Autor Tópico: O que mais influenciou a civilização ocidental?  (Lida 5863 vezes)

Rhyan

• Visitante
O que mais influenciou a civilização ocidental?
« Online: 22 de Abril de 2009, 21:30:57 »
Os valores Judaícos-Cristãos ou os valores Grego-Romanos?
« Última modificação: 19 de Julho de 2016, 08:37:14 por Geotecton »

Rhyan

• Visitante
Re: O que mais influênciou a civilização ocidental?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 21:36:34 »
Título: Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental
Autor(a): Thomas E. Woods Jr.
Preço: R$ 38,00

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas:

• Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;

• Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade;

• Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;

• Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;

• Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;

• Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;

• Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristão como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa.

Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.

Fonte: http://www.quadrante.com.br/Pages/loja_detalhes.asp?id=672&categoria=Pensamentos

Outro livro do autor:
The Church and the Market: A Catholic Defense of the Free Economy
http://www.mises.org/store/Church-and-the-Market-The-A-Catholic-Defense-of-the-Free-Economy--P199C0.aspx?AFID=14

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2009, 21:37:54 »
A revolução industrial e o iluminismo.  :fiu-fiu:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 21:51:26 »
• Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;

Mentira! A ciência e a filosofia foram riquíssima na antiga China... totalmente fora da mentalidade católica... e nada teve de milagre nisto.

Claro, claro... E a Biblioteca de Alexandria, que justamente os cristão queimaram, era o que? Fast Food?  ::)

• Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;

Ela não deu porra nenhuma... ela se aproveitou do conhecimento que antigos arquitetos e artistas possuíam para benefício da ICAR... ao que consta, nenhum dos grandes engenheiros, arquitetos, artistas da idade média/moderna pertenciam ao clero... salvo raríssimas exceções.

• Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;

Não sei muito desta área... não opinarei.

• Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;

Mentira! Nosso direito baseia-se basicamente no direito romano... e a liberdade e justiça, basicamente do secularismo iluminista.

• Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;

Não conheço quase nada sobre a história do acesso à saúde... mas basta dizer que enquanto a ICAR ditou as regras na Europa medieval, pestes e doenças mataram milhões. Cristãos eram porcos e relaxados até na higiene pessoal, algo básico para a saúde.

• Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristão como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa.

Cínico!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 03:36:49 »

Claro, claro... E a Biblioteca de Alexandria, que justamente os cristão queimaram, era o que? Fast Food?  ::)
Mas é verdade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_medieval

O modelo de universidade que temos hoje, tem origem nas universidades que a igreja católica fundou na europa.

E eu não acho que a igreja fez tudo de ruim naquela época. Se os ingleses tivessem influenciado a cultura da Índia, tirando a religião e impondo outra cultura, como fizeram no Brasil com os jesuítas e etc...talvez hoje a Índia não seria um país que afoga bebês do sexo feminino (Aviso: Vídeo com cenas fortes). 

E pra não dizerem que eu to mentindo sobre a Índia ser um país caótico, é só visistar esse blog: http://indiagestao.blogspot.com/
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 09:40:38 »

Mas é verdade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_medieval

O modelo de universidade que temos hoje, tem origem nas universidades que a igreja católica fundou na europa.

E eu não acho que a igreja fez tudo de ruim naquela época. Se os ingleses tivessem influenciado a cultura da Índia, tirando a religião e impondo outra cultura, como fizeram no Brasil com os jesuítas e etc...talvez hoje a Índia não seria um país que afoga bebês do sexo feminino (Aviso: Vídeo com cenas fortes). 

E pra não dizerem que eu to mentindo sobre a Índia ser um país caótico, é só visistar esse blog: http://indiagestao.blogspot.com/

Ou talvez fosse um pais que afoga crianças e comete outras atrocidades. :huh:

Influenciar a cultura provavelmente influenciaram, só não mudaram a força como aqui. Pense bem, o que foi feito aqui na América do Sul com os povos nativos (muito por influência da igreja) não é, não foi e nem será muito melhor do que afogar crianças hoje. (e não estou falando de usurpação capitalista, estou falando de mudança e de imposição cultural e religiosa.)

Alias, acho que o que mais influênciou a cultura ocidental moderna foram os valores judaico-cristãos, que foram incorporados pela cultura greco-romana antiga.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 09:49:43 »
Rhyan:

........................................................... ...............................

• Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes.

:?:  :arrow: Isso é muito interessante: importa-se de desenvolver um pouco mais esta tese?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 09:53:52 »
Citação de: Esse renato t...
e não estou falando de usurpação capitalista

ahh... você não está falando sobre a usurpação capitalista, então tá.

