplo, a música é uma delícia, mas se tentar entender a letra fica naquela... -mas oque será que o compositor estava pensando quando escreveu isso????
isso é claro, quando tem algum sentido a letra, em várias delas você só consegue ouvir várias repetições de uma mesma palavra, e acaba que, só se não prestar atenção na letra é que você consegue curtir o "som"
Obviamente que  existem músicas que só a melodia já basta, mas eu sou um tiquinho mais exigente que isso...não estou generalizando, tem muuuuita música internacional boa de letra, as bandas inglesas são muito boas, mas as americanas....muuuito difícil.

Como dizia uma frase num site da Gibson (marca famosa de guitarras): “Letras são tempo disperdiçado entre solos”. :P

Eu não acho que letra seja um fator fundamenal pra se julgar uma música (ou um grupo). Até porque (usando o exemplo do Elvis) “Blue Suede Shoes” é muito mais uma música para ser “dançada” do que ouvida, mas ele tem outras mais bonitas (lembrando que muitas das músicas que ele canta não foram compostas por ele).

E ainda, tem muita coisa sobre a MPB que empurram goela abaixo e aceitamos. Às vezes o compositor só quis falar sobre um passarinho, alguém inventou que era uma crítica à ditadura, e que os burros dos militares não conseguiram perceber. Para mim isso está no mesmo nível da ridicularirzação que se faz aos outros ditadores: qualquer “inimigo do povo” vira um homossexual, louco, sem um dos testículos, abusado quando criança e de QI reduzido.

Desculpa se o que eu falei soou agressivo, o parágrafo anterior não foi direcionado diretamente a você, só estou cansado de ouvir que esses que escreveram meia dúzia de versos e depois passaram anos nos EUA ou Europa fugindo são nossos heróis e que devemos “ao menos respeitar” a música deles por isso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2009, 11:49:37 »
Bob Dylan poe metade dos letristas de mpb no chinelo.Belle e Sebastian deixam mais uma parte... Ter dificuldade pra entender um idioma nao torna as musicas na lingua mae melhores.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Junho de 2009, 12:59:25 »
Às vezes eu acho o contrário, Barata. Eu percebo que as letras que me atraem em músicas internacionais não são tão boas quanto as nacionais, mas por pura falta de intimidade com a língua estrangeira. É como se eu conseguisse perceber menos quando se trata de uma letra estrangeira, como se fosse mais fácil me agradar com algo mais simples, entende? Acabamos achando as letras internacionais mais bonitas, as rimas menos óbvias por falta de convivência e intimidade. Não sei se consigo explicar direito. :?

Eu sempre digo isso quando vou criticar essas bandinhas novas que só sabem compor em inglês: é muito fácil fazer algo soar bonitinho em inglês. Quero ver quem tem peito para soltar uma música em português que esteja à disposição da compreensão de todos, não só dos que falam inglês e que já têm certo hábito de ouvir as rimas e construções do outro idioma.
É muito fácil soar genial escrevendo meia dúzia de frases em inglês rimando "you" com "do". Normalmente são frases óbvias, piegas e mal-feitas.
Acho que conseguimos avaliar melhor as letras do nosso querido português. Já convivemos com as rimas desde que nascemos, sabemos quais são óbvias e quais são realmente diferentes, e já temos uma "bagagem" para reconhecer a qualidade. (Lembrando que aqui estou criticando bandinhas BRASILEIRAS que escrevem em inglês.)

Isso que o André falou é verdade, sobre a tãão aclamada genialidade de certos ícones da MPB. Qualquer coisa que o Chico escreveu vira crítica à ditadura, qualquer coisa que o Caetano escreveu vira poesia inigualável e por aí vai. Acho isso um porre. Às vezes, parece que os idolatram não pela compreensão das letras e sim pela falta disso. Eu falo sem problemas, gosto muitíssimo do Chico e digo até que é meu compositor preferido. Não pelas músicas de protesto, mas pelas músicas de amor, que eu acho maravilhosas. Mas também gosto muito dos sambistas antigos, que TAMBÉM versavam muito bem sobre amor e sobre o cotidiano. Noel Rosa, Zé Keti, Cartola e por aí vai. Também admiro Paulinho da Viola e Martinho da Vila, que acabam sendo esquecidos quando se trata de "genialidade da MPB". As letras do Paulinho não devem nada às do Caetano ou Chico. Só que, pelo visto, é muito mais bonito falar que gosta de Chico do que de Martinho da Vila. Ridículo.

