Tenho 32 anos e sou desenhista. Acho que minhas ideologias se dividem em décadas. Até os dez anos fui cristã, até os vinte ateísta, até os trinta agnóstica, hoje sou teísta, mas não vejo deus como muleta ou amuleto, apenas como possibilidade. Não espero que as coisas caiam do céu, acredito em trabalho – causa e efeito. Não consigo acreditar em acaso, sorte ou coincidência, ou melhor, acredito que essas coisas são frutos do trabalho. Por trabalho digo ser: tudo que somos, que sentimos, que buscamos, que fazemos e também o que não somos, ou seja, o conjunto da obra em todos os sentidos. Acredito que a evolução seja o objetivo de tudo. Não mudar é lutar contra o movimento natural de transformação, mas estou longe de acreditar que tenho respostas para qualquer coisa. Por isso, para cada convicção carrego ao lado a certeza que posso estar completamente equivocada. Evoluímos individualmente, cada um no seu próprio tempo, com suas próprias necessidades e limitações. Ninguém pode obrigar o outro a aceitar o que pretende oferecer, é preciso ter capacidade, tanto para um quanto para outro. Penso que pregar é perder tempo, somente a argumentação pode gerar experiência, mas não necessariamente;
É uma pena que em muitos casos as discussões se tornem tendenciosas, mesmo num Clube de Céticos, mas acho que não temos como fugir disso sem fugir das pessoas. Não tenho paciência para prolongar demais discussões que desde o princípio se mostram inertes, mas às vezes sou teimosa. Dificilmente apelo, a ironia costuma ser meu penúltimo recurso e a desistência o ultimo, mas sou bem humorada. Não tenho dificuldade em admitir meus erros ou mudar de idéia, quando me convencem, é claro – o que admito, não é muito fácil. Acho que o ceticismo é uma tendência natural do ser humano, mas a prática do ceticismo é algo complicado, principalmente do ceticismo científico, pois a pseudociência é uma armadilha em que constantemente caíamos. Não há explicações científicas para tudo, e muitas das que existem estão cheias de lacunas, o que a maioria sequer percebe, inclusive eu, devido à falta de conhecimento específico, mas tenho a inclinação de duvidar de tudo, ou pelo menos de questionar - inclusive as ciências. O ceticismo é desconfortável, pois mexe principalmente com nossas próprias convicções, exigindo imparcialidade, mas na minha opinião é extremamente necessário no processo de transformação e evolução.