Chapolim Colorado rouba rede de supermercados para conter alta de preços:
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2010/01/463196.shtmlO governo Chaves expropria a rede de Supermercados,Franco-Colmbiana Éxito, a maior do País, por supostas violações e alta de preços.
A rede de supermercados Èxito, de capital Franco-Colombiano, será expropriada pelo governo Chaves, por supostas altas de preço, em função da desvalorização da moeda Venezuelana, decretada pelo governo na semana que passou. A rede Comerso, Corporação de Mercados Socialistas, administrada pelo Estado, e que vende desde alimentos até veículos, vai assumir as lojas confiscadas da Éxito, cujo acionista majoritário é o grupo Francês Cassino.
O governo Chaves as voltas com falta de investimento em energia, alimentos, bens de consumo, "que particularmente tiveram uma demanda muito grande", em função da desvalorização do Bolívar, e uma inflação galopante, tenta conter na marra a alta dos preços.
Sindicatos exigem aumento na ordem de 60% referente às perdas salariais, para funcionários públicos e privados.
A falta de investimento em infra-estrutura e energia, o afugentamento de investimentos, a insegurança jurídica, a violência urbana, o desemprego, e o sucateamento dos meios produtivos, estão levando a Venezuela a uma situação extremamente critica.
A maior empresa do país, a PDVSA, teve uma queda de 67%, em seus rendimentos no primeiro trimestre de 2009, em comparação ao primeiro trimestre de 2008. Com expropriações o governo Chaves ainda consegue, manter um tênue abastecimento, uma vez que praticamente importam tudo que consomem.
A Venezuela poderá levar décadas para se recuperar dos estragos provocados pelos desmandos do Chavismo, e de seu Socialismo do sec.XXI.