São Paulo Fashion Week terá cotas para modelos negrosDepois de tanta discussão à respeito está decidido que a semana de moda paulistana vai abrir cotas mínimas para modelos de outras etnias, além da brancaConforme chegou no aviso oficial da assessoria de imprensa do evento, o SPFW assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Estado de São Paulo, onde se compromete a sugerir a todas as grifes participantes do evento a contratação de pelo menos 10% de modelos entre negros, afrodescendentes ou indígenas, do total dos modelos contratados em cada desfile.
Quem começou com esse o barulho no mundo da moda foi a estilista britânica Vivienne Westwood. Aqui no Brasil, na última edição do Fashion Rio, o músico Tony Garrido também saiu deceopcionado do desfile da Redley, que não trouxe nenhum negro à passarela.
“Esse desfile foi totalmente excludente. Não havia nenhum representante negro na passarela. Estou muito triste e decepcionado com a marca. É uma vergonha”, disse Tony após assistir à apresentação.
Negras no SPFWDurante as edições do evento, já estiveram nas passarelas modelos como Emanuele de Paula, Ana Bela, Rojane, Suyane, que começaram a trabalhar no SPFW. Samira Carvalho e Carmelita foram destaques na edição de janeiro 2009, sem contar a presença de Naomi Campbell e Alek Wek, tops internacionais que também já desfilaram no evento.
Para a próxima edição, que será realizada entre os dias 17 e 22 de junho o evento promete novas revelações e uma passarela com muito mais miscigenação.
Ranking Models.comMesmo na era pós Naomi Campbell, no Models.com, ranking que elege as principais tops do mundo, uma surpresa! Entre as 10 primeiras colocadas temos absolutamente nenhuma representante negra.
A melhor posicionada é a belíssima mestiça entre negros e coreanos, Chanel Iman, em 17º lugar.
http://moda.ig.com.br/noticia/2009/05/20/sao+paulo+fashion+week+tera+cotas+para+modelos+negros+6233939.html