Não idolatro só os nacionais, apenas acho mais fácil reconhecer algo bom na minha língua materna do que na dos outros. Às vezes repetimos frases em inglês que achamos lindas, mas na realidade elas já são bem batidas em nosso idioma mas, por estarem com outras palavras e sonoridade, parece até que ficam novas.

Bom, falei tudo isso aqui para concluir uma coisa só: é questão de gosto. Eu posso gostar mais das letras de folk-rock do Neil Young mesmo que elas não tenham a sofisticação de outras letras, por simples afinidade ou gosto. No fim das contas, o que importa é a relação que EU tenho com a letra, e não os críticos musicais.  :P

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #42 Online: 07 de Junho de 2009, 13:10:44 »
Falando do ponto de vista do ouvinte, será que as músicas em inglês aqui não acabam sendo mais ouvidas justamente por serem diferentes?

Talvez por esse mesmo motivo que americanos e europeus ficam loucos pela nossa música, até mesmo Mutantes, que eu gosto, mas não acho uma banda tão inovadora assim. Eles não estavam fazendo nada muito diferente das outras bandas dos anos 60, e são adorados até hoje, talvez até mais lá fora que aqui.

Mas concordo, no fim é tudo questão de gosto. :ok:

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #43 Online: 08 de Junho de 2009, 11:20:35 »
Depende muito do artista, mas em geral gosto apenas de algumas músicas. A única coisa que tenho MEDO de declarar é que NÃO gosto do Chico Buarque. Algumas músicas são boas, mas não tenho delírios que muitos tem ao escutar a obra dele. E você falar que não gosta do Chico corre o risco de ser surrado. :P
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #44 Online: 08 de Junho de 2009, 12:07:56 »
Eu amo de paixão a Música Brasileira, se me perguntarem quem eu mais gosto vai ser difícil responder, desde a Bossa Nova até os novos nomes que surgem o tempo todo na MPB. Posso citar alguns aqui e quem sabe alguém pode concordar comigo...
Ana Carolina
Jorge Vercillo
João Bosco
Zélia Duncan
Marisa Monte
Elis Regina
Morjorie Estiano
Tim Maia
...entre tantos outros...muitos outros mesmo...

Retirando da lista o Jorge Impecilho, os outros são magníficos músicos!  :ok:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #45 Online: 08 de Junho de 2009, 12:12:09 »
A sua lista, Madame Bovary, eu poderia adicionar outros grandes nomes, de artistas do passado ou do presente, como Jackson do Pandeiro (brilhante!), Teresa Cristina, Zeca Baleiro, Noel Rosa, e por aí vai ...

Mas acho realmente difícil achar-se um poeta e músico no cancioneiro de outros países que possa ser comparado a João Rubinato! :)
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 08 de Junho de 2009, 12:43:15 »
Porque Não
Os Replicantes

Me disseram que sem lenço era a grande solução
Joguei fora os documentos e acabei no camburão
Eu não vou porque não não não
Os baianos nos trovaram que o amor tinha futuro
Quis transar com uma mina que mordeu o meu pau duro
Agora eu sei qual é a deles. Já peguei no pé do gil
Eu quero que o caetano vá pra PUTA QUE O PARIU
O Gismonti é um chato tô cansado de saber
O Chico era um velho mesmo antes de nascer
O samba me da asma bossa nova é de fuder
Prefiro tocar bronha e punkar até morrer

:histeria:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #47 Online: 08 de Junho de 2009, 12:47:26 »
Eu não gosto muito de Replicantes (prefiro o Wander Wildner solo), mas essa é boa demais. :lol:

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #48 Online: 08 de Junho de 2009, 15:09:43 »
Porque Não
Os Replicantes

Me disseram que sem lenço era a grande solução
Joguei fora os documentos e acabei no camburão
Os baianos nos trovaram que o amor tinha futuro
Quis transar com uma mina que mordeu o meu pau duro
Agora eu sei qual é a deles. Já peguei no pé do gil
Eu quero que o caetano vá pra PUTA QUE O PARIU
O Gismonti é um chato tô cansado de saber
O Chico era um velho mesmo antes de nascer
O samba me da asma bossa nova é de fuder
Prefiro tocar bronha e punkar até morrer

:histeria:

Isso sim é poesia pura.

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #49 Online: 08 de Junho de 2009, 18:08:30 »
é que a MPB mesmo, de raiz.... é aquela depressão ffalando frases sem o menor nexo ,com um instrumental terrivel que parece que cada musico está tocando uma musica diferente, e mesmo assim vende milhões.......... porisso é uma m****
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!