Autor Tópico: Você também é agnóstico  (Lida 7876 vezes)

Offline Raphael Almeida

• Nível 01
  • *
Re: Você também é agnóstico
« Resposta #50 Online: 07 de Março de 2010, 16:16:22 »
Eu não suponho nada. O fato é que não se tem qualquer evidência sobre uma suposta intervenção divina hoje ou em qualquer época. O que achamos ou deixamos de achar não tem qualquer importância para a natureza.

Também não está claro que algum, algums ou uma infinidade de seres sobrenaturais(o argumento vale para um, dois ou uma infinidade - pensar em somente um deus criador é fruto da parcialidade resultante da visão religiosa dominante - neste caso a cristã) sejam responsáveis pelo universo como o vemos, o tenha projetado ou estabelecidos seus parâmetros fundamentais. Na realidade, apesar do muito que ainda falta conhecer, temos conseguido explicar safisfatoriamente bem a natureza com base na própria natureza, sem a necessidade de recorrermos a seres sobrenaturais indetectáveis por definição.

O que eu estou discutindo nao eh se deus (ou qualquer outro ser sobrenatural) existe ou nao nem se ele criou as leis da natureza ou nao. So estou dizendo que vc nao pode afirmar que nao faz diferença se ele existe ou nao, pois vc supoe sim que caso ele existisse nao poderia influenciar em nada, o que vc nao pode provar.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #51 Online: 08 de Março de 2010, 07:57:23 »

Eu não suponho nada. O fato é que não se tem qualquer evidência sobre uma suposta intervenção divina hoje ou em qualquer época. O que achamos ou deixamos de achar não tem qualquer importância para a natureza.

Também não está claro que algum, algums ou uma infinidade de seres sobrenaturais(o argumento vale para um, dois ou uma infinidade - pensar em somente um deus criador é fruto da parcialidade resultante da visão religiosa dominante - neste caso a cristã) sejam responsáveis pelo universo como o vemos, o tenha projetado ou estabelecidos seus parâmetros fundamentais. Na realidade, apesar do muito que ainda falta conhecer, temos conseguido explicar safisfatoriamente bem a natureza com base na própria natureza, sem a necessidade de recorrermos a seres sobrenaturais indetectáveis por definição.

O que eu estou discutindo nao eh se deus (ou qualquer outro ser sobrenatural) existe ou nao nem se ele criou as leis da natureza ou nao. So estou dizendo que vc nao pode afirmar que nao faz diferença se ele existe ou nao, pois vc supoe sim que caso ele existisse nao poderia influenciar em nada, o que vc nao pode provar.

Você também não pode afirmar que não faz diferença se o curupira, sasi-pererê, mula-sem-cabeça, mãe-d'água, boitatá..., existem ou não, pois vc supoe sim que caso ele existisse nao poderia influenciar em nada, o que vc nao pode provar.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Raphael Almeida

• Nível 01
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Março de 2010, 23:21:33 »
Você também não pode afirmar que não faz diferença se o curupira, sasi-pererê, mula-sem-cabeça, mãe-d'água, boitatá..., existem ou não, pois vc supoe sim que caso ele existisse nao poderia influenciar em nada, o que vc nao pode provar.

Mas eu nao afirmei, logo, tambem nao estou assumindo nada.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #53 Online: 10 de Março de 2010, 08:20:11 »

Mas eu nao afirmei, logo, tambem nao estou assumindo nada.

Não. Mas esse meu copy/past modificado da sua postagem só demonstra o ridículo desse seu argumento.

Se tivéssemos que considerar como verdadeiro tudo aquilo que não somos capazes de demonstrar falso teríamos que viver em um mundo de fadas, gnomos, sacis, mulas-sem-cabeça, dragões... e de toda sorte de absurdos. O que obviamente não é razoável.

Por padrão consideramos toda e qualquer afirmação extraordinário como falsa até prova em contrário. Sempre relembrando o Sagan, que alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias.
« Última modificação: 10 de Março de 2010, 08:22:28 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Raphael Almeida

• Nível 01
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Março de 2010, 13:29:12 »
Não. Mas esse meu copy/past modificado da sua postagem só demonstra o ridículo desse seu argumento.

Se tivéssemos que considerar como verdadeiro tudo aquilo que não somos capazes de demonstrar falso teríamos que viver em um mundo de fadas, gnomos, sacis, mulas-sem-cabeça, dragões... e de toda sorte de absurdos. O que obviamente não é razoável.

Por padrão consideramos toda e qualquer afirmação extraordinário como falsa até prova em contrário. Sempre relembrando o Sagan, que alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias.

mas q confusao vc esta fazendo..
eu simplesmente disse q vc nao pode afirmar que nao faz diferença se deus existe ou nao, apenas isso.
eu nao fiz nenhuma argumentaçao, e nem tive intençao, a favor nem contra a existencia de nenhum ser sobrenatural, nao sei de onde vc esta tirando isso.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Março de 2010, 15:54:37 »
Eremita

-------------------------------------------
STELA·VENDEO SINE·CAVEA NOLLIS·EMMERE?

Eu acredito que a Natureza corresponde medianamente ao que muitas pessoas compreendem como "deus"... Não sou ateu, pois não?

........................................................... .........................

Aí complica, Lusitano... depende muito de como interpretar a sua frase.
Se você está dizendo que acredita que "as coisas que as pessoas atribuem normalmente a um deus são, na verdade, completamente naturais", isso não exclui a possibilidade de você ser ateu.

Se você tá dizendo que acredita que "a natureza é Deus", aí você não é ateu, e sim panteísta. O que tecnicamente faz de você um teísta (mas não um monoteísta), embora socialmente eu ache que panteístas estão muito mais próximos dos ateus que dos outros teístas.
(Se for outra interpretação, avise  )

:ok: :arrow: Então sou ateu de um lado e teísta doutro. :) :arrow: :idea:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Março de 2010, 16:03:43 »
Caríssimos:

Se for dito - que "deus" é a própria natureza - "deus" não existe? :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 17 de Março de 2010, 13:29:48 »
Caríssimos:

Se for dito que Deus é 42, Deus não existe? :-)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #58 Online: 17 de Março de 2010, 14:02:50 »
Caríssimos:

Se for dito que Deus é 42, Deus não existe? :-)

Pra mim deus é a roda de um fusca 77 vermelho ferrugem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!