Autor Tópico: Você também é agnóstico  (Lida 7874 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Você também é agnóstico
« Online: 11 de Maio de 2009, 11:42:58 »
O texto abaixo é uma carta de resposta que enviei a um amigo (católico), por ele não ter assimilado muito bem meu ponto de vista, ele fez algumas críticas respaldadas em sua fé. No intuito de lhe explicar melhor o que eu pensava fiz o texto abaixo.

VOCÊ TAMBÉM É AGNÓSTICO
Por Ronysalles

De antemão quero lhe agradecer pelas belas mensagens de sabedoria. Tirando a parte lendária, o mais é bastante bonito e poético, principalmente LA MEDUSA, gostei muito.  Também devo dizer que me sinto muito contente em ser seu amigo, independente de cor e CREDO, acho que a verdadeira amizade vai além de nossas crenças e pontos de vistas... É claro que as mesmas devem ser respeitadas, e jamais tratadas com intolerância e preconceito, afinal nós vivemos em um país onde a Constituição nos dá o direito de crer ou descrer.

Bem, mas vamos ao que interessa. Acho que você foi um pouco estridente quando disse que sou um pesquisador de Uma(UNO) negação gratuita. Acho que não é bem assim que funciona o processo de aprendizagem. Será que tudo que estudei e estudo, como: Filosofia, História, Religiões comparadas, Sociologia, Antropologia, Teologia etc. Realmente sejam de UMA NEGAÇÃO GRATUITA? Acho que não era isso que você queria dizer.

Você sabe que todo o avanço científico que usufruímos é produto de estudos como os citados acima. E se eu sou um pesquisador tão insignificante, o que dizer dos teólogos, filósofos, cientistas, sociólogos e historiadores? Suponho que são por meio dessas pesquisas que eles desenvolvam importantes trabalhos pra nossa vida; até a teologia precisa se valer de tais pesquisas pra se defender das argumentações humanistas que desafiam os dogmas religiosos.

Você disse também que meu ponto de vista é carente. Não é que seja carente, o problema é que se trata de FÉ e RAZÃO. Você sabe que a briga entre fé e ciência é milenar. A igreja católica já matou milhões de pessoas por causa desse assunto, hoje, finalmente ela já admite que cometeu os mais absurdos erros por causa de seus dogmas... Ainda precisa melhorar muito (isso é um outro assunto)
Um dos problemas nas discussões religião-ciência é a falta de conhecimento dos cristãos em relação às várias culturas espalhadas pelo mundo. Muitos não entendem que credos, mitos, crenças, rituais e deuses variam de cultura para cultura; e, além disso, o surgimento de qualquer religião geralmente se dá pelo medo e a incompreensão do mundo, como diz Daniel Silvestre em seu artigo politeísmo na base da história: “Todas as religiões, é certo e sabido que nascem da incompreensão do homem pelo mundo que o rodeia e pela imposição de instituições religiosas de forma a impor a ordem no homem fazendo-o sentir-se impotente perante a cólera de um deus ou mesmo por reciprocidade”.

O etnocentrismo é outro assunto do qual os religiosos deveriam ter um pouco de informação; portanto, não se trata de ponto de vista carente, e sim de harmonia de pontos de vistas. O pesquisador racional lança mão dos fatos da vida real pra sustentar seus argumentos; o religioso por sua vez lança mão da sua fé, da superstição, do mistério, da crença sem evidência, e essa é a diferença.

Por exemplo, analise as seguintes perguntas racionalmente: se você morasse na Índia e fosse filho de Hindu, qual seria o seu deus? Se você tivesse vivido na Antiga Grécia, em que deus você teria crido? Se você vivesse no meio de uma tribo africana, qual seria o seu deus? Se você tivesse nascido em um país islâmico, educado em cultura islâmica, qual seria seu deus? Se você tivesse vivido na época do Egito antigo, qual teria sido seu deus?

Se você analisar essas questões racionalmente, você vai ver que crenças em deuses não passam de componentes culturais. Cada um tem o seu, cada tempo e cultura tiveram a sua divindade, uns morre e outros nascem; todos são produtos da criatividade humana... Infelizmente, muitos conflitos são travados em nome de deus – A não aceitação do deus do outro é o grande problema.

Outro assunto que você mencionou é sobre o livre-arbítrio. Clodoaldo, meu caro, desculpe-me, mas a maioria dos católicos não tem a mínima idéia do que seja Livre-arbítrio. Livre-arbítrio é uma falácia contraditória, isso foi inventado pela igreja católica pra cativar e amedrontar os fiéis. Quer experimentar? Tente explicar o que seja livre-arbítrio com base nos textos bíblicos. Você não tem idéia da confusão que vai encontrar. Primeiro explique o que é livre-arbítrio... Não vamos falar sobre isso agora, é assunto muito longo. Mesmo assim, se você se interessar eu poderei refutar e provar que esse dogma não  passa de uma fraude.

