Ronysalles,
Parece-me que você espera respostas daqueles que consideram a Bíblia infalível, e eu não a considero. Mas vou responder às suas questões, de qualquer forma, sob o meu entendimento como espírita. Não sei se lhe servirá, mas lá vai...
Uma das maiores contradições da bíblia está na metáfora da árvore boa que só produz frutos bons. Sabe-se que esse é um dos argumentos mais usados para qualificar o caráter do Deus Todo bondoso da bíblia. Dizem que Deus é luz, é amor, é fonte de tudo de bom que se possa imaginar, é o arquiteto do paraíso, criador das bodas celestiais, dos anjos... Tudo de bom, só coisa boa. Nada de ruim pode proceder do Todo Bondoso.
Exato, nada de ruim pode proceder do Todo Bondoso. Mas se a Bíblia é capaz de sempre retratar bem o Deus todo bondoso e justo, é outra história. Eu não acho que ela o faz sempre, embora o faça algumas vezes.
1. Se no céu tudo era perfeito (criado por Deus) de onde veio a ideia de maldade que lá existiu (Lúcifer teve inveja de Deus);
No céu, na minha opinião, tudo é perfeito. A maldade procede do livre-arbítrio. Deus poderia ter nos criado como máquinas sem vontade e que só fizesse o bem o tempo todo. Mas ia ser tudo tãããão chato! (imitando o Coringa...) A realidade é melhor do jeito que é, na minha opinião. O mal é apenas uma das facetas da criação, e, a meu ver, não é mau que o mal exista. Ruim de fato seria não existir o livre-arbítrio. O seu erro, a meu ver, é partir do pressuposto que a existência do mal é uma imperfeição na obra divina.
2. Quando Deus ordena a matança dos “infiéis”, é essa uma atitude BOA?;
Em primeiro lugar, se tal fato ocorreu mesmo, não creio que tenha sido Deus que tivesse ordenado. Deus tem meios mais eficientes de matar (pragas, doenças, secas, cataclismos, etc...), e na realidade mata centenas de milhares de pessoas por dia pelo mundo. Ele não precisa da mão humana para matar ou fazer sofrer. Deus apenas permite que o mal ocorra e seja praticado, e quando é praticado, toma partido disso para o cumprimento de seus desígnios, mas não incita ninguém a praticá-lo. Na realidade, os maus são meros instrumentos para provar os espíritos, nada mais. Por exemplo, se chegou a hora de um determinado povo desaparecer, Deus pode permitir que um povo guerreiro e cruel o extermine, mas Ele não instiga ninguém a aniquilar esse povo ou a ser cruel. Se o povo guerreiro se convertesse ao bem, o outro povo desapareceria de outras formas, até mesmo naturais. Portanto, se alguém ordenou essa matança, não foi Deus, mas algum espírito imperfeito que se passava por Deus (na visão espírita, claro).
3. No início quando Deus fez TUDO, mas depois se arrepende, pois não sabia que ia “dar zebra”, Ele decide destruir TUDO: crianças, animais, plantas, idosos, doentes, TUDO; é isso um fruto BOM?
Concordo, Deus não se arrepende. Se aconteceu, ele já sabia. E se esse "TUDO" destruído significasse aniquilação, eu concordaria que era um ato mau de Deus. Tudo tem o seu tempo, e quando chega o tempo de algo acabar, acaba. Se Deus chega a conclusão que não é mais útil que determinado povo exista, ele o extingue da face da Terra. Simples assim. Mas os espíritos continuam existindo no mundo espiritual. Visto por esse prisma não parece tão mau, pois não há aniquilação de fato, mas apenas libertação.
4. O fato de Deus sentir ódio, a bíblia é clara. Isso é um fruto bom de onde só pode sair coisas boas?
Concordo que Deus não possa sentir ódio. Mas Deus também é severo. É tão distorcida a imagem de que Deus sinta ódio quanto aquela que diz que Deus somente passa a mão sobre nossas cabeças. Cada falta terá a sua punição, arrependa-se o culpado ou não. E isso não é maldade, mas apenas justiça. E o verdadeiro arrependido tem que se mostrar disposto à reparação ou expiação do mal que praticou. Senão não é arrependimento verdadeiro.