A atuação da igreja católica foi predominantemente escrota. Provavelmente a universidade que foi citada foi construída com o dízimo e dominação de muita gente. Provavelmente, se ela não exercesse o controle que exerceu, essa instituição poderia ter nascido muito melhor, sem passar pela evolução madrassa .. universidade laica.

Falar que a religião ajudou a ciência é esquecer os incontáveis coagidos (e até mortos) a/por não publicar suas idéias.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2009, 09:58:32 »
Citação de: Esse renato t...
e não estou falando de usurpação capitalista

ahh... você não está falando sobre a usurpação capitalista, então tá.

Preferi deixar claro sobre o que estava me falando, já que provavelmente iria aparecer alguém querendo mudar o rumo do debate. Mas... bem, como de costume, entenda o que quiser e divirta-se falando sozinho, se assim preferir.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2009, 10:06:02 »
interessante... você cita algo fora do debate e reclama porque alguém responde a isso...

se você quisesse falar que não está falando sobre capitalismo, poderia ter falado  "não tocando no aspecto capitalista", ou "não tocando na questão da troca de modelo econômico", mas você usou algo "sem falar da usurpação capitalista", algo como eu dizer "sem falar na porcaria do comunismo" e depois afirmar que não quero debater...

esse renato t...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2009, 10:10:39 »
Guerras.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2009, 10:15:04 »
Guerras, mas porque elas aconteceram?

Tivemos as guerras causadas pela religião, tivemos as que foram causadas por expansão territorial (baseado em uma premissa de mais terras, mais riquezas), tivemos as ideológicas...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2009, 10:16:23 »
interessante... você cita algo fora do debate e reclama porque alguém responde a isso...

se você quisesse falar que não está falando sobre capitalismo, poderia ter falado  "não tocando no aspecto capitalista", ou "não tocando na questão da troca de modelo econômico", mas você usou algo "sem falar da usurpação capitalista", algo como eu dizer "sem falar na porcaria do comunismo" e depois afirmar que não quero debater...

esse renato t...

Como eu disse: Entenda o que quiser e divirta-se falando sozinho, já que é isso que parece que você quer.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2009, 10:19:19 »
eu entendo o que as palavras dizem e o que o contexto e histórico de participações das pessoas levam a concluir. Da próxima vez que não quiser desviar o debate, atenha-se a ele e não nos brinde com suas inconsistências.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2009, 10:32:25 »

Tivemos as guerras causadas pela religião, tivemos as que foram causadas por expansão territorial (baseado em uma premissa de mais terras, mais riquezas), tivemos as ideológicas...
Todas foram guerras territoriais.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2009, 10:38:46 »
eu entendo o que as palavras dizem e o que o contexto e histórico de participações das pessoas levam a concluir. Da próxima vez que não quiser desviar o debate, atenha-se a ele e não nos brinde com suas inconsistências.

As palavras só dizem o que queremos que elas digam. Em alguns casos, queremos que elas digam coisas mais distantes do que realmente o escritor quis dizer. Mas enfim... acabou aqui, afinal, quem parece querer desviar o debate para outro tema é você. Não vou perder meu tempo com você. Divirta-se :)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2009, 10:40:51 »

Todas, sem excessão? Nem mesmo guerras que são motivadas por ódio ao outro?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2009, 10:41:36 »

As palavras só dizem o que queremos que elas digam. Em alguns casos, queremos que elas digam coisas mais distantes do que realmente o escritor quis dizer. Mas enfim... acabou aqui, afinal, quem parece querer desviar o debate para outro tema é você. Não vou perder meu tempo com você. Divirta-se :)
Renato T, você disse aqui as mesmas afirmações com a mesma qualidade que você vem citando em outras discussões, não reclame se é contestado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2009, 10:42:00 »

então, se as guerras foram o que mais influenciaram nossa civilização e elas foram causadas por disputas territoriais, em sua visão essas disputas foram o principal fator que delineou nossa civilização, correto?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2009, 10:43:42 »

então, se as guerras foram o que mais influenciaram nossa civilização e elas foram causadas por disputas territoriais, em sua visão essas disputas foram o principal fator que delineou nossa civilização, correto?
Não apenas as guerras, mas a competição de um modo geral.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2009, 10:44:40 »
Todas, sem excessão? Nem mesmo guerras que são motivadas por ódio ao outro?
Quais, por exemplo ?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2009, 11:09:15 »
Guerra Civís em que um grupo quer exterminar outro, ou tirar outro do poder. Ou guerras em que o objetivo principal era exterminar o inimigo e conseguir territórios era só uma consequência. Guerra do Peloponeso ou as Guerras Púnicas, por exemplo. A idéia de que as guerras são sempre motivadas por territórios me parece atual demais, com o intuito sempre expansionista e economicista, e não como algo que também poderia servir para obtenção de poder ou como modo de simplismente eliminar o outro.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2009, 11:23:50 »
Não apenas as guerras, mas a competição de um modo geral.