Você me perguntou se eu já pensei em estudar crendo. Depende. Se esse crendo ao qual você se refere tiver fundamento, com certeza sim. Os meus argumentos são sustentados em fatos do cotidiano e da vida real. Agora se você espera que eu creia em seres sobrenaturais, não vejo serventia nenhuma. Que diferença faz crer em duendes, fantasmas, anjos, espíritos ou não crer em nenhum? Pra mim é tudo a mesma coisa: mito. Eu posso provar que até você é tão descrente quanto eu. Responda: você crer nos deuses do Olimpo da mitologia grega? Claro que não. Você crer no deus Ganesha do hinduismo? Claro que não. Você crer no deus Amon-Rá da mitologia egípcia? Claro que não. Você crer na deusa dos mares da cultura afro-brasileira da Bahia, a deusa Iemanjá? Claro que não. Se você não crê em nenhum desses deuses, você sabe exatamente como me sinto em relação ao deus em que você crê; portanto você também é agnóstico. (em relação aos deuses dos outros)

Eu já fui católico, batizado, catequizada, crismado e consagrado; já fui evangélico por 9 anos. A minha inteligência não me permitiu se embrenhar pela vocação de crer cegamente. Hoje sou livre pensador. O conhecimento que tenho da ideologia alienadora  por trás dessas crenças foi o bastante pra me tornar cético e agnóstico. Aliás, a bíblia é um dos melhores manuais de ateísmo que existem, basta ler sem influência dos dogmas da religião.

E novamente lhe digo: não fique preocupado, eu não estou chateado, isso é pouco pra quem faz parte da minoria marginalizada da esfera religiosa. Nós agnósticos e ateus já estamos acostumados a ouvir as mais absurdas difamações por sermos assim. Você, ao contrário, é um cara tranqüilo e inteligente, não precisa agredir ninguém por causa de suas crenças. Isso é muito bom. Espero que possamos continuar a discussão.
Um abraço!

« Última modificação: 11 de Maio de 2009, 14:12:33 por ronysalles »
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline batman

• Nível 01
  • *
  • LIVRE PARA PENSAR
Re: Você também é agnóstico
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2009, 17:43:46 »
Excelente texto já salvei aqui no meu pc para ler novamente mais tarde, parabéns!!!!!!!!!!!! :ok: :ok:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2009, 19:54:01 »
Cara, qual seu problema com a palavra ateu?

Se o cara não cre na existencia de Zeus, ele não é agnóstico coisissima nenhuma, ele é ATEU.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2009, 16:04:25 »

Se o cara não cre na existencia de Zeus, ele não é agnóstico coisissima nenhuma, ele é ATEU.
Enquanto houver "agnósticos", sempre haverá meu macaco-onipotente...  Quer dizer, será algo válido de alguma forma... :lol:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2009, 16:20:13 »
Eu sou agnóstico.

Offline Sócrates

• Nível 06
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2009, 16:43:17 »
A descrença também é cultural.Se vc tivesse nascido na China ou na Coréia do Norte,teria mais chance de ser incrédulo.O fato é que tudo está condicionado ao meio.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2009, 08:41:34 »
Tudo? Acho que não. Como vc explica crianças que assimilam de forma surpreendente algo (música, essas coisas)? Outra, como vc explica um cara viver enfurnado com religiosos a vida toda e mesmo assim ser ateu convicto (ou coisa similar)

O meio é sim de extrema importância, mas não tudo.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2009, 09:16:20 »
A descrença também é cultural.Se vc tivesse nascido na China ou na Coréia do Norte,teria mais chance de ser incrédulo.O fato é que tudo está condicionado ao meio.
Já leu estudos sobre gêmeos idênticos criados por famílias diferentes ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2009, 14:50:59 »
Eu também sou agnóstica. Concordo com quem escreveu acima: quem não crê Zeus, Amon-Rá ou Iemanjá é ateu, em relação a estas religiões/crenças, e não agnóstico.

De qualquer forma, achei o seu texto muito interessante. Que bom ver que ao invés de simplismente desqualificar seu colega por causa da diferente opinião, você tenta discutir numa boa.  :ok:
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2009, 06:31:38 »
ronyalles:

VOCÊ TAMBÉM É AGNÓSTICO.

