Gigaview:
Deus é uma árvore boa?
------------------------------------------------------
1. O que é "paralogismo comparado"? Só você usa isso...
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&hs=jlV&q=%22paralogismo+comparado%22&btnG=Pesquisar&meta=
Termo ao qual eu achei imensa piada, depois de ler "Descartes"
Num conjunto de certezas mais ou menos dogmáticas, um homem descobre estarrecido, quanto estava enganado, depois de lhe serem apresentadas, outro tipo de certezas também mais ou menos dogmáticas: Por exemplo, a filosofia e o método científico nomeadamente, são sistemas de pensamento que permitem a aquisição de conhecimento, mais ou menos dogmático. E costumam ser apresentados como
as melhores formas de "verdade", perante outros conjuntos de conhecimento, também mais ou menos dogmáticos.
Neste clube céptico - debatem-se - todo o tipo de "verdades": principalmente, as espirituais, filosóficas e científicas. E todas as refutações, são quase sempre feitas, em termos mais ou menos dogmáticos.
2. "Bem e mal em principo, são valores arbitrários, postulados e defendidos para haver uma certa harmonia social".
Defendidos e postulados por quem? Harmonia social???? Putz....
Os valores ético e morais, quem é que os estabelece, não é o ser humano? E não são uma consequência da vida social e da sua relação com o ambiente natural?
3. Como se compara o comportamento da cadeia alimentar com o "nosso" comportamento?
Todos os seres humanos fazem parte da cadeia alimentar. Logo eles fatalmente comparam-se com os seres existentes nela, principalmente com os outros animais.
Se um humano vir um animal, a ter um determinado tipo de comportamento que lhe desagrada, ele dirá que isso é um mal. Por exemplo, se um cão me morder intempestivamente. Mas poderá ser considerado um bem, se eu for tentar assaltar
proriedade alheia, e ele o fizer em legítima defesa do proprietário.
4. Um remédio amargo é um bem ou um mal? E um dia chuvoso?
Eis aqui, uma boa amostra de relativismo, em relação a esses valores. Um remédio ao saber mal, é um certo tipo de mal; mas se melhorar a minha saúde, é um bem.
Um dia chuvoso, pode ser um mal e um bem em simultâneo, quer seja na justa medida ou não. Conheço pessoas, que detestam os dias de céu limpo e claro; e outras o contrário.
Para todos os efeitos, uma vez que o Homem é um animal social, os conceitos de bem e mal, estão sujeitos a uma certa arbitrariedade e normalização.