Acho que em negrito temos um ponto. O que mais influenciou a civilização ocidental é a competição, o querer, etc..
Mas isso influenciou a oriental também.

Não sei se isso é fundamental demais para estar aqui nessa discussão, é uma característica intrínseca a nossa espécie.

De uma maneira um pouco mais extrínseca, acho que a formação do estado e a posterior separação entre estado e religião.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2009, 12:22:26 »
Olha, estou longe de ser especialista nisso, mas para mim parece claro que entre os aspectos mais marcantes da cultura
ocidental estao a crença no império da lei (dos homens, e em contraste com as imposiçoes de laços de família e de amizade)
e o individualismo. Esses dois pontos parecem a mim bastante distintos do que prega a ICAR e têm mais relaçao com a mentalidade
dos gregos e romanos.

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

Falácia da bifurcaçao: porque nao "opressao", "obscurantismo" E "civilizaçao"?

Huh?! Ele nunca ouviu falar de Aristóteles, Arquimedes, Al Kwarizmi, Averróis, Avicena (só para ficar no "A")?!

Ele nunca ouviu falar da Biblioteca de Alexandria (já citada), além da Academia? E, que eu saiba, a funçao original das
universidades era formar clérigos.

Incomparável? E quanto a Alhambra? Ao Borobudur? As pirâmides de Gizé?
Que tolice!

Aí eu nao tenho base para afirmar nada, mas nao era a ICAR originalmente contra o empréstimo a juros?

Também nao tenho base, mas o direito romano nao teria sido também importante?

Pode até ser, mas instituiçoes de assistência nao sao únicas na cultura ocidental.

BULLSHIT!! E as cruzadas? E as fogueiras do hereges?

Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.

Claro, é tudo uma grande consipiraçao para sujar o nome da Santa Madre Igreja. Nojento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 23 de Abril de 2009, 12:43:52 »
Ou talvez fosse um pais que afoga crianças e comete outras atrocidades. :huh:
Pior do que a Índia é hoje, por causa do hinduísmo e sistema de castas. Duvido muito.
Influenciar a cultura provavelmente influenciaram, só não mudaram a força como aqui.
Mas deviam. Aliás a única coisa que a Inglaterra impôs a Índia, como forma de desculturalizar, foi a proibição da pira (que é jogar viúvas na fogueira junto com os maridos).
Pense bem, o que foi feito aqui na América do Sul com os povos nativos (muito por influência da igreja) não é, não foi e nem será muito melhor do que afogar crianças hoje. (e não estou falando de usurpação capitalista, estou falando de mudança e de imposição cultural e religiosa.)

Alias, acho que o que mais influênciou a cultura ocidental moderna foram os valores judaico-cristãos, que foram incorporados pela cultura greco-romana antiga.
Eu to falando de imposição cultural mesmo, parece feio nos livros de história e com relativistas morais. Mas muitos Índios não ficam só dançando ao redor da fogueira, muitos tinham hábitos de canibalismo, matavam crianças e etc...

O catolicismo impôs uma cultura que acha feio você matar bebês, ou deixar alguém que sofreu acidente caído na rua com todo mundo passando e ninguém ajudando ou chamando ajuda (como acontece na Índia).

Aliás, olhar a Índia é um bom exercício, pra entender como aquelas coisas que os relativistas morais acham absurdo, que os jesuítas fizeram doutrinando Índios e impondo a cultura européia da época mudou pra melhor a América em geral. Se não tivessem feito isso, como seria o Brasil? Enterraríamos crianças vivas? Seríamos muito mais desiguais?

A Funai acha legal o infanticídio, porque faz parte da cultura indígena. A justiça brasileira discorda. E pra não dizerem que eu to mentindo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u551983.shtml

Em nota à imprensa, o administrador da Funai em Manaus, Edgar Fernandes Rodrigues, afirma que em uma maloca ianomâmi as atividades domésticas competem à mulher e que, se ela gerar um filho deficiente, é permitido o infanticídio.

"Gerar um filho defeituoso, que não terá serventia [...], é um grave 'pecado', pois este não poderá cumprir o 'seu destino ancestral", diz a nota.

Rodrigues afirma que a"Funai respeita e acata a decisão da mãe da criança ianomâmi de interromper o tratamento médico de sua filha e levá-la para maloca. Perderemos uma vida, sim, mas temos a certeza de que outra será gerada."

:demente: Vejam o absurdo! Eu mandaria todos da Funai pra Índia, para ajudarem no afogamento de bebês do sexo feminino.

E perceba que as mesmas pessoas que acham bonito os índios matarem crianças deficientes, acham horrível o nazismo (que matava crianças deficientes) olhem a contradição.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!