Por Ronysalles

Em minha opinião, o seu texto é de leitura muito agradável :!:

Sou "ateu e agnóstico", no que respeita a certas concepções divinas. Mas em relação a Apolo e Afrodite, não :!: :D
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2009, 01:59:58 »
Também achei interessante o texto.
Só tirando o título.
Supoe-se que o debatente na qual o autor se referia, não simplesmente evitava emitir opinião sobre aqueles deuses, mas sim os negava ou desacreditava..... logo, ele seria uma espécie de ateu a todos aqueles deuses, pelo menos assim o entenderia um partidário fervoroso de qualquer uma daquelas religiões e crenças.

Para ser bem sincero, o título pareceu um "plagiosinho" deste mesmo artifício usado por Richard Dawkins em seu livro The God Delusion, onde ele usa do mesmo argumento, so que com o termo "ateu" em vez de "agnostico", que em resumo diz, que seus interlocutores são tão ateus quanto ele aos milhares de deuses acreditados pelas diversas culturas, só que ele é ateu a só um deus a mais.  :wink:
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline Taylor Swift

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2009, 19:53:32 »
acho que muitas vezes agnostico eh soh uma fase de transiçao para o ateu

nao sei se faz muito sentido mas conheço pessoas assim

sou ateista

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2009, 20:40:22 »
A minha opinião é que a palavra "ateísta" ainda não é bem aceita pelo povo.... Já "agnóstico" é uma palavra mais light...  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2009, 22:22:54 »
Eu me defino como agnóstico, mas costumo dizer que sou ateu para poupar trabalho. Mas é mais ou menos como o Mussain falou; na prática as pessoas associam agnosticismo a uma "transgressão menor"... não me perguntem por quê... :-)

Aliás, anteontem uma colega me disse "você, que se diz ateu (...)". Eu ri :-)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:05:27 »
A minha opinião é que a palavra "ateísta" ainda não é bem aceita pelo povo.... Já "agnóstico" é uma palavra mais light...  :)
É que tem muita gente que nem entende o que é agnosticismo... o Bertrand Russell contava que ao ser preso o guarda que preenchia sua ficha perguntou-lhe qual sua religião, ao que Russell respondeu "Sou agnóstico". O guarda pensa um pouco, meio confuso, pede pra soletrar a palavra... aí solta a pérola: "Há muitas religiões, mas suponho que todas elas cultuem o mesmo Deus"... ::)

Eu me defino como agnóstico, mas costumo dizer que sou ateu para poupar trabalho. Mas é mais ou menos como o Mussain falou; na prática as pessoas associam agnosticismo a uma "transgressão menor"... não me perguntem por quê... :-)

Aliás, anteontem uma colega me disse "você, que se diz ateu (...)". Eu ri :-)
Comigo acontece o contrário. Me defino ateu, mas a maioria das pessoas que conheço (e que entendem o que são agnosticismo e ateísmo) têm a impressão de que sou agnóstico...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:35:44 »
Parabéns pelo texto, gostei muito de sua resposta, do tom e da cordialidade com que tratou seu amigo,mas tenho uma ressalva a fazer. Não me sinto confortável com esse argumento de que um crente é ateu ou agnóstico em relação a outra crença diferente da sua. Embora eu concorde com a lógica, não acho certo argumentar assim ( e já usei esse argumento também). O fato é que ele não é agnóstico, ele é crente, e de certo modo é injusto classificar um crente desse modo. Ateu é aquele tem não acredita em em deuses ou divindades, e ele acredita pelo menos em uma. Agnostico é aquele que não tem conclusões objetivas na evidencias da existência ou não de divindades e também não é o caso, ele tem um lado bem definido. Portanto toda vez que eu vejo esse argumento por parte de um cético, ateu ou agnóstico eu acho que estamos trazendo a força o crente para nossa perspectiva do mundo. Seria mais correto, eu acho, apenas perguntar por que ele não acredita em outros deuses e esclarecer a questão geográfica das religiões como fez.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:25:43 »
Sou "ateu e agnóstico", no que respeita a certas concepções divinas. Mas em relação a Apolo e Afrodite, não

[2]
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:02:44 »
O texto é explicativo e coerente, parabéns Rony.

Quanto a questão de ser ateu ou agnóstico, bem, essa é uma questão de pura interpretação pessoal.

Me considero atéia e ponto. Não consigo validar a porcentagem mínima existente em relação a qualquer deus e envolver um meio termo mais pra não do q pra sim ou coisa do tipo. Concluo (opinião pessoal), q as dúvidas quanto a existencia de qualquer deus são o bastante para não crer em nenhum.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #18 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:49:14 »

Eu também acho. Sobre a palavra "ateu", eu não tenho nada contra, acho uma bela palavra. Na verdade, gosto de assuntos em torno da palavra "ateu".
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:52:33 »
Já leu estudos sobre gêmeos idênticos criados por famílias diferentes ?

