O texto abaixo é uma carta de resposta que enviei a um amigo (católico), por ele não ter assimilado muito bem meu ponto de vista, ele fez algumas críticas respaldadas em sua fé. No intuito de lhe explicar melhor o que eu pensava fiz o texto abaixo.
VOCÊ TAMBÉM É AGNÓSTICO
Por Ronysalles
De antemão quero lhe agradecer pelas belas mensagens de sabedoria. Tirando a parte lendária, o mais é bastante bonito e poético, principalmente LA MEDUSA, gostei muito. Também devo dizer que me sinto muito contente em ser seu amigo, independente de cor e CREDO, acho que a verdadeira amizade vai além de nossas crenças e pontos de vistas... É claro que as mesmas devem ser respeitadas, e jamais tratadas com intolerância e preconceito, afinal nós vivemos em um país onde a Constituição nos dá o direito de crer ou descrer.
Bem, mas vamos ao que interessa. Acho que você foi um pouco estridente quando disse que sou um pesquisador de Uma(UNO) negação gratuita. Acho que não é bem assim que funciona o processo de aprendizagem. Será que tudo que estudei e estudo, como: Filosofia, História, Religiões comparadas, Sociologia, Antropologia, Teologia etc. Realmente sejam de UMA NEGAÇÃO GRATUITA? Acho que não era isso que você queria dizer.
Você sabe que todo o avanço científico que usufruímos é produto de estudos como os citados acima. E se eu sou um pesquisador tão insignificante, o que dizer dos teólogos, filósofos, cientistas, sociólogos e historiadores? Suponho que são por meio dessas pesquisas que eles desenvolvam importantes trabalhos pra nossa vida; até a teologia precisa se valer de tais pesquisas pra se defender das argumentações humanistas que desafiam os dogmas religiosos.
Você disse também que meu ponto de vista é carente. Não é que seja carente, o problema é que se trata de FÉ e RAZÃO. Você sabe que a briga entre fé e ciência é milenar. A igreja católica já matou milhões de pessoas por causa desse assunto, hoje, finalmente ela já admite que cometeu os mais absurdos erros por causa de seus dogmas... Ainda precisa melhorar muito (isso é um outro assunto)
Um dos problemas nas discussões religião-ciência é a falta de conhecimento dos cristãos em relação às várias culturas espalhadas pelo mundo. Muitos não entendem que credos, mitos, crenças, rituais e deuses variam de cultura para cultura; e, além disso, o surgimento de qualquer religião geralmente se dá pelo medo e a incompreensão do mundo, como diz Daniel Silvestre em seu artigo politeísmo na base da história: “Todas as religiões, é certo e sabido que nascem da incompreensão do homem pelo mundo que o rodeia e pela imposição de instituições religiosas de forma a impor a ordem no homem fazendo-o sentir-se impotente perante a cólera de um deus ou mesmo por reciprocidade”.
O etnocentrismo é outro assunto do qual os religiosos deveriam ter um pouco de informação; portanto, não se trata de ponto de vista carente, e sim de harmonia de pontos de vistas. O pesquisador racional lança mão dos fatos da vida real pra sustentar seus argumentos; o religioso por sua vez lança mão da sua fé, da superstição, do mistério, da crença sem evidência, e essa é a diferença.
Por exemplo, analise as seguintes perguntas racionalmente: se você morasse na Índia e fosse filho de Hindu, qual seria o seu deus? Se você tivesse vivido na Antiga Grécia, em que deus você teria crido? Se você vivesse no meio de uma tribo africana, qual seria o seu deus? Se você tivesse nascido em um país islâmico, educado em cultura islâmica, qual seria seu deus? Se você tivesse vivido na época do Egito antigo, qual teria sido seu deus?
Se você analisar essas questões racionalmente, você vai ver que crenças em deuses não passam de componentes culturais. Cada um tem o seu, cada tempo e cultura tiveram a sua divindade, uns morre e outros nascem; todos são produtos da criatividade humana... Infelizmente, muitos conflitos são travados em nome de deus – A não aceitação do deus do outro é o grande problema.
Outro assunto que você mencionou é sobre o livre-arbítrio. Clodoaldo, meu caro, desculpe-me, mas a maioria dos católicos não tem a mínima idéia do que seja Livre-arbítrio. Livre-arbítrio é uma falácia contraditória, isso foi inventado pela igreja católica pra cativar e amedrontar os fiéis. Quer experimentar? Tente explicar o que seja livre-arbítrio com base nos textos bíblicos. Você não tem idéia da confusão que vai encontrar. Primeiro explique o que é livre-arbítrio... Não vamos falar sobre isso agora, é assunto muito longo. Mesmo assim, se você se interessar eu poderei refutar e provar que esse dogma não passa de uma fraude.
Você me perguntou se eu já pensei em estudar crendo. Depende. Se esse crendo ao qual você se refere tiver fundamento, com certeza sim. Os meus argumentos são sustentados em fatos do cotidiano e da vida real. Agora se você espera que eu creia em seres sobrenaturais, não vejo serventia nenhuma. Que diferença faz crer em duendes, fantasmas, anjos, espíritos ou não crer em nenhum? Pra mim é tudo a mesma coisa: mito. Eu posso provar que até você é tão descrente quanto eu. Responda: você crer nos deuses do Olimpo da mitologia grega? Claro que não. Você crer no deus Ganesha do hinduismo? Claro que não. Você crer no deus Amon-Rá da mitologia egípcia? Claro que não. Você crer na deusa dos mares da cultura afro-brasileira da Bahia, a deusa Iemanjá? Claro que não. Se você não crê em nenhum desses deuses, você sabe exatamente como me sinto em relação ao deus em que você crê; portanto você também é agnóstico. (em relação aos deuses dos outros)
Eu já fui católico, batizado, catequizada, crismado e consagrado; já fui evangélico por 9 anos. A minha inteligência não me permitiu se embrenhar pela vocação de crer cegamente. Hoje sou livre pensador. O conhecimento que tenho da ideologia alienadora por trás dessas crenças foi o bastante pra me tornar cético e agnóstico. Aliás, a bíblia é um dos melhores manuais de ateísmo que existem, basta ler sem influência dos dogmas da religião.
E novamente lhe digo: não fique preocupado, eu não estou chateado, isso é pouco pra quem faz parte da minoria marginalizada da esfera religiosa. Nós agnósticos e ateus já estamos acostumados a ouvir as mais absurdas difamações por sermos assim. Você, ao contrário, é um cara tranqüilo e inteligente, não precisa agredir ninguém por causa de suas crenças. Isso é muito bom. Espero que possamos continuar a discussão.
Um abraço!