5. A bíblia diz que Deus é a fonte de todas as coisas boas. O inferno é uma coisa BOA?
Se o inferno fosse eterno, realmente não seria uma coisa boa. Mas o inferno temporal é útil, porque é capaz de nos purgar das nossas imperfeições. O inferno nada mais seria que um lugar aonde são reunidos espíritos maus para que convivam uns com os outros. A própria Terra foi um inferno durante quase toda a sua existência passada; agora é que está mudando a sua condição. Então, é natural esperar que esses espíritos façam mal uns aos outros. Mas desde que o espírito se canse de ser mau, ele pode ser novamente separado do grupo dos maus e ser reintegrado ao grupo dos bons.
6. A bíblia diz que nos orienta a perdoar os nossos inimigos, Ele perdoa a Satã? Se não, por que Ele nos manda fazer algo que nem Ele mesmo não pode?
Satã é um símbolo. Mas mesmo que ele existisse personificado, sim, ele perdoaria Satã, desde que ele se arrependesse. Mas o fato de se arrepender não o isentaria de expiar e reparar suas faltas.
Ofereça sua face ao que fere; e seja completo com afronta. Porque o Senhor não rejeitará para sempre; Ainda que ele se entristeça, ele se compadecerá com a grandeza de suas misericórdias. (Lamentações 3:30-32)
7. Houve guerras em nome do Cristianismo? Sim! Isso é um fruto BOM?
A resposta é semelhante à dada acima na questão 2. Havia uma determinação que o Cristianismo deveria se difundir. Os meios, foram os homens que fizeram. Deus não obrigou a matança. Deus permitiu a matança (o que na realidade não é matança, mas apenas libertação do espírito), o que é muito diferente. O bem ou o mal depende muito do prisma em que se enxerga uma questão. O que aconteceu nos últimos 2000 anos era esperado.
Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. (Jesus, em Jo 9:4)
A noite veio (aliás, uma noite de séculos), logo, não se pode dizer que não era esperada. Da mesma forma agora aparece o dia, como era também esperado.
8. A igreja matou muita gente em nome de Deus – na égide do espírito santo -, isso é um fruto BOM?
A Igreja matou usando o nome de Deus, e não em nome de Deus. Existe aí grande diferença. Não enxergue os flagelos apenas pelo lado mau; eles têm a sua utilidade para o progresso dos espíritos.
9. O ateísmo é discriminado agressivamente pelo amorosos filhos de Deus, isso é um fruto BOM?
Mais uma vez: isso é fruto do livre-arbítrio e da permissão que concede Deus para a prática, tanto do bem como do mal, aqui na Terra. Há lugares, porém, em que o mal não é permitido existir. Temos é que empreender esforços para merecer ir para esses lugares.
10. Jesus condenou uma figueira por ela não está no tempo de dar frutos, isso é um fruto BOM?
Isso é uma figura de linguagem. Quer dizer que a punição não vem somente para os que praticam o mal, mas também para aqueles que deixam de praticar o bem, pois não fazer o bem também é um mal.
"Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo." (Mt 7:19)
Lembre-se que Deus (e também Jesus) é bom e justo, mas também é severo. Jesus não trouxe apenas palavras de paz, mas também de juízo.
Para quem apenas vê a matéria e restringe à vida presente a sua visão, há de isso, com efeito, parecer uma imperfeição na obra divina. É que, em geral, os homens apreciam a perfeição de Deus do ponto de vista humano. Medindo-lhe a sabedoria pelo juízo que dela formam, pensam que Deus não poderia fazer coisa melhor do que eles próprios fariam. Não lhes permitindo a curta visão, de que dispõem, apreciar o conjunto, não compreendem que um bem real possa decorrer de um mal aparente. Só o conhecimento do princípio espiritual, considerado em sua verdadeira essência, e o da grande lei de unidade, que constitui a harmonia da criação, pode dar ao homem a chave desse mistério e mostrar-lhe a sabedoria providencial e a harmonia, exatamente onde apenas vê uma anomalia e uma contradição. (Kardec, em A Gênese, cap. III, item 20)
Um abraço.