Stáfano, fiquei interessado, se tiver alguma coisa, manda pra mim, se puder.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:56:26 »

Para ser bem sincero, o título pareceu um "plagiosinho" deste mesmo artifício usado por Richard Dawkins em seu livro The God Delusion... :wink:

Pode ser um "plágio", mas não proposital, mas devo admitir que gosto dos argumentos de Richard Dawkins, enfim, talvez eu também seja influenciado de alguma forma.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #21 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:59:21 »
acho que muitas vezes agnostico eh soh uma fase de transiçao para o ateu

nao sei se faz muito sentido mas conheço pessoas assim

sou ateista

Taylor, é exatamente isso que penso em relação ao agnosticismo. Sou agnóstico, mas sinceramente, no fundo, eu sou ateu; eu só preciso melhorar mais meus argumentos pra chegar lá. Aliás, eu já li em algum lugar que agnosticismo é um tipo de ateismo.

Offline Raphael Almeida

• Nível 01
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Outubro de 2009, 23:31:20 »
Eu posso provar que até você é tão descrente quanto eu. Responda: você crer nos deuses do Olimpo da mitologia grega? Claro que não. Você crer no deus Ganesha do hinduismo? Claro que não. Você crer no deus Amon-Rá da mitologia egípcia? Claro que não. Você crer na deusa dos mares da cultura afro-brasileira da Bahia, a deusa Iemanjá? Claro que não. Se você não crê em nenhum desses deuses, você sabe exatamente como me sinto em relação ao deus em que você crê; portanto você também é agnóstico. (em relação aos deuses dos outros)

eu concordo com o jucavini

"agnostico em relacao aos outros deuses" me soa uma expressao completamente inutil, tal como "vc é ignorante em relacao ao que vc nao sabe" ou "vc é intolerante em relacao ao q vc nao tolera".. nao quer dizer absolutamente nada

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2009, 10:18:43 »

"agnostico em relacao aos outros deuses" me soa uma expressao completamente inutil, tal como "vc é ignorante em relacao ao que vc nao sabe" ou "vc é intolerante em relacao ao q vc nao tolera".. nao quer dizer absolutamente nada

Acredito que a maioria dos participantes deste fórum concorda que aqui é o lugar certo pra trocarmos ideias, discutirmos e entendermos uma série de coisas que talvez sozinho seria bem difícil de se conseguir. Com esta concepção eu posto meus textos, não apenas pra compartilhar de meus pontos de vistas, mas, sobretudo para melhorar na articulação dos mesmos. Em vista disto me sinto realmente feliz por saber que os colegas lêem os textos como  também fazem suas críticas, assim como leio várias postagens no fórum sempre que tenho tempo, isso é importante pra mim.

Quando eu me registrei pra participar do CC, eu sabia que poderia receber respostas que possivelmente poderiam me deixar meio sem jeito, pois sabe-se que muitas vezes é  desagradável quando o “feedback” daquilo que passamos é o contrário do que se esperava. Pensando assim, eu me conscientizei que isso também contribuiria no processo de aprendizagem... é interessante que por algumas vezes eu mesmo me dei conta de que o que eu havia falado poderia ser melhorado.

Enfim, o que quero dizer é que sempre que leio os comentários dos colegas, os considero e tento absorver o melhor que puder para que eu me torne capaz no sentido de contribuir na busca de um país politicamente laico e sem intolerância religiosa.

Muito obrigado a todos!

Ronysalles. 

Offline ToNyDeAtH

• Nível 06
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2009, 19:38:57 »
O texto é explicativo e coerente, parabéns Rony.

Quanto a questão de ser ateu ou agnóstico, bem, essa é uma questão de pura interpretação pessoal.

Me considero atéia e ponto. Não consigo validar a porcentagem mínima existente em relação a qualquer deus e envolver um meio termo mais pra não do q pra sim ou coisa do tipo. Concluo (opinião pessoal), q as dúvidas quanto a existencia de qualquer deus são o bastante para não crer em nenhum.

2 Anne.  Até porque o simples raciocínio já aniquila em muito a probabilidade de 50% 50% em 90% dos casos.

E caso algum deus apareça nada me impede de mudar de opinião! Ficar em cima do muro é coisa de.... (deixa pra lá)

E o texto também gostei. Abraços.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 19:41:15 por ToNyDeAtH »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!