Eu não sei se essa citação foi exatamente preconceito. Seria se interpretado como "não sei porque essa gentinha tem que estar nas passarelas, melhor que não estivessem, que fossem só serviçais, como no saudoso tempo da escravidão... deus me livre, negros na passarela, ai, credo...". Mas se é com relação às cotas, não acho que é necessariamente esse o caso.
Porque realmente não "tem" que haver pessoas de todas etnias num desfile ou em desfiles em geral, como em qualquer área de atuação. Contanto que não estejam sendo impedidas de entrar numa área sem outra razão além de pertencerem a um determinado grupo étnico, obviamente. Além do que, não é verdade que não hajam negros, eu que nem sou ligado nisso nem nada sei de duas modelos das mais famosas que eram negras, se me esforçar até lembro os nomes.
Enquanto isso, o mais próximo de preconceito inconsciente foi justamente o de quem quis denunciar isso. Se bem que, nem considero esse tipo de coisa exatamente "preconceito" nesse tipo de sentido pejorativo, não acho que tenha nada demais em achar pessoas com certas características mais bonitas do que outras, e essas características podem se agrupar dentro de linhas mais ou menos raciais, tanto faz. O que pode ser um tanto condenável, repreensível, é um tanto mais ficar esculhambando as características fora desse padrão, aí é desnecessário, mas eu mesmo não sou exatamente inocente dessa acusação.