Se vc tiver a infelicidade de comparecer diante de um tribunal, o Juiz terá de ser chamado de excelência e os advogados de doutores. Ele chama o advogado de doutor e muito provavelmente vc chamará tb.
Já compareci em audiências, frequentemente converso com advogados e juízes e tenho clientes médicos e nunca, em momento algum, eu os chamei (ou chamo) de doutores e sim de senhores ou Vossas Senhorias.
Só concedo uma exceção quando a pessoa tem um título acadêmico de doutor e o colóquio estiver sendo realizado em um ambiente adequado, como em uma palestra. Do contrário, nem assim.
Dificilmente vc será chamado de doutor se não for médico ou advogado. Talvez, nas raras vezes em que apresentar uma palestra sobre sua área de atuação a uma platéia de pesquisadores como vc, pode ser que alguém leia o seu currículo antes e o apresente como doutor.
Ainda não concluí o meu doutorado, mas já cansei de pedir às pessoas que não me chamem de "doutor" pois ainda não possuo o título. Informo para elas que podem me chamar de "voce" ou "senhor" (se for necessário algum tipo de formalismo). Se for em um ambiente acadêmico o termo "mestre" pode ser utilizado sem problema algum, embora eu não sinta esta "necessidade".